Creches gratuitas 2022 | De Mãe para Mãe

Creches gratuitas 2022

Responda
12 mensagens
Cidália Mendes -
Desde 08 Maio 2022

Boa tarde meninas,
Alguém me sabe explicar ao certo como funciona a nova lei acerca das creches gratuitas apartir de setembro deste ano.
Sei que precisa de ser uma creche IPSS, mas a gratuidade abrange todas as crianças ou é atribuída através de escalões?
Obrigada.

DianaES -
Desde 08 Out 2013

É para toda a gente. Mas apenas para crianças até os 3 anos. Depois dessa altura podem ir para o JI público na mesma.

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

DianaES escreveu:
É para toda a gente. Mas apenas para crianças até os 3 anos. Depois dessa altura podem ir para o JI público na mesma.

É para todos os escalões, mas os escalões vão desempatar, pareceu-me ser essa a questão.
Em locais onde há poucas vagas, vai ser para poucos.

marlene1987 -
Desde 13 Out 2019

Nao e para todos. Pelo menos a informação que me deram numa creche e que em setembro irá abranger os meninos até aos 12 meses para o ano alarga até aos 24 e só no outro ano e que irá atingir os 36 meses ..

Cidália Mendes -
Desde 08 Maio 2022

marlene1987 escreveu:
Nao e para todos. Pelo menos a informação que me deram numa creche e que em setembro irá abranger os meninos até aos 12 meses para o ano alarga até aos 24 e só no outro ano e que irá atingir os 36 meses ..

Ou seja o escalão ou assim não interessa?
A minha valentina nasce em agosto, logo vai para a escola depois de setembro, mais propriamente em fevereiro, por isso pela lógica independente dos rendimentos a creche deverá ser gratuita desde que seja IPSS correcto?
Obrigada ☺️

Cidália Mendes -
Desde 08 Maio 2022

Obrigada a todas pela ajuda 😊🤠😊

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

Sim, e haja vaga, não há muitas para berçário.

Cidália Mendes escreveu:

marlene1987 escreveu:Nao e para todos. Pelo menos a informação que me deram numa creche e que em setembro irá abranger os meninos até aos 12 meses para o ano alarga até aos 24 e só no outro ano e que irá atingir os 36 meses ..

Ou seja o escalão ou assim não interessa?
A minha valentina nasce em agosto, logo vai para a escola depois de setembro, mais propriamente em fevereiro, por isso pela lógica independente dos rendimentos a creche deverá ser gratuita desde que seja IPSS correcto?
Obrigada ☺️

a_lola -
Desde 30 Set 2015

Uma colega minha vai ter o bebe (9 meses) a entrar em setembro numa IPSS. Ela está no 3º escalão. Vai ter direito a creche gratuita?

Sobre a_lola

26.11.2015 treinos > 27.01.2016 BETA 576 hgg > meu <3
01.2020 treinos > 03.2020 positivo > AR c/ curetagem 13sem
08.2020 regresso aos treinos > 09.2020 positivo > AE 6sem+3
10.2020 tiroidite de Hashimoto + défice antitrombina III

Rute AMR -
Desde 12 Jun 2022

Boa noite a todas,

Quando passou essa noticia na televisão, o que li e ouvi foi que por agora é até aos 12 meses, para 1º e 2º escalão, e conta para nascimentos a partir de Setembro de 2021. Esta informacão foi pela tvi, esta semana ainda que vi.

"A gratuitidade exige igualmente que as famílias abrangidas pertençam ao 2º escalão de rendimentos da comparticipação familiar. Ou seja, têm que pertencer ao 1º ou 2º escalão que existe para efeitos de atribuição de abonos. Por isso, se o seu agregado familiar tiver um rendimento em 2021 superior a 6.143,34 euros anuais então a sua família não estará abrangida."

Mr.V -
Desde 05 Set 2008

Infelizmente nem o próprio Governo sabe bem como isto vai funcionar. A grande bandeira das eleições era a gratuitidade para todos. Afinal o diploma não diz bem isso. Depois há o problema da falta de IPSS suficientes para isto. Podiam abranger o setor privado.

PinkJaguar -
Desde 22 Mar 2021

Se abrangessem o setor privado, aqueles que não estão no 1o e 2o escalão iriam se ver à rasca para arranjar creche para os filhos.. Há sempre pros e contras!

Ritinha_373 -
Desde 08 Dez 2021

Olá mamãs,

Deixo a minha experiência em relação a este assunto, desde já digo-vos que é típico do nosso governo dar com uma mão e tirar com a outra. A gratuitidade é só para o 1 e 2 escalão em IPSS, tal como já acontece nas creches da Santa Casa desde 2020. E é só para crianças nascidas depois de Setembro de 2021. O meu menino nao teve vaga numa ipss mas teve na santa casa, e de momento vamos pagar 130€ de mensalidade, se ficasse na ipss seria 210€, eu pertenço ao 3o escalão. Espero ter ajudado. Beijinhos e felicidades para todas 💞

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?