Creche vs Amamentação | De Mãe para Mãe

Creche vs Amamentação

Responda
9 mensagens
ByC -
Offline
Desde 13 Set 2011

Olá mamãs,

o meu bebé está com quase 4 meses e já ando a pensar no regresso ao trabalho que será em setembro, altura em que o meu pulguinha vai para a creche.

O meu bebé é alimentado exclusivamente com LM.

Tenho lido aqui no forum que muitas mamãs congelam leite para qd regressam ao trabalho....e fiquei com algumas dúvidas. Se alguém me puder ajudar agradeço.

Se tudo correr bem, em Setembro o meu pulguuinha já estará a comer papas e sopas, em principio, iremos iniciar com a papa. No trabalho irei beneficiar da dispensa de amamentação.

Assim sendo, nessa altura será necessário tirar leite ou ter congelado? O bebé não passa apenas a mamar, por exmplo, de manhã qd acorda, a meio da tarde qd sai da creche e à noite?

Muito obrigada pela ajuda!

Beijinhos

vera m santos -
Offline
Desde 16 Dez 2011

ola mama vou apenas dizer-te como tem sido a minha vida nesse campo eheheh. o meu piolho nao iniciou as papás visto estar num peso um pouco acima do desejado lol começou a sopa aos 6meses sendo amamentado em exclusivo a leite materno começei por extrair diariamente para a ama lhe dar na minha ausencia ate aos 6meses maravilha mas apanhou-se a comer e recusou o biberon optamos por dar iogurte aos 7meses na hora que deveria mamar logo eu nao tenho de extrair leite nenhum sendo que ele come sopa e fruta ao almoço e jantar mas ao lanche ou peq.almoço dou-lhe o peito,ainda mama pelo menos umas 3vz por dia.acho que deves aproveitar e tirar algum leite para congelar mas tb deveras ir dando no biberon para ele se adptar.nem que seja um pouquinho pois ah bebes que recusam como o meu que so quer é mastigar ihihih espero que tudo corra bem

5/11/11 o teu dia filho...Amo-te mais que tudo

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

A quantidade de leite/dia depende do plano alimentar de cada bebé e tb do bebé em si pois há muitos qua mamam mais q a dose de referência e há outros q mamam menos. Tb depende da forma cm se forem adaptando aos sólidos.

Ora pelo que referes ele em Setembro estará com 6 meses e a iniciar a papa. O que o meu pedi sempre recomendou é q as introduções se façam primeiro em casa e só depois transitem para a escola; assim sendo, uma vez que estarás a trabalhar, a papa deveria ser o jantar e levar leite para as restantes refeições q faça na escola. Mas mesmo q esteja já mais adiantado e dê p levar papa p a escola não são apenas 3 refeições/dia. Devem comer de 3 em 3h ou 4/4h no máximo, o q significa q deve mamar em casa, beber leitinho a meio da manhã, depois almoçar (leitinho ou papa), depois lanchar (leite), jantar (leite ou papa) e depois mais 1 ou 2x leite antes de dormir (depende do ciclo de sono de cada um). Por isso conta com pelo menos 6 refeições/dia.

Já agora ficam 2 alertas: por ele n estar presente p mamar n quer dizer q n seja preciso tirar leite, pois se queres amamentar por mais tempo cnvem tirares 4x/dia e isso provavelmente implica tirar a meio do dia, no trabalho; quanto ao leite congelado deve ser em recipientes proprios (BPA free) e aguenta no máximo 3 meses.

Mais alguma coisa que precises dispõe. Piscar o olho

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Eu comecei a extrair e a congelar leite pouco tempo depois de voltar da maternidade, a conselho de uma das enfermeiras, e foi a melhor coisa que fiz. Voltei ao trabalho há duas semanas, quando ele fez cinco meses, e tenho feito assim: ele come de uma a duas vezes por noite e depois mando para a minha sogra ou para a minha mãe, dependendo de onde ele fica, leite suficiente para mais dois biberões durante a manhã, a sopita dele para o almoço para comer com a fruta, e leite para elas poderem fazer a papinha dele. Depois quando chego, dependendo da hora a que ele comeu a papita (com o leite materno os horários vão variando um pouquito)ainda come mais uma o duas vezes antes de ir para a cama, lá entre as 19:30/21:00.

Como a mamã acima disse, as quantidades de leite e de refeições variam de bebé para bebé, tens de depois ir vendo de quanto é que ele necessita e mais vale mandar sempre um pouquito a mais porque, tal como nós, há dias em que eles têm mais apetite, outros menos.

Eu comecei a dar a papinha ao meus aos 4 meses por recomendação da pediatra (ele nasceu prematuro e mini mini), e duas semanas mais tarde vieram as sopas e as frutas. O meu leite eu já extraía para lhe dar no biberão há muito tempo, por isso ele não teve de fazer essa adaptação, mas não quis deixar todas as mudanças para quando eu regressasse ao trabalho. Eu continuo e extrair leite durante o dia - uma vez durante a noite, de manhã antes de sair, no trabalho à hora de almoço e à hora de saída (duas horas mais cedo que o normal), e depois em casa mais duas vezes - mas isso é porque preciso do leitinho para lhe dar, uma vez que ele não está ao peito. De qualquer modo, consigo ter o suficiente para ele e para continuar a congelar de vez em quando, se bem que use as minhas reservas a uma média de dia sim, dia não. Quando ele começar com os iogurtes quero fazer com o meu leite também e evitar os adaptados, uma vez que tenho iogurteira, e queria ver se conseguia manter esta vida até ele ter cerca de um anito, vamos lá a ver se vou conseguir! Espertalhão

Resumindo e concluindo Sorriso - Se tiveres hipótese de começares com as mudanças de alimentação um pouquito antes de te ausentares, vais ter hipótese de reconhecer os padrões do teu piolhito e ficares com uma ideia do leitito que ele vai precisar, até porque o meu, por exemplo, ao início não tinha muita pachorra para esperar pela colher e ao fim de um tempo começava a recusar a sopa (não tanto a papa, enche mais) e eu depois esperava um bocadinho, oferecia o biberão e ele ainda bebia um bom bocado Sorriso Nunca o forcei a comer os sólidos porque por minha vontade ele tinha ficado em exclusivo com o leitinho até aos seis meses mas enfim...

Beijinhos e felicidades!

sofiajorge -
Offline
Desde 17 Jun 2011

A minha bebe tambem esta com 4 meses e a mamar começamos agora os solidos que nem estao a correr tao bem porque ela quer e mama mas eu volto ao trabalho para a proxima semana para partilhar a licença com o pai, depois volto para casa, em julho trabalho mais 15 dias e depois so mesmo em setembro e que regresso em definitivo e a piolha vai para a creche. Eu vou fazer assim, tanto agora como na creche. Ja comecei a extrair leite assim que comecei os solidos ou seja na hora da refeiçao eu tiro o leite que lhe deveria dar, agora que vai começar a papa, tiro mais nessa hora tambem para deixar para a papa do dia a seguir. Entao o esquema vai ficar mais ou menos assim mama de madrugada, mama as 8/9 antes de eu sair para trabalhar, sopa la pelas 11h30/12h, papa as 15h/15h30 e a partir dai mama, ainda mama pelo menos 2 vezes ate ir para a cama. Creio que em Setembro ja podes fazer bem maminha de madrugada, de manha antes de saires para o trabalho, sopa na escola normalmente sempre a volta das 11h30, papa ao lanche e a seguir sempre maminha ate ir dormir. Mas tens que tirar leite no horario do almoço e em outro horario a tua escolha. Espero ter ajudado.

Mãe orgulhosa da Ema e do Martim

Visitem a minha lojinha, tudo em óptimo estado
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/104748

ByC -
Offline
Desde 13 Set 2011

Obrigada pela vossa ajuda!

Não tirei leite até a data, apenas tiro quando ele fica com os meus pais ou isso, porque estava convencidissíma que na altura da creche como já estará, se Deus quiser, a comer a sua sopinha e papinha, não iria ser necessário o meu leite durante a minha ausência.

Isto porque penso dar-lhe maminha antes de o deixar na creche e, pelo menos, depois ao inicio da tarde qd o for buscar, uma vez que vou utilizar a dispensa de amamentação. Daí que achasse que não seria de todo necessário uma vez o almoço na creche é por volta das 11.30 e depois ainda lancha a papinha, depois disso já terá as maminhas de volta. Sorriso

As papinhas têm de ser feitas com o nosso leite?

Muito obrigada pela vossa ajuda!

Beijinhoss

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Olá! Não precisam de ser feitas com o nosso leite, há papas que já têm leite adaptado e que podes fazer com água. Eu optei pelas não lácteas; uma vez que o meu está exclusivamente a leite materno, preferi não misturar. Não há mal nenhum se deres feitas com água, mas se tiveres hipótese de fazeres com o teu leite, continuas a fornecer-lhe todas as vantagens do leite materno - por muito bom que seja o leite industrial, não há nada como o nosso :), as nossas células vivas ainda não há nenhum laboratório que as imite. E olha que eu sou da geração de 70, nunca vi LM na minha vida Piscar o olho Nunca me veio mal de maior, mas por opção vou tentar evitá-lo para o meu pilitas... Como eu tento explicar ao meu marido quando ele me vê "ligada à bomba" e me diz se eu não estava melhor com leite da farmácia: eu gosto de McDonald's, mas nada como um belo hamburguer feito em casa com carninha biológica em que sei o que lá vai dentro Espertalhão

Patrícia Sampaio -
Offline
Desde 03 Mar 2011

.

.Quando ele começar com os iogurtes quero fazer com o meu leite também e evitar os adaptados, uma vez que tenho iogurteira, e queria ver se conseguia manter esta vida até ele ter cerca de um anito, vamos lá a ver se vou conseguir! Espertalhão

desculpa a minha ignorância, dá para fazer iogurtes com o nosso leite?

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Olá! Já li em vários sítios que o leite materno não fermenta, mas eu irei experimentar. Caso não reasulte realmente, não lhe vou dar iogurtes adaptados - é a tal analogia dos hamburgueres. Sorriso A vantagem dos iogurtes é ajudarem no processo de digestão das proteínas do leite de vaca e desse modo facilitarem o trânsito intestinal, bem como terem um bom aporte de cálcio. Nos bebés alimentados a leite materno são menos frequentes os casos de obstipação e os restantes nutrientes também são fornecidos por nós, pelo que a única vantagem de um iogurte de LM seria introduzir o bebé a um alimento novo - caso não o consiga fazer, ele pode esperar mais uns mesitos até experimentar iogurtes "normais". Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?