Consultas são teotonio | De Mãe para Mãe

Consultas são teotonio

Responda
2 mensagens
Daniela Filipa1 -
Offline
Desde 06 Abr 2017

Bom dia,

Alguma mãe que tenha sido acompanhada em Viseu que me possa dizer como funciona as consultas no s Teotônio a partir das 30 semanas ? Até agora so fiz lá as 2 ecos morfológicas.
E agora o meu médico de família encaminhou me para ter consulta lá com mais frequência. Mas como funciona ?

Isabel_F_ -
Offline
Desde 01 Fev 2021

Boa tarde,

Já passaram quase 3 anos e espero que tenha corrido tudo bem na sua gravidez :).

Gostaria apenas de deixar uma nota presente neste tópico sobre consultas no Hospital de S. Teotónio para as futuras mamãs. Em particular, sobre a profissional de saúde Dra. Helena Fachada que se encontra ainda a exercer a sua profissão neste estabelecimento. Queria apenas partilhar que foi a Dra. Helena Fachada que fez a minha primeira ecografia no hospital e foi uma experiência muito desagradável como nunca tive com qualquer outro profissional.
Grávida de primeira viagem, fui naturalmente expetante e ansiosa para a realização da minha primeira ecografia. Mas a Dra. Helena Fachada desempenhou um papel fantástico de robot amargurado que quase me tirou o encanto com que me tinha deslocado para a consulta.
Uma pessoa fria, de poucas falas, como se me tivesse a fazer um grande favor por me estar a examinar. Iniciou a ecografia sem me dizer absolutamente nada e assim permaneceu em silêncio, até que decidi insurgir-me para perguntar como estava a decorrer a ecografia. A resposta veio, dizendo que só no fim me podia transmitir as suas conclusões, como em qualquer análise de laboratório e que a minha pergunta não tinha cabimento nenhum.
Pois bem, o ruidoso silêncio permaneceu aproximadamente 25 minutos, com a cara fechada da Dra. Helena Fachada e a minha entusiasmada porque, pelo menos, não me retirou a oportunidade de visualizar o meu bebé no monitor.
No fim, o robot amargurado camuflado, (perdão, dra. Helena Fachada) conseguiu verbalizar as ditas conclusões do exame, coerentemente de forma fria, distante e robotizada (perdoem-me pelo pleonasmo).
No fim, ouso perguntar, ainda que sabendo que era muito cedo, se tinha conseguido ver o sexo fetal e a resposta foi: "Ah....nem estive a reparar nisso. Só se der para ver nas fotos que tirei, mas (e olhando para as ditas) não".
Como podem ver foi uma consulta que pautou por uma sensibilidade atroz e espero que muito diferente da experiência de muitas de vós. Demorei algum tempo a partilhar isto, porque tenho sempre sentimentos antagónicos sobre a comunicação deste tipo de informação. A verdade é que na altura pensei que devia ter feito reclamação, mas bem sei como o sistema funciona e, mesmo em casos graves (que não foi o caso), há um grande protecionismo destes profissionais. Por outro lado, também não demonstrei o meu desagrado no momento. Tipicamente, não revelo o meu desagrado quando sinto que não vale o esforço. No final do dia, minimizo o meu stress e o tempo despendido com uma tipa que seguramente não está bem (ou porque não gosta do que faz, ou porque não estava a ter um bom dia ou porque é naturalmente assim).
Nunca mais me cruzei com ela, mas deixo aqui este meu testemunho, no sentido de estarem preparadas para encontrar, como em qualquer lado, bons e maus profissionais (seja a nível técnico e/ou social).

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?