Conselhos para uma mãe de 1a viagem | De Mãe para Mãe

Conselhos para uma mãe de 1a viagem

Responda
10 mensagens
Rachel Ventura -
Offline
Desde 03 Ago 2017

Olá mamãs, segunda já devo conhecer a minha princesa. Agora não estou ansiosa com o parto mas sim com o pôs parto... Ansiedade e mais q mta... Mães que tiveram o seu bebe no inverno e q tem casa fria como fazem para os manter quentinhos a noite? Muita roupa ou algum aquecimento? O meu marido quer comprar pedra radiante para o quarto mas tenho medo q ao sair de uma divisão para outra fique doente... E como fazem para conciliar os primeiros tempos o beb, as lidas da casa e o marido? Parece tanta coisa que não sse impor onde "começar".... Obg pelas dicas

Mória -
Offline
Desde 25 Nov 2016

Olá, mamã
O pós parto varia de mulher para mulher mas a ajuda e apoio é fundamental!
É muito cansativo e desgastante tanto fisico como psicologico mas peça ajuda. O seu marido terá que ser um grande aliado para que tudo corra pelo melhor.
Em relação com a lida da casa e marido... Era ele quem tratava da casa nos primeiros tempos. Entretanto quando voltou ao trabalho é que foi complicado, era eu (e continuo a ser) 24h/7 para tudo mas não se culpe se não tiver a casa a brilhar. Existem prioridades novas. Hoje em dia, há dias que também não consigo.
Tempinho com o marido, aproveitava quando o bebe dormia. Cada coisa a seu tempo Sorriso vai tudo correr bem.
Sobre a roupa, etc, o meu filho nasceu em Abril e estava frio e chuva. Na maternidade levei-lhe body, calças com pé, babygrow de veludo e gorro de veludo e ele nem usou o babygrow. A maternidade é quentinha. Em casa, tinha quase sempre o aquecedor ligado no quarto porque ele estava sempre lá e não apanhava o frio das outras divisões. Vestia-lhe body, meias e babygrow de veludo. E, como dormia na minha cama, metia-lhe um cobertor dobrado em 4 e com o nosso calor corporal ele ficava quentinho!
Peço desculpa pelo testamento lolol.
Beijinhos e um minuto pequenino

Sobre Mória

💙 O nosso mundo ficou ainda mais azul ás 40s1d.
No dia 30.04.2017, ás 10h51m com 3,045kg e 49cm 💙

Maria Clara 🌸 cefálica 🌸2,275gr 🌸46cm 🌸21h24
Maria Leonor 🌸 pélvica 🌸 2,220gr 🌸45cm 🌸21h30
Às 34+5

estrelinhah -
Offline
Desde 02 Set 2009

Olá mamã,
A minha casa é muito fria, principalmente do lado dos quartos.
Eles estavam o dia todo na sala e tínhamos o aquecedor ligado todo o dia. Ligávamos no máximo de manhã e depois ficava no mínimo para manter a temperatura. Tinha o interior, collants e um babygrow de veludo. Como estavam na espreguiçadeira tinham também uma mantinha fininha por cima.
Para sair da sala vestia-lhes um casaco e iam embrulhados num cobertor quentinho.
À noite, vestia-lhes o casaco e colocava-os naqueles sacos de dormir com mangas e tapava com um cobertor quentinho da cintura para baixo.
O pós parto depende muito. o 1º foi terrível, o 2º foi uma maravilha.
Penso que o apoio do marido é fundamental. O meu marido fez todas as tarefas domésticas e cozinhou.
Como a mamã a cima referiu, não se culpe se não estiver tudo a brilhar, com o tempo as coisas vão ao lugar Piscar o olho
Beijinho*

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

A minha casa é muito fria, além de ventosa vivemos numa zona alta, casa já é antiga, antes do mais velho nascer instalamos uns aquecedores em todas as divisões, tipo termo acumuladores, temos ligados durante a noite por fases e horas, para não termos todos ligados ao mesmo tempo, senão fatura da EDP, sai elevada. Vantagem destes aquecedores que acumula calor quando ligado, quando desligado tens possibilidade abrir escotilha para libertar calor.
contactamos EDP site que me aconselhou, fornecedor na zona que nos veio montar a casa. https://www.edp.pt/particulares/servicos/termoacumuladores/?gclid=Cj0KCQ...
a minha mãe meteu placas, eu não aconselho pq são perigosas,2 das delas sub aqueceram, e arderam, a sorte deles foi estarem em casa aperceberam.
Pos parto depende mto, tenta ter congelador cheio, de preferencia comida já feita, tenta descansar mais possivel, não stress com a limpeza.

Rachel Ventura -
Offline
Desde 03 Ago 2017

Obg pelos comentários, o meu marido vai ser de ajuda de certeza, pelo menos o primeiro mês q vai estar em casa, o problema sou eu q stresso com tudo e gosto de tudo feito a minha maneira, n sei... Fica mais limpinho lol mas vai ter de ser. N vou stressar ou tentar não stressar

Sandra Fernandes6 -
Offline
Desde 06 Out 2017

Olá mamã! Tente não stressar! Faça umas compras gerais e encha a despensa e faça umas refeições e congele para nos primeiros dias ficarem totalmente à vontade e disponíveis para o bebé e não se preocuparem com essas coisas! Assim caso o pós parto seja mais complicado ou o bebê seja mais chorão pelo menos não se preocupam com questões logísticas! Depois do bebé nascer preocupe-se apenas com o essencial: tratem das roupas do bebé e vossas e mantenham a limpeza nos mínimos e vão fazendo consoante conseguirem! Quando o papá for trabalhar não se martirize por não conseguir fazer tudo! Faça o que puder e o resto faz em outro dia! Acredite que ninguém morre por isso! Descanse sempre que o bebé dorme para puder estar a 100% quando ele pedir colinho!quanto ao aquecimento, o meu bebé nasceu em fevereiro e estava frio e chuva e usava termoventilador no quarto e ar condicionado na sala\cozinha! Tinha-o com várias peças de roupa (body, calca de pé, camisola, calcas e casaquinho de malha) e coberto com mantinha!! Nunca ficou doente felizmente!espero ter ajudado!

Soph_713 -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Ainda não passei pela experiência, mas queria apenas deixar um alerta:

Cuidado com o sobreaquecimento das divisões (aumenta o risco de morte súbita). O bebé, em termos evolutivos, está preparado para ambientes frios. Deve-se agasalhar o bebé ao em vez de aquecer o ambiente (creio que a temperatura ideal do ambiente ronda os 23.o C).

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu teria cuidado com o "gosto de tudo à minha maneira porque fica mais limpinho", se não daqui a uns meses está a queixar-se que o homem não faz nada em casa e que está sobrecarregada...

No meu caso o namorado não teve direito a licença (não estamos em Portugal) pelo que fiquei sozinha logo desde o primeiro dia. Ele tratou de quase tudo no início. Nos primeiros meses com a miúda em casa eu não conseguia fazer nada, nem comer, nem beber, quanto mais arrumar alguma coisa. Ele cozinhava à noite e deixava-me qualquer coisa pronta para eu pôr no microondas. Eu só lavava roupa, montes de roupa pequenina. A casa andava uma desgraça, porque não davamos conta do recado. Mas azar. Faz-se o que se pode, o que não se pode faz-se mais tarde ou não se faz. E se alguém não gostar, que venha fazer.

Quanto a temperaturas nós temos aquecimento central mas não gostamos da casa muito quente, pelo que devemos ter à volta dos 20ºC. Acho que a pequenina andava de body e babygrow de veludo e casaco. À noite tinha um saco para bebés em cima do babygrow. Concordo que se tem de ter cuidado com temperaturas excessivas.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Livro "Os bebés também querem dormir" da Constança Cordeiro Ferreira - fala sobre as mamãs e bebés de forma científica e natural, ajuda a perceber muitas coisas e a mamã a sentir confiante. E a ouvir o bebé e a si mesma. Até os maridos devem ler.

Babywearing - bebé sempre carregado ajuda nas sestas e a sentir seguro. A mamã também consegue fazer mais coisas.

Co-sleeping - berço junto à cama facilita imenso à noite.

Arwen26 -
Offline
Desde 26 Jun 2013

Eu tenho uma casa fria e sem lareira, mas tenho uma salamandra que aquece razoavelmente a casa toda, fica normalmente entre os 18 e os 20 graus restantes divisões. A salandra está na cozinha e tem o problema de sujar muito, porque quando se abre para colocar lenha saem feniscas pretas que se acumulam por todo o lado. Quando o meu menino nasceu, estava sempre vestido com calcinhas interiores body e pijaminha de veludo. Na caminha dele tinha e continuo a ter lençois térmicos 2 cobertores, 1 fino e 1 grosso e édredon.