Como manter Amamentação depois de introduzir sólidos?? | De Mãe para Mãe

Como manter Amamentação depois de introduzir sólidos??

Responda
8 mensagens
Alimix -
Offline
Desde 14 Abr 2012

Alguém me pode aconselhar?
A minha filha começou a comer sopa aos 6 meses. Daqui a pouco papa...
Como posso manter a amamentação e a producao de leite. Gostava de dar de mamar até aos 2 anos.

Sobre Alimix

A madrinha: SMVVM. Estou aqui!

E duas afilhadas: CEPEOL e ISISMOON, lindonas!

Piolhinho -
Offline
Desde 18 Mar 2010

Olá mamã!

Por aqui, a única coisa que fiz foi dar-lhe mama sempre que ela pedia. E ainda hj faço assim. Quando começou com os sólidos perguntei ao médico se quando ela pedisse a maminha depois da sopa, se lhe deveria dar (pois tinha medo que ela não quisesse a sopa para estar na mama) e ele disse que sim, devia dar, que era o cafezinho dela Sorriso
A minha piolha ainda pede a maminha muitas vezes, às vezes é só dá mesmo duas chupadelas e vai-se embora, mas graças a Deus, tenho muito leitinho, e é o único que ela bebe.
Por isso, acho que se lhe der a maminha sempre que ela quiser, e o tempo que ela quiser,estará no bom caminho.
Beijinhos

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Como a mamã acima disse, dá-lhe sempre que ela quiser. O meu filho largou a mamoca quando eu fui trabalhar, desinteressou-se, e depois não consegui que aceitasse. Consegui tirar leite com a bomba até ele ter 12 meses, altura em que quis engravidar de novo. O que fiz foi continuar a tirar com a bomba o leite das refeições que ia substituindo por sólidos. Congelava e mandava para as avós. Tirava de manhã, à hora de almoço, quando saía do trabalho às 4 e depois novamente à noite. Claro que tudo depende do que tu estejas a pensar fazer em relação à amamentação - se pretendes dar só peito, não necessitarás de tanta estimulação, eu tinha mesmo de o fazer.

Agora quando a mana nasceu, tenho tanto leite que ele voltou a beber do meu, se bem que pelo biberão - o corpo assumiu a produção que tinha com ele aos 12 meses, mais aquilo que a mana necessita, a natureza não me cessa de surpreender :). Estou determinada a manter uma amamentação prolongada com a mana e, pelo que tenho lido em alguns sítios e através de testemunhos dum grupo de amamentação prolongada onde estou no facebook, quando se começa a diversificação alimentar, uma das coisas que pode levar a um desmame precoce é a introdução de demasiados lácteos na alimentação - eles podem começar a recusar o nosso leite porque as necessidades deles estão satisfeitas. Mas sendo que o nosso leite tem vantagens que os lácteos não têm, será sempre preferível evitar os primeiros e favorecer o segundo. Por exemplo, eu fazia sempre as papas com o meu leite e não introduzi iogurtes antes dos 12 meses. Ele bebia sempre o meu leite em qualquer refeição que não fosse sólidos, ou aos lanches. De manhã de vez em quando era a papa com LA, à tarde bebia o meu leitocas e, consoante a idade, fruta e pão.

Com a mana vou fazer o mesmo, com a diferença de que conto não precisar de biberões quando eu estiver presente Sorriso E quando atingir os 12 meses, vou ver como é que ela reage à introdução dos lácteos (iogurtes e queijo) para ver se há diminuição da vontade de LM.

Espero ter ajudado Sorriso

Felicidades!

BRDSR -
Offline
Desde 16 Nov 2008

Por aqui o meu Gonçalo ainda faz 3 refeições de mama :)1 de manhã, outra no lanche das 17h e outra ás 22:30h.
Mas quando comecei a trabalhar (tinha ele 5 meses e meio) tirava com a bomba e a sogra dava no biberon (até ele rejeitar o biberon). Dava apenas a sopa e fruta ao almoço e passado 15 dias as papas, que fazia com o meu leite. O resto das refeições sempre LM. Á medida que fui introdizindo sólidos, dava sempre peito no final de cada refeição e até hoje ainda tenho leitinho Sorriso E ao fim de semana dou sempre mama quando ele quer.
Se gozares da licença das 2h para amamentar é fantástico. Mas mesmo que não gozes tira com a bomba Piscar o olho

Sobre BRDSR

Noivas de Aveiro: http://onossocasamento.pt/forum/noivinhas-aveiro

DUM = 17/05/2012 Sorriso Dia + = 26/6/2012 Sorriso DPP = 20/02/2013 Sorriso
As 1ª coisas do Gonçalo: http://demaeparamae.pt/forum/1-coisas-goncalo
O meu Parto: http://demaeparamae.pt/forum/meu-parto-92

GabiCarol -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Querida as outras mamãs já disseram tudo Sorriso

Eu só acrescento (e são palavras do pediatra da minha filha) que o alimento mais importante durante os primeiros 12 meses de vida do bébé é o leite. Que os sólidos chamam-se alimentação complementar, exatamente para complementar o leite. Assim sendo podes oferecer maminha antes, durante e depois da sopa ou da papa. Não te preocupes que eles não comem menos por isso. O primeiro ano de vida é mesmo para eles se irem habituando às texturas e sabores dos alimentos e ver se ocorrem alergias alimentares. Por isso, é que tudo é introduzido com muita calma.
A minha filha de 28 meses ainda mama e sempre foi sôfrega com a comida. Também tive medo que ao mamar não aceitasse bem os sólidos, mas nesse aspecto tive sorte com ela, que é uma comilona.

Xóna_Mummy -
Offline
Desde 18 Nov 2010

Olá Mamã Alimix!
Se continuar a dar peito, mesmo que em menor quantidade, o bebé em princípio continuará a mamar sem problema, e a Mamã continuará a ter leite.
Amamentei até aos 34 meses, e a diversificação alimentar (inclusive com outros produtos lácteos) não inibiu em nada a maminha Sorriso
Ah!, e o desmame, depois, também não foi complicado Piscar o olho (que é normalmente outra das preocupações).
Beijinhos!

SM

Celitass -
Offline
Desde 06 Fev 2013

Basta ires mantendo as mamadas, nem que seja à noite e de manha, que o corpo adapta-se ao novo horário e vais continuar com leite. A minha vai começar agora com as papas ao lanche e aos 7 meses tb com sopa de legumes ao jantar, ou seja, tb vou começar a dar menos peito. Mas sei que ela vai continuar a querer maminha à noite, madrugada e manha, por isso, devo continuar com leitinho para ela. Sorriso

LiaSM -
Offline
Desde 20 Nov 2012

A minha princesa fez ontem 1 aninho e ainda faz 4 mamadas por dia (às vezes 3, em que essa refeição pode ser LM no biberão ou papa, inicialmente feita com LM, agora láctea como forma de introdução de outros leites...). Come sopa+fruta ao almoço e jantar. Até há cerca de 3 semanas tirava sempre à hora de almoço para depois ter stock, mas tenho estado doente e a tomar antibiótico, por isso deixei de tirar. Em breve, vamos experimentar o iogurte ao lanche. Mas vou continuar a dar mama enquanto ambas quisermos. E nós gostamos TANTO!!! Sorriso

Sobre LiaSM

Início dos treinos (e Acfol): 5 de Julho (Todos diziam que à 1ª não ia dar, por isso antecipámos o divertimento 1 mês :P); 1º teste positivo (e ligeiríssimas hemorragias): 4 de Agosto; 2º e 3º testes positivos (e consulta de confirmação): 6 de Agosto
DPP: 3 de Abril de 2013