Comer ou dormir? | De Mãe para Mãe

Comer ou dormir?

Responda
12 mensagens
Tai Shima -
Offline
Desde 07 Jul 2020

Olá outra vez mamãs! Duvida existencial das 4 da manhã: comer ou dormir?
Preciso de ouvir opiniões pq embora entenda o que os médicos e outros profissionais digam, o meu "instinto" diz-me que nao faz sentido.
Somos informadas que o bebé tem de mamar de X em X hrs ou poderá (leia-se bem: poderá!) sofrer de hipoglicemia. Uma condição grave para um ser com tão pouco peso. Compreendo o receio e não quero que nada disso aconteça ao meu filho.
Mas, pensem comigo, o relógio moderno foi inventado lá para o ano 1000 e antes tínhamos relógios de sol ou água sendo que os primeiros não funcionam à noite. Mesmo assim os registos mais antigos são de menos de um milénio AC... e a raça humana está cá há bem mais.
Hipoglicemia era assim tão comum e um risco tão elevado? A natureza fez-nos estúpidos ao ponto de morrermos à fome qdo somos dos animais com maior investimento de tempo na criação de um indivíduo até à maturidade?!
Não me lembro das minhas avós terem relógios lá nas aldeias... Aliás a minha avó ainda me diz para não oacordar que ele lá há-de pedir comida. O que faz sentido para a sobrevivência do animal humano e para a regulação natural do ciclo de consumo energético e criação/regeneração celular.
Mas nasci no sec XX qse na geração dos baby boomers, sem irmãos, sei la eu seguir um instinto natural sem ser influenciada pelas informações, às vezes meio pesquisadas ou baseadas em testes dúbios, sem ficar com medo de fazer mal ao meu filho...
Que faziam vocês às 8 semanas dos vossos filhos e como correu? Acordavam ou deixavam dormir?

Sobre Tai Shima

Mãe de 1a viagem aos 39 :x
- gravidez não evolutiva 8s
- gravidez gemelar c/ 1 não evolutivo às 8s.

sarapmcosta -
Offline
Desde 08 Fev 2019

O meu filho mais velho às 8 semanas já dormia umas 7h seguidas. Estava entre o percentil 50 e o 85 e nada de mal aconteceu. Eram noites de sonho agora que penso nisso. 😅 Já o meu segundo filho, agora com 3M e meio, acorda 2 vezes para mamar quando não são 3 e o percentil é o mesmo. Escusado será dizer que ando aqui tipo zombie. 🤷🏻‍♀️😂
Se o seu bebé não está abaixo do peso deixe-o dormir à vontade, na minha opinião.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Com quase 2 meses DEIXA DORMIR!!!! Eu nunca tive essa sorte. A minha filha veio com um relógio incorporado. Portanto, por todas nós que sofremos a acordar de hora a hora, deixa dormir pelo amor da santa.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Com dois meses a minha dormia 14h seguidas sem acordar e nem pensar em acordá-la para comer porque era apenas um berreiro de sono e acabava por não comer na mesma. Só fiz atenção às horas no primeiro mês (mas ela acordava sozinha de 3h em 3h). Depois disso deixei-a dormir. Nestas alturas em que dormia mais e eu tinha algum receio que algo acontecesse: mexia-lhe ligeiramente. Se ela reagisse, se se mexesse, era porque estava tudo bem. O cuidado com as horas também depende do peso com que o bebé nasce e a maneira como engorda. A minha era já uma bebé grande quando nasceu, engordava bem, não havia grandes razões para me preocupar.

Gabri -
Offline
Desde 24 Abr 2010

Depois do primeiro mês de vida tive ok do médico para o deixar dormir 7 horas seguidas. Se o bebé dorme deixe-o dormir e aproveite para dormir também. Falando em avós já a minha dizia que dormir é meio sustento😉
No entanto não deve deixá-lo dormir mais do que 7/8h foi o que me foi recomendado.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Com esse tempo se está bem é deixar dormir, sim. Eu nunca tive essa sorte, mas se dormisse nem me lembraria da comida 😅
No entanto, não acho que a comparação com o antigamente seja válida, porque também não sabemos, por exemplo, quantos problemas da infância ou até mortes vierem dessas questões. Tenho um familiar com problemas cognitivos e hoje supõe-se que tenha sido toxoplasmose na gravidez, dizer que antes não havia análises e os bebés nasciam, também não é bem assim.

maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Olá Mamã.
.
Depende muito do peso e percentil do bebé. Se o bebé estiver abaixo do percentil, creio que não é seguro arriscar. Por outro lado, se estiver com percentil elevado, é possível que não tenha qualquer impacto. Não há nada como falar com o Pediatra sobre o tema.
.
Em relação à antiguidade e aos relógios e sem querer ser dramática (mas acho que se vai perceber o meu ponto), as recomendações e boas práticas que temos hoje em dia (desde os intervalos na amamentação, à segurança rodoviária), resultam num decréscimo brutal nas mortes dos pequeninos. Por isso acho que não é de desprezar estes ensinamentos que a evolução e a ciência nos trouxeram.
.
Boa sorte!

Flor de cerejeira -
Offline
Desde 20 Abr 2020

Bom dia mãe.
Eu quase até aos 2 meses acordava o meu filho de noite para mamar (caso não acordasse ele) porque nasceu com pouco peso e mamava mal. Quando começou a mamar em condições e a ganhar peso o pediatra disse que já o poderia deixar dormir mais tempo e para não acordar para comer, quando ele tiver fome dá sinal.
Agora com 4 meses tem noites em que dorme cerca de 5 ou 6 horas seguidas e eu aproveito e durmo também.

AndreiaSPA -
Offline
Desde 28 Maio 2012

Olá mamãs!
Cá por casa foi assim, o Henrique só mamava quando acordava, se ele estivesse a dormir, era para deixar dormir e pronto! Conclusão, desde a segunda semana que ele dormia a noite todinha! E sempre esteve no percentil 85%! Por isso o ter de dar de mamar de 3 em 3 horas é mito que nos "ensinam" nas maternidades! A não ser que o bebé por si acorde, e tenha fome ou esteja incomodado com alguma coisa!

2 IIU no HSM; A caminho da FIV-IVI(exatamente 5 anos depois, será agora?- SIM FOI AGORA!!!!!! )
Porque o que não nos destrói, torna-nos mais FORTES!

Tai Shima -
Offline
Desde 07 Jul 2020

Olá mamãs! Obrigada pela partilha das vossas experiências!

Ele nasceu mesmo no meio (P 50) e sempre assim foi durante a gravidez mas na primeira consulta saltou para o P 85 de peso e 97 de comprimento. Está grande o suficiente para me dar cabo dos braços que não ganham músculo à velocidade do ganho de tamanho/peso dele. A próxima consulta é em 4 dias, se se mantiver assim vou deixa-lo fazer como quer (até pq qdo quer dormir ou chora ou nem acorda e eu que me aguente).

Já agora, não pensem que sou contra a ciência ou os médicos! Foi a bem dita medicina moderna que me safou no parto. Se fosse há uns séculos tinha, ou tinhamos, lá ficado... Mas com a gravidez (e outras experiências que já tive) reparei que ainda falta sabermos mesmo muita coisa sobre o animal humano e, por vezes, os médicos simplesmente ainda não sabem e compreensivelmente não querem arriscar que corra mal(especialmente com bebés!)

A maior das forças para todos! Especialmente àquelas que os bebés não deixam os cuidadores descansar um ciclo de sono inteiro ;_;

Sobre Tai Shima

Mãe de 1a viagem aos 39 :x
- gravidez não evolutiva 8s
- gravidez gemelar c/ 1 não evolutivo às 8s.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Olá,
Até fui confirmar no livrinho. Aos 2 meses a pediatra escreveu e sublinhou: horário livre, não acordar. 🙂

Steppy88 -
Offline
Desde 22 Set 2016

Olá, eu cá deixava dormir pois já tem 2 mesinhos... A minha mais velha dormia a noite toda e tinha eu de manhã de a acordar para lhe dar o biberão caso contrário continuava a dormir. Foram noites maravilhosas. Chegava a fazer 10 horas. Se era muito? Sim, mas a miúda fechava a boca se eu lhe desse mais leite do que ao que ela queria. Portanto deixei estar. Cresceu forte e saudável.
Já o mais pequenino que tem a idade do seu, bem gostaria de o ver a dormir a noite toda...acorda pelas 3h/4h da manhã, de vez em quando lá dorme um pouco mais (hoje aguentou até às 7h da manhã não sei como...). Mas não tem nada a ver com a irmã. Este é comilão.
Isso da hipoglicemia pode-se aplicar a bebés de peso muito baixo sim bem como a desidratação, antigamente sem os relógios dava-se maminha a toda a hora, eles iam pedindo :D. Senão pedissem ou se não houvesse leitinho, bem... acredito que fosse perigoso sim, aliás a mortalidade infantil era até há umas décadas atrás (e ainda é em alguns países) uma realidade constante...

Sobre Steppy88

Positivo a 22/9/2016 - DPP: 23/5/2017
Nasceu a AL a 26/5/2017 com 48 cm e 3170 g
Positivo a 15/11/2020 - DPP: 24/7/2021
Nasceu o EF a 6/7/2021 com 49 cm e 3080g