Com o PMA,dá direito a receber 100% do ordenado? | De Mãe para Mãe

Com o PMA,dá direito a receber 100% do ordenado?

Responda
9 mensagens
quero ser mamã -
Offline
Desde 15 Out 2014

Ola,quem ja fez ou está a fazer TT de fertilidade numa clinica ou hp ja pôs algum papel na segurança social ou pediram à medica familia para fazer algo para receber os 100% do ordenado? É que no codigo de trabalho no artigo 249,alinea 2 D, acho que é assim ,diz que temos esse direito,mas ja liguei para a ss 2 vezes ,em que uma disseram k iam passar a chefe pq nao sabia responder e a chefe tb nao sabia pq nunca lhe perguntaram isso.. E a outra vez tb nao souberam dizer,sera que é assim tao raro alguem pedir este direito que temos?? A medica familia ja me disse tb k nao sabe como fazer,em k quadrado por a cruz,pq nao fala nada disso na folha da "baixa" e por outro lado tb nao quero que a entidade patronal saiba o porquê de ter baixa,pq é um assunto intimo de que nao gostamos que nos façam perguntas. Como voces fizeram? E receberam a 100% ? Obgd...

quero ser mamã

Catinha Correia -
Offline
Desde 23 Jul 2013

Olá, sim tens direito a receber a 100%, mas a entidade patronal tem que saber... Eu não estive numa clínica, estive na MAC, nunca precisei de por baixa, mas os dias em que faltava levava a justificação e dizia que era de tratamentos PME e pagavam tudo. Mas primeiro tive que esclarecer lá no meu trabalho que as faltas eram pagas e porquê, e eles foram ver ao código do trabalho, e sempre pagaram tudo...

A tentar desde 2013...
- 18 Janeiro 2016 - ICSI (Hiperestimulaçao) sem transferência
- TEC 16 Maio 2016 - 1 embrião (negativo)
- TEC 12 Julho 2016 - 2 embriões (à espera do beta... vai ser desta!) E foi desta! Beta-290
- Restam 4 congelados
19 MARÇO 2017 NASCEU O AMOR DA MINHA VIDA

Desde 13 Set 2012

Olá!

Antes de mais, boa sorte e que tudo corra pelo melhor e que isso signifique um positivo bem rápido!

pagam sim, mas é como já disseram: não há como omitir a realidade da entidade patronal. De qq modo, os rh de qualquer entidade patronal que se prese não andam por aí a espalhar os motivos reais da baixa de cada um. Sugiro que fale com a sua chefia direta ou com os recursos homanos, esclareça o necessário e reforce a ideia de que ninguém tem nada a ver c a sua vida e que, portanto, sendo esse um tema sensível, gostaria que se mantivesse confidencial.

Eu tenho no meu trabalho uma responsável de rh que deve um bocado à inteligência e nem é lá mto bem formada mas, em se tratando de respeitar a vida dos colaboradores, nisso ela é intocável. Nada sai daquela boca ou daquele gabinete que tenha a ver com a vida privada de cada um.

Eu não fiz PMA mas a minha irmã fez; durante 10 anos enfrentou uma luta difícil e desgastante que terminou da melhor forma. Das vezes que precisou de baixa devido aos tratamentos, recebeu sempre tudo.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

MariaSalpica -
Offline
Desde 14 Set 2010

Exatamente como disseram as outras meninas.
Todas as consultas e exames e as duas semana de repouso que tive na altura das transferências (que fiquei em casa) foram pagas a 100% pela entidade patronal.
Fiz os ttt no privado e entregava as justificações e pronto.
Claro que tive que falar com o meu chefe, que foi impecável nesse aspeto.
As baixas não tem nada a ver com isso, nem a médica de família nem a segurança social.

Boa sorte!!

ICSI - Fevereiro 2016
TEC - Maio 2016 - Positivo!
Sobre a infertilidade, a gravidez, e as gémeas: www.ourtechbaby.blogspot.com

MariaSalpica -
Offline
Desde 14 Set 2010

Só para acrescentar que a lei não é explícita sobre o número máximo de dias que podes ficar em casa. Pelo que tens que lidar com isso das melhor forma.

Eu fiz duas transferências este ano, ficando um mês em casa, mais as faltas para as consultas e nunca me disseram nada. Mas claro que depende da relação que tens com a entidade patronal.

ICSI - Fevereiro 2016
TEC - Maio 2016 - Positivo!
Sobre a infertilidade, a gravidez, e as gémeas: www.ourtechbaby.blogspot.com

L7L7 -
Offline
Desde 28 Jul 2016

Olá meninas!!
Sobre este assunto alguém me sabe dizer o decreto lei onde está esta situação descrita e o que é necessário fazer para usufruir deste direito? Só informar a entidade patronal?? é a entidade que paga e não a segurança social?!

Sobre L7L7

Início de treinos: Out 2014
Dufine: Mar 2016 (-)
1a IIU: Maio 2016(-)
2a IIU: Jun 2016(-)
3a IIU: Jul 2016 (-)
FIV : Mar 2017 (+)

summer -
Offline
Desde 25 Ago 2007

As faltas são consideradas justificadas sem perda de retribuição 249.º, n.º 2, d<) do CT e 255, n.º 1, ou seja, são pagas a 100% pelo empregador

Têm de apresentar o comprovativo do medico/hospital relativamente aos tratamentos e período em que têm de ficar de repouso.
Essa informação deve ser dada, se previsível, com 5 dias de antecedência ou se for imprevisível, logo que possível.

L7L7 -
Offline
Desde 28 Jul 2016

Mto obrigada summer

Sobre L7L7

Início de treinos: Out 2014
Dufine: Mar 2016 (-)
1a IIU: Maio 2016(-)
2a IIU: Jun 2016(-)
3a IIU: Jul 2016 (-)
FIV : Mar 2017 (+)

quero ser mamã -
Offline
Desde 15 Out 2014

Obrigada a todas pelas respostas Grande abraço

quero ser mamã