Cocós, criança de quase 4 anos | De Mãe para Mãe

Cocós, criança de quase 4 anos

Responda
14 mensagens
carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Olá mamãs,
Resumindo... foi no Verao passado (Agosto e Setembro) que tirámos as fraldas de dia ao Henrique. Tinha 3 anos e pouco.
Isso correu dentro do esperado. Fizemos nas férias, enquanto estavamos em casa dos meus pais com quintal e jardins, e apesar das primeiras 2 semanas desesperantes com xixi's pelo chao, ao fim de um mês e meio estava pronto.
Desde aí até hoje acho que só fez xixi no chão umas 2 vezes que acredito que foi por estar entusiasmado a brincar.
O problema sao os cocós.
Desde então ele apenas fez cocó duas vezes na sanita!
De resto faz SEMPRE nas cuecas.
2 e 3 vezes por dias.
Durante o dia na escola nunca faz. Mas depois ao final do dia em casa, faz sempre! Ao fim de semana em vez de fazer so ao final do dia, faz de manha também.
Já tentámos de tudo.
"Obrigá-lo" a sentar e ficar na sanita. Nao quer e é capaz de começar a stressar com isso.
Já lhe disse que iamos comprar o carro preferido dele. Da colecao preferida e ele ate escolheu a cor.
E se ate há 2-3 semanas eu nao tinha certeza se ele percebia o que fazer, agora tenho certeza que ele percebe.
Primeiro porque eu digo-lhe que se nao faz cocó na sanita, nao tem o carro. E ele... OK!
Depois, durante o dia ou ao final do dia, vamos lhe dizendo se quer ir a sanita fazer cocó, e se quer o carro... ele diz que nao! ( Choque! )
E a melhor tirada deste fim de semana que eu fiquei parva, foi que eu estava a fazer cocó.... (na sanita...), ele chega lá e o diálogo foi:

"- Mamã, estas a fazer coco?
- Sim, estou!
- E na sanita!!! Bravo, mamã!!!!! "

E faz sinal de fixe com a mão!
E vai embora!
Oiiiiiiiiii????????
Ele sabe perfeitamente o que tem que fazer, mas continua a nao querer, de todo.
na ultima visita ao pediatra, desvalorizou.
Ha duas semanas falei com a professora, e ela disse que ainda passou pouco tempo desde o desfralde, que temos que dar tempo.
Enfim... nao sei!
Já falei disto ha uns tempos aqui, mas estamos super cansados disto!
É que 2-3 vezes por dia a tirar cuecas cagadas, lavar a mao, as vezes suja a roupa, a tirar, as vezes cai para o chao! Enfim.. estao a ver o filme?
E tenho receio de estar a deixar passar demasiado tempo e nao estar a intervir corretamente.
Mas a verdade é que nao sei mais o que fazer.
E ele ja vai fazer 4 anos.
Sugestoes por aí?
Obrigada

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Aconteceu isso com uma das minhas filhas mas resolveu-se ao fim de uns 2 meses depois de estar desfraldada. Chegava do infantário e fazia logo nas cuecas (por sorte ou talvez não, era obstipada e por isso eram só umas bolinhas que nem as cuecas sujavam). Fui insistindo para ir à sanita até que um dia aceitou ir e mal fez a primeira vez ficou o problema resolvido. No caso do Henrique, como já se está prolongar, sinceramente não sei o que faria. Se não se resolver, talvez consultar um psicólogo infantil para encontrar estratégiasd.

Ana Maria Costa1 -
Offline
Desde 01 Fev 2019

Ele não se sente incomodado? Já experimentou não tirar logo? Se calhar já lhe deu tempo suficiente e deve atuar...

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Aqui passei pelo mesmo stress, só há coisa de mês e tal é que se resolveu. Não há muito a fazer além de esperar. Aqui o que fazíamos (o meu esperava pela fralda da noite para fazer, só muito aflito é que fazia durante o dia nas cuecas) era colocá-lo na mesma na sanita depois de fazer na fralda (o meu marido diz que foi isso que ajudou, eu sinceramente não sei se foi isso, mas ok Sorriso )
O meu começou com um pavor ao cocó, que foi perdendo aos poucos, mas mesmo depois de perder o medo, só mais tarde é que deixou de fazer na fralda, não havia suborno que resultasse, nada, só uma grande dose de paciência. Mas eu acho que se já percebeu o processo, é bom sinal, não deve faltar muito para dar o pr+oximo passo.

CSNCosta1 -
Offline
Desde 03 Nov 2016

Olá Carla, já tinha lido outro post teu sobre o desfralde do Henrique e faz me lembar o meu mais velho. Só à duas semanas é que conseguimos tirar a fralda do cócó, ao início tentamos com cuecas mas ele próprio não queria tirar porque não gostava de ver o cócó e começamos a por fralda só para o cócó (e à noite). De duas vezes tentei tirar e ele chorou a pedir a fralda, que não queria ir ao bacio nem à sanita queria cócó na fralda. Só fazia em casa e teve um descuido na escola e ficou muito incomodado e apesar de ter lá fraldas pelo sim pelo não nunca quiz fazer. Desta última vez disse lhe mesmo que acabou, não havia mais fraldas e ele pediu mas nao chorou então deixei estar, ficou um dia sem fazer mas no seguinte fomos vendo que ele estava aflito e lá foi, agora vai sempre. Isto para dizer que tal como o teu, ele entendia, e sabia o que era para fazer mas não queria ou tinha medo, não sei, e demorou mas lá deixou. Acredito que mais um bocadinho e ele próprio pede para ir.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Ele sente-se incomodado, sim.
Ja começámos com a atitude de... fizeste? agora espera!
Mas claro que tb nao o deixamos eternamente a espera. ao fim de uns minutos vamos limpa-lo.
o que ele faz, é apanhar um momento que esteja sozinho, ou ir para um sitio sozinho e faz.
Ja houve uma fase que andámos com atencao, para ver qd ele se preparava para fazer, mas isso nao é muito viavel, porque significa que nao podemos tirar os olhos dele! E ha outras coisas para fazer e um bebe pela casa.... E ja para nao falar no cansaço!

JLB -
Offline
Desde 21 Fev 2020

Carla quando ele se senta na sanita tem apoio nos pés? O meu só faz o cocó se tocar com os pés no chão (no caso da sanita pequena). Se ele quer usar a sanita dos adultos coloco um redutor e um banco para apoiar os pés.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

JLB escreveu:
Carla quando ele se senta na sanita tem apoio nos pés? O meu só faz o cocó se tocar com os pés no chão (no caso da sanita pequena). Se ele quer usar a sanita dos adultos coloco um redutor e um banco para apoiar os pés.

Realmente nao tem, nao!
Eu comprei um redutor com escada, mas quando foi do desfralde ele nunca quis redutor para nada.
Senta-se na sanita normal, a fazer força nos braço. Se lhe falham os braços cai la para dentro!
Vou ter que ir recuperar esse redutor e tentar!
Obrigada!

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

carlabrito escreveu:

JLB escreveu:Carla quando ele se senta na sanita tem apoio nos pés? O meu só faz o cocó se tocar com os pés no chão (no caso da sanita pequena). Se ele quer usar a sanita dos adultos coloco um redutor e um banco para apoiar os pés.

Realmente nao tem, nao!
Eu comprei um redutor com escada, mas quando foi do desfralde ele nunca quis redutor para nada.
Senta-se na sanita normal, a fazer força nos braço. Se lhe falham os braços cai la para dentro!
Vou ter que ir recuperar esse redutor e tentar!
Obrigada!


Carla, compra um apoio para os pés, acredita que pode fazer toda a diferença. Näo é suposto fazermos cocó com as pernas penduradas.
No caso da minha filha näo durou muito tempo, ao fim de umas 2 ou 3 semanas já fazia na sanita.
Nós temos um tampo especial em vez do redutor, temos um apoio para os pés, e deixo-a estar á vontade na sanita. Leva o tablet ou alguns livros, e fica lá... ás vezes meia hora... mas olha, antes isso que nas cuecas Espertalhão

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

É isto o que temos:

chiclete -
Offline
Desde 23 Jan 2016

Quando o meu filho fazia nas cuecas ia com ele à sanita despejar o cocó e dar um xau. Ainda ficou a fazer xau ao cocó uns tempos. Também usava (ainda usa) redutor com escada.

CSNCosta1 -
Offline
Desde 03 Nov 2016

O meu tem um banquinho para apoiar os pés mas não quer o redutor, acho que o banquinho é óptimo e lhe dá uma sensação de segurança.

moni78 -
Offline
Desde 11 Abr 2017

O meu miúdo tb tinha medo de ir à sanita, começamos com o pote, achava piada fazer o cocó e irmos levar a sanita e fazer desaparecer tudo, gostava de descarregar a água. Custou um bocado passar a fazer na sanita mas qd o fez nunca mais quiz o pote. Temos redutor e um banquinho para os pés. Tb punhamos autocolantes no frigorífico sempre que ia à casa de banho e não fazia nas cuecas. Aqui o desfralde foi rápido, ele já não queria estar deitado para mudar fraldas o q tb ajudou muito. Pode parecer violento, mas já experimentou que seja o miúdo a despir a roupa suja? Pode ser q veja o desagradável q é e o simples q pode ser ir à sanita.

ATCPC -
Offline
Desde 19 Dez 2020

Por aqui, passámos pelo mesmo...
O desfralde do xixi foi relativamente pacífico, mas o do cocó não.
Quase nunca usou o bacio, quis sempre fazer o xixi na sanita com o redutor e um banquinho para subir e descer e ser apoio de pés. Ele fazia cocó uma vez por dia, apenas na fralda da noite que usou até cerca dos 5 anos, precisamente por causa do cocó.
De vez em quanto, dependendo de alguns alimentos que come, fica com obstipação e como lhe dói ganhou medo em fazer ao ponto de prender (mesmo quando estava tudo bem logo depois das crises) para não ter de fazer. Não insisti, para que ele não ficasse com um trauma maior.
O que fomos fazendo, foi equilibrar as refeições, se comesse algo que iria prender tinha de comer algo que tivesse o efeito contrário para o cocó estar sempre numa consistência mais mole e criar uma rotina rotina da hora do deitar (percebíamos que ele fazia cocó na fralda logo depois de adormecer, porque estava descontraído), onde ele ia fazer xixi e tentar fazer cocó, levávamos livros para que ele estivesse descontraído e foi assim que ele começou a fazer na sanita. Assim que perdeu o medo e percebeu que quase nunca doía tornou-se natural.
O que também o ajudava era uma fruta que há de bebé de maçã e ameixa.

Sobre ATCPC

Mãe
Projeto Primeiro Compasso - Música e Programa Baby Signs® na comunicação e desenvolvimento Infantil

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?