Ciclo - Dúvida! | De Mãe para Mãe

Ciclo - Dúvida!

Responda
8 mensagens
Cláudia Lomba -
Offline
Desde 16 Jan 2019

Boa tarde meninas!

Preciso de tirar uma dúvida, uma vez que já me foram dadas duas explicações diferentes.

Estou a tentar engravidar des agosto e até agora não temos conseguido.
Tomei a pilula durante 11 anos e deixei de a tomar em julho.

O meu ciclo é regular, ou seja, a menstruação tem vindo sempre certinha no dia planeado.

Já me dizeram que enquanto o ciclo estiver certinho não vou conseguir engravidar porque significa que o corpo ainda tem vestigios da pilula.

Mas também já me dizeram o contrário, ou seja, que quando o ciclo é regular há mais facilidade em engravidar.

Alguma de vocês me consegue esclarecer?

Obrigada Sorriso

CL03

nina75 -
Offline
Desde 17 Dez 2015

Essa nunca ouvi, e é um perfeito disparate!!! Que enquanto estiver regular, tem efeitos da pilula?? Então andei 2 anos e meio com efeitos da pilula, mas engravidei 3 vezes Sorriso Não ligue a isso. Se é regular é bom porque pode controlar melhor a ovulação e a vinda da menstruação. Eu sempre fui muito regular e ovulava sempre na mesma altura. Boa sorte, ainda está a tentar há pouco tempo, há-de chegar lá.

Sobre nina75

Janeiro de 2016 - Início dos treinos
17 Junho 2016 - Gravidez química
Agosto 2017 a Novembro 2017 - Infertilidade MAC entre 0% e 1% formas normais / 0,33 AMH
26 Dez - Gravidez natural 13 Fev 2018 - Aborto retido às 10 semanas
31 Agosto 2018 - Gravidez natural

amadalena -
Offline
Desde 13 Maio 2009

Não concordo com uma coisa nem com outra…
O correcto é o ciclo ser regular sem pílula. Infelizmente grande parte das vezes isso não acontece. Mas tanto num caso como no outro a mulher, em condições normais, está apta para engravidar.

BiaC -
Offline
Desde 08 Jul 2012

Olá,
Em primeiro lugar, nas questões de tentar engravidar "desde agosto" é "desde ontem", ainda é muito pouco tempo.
Os efeitos (diria impacto) da pílula sentem-se hormonalmente, nomeadamente nos valores da tiróide, mas nem regulam a menstruação, nem a impedem de engravidar, se tiver que engravidar, engravida logo no primeiro ciclo, mesmo depois de 20 anos de pílula.
Quanto a ser mais fácil engravidar em ciclos regulares, sim é mais fácil, porque é mais fácil controlar os ciclos, saber a altura certa da ovulação e também porque à partida num ano terá mais ciclos sendo regular, do que uma mulher que não o seja.
Ser regular é sinónimo de bom funcionamento do ciclo menstrual, o normal pode variar 3 dias, não tem de ser sempre no mesmo dia.

mariafc -
Offline
Desde 03 Jan 2019

Menstruar nem sempre é sinónimo de ovulação. E para a maior parte das mulheres a ovulação não se dá ao dia 14 do ciclo como os livros dizem, varia muito de mulher para mulher.

À fase que vai da ovulação à menstruação chama-se Fase Lútea, esta Fase pode ter uma duração entre 9 a 16 dias, depende do estilo de vida da pessoa, idade, etc.. Quanto mais dias melhor, pois precisamos de progesterona constante e dias suficientes para que o embrião tenha tempo de se aninhar.

Sugiro que tente fazer monitorização do seu ciclo, para perceber em que dia está realmente a ovular. Isto pode ser feito com testes de ovulação ou através de alguns indicadores de fertilidade, como medição da temperatura, observação do muco cervical e posição do cólo do útero. Pesquise por "Método Natural de Fertilidade".

De qualquer forma, um casal saudável e com um bom timing tem "apenas" 25% de hipóteses de engravidar em cada ciclo, portanto é ter paciência e entretanto tentar criar um bom ambiente (dentro e fora de nós) para que isso aconteça Sorriso

https://circuloperfeito.com/timing

Badabex -
Offline
Desde 17 Nov 2017

Essa teoria como já disseram não faz sentido, e se está a tentar desde Agosto é muito recente ... Até um ano os médicos consideram normal! Tenha calma Sorriso

Sobre Badabex

Dez/2016 - Inicio dos treinos ♥️
Out/2018 - Primeira consulta de Infertilidade
Março/2019 - Bemfola+Ovitrel - Positivo ♥️

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Pense assim, se a pílula tivesse efeitos prolongados, não precisávamos de tomar todos os dias né? E não havia gravidezes por haver esquecimentos de um único comprimido Piscar o olho

Claudiaxox -
Offline
Desde 06 Nov 2017

Eu tomei a pílula durante 10 anos e demorei 12 ciclos a conseguir o meu positivo.
O que lhe dizem não faz qualquer sentido. Cada mulher é diferente.
Tente conhecer o seu ciclo e boa sorte Sorriso