Chegada do mano | De Mãe para Mãe

Chegada do mano

Responda
19 mensagens
andreiasf -
Offline
Desde 22 Ago 2014

Olá a todas aproximar-se a data do parto, e se até à data não houve problemas com a minha filha com a vinda do mano ontem começou.
Na semana passada fui comprar roupa para ele e para ela e ela até participou na escolha das coisas do mano, embora ache que ela ainda não tem noção de que virá um bebé para casa e das mudanças, eu e o pai decidimos não a mudar ainda para o quarto dela e nem alterar a forma como dorme(a cama dela esta pegada à nossa) e fazer a transição depois do bebe nascer e de forma pacífica e gradual.
Mas ontem fiquei com o coração desfeito o pai foi buscar a espreguiçadeira e montámos a mesma para ver se estava tudo bem escusado será dizer ela queria a espreguiçadeira e dormir nela mesmo ela tendo uma embora diferente.
Ela chorou e foi para o quarto chorar que me deu dó nada a fazia parar nem ninguém tente explicar as coisas e dizer que também iria comprar uma prenda para ela mas não adiantou.
Sinceramente não sei como faze-la entender que vai ter um irmão e que cada um vai ter as suas coisas e que muitas vezes um vai ter de aguardar mais tempo para as ter. Tenho medo que ela regrida ou que fique com ciúmes.
Mamãs como fizeram?

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Olá,
Faz parte, é mesmo assim Triste Quanto aos ciúmes, não vai conseguir evitar, apenas mostrar-lhe que ela será sempre importante, que será sempre amada, dedicar-lhe tempo e dar tempo ao tempo.
Quanto ao regredir, pode acontecer ela ainda é pequena, ainda tem bem presente os momentos dela de bebé. A minha não regrediu em nada, até pelo contrário, amadureceu imenso, mas têm 4 de diferença.
Dê uma olhadela a este artigo:
https://www.eduardosa.com/blog/sr-beb%C3%A9/n%C3%A3o-tem-gra%C3%A7a-nenh...

Ela vai sentir-se assim, como já sabe, é tentar contornar. Dar muita atenção, ela vai necessitar mais do que o irmão, dizer-lhe sempre que a ama, agora ainda mais porque é uma excelente filha e uma ótima irmã.

Joana123 -
Offline
Desde 31 Maio 2016

Eu fiz as mudanças todas logo no início da gravidez, para tentar ao máximo que o meu filho não associasse a chegada da irmã a essas mudanças. Por exemplo: ele dormia na cama de grades no quarto dele, e como um dia vamos precisar dela para a irmã dissemos-lhe que ia passar a dormir numa cama mesmo fixe de menino crescido e íamos guardar a cama de bebé noutro quarto. Isto devia eu estar grávida de umas quatro semanas Careta Com as outras coisas, vamos mostrando muitas fotos dele quando era bebé (ele gosta bastante) e vamos dizendo 'vês, quando eras bebé ficavas assim na espreguiçadeira, agora a mana também vai ficar'. De resto, é ir dando muito espaço. Hoje de manhã ele pegou num body com um tule que eu comprei para a irmã e tentou vesti-lo e disse 'isto não está bem, não tem buraco para a cabeça' e eu expliquei que a mana vai ser pequenina e por isso precisa de roupa pequenina, tal como ele precisou. Mas três anos é muito diferente de dois.

Eu acho que estes momentos são normais e também não devem ser embandeirados em arco. Pronto, a miúda ficou zangada e frustrada e chorou, é a vida Sorriso A dada altura toda a gente perguntava ao meu filho como se ia chamar a irmã (porque nós tínhamos decidido não contar) e chegou a um ponto em que quando se perguntava isso ele ficava visivelmente chateado, e se estivéssemos em casa ia para o quarto sozinho deitar-se na cama (é o que ele faz quando está triste/zangado/irritado/frustrado/descontente no geral). E nós não fizemos grande coisa, porque ele tem o direito de se sentir assim, todos lidamos com frustrações na nossa vida e não há grande coisa que possamos fazer para o impedir. Optámos por dizer o nome para evitar que essa pressão caísse sobre ele, mas é claro que momentos de frustração existirão sempre, principalmente nestas fases tão delicadas. O mais provável é que os miúdos 'regridam ou fiquem com ciúmes' mesmo Sorriso

Nós desde o início que focamos com o nosso que ter um irmão é muito fixe. Sempre dissemos isso, mesmo antes de voltarmos a engravidar, e sempre lhe dissemos que um dia gostávamos que ele tivesse mais manos. Mas também estamos sempre a insistir que um bebé é uma coisa super básica, que a mana só vai chorar e dormir e comer e que no início é uma seca Sorriso Pode ser que assim ele não fique tão desiludido no início Sorriso

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Olá! Sinceramente acho que faz parte e é um comportamento, também diria que isso pode não ser até tão relacionado com a vindo do mano mas sim birras normais da idade, digo isto porque a minha filha não tem nenhum mano a caminho e também está numa fase de grandes birras, muito teimosa, chora quando não lhe fazemos a vontade e acha que é tudo dela!
Sinceramente tem 2 anos, acho que não deves extrapolar muito as reacção nem ficar nervosa com isso, vai ter ciúmes, é normal que tenha mas tudo se vai resolver e se agirem com naturalidade e a incluirem tudo se vai compor.
Não stresses muito!

PASantos -
Offline
Desde 02 Nov 2015

Este é um tema muito sensível e que me anda a preocupar.
Por cá temos tentado agir e falar do mano com a máxima naturalidade e para já está a correr bem mas quando o começam a chatear muito com perguntas ele também não acha muita piada, depois há quem não ajude à festa com a história do "ah quando o teu irmão nascer é que te vai tirar o mimo", "vou levar o teu mano para min jha casa", "não dás beijinho mas o mano vai dar" entre outras...
É muito complicado quando isto acontece porque as pessoas não se enxergam e é também isso que me faz ter medo do que vai acontecer quando o irmão realmente nascer.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Sim, é complicado gerir "a rua" o que dizem.
À minha filha dizem muito "tens um mano lindo" eu respondo sempre "sai à mana".

PASantos escreveu:
Este é um tema muito sensível e que me anda a preocupar.
Por cá temos tentado agir e falar do mano com a máxima naturalidade e para já está a correr bem mas quando o começam a chatear muito com perguntas ele também não acha muita piada, depois há quem não ajude à festa com a história do "ah quando o teu irmão nascer é que te vai tirar o mimo", "vou levar o teu mano para min jha casa", "não dás beijinho mas o mano vai dar" entre outras...
É muito complicado quando isto acontece porque as pessoas não se enxergam e é também isso que me faz ter medo do que vai acontecer quando o irmão realmente nascer.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Ainda não aprofundei muito o assunto, mas um dia destes vi que não se devia dar presentes ao mais velho quando o mais pequeno recebe. Que seria uma forma de compensar o ciúme, que valia a pena ter ciúmes para receber presentes.

SamCast -
Offline
Desde 17 Set 2016

Eu mudei as rotinas do meu filho antes da chegada da mana para que este não associasse na altura uma coisa com a outra. Já está a dormir no quarto dele e na altura do banho, o pai é o participante principal para que este não estranhe a minha ausência na altura que a princesa nascer. A minha sorte é que ele ainda não se apercebeu que vai ser um mano, para ele eu engoli uma melancia e fiquei gorda Gargalhadas . Os conselhos dados pelas outras meninas foi o mesmo que familiares me deram, dar muita atenção a ambos, haver um momento só para tua menina que ela sinta que também tem a tua atenção. Os ciúmes, acho que são naturais e eventualmente passageiros.
Boa sorte e uma horinha pequena que também já estás quase!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

SamCast escreveu:
Eu mudei as rotinas do meu filho antes da chegada da mana para que este não associasse na altura uma coisa com a outra. Já está a dormir no quarto dele e na altura do banho, o pai é o participante principal para que este não estranhe a minha ausência na altura que a princesa nascer. A minha sorte é que ele ainda não se apercebeu que vai ser um mano, para ele eu engoli uma melancia e fiquei gorda . Os conselhos dados pelas outras meninas foi o mesmo que familiares me deram, dar muita atenção a ambos, haver um momento só para tua menina que ela sinta que também tem a tua atenção. Os ciúmes, acho que são naturais e eventualmente passageiros.
Boa sorte e uma horinha pequena que também já estás quase!

Não percebi, ainda não contou ao mais velho que vai ter uma irmã?

Ana Maria Costa1 -
Offline
Desde 01 Fev 2019

Vai ter dois berços acoplados à vossa cama? Também acho que talvez essa mudança devia ser feita antes do bebé nascer, precisamente para a menina não pensar que ele lhe veio tirar o lugar, até porque não deve ser fácil fazer isso com um recém-nascido, o cansaço, falta de sono e choro.

SamCast -
Offline
Desde 17 Set 2016

guialmi escreveu:

SamCast escreveu:Eu mudei as rotinas do meu filho antes da chegada da mana para que este não associasse na altura uma coisa com a outra. Já está a dormir no quarto dele e na altura do banho, o pai é o participante principal para que este não estranhe a minha ausência na altura que a princesa nascer. A minha sorte é que ele ainda não se apercebeu que vai ser um mano, para ele eu engoli uma melancia e fiquei gorda . Os conselhos dados pelas outras meninas foi o mesmo que familiares me deram, dar muita atenção a ambos, haver um momento só para tua menina que ela sinta que também tem a tua atenção. Os ciúmes, acho que são naturais e eventualmente passageiros.
Boa sorte e uma horinha pequena que também já estás quase!

Não percebi, ainda não contou ao mais velho que vai ter uma irmã?

Contei, farto-me dizer que na barriga está a mana e que vai ser um mano mais velho mas para ele é a mesma coisa que nada. O meu filho ainda não tem a percepção o que é uma mano ou um mano, se estou grávida ou gorda. Acho que só vai ter essa noção quando ela nascer.

pinkpeonies -
Offline
Desde 04 Mar 2008

Sinceramente parece me uma birra da idade por não poder brincar com uma coisa do que por ser do irmão. O meu tem 3 anos, sabe que vem a irmã a caminho, que é um bebé, faz mimos na barriga, quando vê fotos de um bebé pergunta se é a irmã, quando vê alguma coisa nova pergunta se é para a irmã.
Mas sinceramente acho que ainda não percebe bem que vai passar a haver um bebé real em casa. Por isso, com 2 anos não me parece que tenha a noção que o espaço dela terá de ser dividido.
Acho que só na prática é que vão notar isso.
O conselho mais sensato que me deram foi que a bebé irá precisar dos cuidados básicos mas o irmão vai precisar mais da nossa atenção.

mo-duarte -
Offline
Desde 23 Jan 2013

O meu filho tinha 2 anos e 3 meses quando a mana nasceu e não percebeu nada. Eu acho que por vezes nós é que complicamos as coisas, não me parece que com essa idade ela tenha feito a birra por causa disso mas sim porque queria uma coisa e não lhe deram. O que na idade dela é normal!
Nós tentamos levar tudo com naturalidade e quando a mana nasceu ele não ligou nenhuma. Agora que ja sao mais crescidinhos é diferente e agora sim tem ciumes!
Eu tambem mudei o meu antes da mana nascer porque precisava da cama e assim mudamos com tempo e quando ela nasceu ja ele estava bem adaptado ao quarto e à cama novos.

andreiasf -
Offline
Desde 22 Ago 2014

Desde já agradeço a todas.
Em relação à disposição das cama a do bebé não vai ficar ficar junta à minha fica só a da irmã, a irmã ainda não dorme no seu quarto por vários factores(a necessidade de obras para fazer outro quarto, depois porque ela tem desde que nasceu problemas com o dormir, e por questões de saúde que me "obrigam" a estar sempre em alerta) em relação aos banhos na maioria das vezes é o pai que dá o banho é o momento deles, ela sabe que o mano está na "pança" da mãe dá beijos mas sinceramente não acho que ela perceba o que vai acontecer só mesmo quando nascer, foi só a situação da espreguiçadeira que aconteceu até à data, noutras coisas nunca fez, mas as pessoas na rua é que me tiram também no sério.
"não podes estar no colo" "o colo agora é para o mano" "tens de deixar o carrinho que é para o mano" antes de sabermos o que era diziam "queres um mano ou uma mana" tento que ela participe nas coisas sempre que possível, mas lá está ela é pequena e ainda não entende.
Aos poucos pretendo fazer a transição da cama de forma calma e tranquila bem como deixar a chupeta, não quero apressar as coisas.
Muito Obrigado pelo vosso testemunho.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Este é um assunto que tb me interessa, pois estamos/vamos passar por ele.
Por aqui ele desde sempre que dormiu na cama de grades no quarto dele.
Uma das dificuldades sera muda-lo em breve para a cama grande pois vamos precisar do berço para o/a irmao/irmã.
No entanto nao sei muito bem como vou fazer.
Primeiro porque ele dorme muito bem na cama de grades e numa viagem que fizemos no verao tentei po-lo a dormir numa cama normal e ele levantou-se e foi direto para o berço que estava ao lado, por outro lado porque vamos mudar de casa quase ao mesmo tempo do nascimento do bebé, e pensei muda-lo diretamente na primeira noite na casa nova.
Mas nao sei se sera o melhor.
Se calhar devia ja trabalhar isso neste momento.
Depois a questao da compreensao, acho que como ja disseram acima, com esta ideia ainda nao me parece que tenha realmente noçao do que é um irmao/irmã.
Vamos lhe falando aos poucos no assunto.

SamCast -
Offline
Desde 17 Set 2016

carlabrito escreveu:
Este é um assunto que tb me interessa, pois estamos/vamos passar por ele.
Por aqui ele desde sempre que dormiu na cama de grades no quarto dele.
Uma das dificuldades sera muda-lo em breve para a cama grande pois vamos precisar do berço para o/a irmao/irmã.
No entanto nao sei muito bem como vou fazer.
Primeiro porque ele dorme muito bem na cama de grades e numa viagem que fizemos no verao tentei po-lo a dormir numa cama normal e ele levantou-se e foi direto para o berço que estava ao lado, por outro lado porque vamos mudar de casa quase ao mesmo tempo do nascimento do bebé, e pensei muda-lo diretamente na primeira noite na casa nova.
Mas nao sei se sera o melhor.
Se calhar devia ja trabalhar isso neste momento.
Depois a questao da compreensao, acho que como ja disseram acima, com esta ideia ainda nao me parece que tenha realmente noçao do que é um irmao/irmã.
Vamos lhe falando aos poucos no assunto.

Mudei o meu príncipe para o quarto dele há 2 meses e ele adorou. Nós fizemos foi uma cama montessori para ele com o modelo Kura do ikea e sempre que passa pelo quarto salta logo para a cama, nem que seja para brincar. Não sei se foi o facto da cama parecer algo mais temático mas aqui resultou na perfeição. Como é claro, cada bebé é cada bebé e cada um tem a sua personalidade. Visto que o seu bebé, mostra algum incômodo na transição nem que o faça aos poucos mas na minha opinião o quanto antes melhor para que não associe a vinda do irmão com a alteração de rotinas.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

SamCast escreveu:

carlabrito escreveu:Este é um assunto que tb me interessa, pois estamos/vamos passar por ele.
Por aqui ele desde sempre que dormiu na cama de grades no quarto dele.
Uma das dificuldades sera muda-lo em breve para a cama grande pois vamos precisar do berço para o/a irmao/irmã.
No entanto nao sei muito bem como vou fazer.
Primeiro porque ele dorme muito bem na cama de grades e numa viagem que fizemos no verao tentei po-lo a dormir numa cama normal e ele levantou-se e foi direto para o berço que estava ao lado, por outro lado porque vamos mudar de casa quase ao mesmo tempo do nascimento do bebé, e pensei muda-lo diretamente na primeira noite na casa nova.
Mas nao sei se sera o melhor.
Se calhar devia ja trabalhar isso neste momento.
Depois a questao da compreensao, acho que como ja disseram acima, com esta ideia ainda nao me parece que tenha realmente noçao do que é um irmao/irmã.
Vamos lhe falando aos poucos no assunto.

Mudei o meu príncipe para o quarto dele há 2 meses e ele adorou. Nós fizemos foi uma cama montessori para ele com o modelo Kura do ikea e sempre que passa pelo quarto salta logo para a cama, nem que seja para brincar. Não sei se foi o facto da cama parecer algo mais temático mas aqui resultou na perfeição. Como é claro, cada bebé é cada bebé e cada um tem a sua personalidade. Visto que o seu bebé, mostra algum incômodo na transição nem que o faça aos poucos mas na minha opinião o quanto antes melhor para que não associe a vinda do irmão com a alteração de rotinas.

Pois, talvez tenha que começar a trabalhar a transicao o quanto antes.

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

Menina ainda dorme no vosso quarto? Meu conselho fazer a mudança um quanto antes, de preferência antes do bebe nascer, atenção ela vai retroceder quando irmão nascer é natural, nos 1 dias vai custar a mudança importante vçs 2 mantém firmes sem ceder, o meu começou lá dormir as sestas á tarde, depois pedi-o para dormir lá as noites, falo cama de solteiro, essa a mudança que pretendem fazer, certo?
Quanto aos ciumes eu notei meu mais velho na altura com 2 anos, aceitou muito bem a irmã, só notei possessivo com boneco da musica que tinha, pedi que o empresta-se á irmã ele não quis, uma amiga resolveu oferecer um á irmã, problema foi resolvido.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Carla, o meu mais velho ainda dorme na cama de grades no quarto dele. Dorme lá bem e pelo menos estou sossegada pq não se levanta sozinho de noite ( era menino para isso é ir à cozinha abrir o frigorífico por exemplo). Então o q fiz foi ter duas camas de grades. No ikea são tão baratas... q acho q compensa por 50€ não teres essa pressao