Cesariana vs Problemas coluna vs Raki (epidural ou geral) | De Mãe para Mãe

Cesariana vs Problemas coluna vs Raki (epidural ou geral)

Responda
34 mensagens
Anaafonso83 -
Offline
Desde 13 Ago 2009
I Love DMPM

Olá meninas!
Estando eu nas 28 semanas da Lara, temho pensado muito no grande dia!
A razao deste topico é o meu receio da anestesia.
Fui operada com 17 anos a uma hernia discal L5 S1 e desde aí que a minha coluna nao ficou 100%, desde esse ano, apareceu-me mais uma hernia L4 L5 (1 anos apos operaçao) e no sitio da anterior hernia tenho cá uma "fibrose" nao sei explicar, apenas sei que com esta historia nao posso ter partos normais.(e tenho certas condicionantes na vida do dia a dia)
O meu filho Diogo nasceu em 2005 por cesariana mas levei anestesia geral, e agora eu gostava de levar a Raki, que tb é administrada como a epidural, eu fiz a pergunta à minha Obstetra se poderia levar a raki e ela disse que talvez sim,(pois ela disse so por alto, pois ainda estava de pouco tempo e até ao dia do parto ainda faltava).
Ora eu claro ao mesmo tempo queria essa anestesia caso poder ser, mas se poder ser...estou em panico com uma agulha nesta zona.....
A proxima consulta é dia 29, mas ando num estado de ansiedade.....Nao sei se opte por geral ou a RaKi...
Desculpem o testamento....
beijokas

fsnow -
Offline
Desde 09 Jun 2009

Ana,

relativamente a Raki, tou completamente por fora. Posso dar-te o meu testemunho da cesariana com epidural que fiz há três anos. Correu lindamente. Assistir a tudo acordada, bem disposta e sem dores foi de facto uma experiência fabulosa! Fiquei mesmo adepta. Tanto que para a semana vou repetir, pois vem aí mais uma princesa! Mas claro, nunca passei pelas complicações que passaste e acredito que estejas receosa/ansiosa.
De qualquer maneira, tens mesmo que insistir com a tua médica, só ela te pode ajudar a ficar mais esclarecida.

Felicidades!

Anaafonso83 -
Offline
Desde 13 Ago 2009
I Love DMPM

Grande abraço Desejo-te desde já muitas felicidades pela nova estrelinha que aí vem Grande abraço Grande abraço

Bigada linda pelo teu comentario!
Eu penso que raki e epidural seja quase a mesma coisa, mas foi este nome que a medica chamou...
Podes me dizer se tiveste uma recuperaçao boa?É eu fiquei com um caso na minha memoria de uma mama que estava ao meu lado no hospital que teve cesariana com epidural, e eu tive lá 5 dias...no dia em que saí ela ainda lá ficou...tadinha nao conseguia ainda sair da cama, muitas dores, vomitava, etc, eu sei que cada caso é um caso, mas fiquei com ela na memoria, pois a minha recuperaçao com uma geral até foi muito boa, nem um comprimido tomei para dores e no dia seguinte ja me conseguia levantar e tratar do meu Diogo.
Desculpa este testamento, mas acho que me percebas o meu estado de ansiedade!
Beijokas

fsnow -
Offline
Desde 09 Jun 2009

Olha, a recuperação foi espectacular. Eu estava bastante receosa, pois ou uma péssima doente, uma dor de cabeça deita-me logo à cama. Não tenho tolerância nenhuma à dor e, muita gente me dizia, que o pós-cesariana era complicadito.
Ainda hoje o meu marido se surpreende, pois eu reagi muitíssimo bem. Desde o momento que saí da sala de operações, estive sempre bem disposta. Vomitei algumas vezes na primeira noite, mas nada de dores. No período em que estive internada (três dias), para as dores, só foi necessário darem-me o ben-u-ron via soro. Devia ser em doses industriais, claro, mas segundo a enfermeira, nem me deram morfina pois eu nunca me queixei. E realmente não tinha de que me queixar. À parte do incómodo, dores daquelas que doem mesmo não senti.
Mas como tu dizes, cada caso é um caso e não somos todos iguais. A minha experiência foi de facto muito, muito, muito boa: o antes, o durante e o depois! É por isso que as minhas expectativas são muito altas agora que está a chegar o momento de ter a segunda!
Espero ter-te dado uma ajudinha!

Bj

Anaafonso83 -
Offline
Desde 13 Ago 2009
I Love DMPM

Obrigada!
Realmente adorei "ler-te" Tives-te um parto e recuperaçao fantasticos, ainda bem!
Sim, ajudaste-me, e entao quando falas que so la tiveste 3 dias!!!! Que bom, vamos la ver se eu tb so fico la esse tempo!!!
Beijokas e desejos de muitas felicidades! Tem uma boa horinha e outra excelente recuperaçao! Sorriso Apaixonado

Igraine -
Offline
Desde 10 Set 2009

*

Sobre Igraine

Sorriso

Anaafonso83 -
Offline
Desde 13 Ago 2009
I Love DMPM

Olá Igraine!
Antes de mais Parabens pela Morgana!
Pois eu por um lado preferia essa anestesia, mas por outro a geral, mas se poder levar essa raki é essa que talvez va querer!(bem nao sei se poderei escolher)
Pois do meu filho deram-me geral e foi só à 4 anitos, nao sei qual foi o motivo,vamos lá ver,é que se nao poder levar é mm por um destes meus problemas estar no ponto onde se da a anestesia.
Dia 29 pergunto à minha obstetra, que é ela que me vai fazer a cesariana!
Obrigada!!!!!
Muitas felicidades! Grande abraço
E as melhoras para as tua costinhas Sorriso

fsnow -
Offline
Desde 09 Jun 2009

Eles também recorrem à anestesia geral, até porque há pessoas a quem a epidural não "pega", ou as grávidas acham que não pegou. Tenho dois casos mt próximos em que isso aconteceu. Especialmente uma amiga minha ainda hoje lamenta ter-se deixado levar pelo lado psicológico. Ela dizia que sentia e eles não arriscaram, deram-lhe geral. Mas pouco tempo depois ela confessou que se calhar até nem sentia e simplesmente a mente foi mais poderosa.
A anestesista disse-me uma coisa que foi essencial: perde-se a sensação dolorosa, não a táctil. Ou seja, a gente sente que nos estão a mexer mas não dói. Isso pra mim foi fundamental, pois eu perguntei enquanto estavam a dar-me a anestesia como é que eu ia saber se a anestesia tinha pegado antes de começar a operação. Então ela disse-me que me iam fazer umas pequenas "maldades" para terem a certeza, como por exemplo puxarem-me os pêlos púbicos com uma pinça! E assim fizeram e eu senti que me tocaram mas nada de dor. Ela explicou-me que se me tivessem feito o mesmo, por exemplo, num braço eu até teria saltado!
E, felizmente, a minha mente não ganhou e eu consegui abstrair-me do facto de que me estavam a mexer.Só assim pude viver aquele momento com tanta alegria e poder ver e tocar na minha bebé acabadinha de sair da barriga A minha amiga lamenta ter sido a última a ver a bebé, pois esteve sempre a dormir.
Mas pronto, é a tal história, como já aqui referimos, cada caso é um caso.

estrela_brilhante_ -
Offline
Desde 24 Maio 2009

Olá Ana,

Desculpa estar aqui a introduzir-me neste tópico, pois não te posso mesmo dar nenhuma opinião sobre este assunto Triste Mas reparei que estás practicamente do mesmo tempo que eu (estou de 27 semanas) e tenho a sensação de ter lido noutro tópico que és de Faro. Se estiver enganada esquece este comentário e chama-me tótó :p

É que eu gostava de conhecer outras futuras mamãs mais ou menos do mesmo tempo que eu, principalmente se forem da mesma cidade ou próximo Sorriso
Neste momento ando a ver locais para fazer o curso de preparação para o parto. Sei que é a tua segunda gravidez, vais fazer o curso na mesma? Onde?
E quanto a creche, já pensaste nisso?

Desculpa tanta pergunta Sorriso mas gostava mesmo de falar com alguém, pois sinto tanto medo e está-se a aproximar a hora H Sorriso

Beijos e boa sorte com o resto da gravidez.

catycat -
Offline
Desde 11 Ago 2008

Eles não dao epidural ou raki a quem tem hernias discais deve ter sido por isso k do teu outro filho levaste anestesia geral.

Sobre catycat

10/10/2009 nasceu a minha Princesa Sorriso
02/08/2012 nasceu o meu Principe Sorriso
07/04/2016 nasceu o meu Principe Sorriso

Anaafonso83 -
Offline
Desde 13 Ago 2009
I Love DMPM

Obrigada por este testemunho, pois a parte psicologica é realmente muito importante!E por o motivo de nao ter visto o meu Diogo nascer gostava de ver a Lara... .eu depois venho ca contar, mas ainda faltam 10 semaninhas para ela nascer!
Mais uma vez obrigada!
Beijinhos Sorriso Apaixonado

Anaafonso83 -
Offline
Desde 13 Ago 2009
I Love DMPM

Olá!
Em 1º lugar não tens que te desculpar por te vires aqui meter, até fazes muio bem! Espertalhão
Sim, sou do Algarve, mais propriamente perto de Tavira, mas sou seguida por obstetra em Faro.
Estou gravida de 28 semaninhas, dpp 14 Abril, mas como ja deves ter percebido eu vou fazer cesariana mais propriamente as 38 semanas por motivos da minha saúde (e assim a minha medica o entende), pois o peso tb não é um factor muito bom para as minas costas...
Quanto a cursos,não frequento nem vou frequentar, mas até gostava, mas como não vou ter parto normal não vejo que vá la fazer alguma coisa Sorriso (ate posso estar enganada)mas tb trabalho, tenho filhote 4 aninhos, o tempo não é muito e € tb não Gargalhadas pois infelizmente aqui no centro de saúde não fazem isso como em alguns o fazem.Nesta parte não te posso ajudar, mas poderás contar comigo sempre que precises!Tb estou no tópico de Abril, acho que já te vi por lá!
Eu apesar de ir ser mama de 2ª viagem, parece que é de 1ª Cair ao chão de tanto rir tal como dizes a hora H está quase aí e a ansiedade aumenta!
A creche, ela vai para o infantário onde está o mano que é mesmo aqui onde moro, nessa parte não tenho problemas em procurar uma creche.
Tu es daqui perto ou mesmo de Faro?Vais ser mama de uma menina ne?
Beijokas Sorriso

Anaafonso83 -
Offline
Desde 13 Ago 2009
I Love DMPM

Olá!
Bigada!
Apesar de eu querer muito ver a minha bebe nascer, tb vou mais por aí...dia 29 pergunto à minha medica...a ver....
Beijokas Sorriso

estrela_brilhante_ -
Offline
Desde 24 Maio 2009

Obrigadas pela resposta.

Realmente os € que pedem pelos cursos de preparação para o parto são uma loucura...mas aqui em Faro no centro de saúde só fazem 2h, uma dedicada ao parto e uma dedicada a cuidar do bebé, portanto eu acho que com o meu stress e o facto de estar em Faro sozinha (o pai trabalha em Lisboa e não tenho ninguém de familia cá) sinto falta de ter esse curso, masi não seja para não ficar a pensar que devia ter ido. Mas hoje consegui arranjar um que não é assim tão caro (50€) e é bastante completo(2x/semana, durante 2 meses), na junta de freguesia da Sé, e uma colega minha fez lá e gostou. Portanto vou fazer esse.

Pensei que eras mesmo daqui de Faro...eu vivo e trabalho mesmo em Faro, portanto pode ser que ainda nos cruzemos no hospital ou ás compras, quem sabe...

Beijos grandes

Igraine -
Offline
Desde 10 Set 2009

Lamento, mas sei lá como a minha mente também decidiu ignorar a parte em que dizias "hérnia discal". Que parvoíce, desculpa Triste Então já não sei, só te posso mesmo dizer que a minha cesariana e pós parto foram óptimos, podes consultar em http://demaeparamae.pt/forum/cesariana-morgana !

Beijocas**

Sobre Igraine

Sorriso

Rosa Branca -
Offline
Desde 08 Ago 2007

linda tb tenho problemas de coluna (dectados à nascença) tenho 20% de defeciencia, mas aparentemente n se nota nada....levei a raik...nunca tinha levado outra portanto n senti nada de especial, tive sp acordada...pelo q percebi a unica diferença é q tens q tar mais horas deitada antes do 1 "levante" em vez de 12h sao 24h mas eu ao fim das 12 pedi e fiquei meia deitada/meia sentada passado 14h tava sentada à chines a mudar o Gonçalo, levei 1 rapanete lol mas sentia me bem

A minha familia é a minha razao de viver!

Rosa Branca -
Offline
Desde 08 Ago 2007

lembrei me de outra coisa (corrijam-me se estiver enganada) na epidural n se sente da cinta para baixo certo? eu nao sentia nada do pescoço para baixo (fizeram me o teste do algodao e eu n sentia)

A minha familia é a minha razao de viver!

Igraine -
Offline
Desde 10 Set 2009

Ora eu tive a Morgana ao 12h49, estive no recobro e eram umas 20h pedi para me levantarem, também andei sempre bem e fui eu que tratei da Morgui. Ajudou muito não ter tido dores. Quando à anestesia em si... eu pessoalmente só não sentia da cinta para baixo, tanto que tinha os braços presos e nunca parei de os mexer, então quando vi a Morgana quase arranquei as correias Sorriso

O único mal da anestesia foi mesmo a questão das costas (presumo que tenha sido derivado disso) e o enjoo que senti na altura. Logo depois de me terem administrado a anestesia avisei que ia vomitar.

Beijinhos*

Sobre Igraine

Sorriso

Anaafonso83 -
Offline
Desde 13 Ago 2009
I Love DMPM

Obrigada meninas!
Fico feliz em terem tido um parto bom e uma excelente recuperaçao!
Ajudaram-me a nao recear tanto o pos operatorio...(para quem ja foi operada 3x ta cheia de medo desta vez)...
Desejo tudo de bom para voçes todas e muitas felicidades! Apaixonado

fsnow -
Offline
Desde 09 Jun 2009

Igraine,
parece-me que a minha experiência foi em algumas coisas semelhante à tua. Eu levei epidural e senti-me logo enjoada e avisei que ia vomitar. Eles deram-me algo pelo soro e explicaram-me que é uma situação perfeitamente normal e se deve à queda brusca das tensões.
Foi uma coisa de segundos realmente e pouco depois já estava bem outra vez. Passei a cesariana muito bem disposta a sorrir para o meu marido! A epidural só actua da cinta pra baixo e por isso também mexia perfeitamente os braços (os meus não estavam presos).
Lembro-me que depois de levarem a menina para tratarem dela, eu só queria que eles se despachassem a acabar o que me estavam a fazer para eu ir para a beira dela. Não cheguei a estar no recobro, mas claro que nas primeiras horas estive sempre deitada. Depois que me levantei, é evidente que andava devagar e com muito cuidado, mas não tive dores.
Felizmente, também não fiquei com dores nas costas. Aliás, uma cicatriz que mal se nota, é a única "marca" que tenho da cesariana.
Neste momento tenho realmente muitas dores nas costas, mas isso é por causa do peso da minha 2ª Princesa que chega daqui a 4 dias!
Felicidades!

Igraine -
Offline
Desde 10 Set 2009

Tal e qual, a mim também me disseram que se devia às tensões. Ainda cheguei a ter vómitos mas duraram uns segundos e passaram logo. Passei a cesariana na treta com as enfermeiras e não houve nada que me metesse impressão.

Sim, também andei sempre devagarinho e com muito cuidado, mas dores, dores não tive, foi mesmo muito bom =)

Quanto aos braços, quando mos prenderam perguntei logo porquê e disse que não queria, mas não mudaram de ideias. Ao que parece já tiveram gente a entrar em pânico e deu asneira... :s

A minha cicatriz, embora seja um bocadinho subida de mais, é muito fininha, fizeram aqui um belo bordado :p

Quanto às dores nas costas realmente não sei se se devem à anestesia ou à gravidez, engordei 20 kilos e sempre fui franzina...

Parabéns pela tua princesa!!! Vais fazer cesariana ou parto normal?

Beijocas*

Sobre Igraine

Sorriso

fsnow -
Offline
Desde 09 Jun 2009

Da primeira vez, fiz cesariana pois ela estava em posição pélvica e a minha médica nem pôs outra hipótese. E ainda bem que assim foi! Correu tão bem!
Desta vez, a pequenina já deu a volta há imenso tempo e está bem "encaixadinha", mas confesso que fiquei fã da cesariana... Por isso, falei com a médica, pedi-lhe para repetir a experiência e se não houver surpresas assim será! Claro que, estou a ser seguida no privado, pois no público eles não fariam isso. Mas, como tenho um seguro de saúde, felizmente vai poder ser assim. Por isso, se a princesa se mantiver quietinha até à próxima segunda-feira, vai nascer de cesariana como a irmã. E só espero que corra tão bem como da primeira vez. É que não me canso de repetir que foi uma experiência absolutamente fabulosa!

Bj!

Igraine -
Offline
Desde 10 Set 2009

Fico muito feliz, já tinha encontrado quem tivesse passado por experiências boas, mas nenhuma que me parecesse ser tão boa como a minha :p Para mim também foi um sossego absoluto. A minha pequenita também estava pélvica! Espertalhão Depois se puderes passa cá a contar a segunda experiência, pode ser?

Muitos beijinhos, vai correr tudo bem!

Fico a torcer por vós! Espertalhão

Sobre Igraine

Sorriso

fsnow -
Offline
Desde 09 Jun 2009

Fica combinado!
Logo que me seja possível venho cá relatar o nascimento da minha Princesa II.
Espero,como da primeira vez, só ter coisas boas para contar Piscar o olho
Obrigada!
Bj!

Anaafonso83 -
Offline
Desde 13 Ago 2009
I Love DMPM

É isso mesmo linda a igraine tem toda a razao,dps vem ca contar esta tua 2ª experiencia!
Beijokas Sorriso

Deboralisboa -
Offline
Desde 11 Maio 2009

tambem estou nos treinos a tentar engravidar... parei a pilula mes passado... mas tenho um bocado de medo tb... pois em fevereiro vai fazer 2 anos que fui operada a uma hernia discal... tenho medo por causa do parto... o teu medico disse que nao havia problemas? poderia por favor dizer alguma coisa sobre isto? beijinhos eobrigada

Anaafonso83 -
Offline
Desde 13 Ago 2009
I Love DMPM

Olá Débora!
Antes de mais, espero que a tua estrelinha apareça depressa Sorriso

Olha, a minha situação foi,
Fui operada de urgência a uma hérnia discal L5 S1, em 2000, depois em 2001 foi-me detectada outra hérnia L4 L5, esta ainda a tenho, e no sitio da operação tenho uam fibrose qualquer coisa lol, ora bem, basicamente terei de viver com isto durante muitos muitos aninhos.
Faço a minha vida normal, mas claro que tenho limites, e tb ando sempre com moinhas e as vezes lá vem uma crise....
Tive 2 gravidezes, correram bem, só tive de fazer cesariana por causa deste meu problema, pois a força exercida num parto normal poderia vir comprometer a minha L5 S1.
Aconselho-te a procurares um/uma Obstetra de preferência que trabalhe num hospital, pois eu por experiência própria é muito melhor.
Da minha 1ª gravidez, não tinha medico particular e no HDf queriam à força que eu tivesse parto normal, mas viram que não dava....da Lara, já fui para Obstetra que la trabalhava e assim que cheguei fizeram a cesariana, não me deixaram em sofrimento sem necessidade como do meu Diogo.
Beijokas e desculpa o testamento Sorriso

Deboralisboa -
Offline
Desde 11 Maio 2009

obrigada minha linda... eu fui operada o ano passado em fevereiro de uma hernia discal tb na L4 e L5. tb gracas a Deus correu tudo bem mas como e claro nunca fiicamos a cem por cento ne... as vezes sinto alguma dorzinha mas nada se compara como fiquei... meu medico disse que nao ha problema mas fico sem com medo de na hora do parto nao conesguir... eu tenho uma filha de 5 anos mas ainda nao tinha sido operada ne... obrigada pela tua atencao e carinho... beijinhos

Anaafonso83 -
Offline
Desde 13 Ago 2009
I Love DMPM

Linda, não tens de agradecer!
Vais ver que vai correr td bem Sorriso
Fico à espera da novidade Sorriso
Beijokas

Deboralisboa -
Offline
Desde 11 Maio 2009

obrigada... e assim que eu tiver novidades venho contar sim... beijos

JooB -
Offline
Desde 08 Ago 2009

Boa noite

Como trabalho num hospital e já colaborei em muitas anestesias, vou tentar explicar.

A anestesia loco-regional consiste ausência de dor de uma parte do corpo no caso do parto pode ser por via epidural ou via raquidiana.
Os nomes devem-se ao local onde é administrada a medicação. Espaço epidural e espaço subaracnóideu, respectivamente.

Relativamente às hérnias, por norma não se realizam no local de hérnias ou de cirurgias e assim o anestesista escolhe o espaço acima ou abaixo das hérnias. Mas por vezes, se a coluna já tem problemas esses espaços também já podem ter alguma alteração, por isso acho que deve estar preparada para a eventualidade de uma anestesia geral.

Neste tipo de anestesia, podem ocorrer náuseas e vómitos que habitualmente acontecem devido à baixa da tensão arterial, devido à anestesia. Mas são rapidamente revertidos com medicação. Se acontecer não se assuste avise apenas o médico ou o enfermeiro. As dores de cabeça são mais raras e por vezes podem obrigar a ficar na cama mais 24 a 48 horas, mas também são tratáveis.

beijinhos, espero ter ajudado

Joana

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?