Cesariana no Hospital Santa Maria Lisboa | De Mãe para Mãe

Cesariana no Hospital Santa Maria Lisboa

Responda
4 mensagens
Kat Silva -
Offline
Desde 02 Nov 2016

Boa tarde a todas, estou grávida de 38 semanas,vou ter um menino, o Tomás. Tenho a cesariana marcada para dia 4 de Novembro. O Tomás está pelvico e tem pouco liquido, por isso tera mesmo de ser cesariana, com pena minha, pois imaginei um parto normal. Mas desde que ele nasça bem é o que interessa.
Vou ter o Tomás no hospital Santa em Lisboa, queria saber se alguém teve alguma experiência recente de cesariana neste hospital. Já me disseram que o pai não pode assistir devido às condições das salas de parto,e pelo que li em comentários de anos anteriores não nos dão o 1o contato com o bebê, pele com pele como é feito nos partos naturais.
Se puderem partilhar as vossas experiências seria uma ajuda.

Sobre Kat Silva

Kat_Silva

SIB -
Offline
Desde 10 Maio 2011

Olá
Tive lá a minha filha há 5 anos.
Não deixaram o meu marido assistir, mas eu levei anestesia geral.
Mas tive logo contacto com a minha bebé, aliás acordaram-me ainda na sala onde foi feita a cesariana.
Correu tudo bem e só tenho a dizer bem de todos.

Que corra tudo bem com vocês.

Sobre SIB

Treinante desde Junho de 2011

O meu positivo a 19/08/2011 Sorriso Sorriso DPP 22/04/2012

Nasceu a 10/04/2012

Kat Silva -
Offline
Desde 02 Nov 2016

Obrigada pela partilha. Também não tenho nada a apontar, as minhas médicas são 5estrelas. Só este mês de Outubro já fui mais vezes ao Santa Maria fazer ecografias e CTG`S, desde pouco liquido amniótico, a diminuição do percentil, a CTG com diminuição dos batimentos cardíacos...mas até à data todas as repetições dos exames o bebé está bem. Mas desde as 35 semanas que ando com a mala ás costas para o Hospital correndo o risco de lá ficar. Até à data apesar de todos os sustos tem corrido tudo bem. Só tenho pena de não poder partilhar este momento com o meu companheiro, e ter de o fazer sozinha, sem saber sequer se vou conseguir ver o meu filho.

Sobre Kat Silva

Kat_Silva

Cat Marques -
Offline
Desde 23 Ago 2018

Olá! Já não venho a tempo para este caso, mas não a quis deixar sem resposta porque outras pessoas poderão vir aqui parar com estas e outras dúvidas.

Fiz uma cesariana em Santa Maria e o pai não entrou por opção nossa, mas se vocês quiserem e os médicos considerarem que estão reunidas todas as condições pode estar lá.
No total, estive cerca de uma hora no bloco. Entre dar a epidural e tirarem o meu filho foram uns 15 minutos e o resto foi para coser tudo. Pude dar-lhe logo um beijinho e depois foram tratar dele e dá-lo logo ao pai também.
Depois estivemos os três uns momentos numa sala logo ao lado (confesso que não sei quanto tempo), foi onde lhe dei de mamar pela primeira vez, mas ainda estava muito "drogada" por isso nem me lembro bem...
Depois fomos para o recobro, com outras mães e bebés de cesarianas recentes. Como nasceu à noite, era logo "hora de dormir" e não houve visitas. Iam acordar-me de três em três horas para lhe dar de mamar.
Eu estava bastante abananada, felizmente o meu filho passou uma primeira noite muito sossegado e não foi preciso eu estar em modo 100% alerta, mas também ali no recobro as enfermeiras estavam sempre muito dispostas a ajudar.
Passado cerca de sete horas da cesariana, estavam a pôr-me de pé. Custou, mas faz-se Sorriso Deitei-me logo outra vez e da segunda vez que me levantei da cama para me sentar numa cadeira ainda pedi ajuda. Mas nas horas seguintes senti uma recuperação brutal. Ao fim da manhã o pai veio visitar-nos e eu já estava com energia para uma maratona Sorriso
Sempre ouvi dizer que não há um padrão para a recuperação da cesariana. No meu caso, foi óptima. Há dores, mas perfeitamente suportáveis. Não houve nada que não conseguisse fazer com o meu filho logo nesse primeiro dia de vida dele.
Ficámos quatro noites no hospital por causa dele ter nascido à noite, se não tinham sido três. A maior dificuldade foi a amamentação, porque o leite demorou vários dias a descer completamente (pelo que percebi demora mais em caso de cesariana), mas mesmo isso foi ultrapassado rapidamente e ele mamou até ter um ano.
As dores foram passando, sangra-se uns dias e tudo vai voltando ao normal. Passei maus bocados para ir à casa de banho durante umas semanas, mas também poderá ter estado relacionado com problemas e cirurgias anteriores que eu tive.
Outro pormenor: "colaram-me" a barriga sem pontos, pelo que não tive de ter qualquer seguimentos depois Sorriso Não sei qual foi o critério, pois apercebi-me que noutros casos lá ainda davam os pontos normais. A cicatriz parecia meio desnivelada no início, mas hoje está perfeitamente normal.

Espero ter ajudado.