Ceder lugar e identificar barrigas de grávida | De Mãe para Mãe

Ceder lugar e identificar barrigas de grávida

Responda
16 mensagens
aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Olá mamãs, estive a ler na net experiências de grávidas nos transportes e espaços públicos, e pelos vistos muitas pessoas não são muito simpáticas no que toca a cedência de lugares.

Por outro lado, curiosamente muitas pessoas deixam de fazer isso por iniciativa própria porque ficam na dúvida se enganam e depois levam com raspanete por a mulher a quem querem ceder o lugar não estar grávida!

Eu própria já fiquei na dúvida quando comecei a reparar nas barrigas das mulheres por pensar muito na gravidez, e sinceramente em alguns casos não conseguia distinguir. Embora acho que ralhar com alguém que se enganou também parece exagero lol.

E vocês reparam se as pessoas costumam oferecer lugar? Ou se têm medo de enganarem? Já ofereceram lugares a grávidas e alguma vez se enganaram?

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Uma vez há séculos eu estava com um casaco largo e a beber água, de pé num autocarro. Um senhor ofereceu me o lugar porque pensava que eu estava grávida. Fiquei TÃO ofendida lol

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

eu com 7 meses de gravidez (e um barrigão enorme) no pingo doce não me deram prioridade e quando reclamei com a gerente sabem o que ela me respondeu??? "nós nem sempre conseguimos distinguir uma pessoa que realmente está grávida do que uma que apenas está gorda"... fiquei completamente ofendida.. aqui fica uma imagem de como eu estava Sorriso acho que não era muito difícil LOOL...

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Eu trabalho num supermercado e garanto que este assunto é a maior guerra!
Exagero as pessoas ficarem ofendidas? Já vi situações com as minhas colegas perguntarem por engano e as clientes em questão quase lhes baterem! E casos em que se pergunta a alguen com visível prioridade se quer passar e alguem a frente fica ofendido, ou porque é uma grávida de 2-3 meses que nem se nota ainda gravidez nenhuma ou aguem com uma deficiencia física, por exemplo um senhor com uma prótese na perna e com calças, não temos raio-x mas as pessoas ficam sempre à espera que se veja sempre. Depois em casos de grávidas com barriga grande, às vezes é dificil de ver porque ou estão de lado, ou de costas, ou tão os clientes da frente na frente da barriga, ou compras... as vezes ve-se a barriga de relance e não se tem a certeza porque a cliente já se mecheu do sitío... muitas pessoas também não se apercebem mas como a pessoa da caixa está sentada é difícil de se ver...
A minha conclusão? Eu grito para a fila inteira "se houver alguém com prioridade se quiser pode passar" e faço isto especialmente se vir alguém com prioridade. Mesmo assim uma cliente já me quis bater por fazer isto, as palavras dela "cale-se que nos queremos ser atendidos" (3 gravidas e uma deficiente já tinham passado)

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

KidAna é verdade, nem sempre é fácil para quem está no outro lado da caixa. Sorriso Uma vez eu estava na fila da caixa prioritária do Pingo Doce e a minha barriguinha ainda pequena estava tapada com casaco. Quando foi a minha vez, a senhora da caixa reparou em alguém com uma criança atrás e disse-lhe que podia passar, mas eu disse-lhe logo que estou grávida mas de forma amigável (pois não dava para perceber bem). Ela ficou atrapalhada e pediu desculpas e eu disse que não faz mal e falei de forma amigável para ela não se sentir mal.

É normal que nem sempre é fácil de perceber, pelo que prefiro sempre simpatia quando abordamos estas situações. Sorriso

LiaF -
Offline
Desde 02 Jan 2016

Ha pessoas mesmo estupidas...

Fartei me de ouvir comentarios desagradaveis quando estava gravida.
Uma pessoa que esta numa caixa prioritaria à partida ja sabe que tem que ceder o lugar aos priorotarios ( pensamos nos que sabem). Alguns ate sabem..fazem se é de cegos. Tive desde velhinhas a diserem me " tambe. Estou gravida", outras " gravidez nao é doença" outras que quando a rapariga da caixa chamava elas olhavam de lado, outras vezes viamoe as pessoas à nossa frente a olharem para nos e so deppis da rapariga chamar dizem " ah na tinha visto"... E eu fiz logo muita barriga desde o inicio 16 semanas mais ou menos ja se notava pk era magra e tava com a barriga bem redonda.
Teve uma senhora operadora de caixa que me disse que por ela nao passava à frente porque ela teve 3 filhos e nunca usou prioridade ( bom para ela), teve uma que começou a mandar noa bocas e queria bater no meu marido, lool. Um autentico circo

No porto tive um senhor a fechar me a porta do elevador para que nao entrasse...

Ainda estamos muito atrasadinhos nesta materia. Em UK existem uns crachas de gravidaa...assim mesmo que tenham pouca barriga conseguem ser distinguidas

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

eu não acho que seja por se ter um crachat de grávida que as grávidas sejam melhor tratadas, as pessoas podem ignorar na mesma.

Liliana Veríssimo -
Offline
Desde 12 Nov 2016

Estou com 7 meses e os únicos que foram capazes de oferecer lugar , foi um casal de velhinhos no metro.
Todos olham mas ninguém se levanta. Uma tristeza.

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

kidana eu compreendo isso.. mas quando a grávida pede para passar à frente na prioritária e não deixam passar e ainda dizem uma coisa dessas é chato. agora se as pessoas com direito à prioridade não pedem, obviamente não podem esperar que quem está na caixa consiga estar atenta ao trabalho e a quem está na fila..

ah e isso dos ingleses tem muito que se lhe diga.. no outro dia no jumbo a rapariga da caixa viu me com o meu B e disse logo para passar à frente de um casal inglês, e quando ela explicou que eles estavam numa caixa prioritária, o homem ficou fulo e fez uma birra.. agarrou nas coisas e atirou tudo para dentro do carrinho aos berros em inglês.. a rapariga da caixa não falava bem inglês e ele pensava que ninguém o entendia.. eu passei me e mandei vir com ele em inglÊs.. a mulher dele ficou toda vermelha e baixou a cara envergonhada e ele ficou engasgado (pq o que estavam a dizer não era nada bonito)..

LiaF -
Offline
Desde 02 Jan 2016

Crachas realmente nao falam por nos....eu sempre fiz prevalecer o meu direito à prioridade semprr que vi que precisava. E la por um ingles ser assim nao quer dizer que todos sejam... Ha ovelhas ruins de todas as culturas e feitios.

E tambem quem ja foi chamada de " gravida" nao tem nada que ficar ofendida..as pessoas estao apenas a tentar ser simpaticas. Ja me deram o lugar sem estar gravida e gentilmente disse obrigada mas nao estou gravida.

O bom senso fica bem em tudo

susana_bebe -
Offline
Desde 02 Jun 2013

Boa noite.
Eu por ser cega já usei muitas vezes a caixa prioritária.
Mal chego á caixa digo á funcionária que sou cega, ela manda-me passar para a frente, mas ás vezes as pessoas são mazinhas.
Algumas dizem que eu não tenho direito por ir acompanhada, já houveram pessoas super mal educadas.
No Continente foi o fim da picada.
Viro-me eu para a menina da caixa, posso passar?
Não.
Eu, Poquê?
Funcionária: Porque a caixa prioritária é pata quem está com pressa!
Resposta minha. Sabe entrepetar o cartás que está ali em cima?
Não, expliquei-lhe a quem se destinava a caixa.
Resposta dela eu pensava que prioritária é para quem está com pressa.
Resposta minha com pressa estamos todos. E disse-lhe também que precisava de ir para a primeira classe, porque não tinha categoria para trabalhar ali.
Atendeu-me com cara de poucos amigos, como que me estivesse a fazer um favor.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Bem se alguém me disser que gravidez não é doença, acho que lhe vou dizer que estupidez não é deficiência. Diabinho (ou talvez seja, há mesmo gente que parece ser deficiente do cérebro com toda esta diarreia cerebral e falta de compaixão)

Ninean -
Offline
Desde 07 Ago 2014

aries23 escreveu:
Bem se alguém me disser que gravidez não é doença, acho que lhe vou dizer que estupidez não é deficiência. (ou talvez seja, há mesmo gente que parece ser deficiente do cérebro com toda esta diarreia cerebral e falta de compaixão)

Olha que excelente resposta, nunca tinha pensado nela, mas é realmente muito boa, vou "roubar" e utilizar da próxima vez.

Sobre Ninean

Orgulhosa mãe de um anjinho e uma fada!
Madrinha da Catiaribeiro10
http://possoteraminhaopiniao.blogspot.pt/

AgnesBSilver -
Offline
Desde 29 Jul 2016

A mim num supermercado já me aconteceu uma situação mt parva também.... dirigi-me à caixa prioritária que estava cheia de gente e pedi à senhora que estava na frente, se me deixava passar pq eu estava grávida (e só levava um saco de bananas, era rapidíssimo!). A senhora deixou, mas o marido fico mt furioso!! A praguejar "mas o que é isto?? Têm a mania que são mais que os outros? Está aqui uma pessoa à espera e passam à frente???" E a esposa "cala-te, que a moça está grávida!" E ele continuava "e o que tenho eu a ver com isso? Se está com pressa viesse mais cedo!!!" Bom, mt desagradável.... realmente tinha a ver com isso sim, a partir do momento em que se meteu na fila de uma caixa PRIORITÁRIA! passei-me..... mas consegui não olhar para o senhor e não responder......

zeferina -
Offline
Desde 29 Jan 2008

Eu fico chocada com estas situações...
Felizmente não tenho nada desagradável para contar. Sempre que precisei, usei a minha prioridade, de forma direta e assertiva.
Na primeira gravidez não usei muito, porque não senti essa necessidade.
Agora na segundam usei quase sempre. Tive uma gravidez muito dura, com um brutal desconforto físico e ainda para mais tinha o meu mais velho com 1 ano, por isso usava sempre a prioridade mas nunca tive problemas.

Sobre zeferina

Francisco - 26 de Fevereiro de 2011
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥(♥)♥40
Guilherme - 10 de Abril de 2013
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥(♥)40
Amo-vos muito meus filhotes!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Sim, é verdade que é uma questão complicada.
A uma pessoa próxima de mim, que estava com uma forte depressão e engordou muito, aconteceu várias vezes querem dar-lhe a vez por pensarem que estava grávida e isso teve um efeito devastador nela.
Talvez por isso, em caso de dúvida, não assumo que a pessoa está grávida...se alguém algum dia pensou que estava a fazer-me de desentendida, lamento. Também já me aconteceu entrevistar uma pessoa grávida de 8 meses, ela não dizer que estava gr´+avida e eu não me aperceb...