Casamento Gay e adopção | De Mãe para Mãe

Casamento Gay e adopção

Responda
130 mensagens
BeatrizeMaria -
Offline
Desde 26 Mar 2010

Boa noite a todas.
Não sei se já foi falado aqui no fórum mas gostava de saber a vossa opinião, 1º sobre o casamento gay e em 2º na adopção por casais homossexuais.

Obrigada a todas

04 de Dezembro de 2009/ 07:10 O dia em que a Maria nasceu é na realidade o dia do meu verdadeiro nascimento. Ela é a melhor parte de mim.

debora sofia -
Offline
Desde 14 Jan 2010

olá. eu raramente aqi posto alguma coisa pq de momento n pertenço a nenhum dos cantinhos. e como tal n me axo no direito de comentar o q qer q seja. so comento se axar q posso ajudar nalguma coisa ou para felicitar alguem. ate pq aqi fiz algumas amigas e boas amigas ate. E como tal sigo o forum tdos os dias. portanto vou comentar este assunto.

Eu tenho amigos e amigas homossexuais e como tal axo mto bem q tenha sido permitido o casamento entre gays, pois eles e elas, a meu ver, sao pessoas perfeitamente normais como qalqer um de nos, portanto porqe nao terem os mesmo direitos? se qualqer um de nos tem o direito de se casar pq nao podem eles tb? o amor n escolhe idades nem generos, acontece e pronto! para mim o amor é um sentimento unico e lindo. nao interessa se é entre mae e filho/a, se entre humano e animal, se entre homem e mulher ou mulher/mulher ou homem/homem. o q interessa no fim disto tdo é q sejam felizes!

Em relaçao á adopçao tb axo bem poderem ter essa possibilidade, pois tal como nos tb desejam ser maes e pais. é um direito q teem! agora é pena no nosso pais tal processo ser tao demorado. pois ha imensas crianças a precisarem de alg q lhes de amor. mas no nosso pais é uma vergonha. tenho uma prima q mora e nasceu nos estados unidos e adoptou uma menina pq n podia ter filhos e digamos q o processo durante uns mesinhos curtos. e n foi menos pq a minha prima teve uns problemas de saude! mas enfim. o nosso pais é uma desgraça!

Se alguem qiser é so adicionar [email protected]

Daniela Correia... -
Offline
Desde 03 Mar 2008

Olha eu acho que "gays",homosexuais são humanos na mesma,são pessoas como nos e teem o mesmo direito independetemente das suas opções sexuais.Quem somos nos para criticar ou para apontar o dedo nao é verdade ?? Beijinho Sorriso

O Martim nasceu às 38 semanas + 4 dias (14.12.2010)
madrinha orgulhosa do bebecas da T1L Sorriso
a minha estrelinha tem uma madrinha lindaaaaaaaaaa : T1L Sorriso
Orgulhosa das minhas madrinhas lindas : afinalaindaexistemprincesas,Ana Rafaela Martins,Angelzinha_Ca.

An_A -
Offline
Desde 04 Mar 2009

Sou contra ambos. Mas ao contrario do que possa parecer, nao sou contra a uniao civil registada de pessoas do mesmo sexo. Acho que, sim, podem e devem ter direitos civis como qualquer casal (herança, partilha, arrendamento...) mas que nao se fale em "casamento", pk a meu ver casamento nao é so o registo. Concordaria, sim, com o "engagement" ingles, uma especie de uniao civil registada k oferece todos os direitos civis as unioes homossexuais, menos a adopção.

Porque ao falar-se em casamento de forma identica a de casais heterossexuais, é obvio k entao ambos terao direito a adoptar em iguais circunstancias. E isto é k eu nao posso aceitar.

A nossa sociedade ainda nao esta preparada para a adopção por casais homossexuais. As crianças podem ser mto crueis qd querem e qualquer situação fora do padrao de normalidade que se vive seria alvo de mto gozo e satira pelos miudos... e la seria mais um miudo a sofrer de chacota dos outros. Ja bastam os problemas k temos.

E nao venham dizer k as crianças estariam melhor com casais homossexuais do k em instituições! Isto pk se um casal hetero pode ser mto selectivo na adopção, um casal homo tb teria todo o direito de o ser! Ou seja, nao seria isto k ia resolver o problema de milhares de crianças de etnia nao caucasiana ou com problemas de saude k nao conseguem ser adoptadas.

Sei k vou receber mtas criticas de mamas aki do forum, mas neste momento é assim k penso. Pode ser k no futuro eu mude de opiniao... Seria bom sinal, sinal k a sociedade se teria tornado mais aberta e tolerante. Sorriso

Bjs

Sobre An_A

An_A

_Tixa_ -
Offline
Desde 27 Abr 2007

Olá...
Eu não tenho nada contra o casamento Gay, aliás acho k cada adulto é livre de fazer o que bem entender com a sua vida.... agora kd mete crianças o caso muda de figura...n concordo com a adopção acho contra-natura e nao acho certo as crianças passarem por isso

Sobre _Tixa_

Martim...és o meu maior Tesouro Espertalhão
28/08/2009 - Amo-te filho!!
16/08/2014 - Princesa a caminho Sorriso
O nosso dia feliz 21-06-2008..

Ana_Carina -
Offline
Desde 01 Fev 2010

Completamente de acordo com a An_A.

Jo G -
Offline
Desde 30 Maio 2009

Concordo com a An_A.

joanasantosblue -
Offline
Desde 18 Dez 2009

eu sou sincera deixem la casar as pessoas lol...cada 1 deve escolher o que quer e quem quer temos de evoluir..agora na adoção tambem não vejo mal nenhum porque se a sociedade evoluir um bocadinho o que não acredito mas enfim...mas talvez seja melhor não porque vao ser gozados ...

A todas as madrinhas e afilhadas que são muitas obrigada por tudo Sorriso

Luabranca -
Offline
Desde 09 Ago 2009

A questão da adopção para mim é mais polémica do que a do casamento. Mas mesmo assim concordo.
A unica coisa que me faz um pouco de confusão na questão da adopção é o facto de faltar um dos progenitores do sexo oposto... Será que não faz falta uma mãe ou uma figura femenina? Ou um pai? Se há imensas crianças que foram criadas sem uma figura paternal, não estou certa de haver muitas crianças criadas sem uma figura maternal ( se não é uma mãe, é uma avó, uma tia)... Mas apesar dessa duvida tenho certeza que o que é realmente importante é o amor! O que eu acho é que uma criança está melhor com um casal gay do que numa instituição, ou do que com um casal hetero desiquilibrado.

Sobre Luabranca

Bjs

luci.m -
Offline
Desde 23 Nov 2009

Concordo com a adopção quer seja por uma pessoa solteira sendo esta masculino ou feminino, quer seja por duas pessoas do mesmo sexo sendo estas relacionadas entre sim por parentesco, uniao por amor, por amizade, desde que sejam capazes de providenciar tudo o que a criança necessite...atenção, carinho, educação, alimentação, amor, etc etc etc etc...ou sinceramente acham mesmo que estas crianças estão muito melhores em orfanatos, ou a crescerem nas ruas?!!!

Sobre luci.m

Mommy a 24 de Outubro 2010
Afilhada de lua e estrela

Sweetliljojo -
Offline
Desde 19 Jan 2009

Olá!!

Vou ser sincera....antes tinha muito preconceito quanto a casamento gay e adopção....mas depois de ser mãe....a visão do mundo muda...e quem sabe o que o meu filho há de ser no futuro?
Acima de tudo quero que ele seja feliz!

Sou heterossexual e casada e quem sou eu para mandar nas preferências dos outros? e tantas crianças por adoptar.....

A vida surpreende-nos e penso que nada tenho contra!

Tudo de bom!

BeatrizeMaria -
Offline
Desde 26 Mar 2010

Primeiro que tudo quero dizer que estou surpreendida pela positiva. Porque a maioria é a favor. É bom saber que estamos a abrir as nossas mentes.

An_a

O casamento não é só católico. Casamento também é pelo registro civil.

Eu não sou católica e vou-me casar. CASAR. É essa a palavra Sorriso Vou fazer uma festa, com um vestido lindo, que não é branco como é obvio, que de virgem acho que nem nas orelhas ahahahah. E vou-me casar dessa forma. Portanto se um casal gay se casar pelo registro é casamento que se chama.

A união entre duas pessoas que se amam e respeitam é sagrada. Deve ser respeitada. E o facto de se escolher estar com uma pessoa do mesmo sexo dá pano para mangas. Porque há mulheres/homens que toda a vida gostaram de homens/mulheres e de repente conhecem uma pessoa com quem se sentem compreendidas/os, seguras/os e olham para essa pessoa e percebem que a amam. Porque o amor não é só físico. O amor é essencialmente espiritual. A meu ver.

Uma pergunta a todas as mães:

Se tiver um filho, ele crescer, ele foi criado e amado por si e a sra. reconhece nele uma pessoa formidável, sensível, amigo do seu amigo, aquilo a que nós chamamos ser uma boa pessoa. E ele apaixona-se por outro homem. Mas quer constituir família. Porque há pessoas que só se realizam sendo pais, eu realizei-me sendo mãe. Acha que o seu filho, essa pessoa magnífica que a sra. criou não tem direito a dar o seu amor e dedicação a uma criança? E a sra.? Não adoraria ser avó babada?

Dizem-me "as crianças são crueis, vão goza-lo", "a sociedade não está preparada"

E eu pergunto, quantas pessoas daqui não foram gozadas na primária e não só, porque eram gordas ou porque eram magras, porque não tinham roupas de marca ou usavam óculos. Não é preciso ser-se adoptado por um casal gay para se ser gozado na escola, afinal de contas também se é gozado mesmo sendo adoptado por um casal heterossexual.

O que é melhor? Estar numa instituição onde não se tem o amor e o carinho necessários? Ou ser adoptado por um casal de gays ou lésbicas que se dedica a essa criança e fazem tudo pelo seu futuro?

Se eu fosse órfã, eu preferia ser adoptada por um casal gay que me tratasse dignamente e me amasse a estar rodeada de outras crianças tão tristes e revoltadas quanto eu. E quando me dissessem na escolinha "nhãnhãnhãnhãnhãnhã o teu pai e frufru e o teu outro pai é panilas, tu es filha de mariconços nhénhénhénhé" eu diria "e tu tens macacos no nariz e cheiras sempre a xixi nhénhénhé" eheheh Porque é isto que as crianças têm de aprender, a gozar com a situação ou então ignorar quem não merece ser ouvido. Porque são felizes e é isso que importa.

Em relação a faltar o elemento masculino ou feminino. O que se diz então das familias monoparentais em que o pai abandona a família ou a mãe?
E que tal a ausência total de pais? atenção e amor? Não é muito pior?
Para mim é tão claro como água.

Mas não são as crianças que são cruéis, são as pessoas. As crianças é que não disfarçam. Ou acham que gays, lésbicas, transgêneros/transexuais ou simpatizantes não sofrem todos os dias discriminação? Não é pelas criancinhas...

O mundo seria muito mais bonito, se amassemos o próximo e o respeitássemos.

04 de Dezembro de 2009/ 07:10 O dia em que a Maria nasceu é na realidade o dia do meu verdadeiro nascimento. Ela é a melhor parte de mim.

An_A -
Offline
Desde 04 Mar 2009

Afinal nao tou assim tao sozinha! Sorriso

Beatriz, é verdade, o casamento nao é so catolico, mas o casamento pelo registo foi no casamento religioso (nao apenas catolico) que se inspirou. E eu, feliz ou infelizmente, ainda associo mto a palavra casamento a familia, percebes?

Mas enfim, cada um com a sua! Sorriso

Bjs

Sobre An_A

An_A

BeatrizeMaria -
Offline
Desde 26 Mar 2010

Mas é família na mesma =)Dependendo do caso até pode ser mais feliz Sorriso porque tudo depende de pessoa para pessoa e de como se dão numa relação.
É casamento da mesma forma.
É amor. Não é isso que o casamento deve ser? Uma união entre duas pessoas que se amam e respeitam.

Por essa ordem de ideias, então casamento seria associado não a amor e liberdade, mas a contratos arranjados entre os pais, como o era inicialmente.
A evolução existe e nem tudo é mau. Sorriso
Senão ainda hoje as mulheres não se poderiam separar dos maridos que não amavam ou que as tratavam mal sem serem vistas como umas quaisquer!

E An_a já viste aquelas pessoas que foram fazer uma marcha contra o casamento gay? Achas normal as pessoas perderem tempo da sua vida porque não querem que outros tenham a sua liberdade?
Em que é que o meu casamento por exemplo interfere no teu?
Entendes?
Que me digam que são contra a adopção, até aceito, porque há uma terceira pessoa, menor, envolvida.
Mas o casamento? São adultos, são livres, têm todo o direito de se casarem. E quando casam a única coisa que muda é a vida dos dois. Não a minha ou a tua ou a de outra pessoa.

Acho que é meter a colher onde não são chamados. E ainda fazem marcha...

Mas penso que pouquinho a pouquinho as mentes vão-se abrindo para aceitar aqueles que não são exactamente iguais a nós. Todos sabemos que Hitler estava errado.

04 de Dezembro de 2009/ 07:10 O dia em que a Maria nasceu é na realidade o dia do meu verdadeiro nascimento. Ela é a melhor parte de mim.

Baby2010 -
Offline
Desde 23 Abr 2009

Eu não tenho nada contra ao casamento entre pessoas do mesmo sexo,afinal como aqui já foi dito cada um tem direito a fazer o que quer com a sua vida e se ama uma pessoa e quer oficializar a relação,porque não?O que é que isso ia interferir na vida de outras pessoas?Em nada!

Agora em relação á adopção sou contra,porquê????Porque mete a vida de uma criança que não pediu para fazer parte daquela história "não sei se me intendem".Porque não sei até que ponto é que não fará confusão na cabecita dessa mesma criança o facto de os amiguinhos terem um pai(masculino) e uma mãe(feminino) e ele ou ela ter dois pais (masculinos ou duas mães(femininos).

Beijinhos a todas

Sobre Baby2010

20 De Julho 2011 conheci o meu bem mais precioso NASCEU o meu Rodrigo*
01 De Fevereiro 2014 conheci a princesa dos meus sonhos NASCEU a minha Diana*

An_A -
Offline
Desde 04 Mar 2009

Seria mais fácil discutir o sexo dos anjos! Sorriso

Como te disse, concordo com a união registada, mas com o casamento so poderia concordar se concordasse também com a adopção, e não é o caso. Porque afinal se vao casar todos pelas mesmas regras, tem todos os mesmo direitos, incluindo a adopção (em termos legais tera de ser assim), e ai nao consigo (ainda) ser a favor.

Ja das pessoas k se manifestaram, independentemente da minha opiniao, é um direito k lhes assiste, tal como aos homossexuais lhes assistiu o direito de se manifestarem a favor do casamento. Liberdade... na tua perspectiva, é uma liberdade dos homossexuais, na perspectiva dos que se manifestaram, é um abuso de direito. O mundo juridico e moral consegue ser mto ambiguo... Se fosse tudo simples, nem seker estariamos aki a discutir a questão. Sorriso

Mas respeito a tua opinião! Sorriso

Bjs

Sobre An_A

An_A

Baby2010 -
Offline
Desde 23 Abr 2009

Não concordo igualares casamento com adopção!

O casamento é um acto livre que assiste a cada um é sobre td um acto de amor e não interfere com a vida de mais ninguêm para além do casal.

Já a adopção tb é um acto de amor mas interfere com uma terceira pessoa que não pediu ou escolheu fazer parte daquela história.

De qualquer modo respeito a tua opnião Sorriso isto é um assunto que dá pano para mangas.......

Beijinho

Sobre Baby2010

20 De Julho 2011 conheci o meu bem mais precioso NASCEU o meu Rodrigo*
01 De Fevereiro 2014 conheci a princesa dos meus sonhos NASCEU a minha Diana*

An_A -
Offline
Desde 04 Mar 2009

Eu nao disse que o casamento é igual à adopção! O que eu disse foi que se os homossexuais se casam pelas mesmas regras que os casais hetero, será dificil negar-lhes a adopção, pk é um direito de pessoas casadas (e nao só)! É uma questão de igualdade perante a lei, percebes?

Por concordar ctg na parte da adopção é que acho que chamar "casamento" à uniao homossexual pode trazer essa obrigação as instituições de deixarem crianças serem adoptadas por casais homo. Mas, enfim, isto inda ha-de ir a tribunal.

Tenho que desligar o PC se nao nao me calo! Espertalhão

Bjs

Sobre An_A

An_A

BeatrizeMaria -
Offline
Desde 26 Mar 2010

Mas não te cales porque é a discutir que as pessoas se entendem eheheh

Olha An_a tenta imaginar-te na situação de um homossexual, tu tiveste prazer em casar, não tiveste? Porque encontraste uma pessoa que te completa certo? Porque hão-de pessoas que merecem ser felizes como nós não poderem se-lo?
Eu tenho um casal de amigas que foram a Espanha casar, apenas pelo simbolismo, porque em Portugal não tem qualquer peso legal. Não podem fazer IRS, não podem comprar casa. Há sempre entraves, elas têm dinheiro para comprar e sustentar uma casa mas os bancos não emprestam porque elas não escondem que são um casal. Elas choram com isso. Mulheres passam por elas e chamam-lhes porcas. Isto é humano?? Não é Ana. Isto é terrivel entendes? Alguém sentir-se à margem da sociedade e ver que tem menos direitos que os outros. Percebes o meu ponto de vista?

Imagina que tens um filho que te diz que é homossexual. Gostavas que o teu filho tivesse menos direitos? Não te sentias injustiçada?

04 de Dezembro de 2009/ 07:10 O dia em que a Maria nasceu é na realidade o dia do meu verdadeiro nascimento. Ela é a melhor parte de mim.

BeatrizeMaria -
Offline
Desde 26 Mar 2010

Baby2010 escreveu:
Agora em relação á adopção sou contra,porquê????Porque mete a vida de uma criança que não pediu para fazer parte daquela história "não sei se me intendem".Porque não sei até que ponto é que não fará confusão na cabecita dessa mesma criança o facto de os amiguinhos terem um pai(masculino) e uma mãe(feminino) e ele ou ela ter dois pais (masculinos ou duas mães(femininos).

Olá Baby2010, vamos colocar as coisas assim.

Um casal de lésbicas por exemplo, ambas com boas profissões, condições económicas, em vez de engravidarem querem adoptar uma criança que precise de um lar. Elas são felizes juntas, têm uma casa com condições, psicológicamente são estáveis. E há uma criança que precisa ser adoptada(assim como as milhares que aguardam um lar e amor) essa criança é infeliz porque não tem amor, não tem carinho, não tem ninguém que a proteja. Este casal ansioso por dar afecto a uma criança, não merecem? Esta criança não merece duas mamãs que fazem tudo por ela?
Não é pior viver no meio de miúdos revoltados e carentes?

Continuas a achar que é melhor a criança continuar a ser infeliz e não ter um lar e o casal que a faria super feliz não o possa fazer??

04 de Dezembro de 2009/ 07:10 O dia em que a Maria nasceu é na realidade o dia do meu verdadeiro nascimento. Ela é a melhor parte de mim.

Baby2010 -
Offline
Desde 23 Abr 2009

Olá Beatriz!

Primeiro quero dizer-te que respeito a tua opnião mas não concordo Sorriso

É certo que os orfanatos estam cheios de crianças que precisam de amor,carinho precisam de uma familia e para mim quando me refiro a familia é um PAI(masculino) uma MÃE (feminino),nunca aconteceu mas se acontecer fará-me confusão ouvir uma criança chamar mãe a um homem ou pai a uma mulher podes chamar preconceito mas não é,é mesmo confusão pois na minha opnião fará sempre falta aquela criança a outra parte a presença masculina ou feminina,e eu tenho 24 anos e custa-me a intender td isto quanto mais a uma criança.Achas mesmo que ela irá crescer sem sentir isso?Achas que ela nunca irá sentir falta da figura paterna(masculino) ou da figura materna(feminino)?Achas que por mais amor carinho que lhe possam dar ela irá saber lidar com a situação?

E até mesmo na escola nas diversas actividades que têm onde tem de espor a familia,Achas que irá ser fácil para ela ou ele dizer que tem dois pais ou duas mães??E a receptividade dos coleguinhas achas que vai ser normal??
Eu como já referi ainda não sou mãe,mas tenho um irmão de 7 aninhos e faço mais papel de segunda mãe do que de irmã e sei que por mais que lhe diga que não deve gozar com este ou aquele menino com esta ou aquela situação por vezes na sua inocência pode sempre magoar alguêm.

Quanto ás tuas perguntas :"Esta criança não merece duas mamãs que fazem tudo por ela?
Não é pior viver no meio de miúdos revoltados e carentes?

Continuas a achar que é melhor a criança continuar a ser infeliz e não ter um lar e o casal que a faria super feliz não o possa fazer??

1-Todas as crianças que se encontram em orfanatos merecem ter uma familia um pai e uma mãe.

2-Achas que um dia não se poderá revoltar por ter sido adoptada por um casal homosexual,ter sofrido descriminação por uma escolha que não foi a dela,e continuar com a carência da falta da outra figura paterna ou materna?Eu acho que irá sempre ficar com essa carência pois nunca a teve.

3-Tens certesas que será plenamente feliz com um casal homosexual?

Eu não tenho essa certesa,não duvido da falta de amor que um casal homosexual possa dar mas duvido do bem estar psicológico da criança em causa perante tal situação.

E é claro que esse bem estar psicológico tambem está em causa quando crescem num orfanato e numa coisa estamos de acordo É MUITO DEGRADANTE A NOSSA LEI RELATIVAMENTE A ADOPÇÃO!Casais que esperam anos e anos por uma criança e os tribunais mesmo sabendo da carência dessas mesmas crianças teimam em arrastar os processos.E assim se perdem infâncias que podiam ser felizes com uma familia e acabam por crescer no seio de um orfanato Triste .

Sobre Baby2010

20 De Julho 2011 conheci o meu bem mais precioso NASCEU o meu Rodrigo*
01 De Fevereiro 2014 conheci a princesa dos meus sonhos NASCEU a minha Diana*

Baby2010 -
Offline
Desde 23 Abr 2009

Compreendo o que queres dizer mas mesmo perante a lei não deixam de ser um casal homossexual logo se a adopção não for autorizada a casais homossexuais não é por estarem casados que podem adoptar.

E meninas que são a favor não se trata de descriminar ninguêm trata-se que a adopção coloca a vida de uma terceira pessoa que em nada tem a ver com aquela situação e cabe há lei proteger o bem estar das nossas crianças.

Sobre Baby2010

20 De Julho 2011 conheci o meu bem mais precioso NASCEU o meu Rodrigo*
01 De Fevereiro 2014 conheci a princesa dos meus sonhos NASCEU a minha Diana*

BeatrizeMaria -
Offline
Desde 26 Mar 2010

Entendo o que queres dizer e respeito como é obvio.
Mas em paises que a adopção por casais homossexuais é permitida tem sido bem sucedidos. Há sempre uma vigilância psicológica à criança. Penso que em qualquer caso de adopção assim seja, de qualquer forma.

A questão é que um casal homossexual pode ter um filho, facilmente isso acontece. Porque no seio homossexual as pessoas conhecem-se, são uma minoria é normal que se sintam bem onde não são olhados de lado. E há imensos bebés que nascem dessa forma. Dois amigos, ele gay e ela lésbica que se tornam papás na maior parte das vezes sem recorrerem ao sexo. É muito mais comum do que se sabe Piscar o olho E as crianças são felizes, têm harmonia e amor porque são bastante desejadas. Mas se há crianças para adoptar, mais do que muitas...Porque não?

Talvez eu tenha uma perspectiva diferente porque tenho muitos casais gays amigos. Este assunto é comum aos jantares =) e há sempre alguém que conhece um caso novo. Quando virem um rapaz giraço, todo bem vestido e muito fresquinho com aliança em ouro branco ou prata larga, com uma criancinha/bebe... provavelmente estão diante de um papá gay =) eheheh

E há cada um mais giro... Que pena! ahahah

04 de Dezembro de 2009/ 07:10 O dia em que a Maria nasceu é na realidade o dia do meu verdadeiro nascimento. Ela é a melhor parte de mim.

Sofia FCosta -
Offline
Desde 16 Set 2009

Olá a todas.

Como estão?

Beatriz, ainda posso participar? Careta

Faço também parte do grupo de pessoas que é a favor da união de casais LGBT assim como da adopção por parte dos mesmos. Sorriso

A minha opinião vai ao encontro de muitas que aqui estão, nomeadamente a tua. Sorriso

Permitam-me apenas colocar um aparte...

A adopção por pessoas homossexuais existe em Portugal, embora não seja "legal" que casais homossexuais assim o façam... Nos questionários que se preenchem para dar início ao processo de adopção, não há em campo algum a opção de prencher as nossas preferências sexuais. Assim, como já aconteceu algumas vezes, pessoas com preferências sexuais diferentes às heterossexuais, já adoptaram. Espertalhão

‎"Que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão..." - Antoine Saint Exupery
*
https://www.facebook.com/Sofia-Fonseca-Costa-Escritora-904200196292317
♥♥♥ Henrique ♥♥♥ Benjamim ♥♥♥ Violeta ♥♥♥

BeatrizeMaria -
Offline
Desde 26 Mar 2010

Olá Sofia =)
Claro!

E ainda bem que o fizeste! Espero que muitas mais participem! É optimo conhecer vários pareceres... É assim que a bola anda para a frente =)

Eu acho que há pessoas que têm a ideia de que as crianças não deviam ser adoptadas por casais homossexuais porque não conhecem nenhuma! Nem adoptada nem biológica. Se conhecessem veriam que não é este bicho de 7 cabeças que pintam... Eu sei que não é Sorriso

04 de Dezembro de 2009/ 07:10 O dia em que a Maria nasceu é na realidade o dia do meu verdadeiro nascimento. Ela é a melhor parte de mim.

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

Bom..para mim a questão da adopção nem está relacionada com o sexo/opções sexuais de quem opta por este caminho...mas sim, pelas caracteristicas psicológicas, financeiras, etc, que implica a adopção!A adopção pode ser realizada por casais ou pessoas individuais...

O processo de adopção leva anos apenas para os casais/individuais que querem adoptar bebés!porque a partir dos 2 anos já começa a ser dificil um casal querer adoptar!E aí, sim, entram em acção as pessoas individuais que pretendem adoptar uma criança!

Quanto aO casamento homosexual, é que nem me pronuncio...é óbvio que o casamento é um contrato estabelecido entre duas pessoas, perante a lei!se o individuo assim opta por qualquer tipo de convicção pessoal, seja do tipo religioso, amoroso, o quer que seja...é apenas uma cor atribuida ao momento!logo...é mais que óbvio que sim, legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo!

Para quem vem anunciar a religião como o inicio de tudo..ou seja, o casamento civil é um sucedâneo do religioso...bom...nunca mais saía daqui!o que não faltam são religiões..católica, ortodoxa,protestante, que tem milhões de variações, mulçumana, etc..que sim, foram as primeiras a impôr a dinâmica da lógica social!
Mas, moralmente falando, a podridão do que acontece a nível institucional ao longo de toda a história religiosa, tá mais que provado que não serve de exemplo a ninguém!
agora a fé de cada um , só a si lhe pertence, o que não integra em absolutamente nada o parecer do casamento civil de qualquer ser humano, independentemente das preferências sexuais!

A adopção por casais do mesmo sexo, sim também!
Como exemplos práticos, conheço imensos casos de pais/mães biológicos homosexuais...uns que se divorciaram posteriormente à concepção, mas obviamente continuam a exercer o seu papel parental!
Nunca vi qualquer tipo de reacção a nível comportamental por parte das crianças ou já adultos, neste momento (que vão desde os 40 anos até bebés, os casos que conheço)
Há alguns estudos sobre a questão...e os desvios comportamentais das crianças não estão directamente relacionados com a opção sexual dos pais!Nesse caso, como se explicaria a existência a 99% de homosexuais que provêm de familias heterosexuais, não é?
ou seja..estão mais relaionados com factores financeiros, educação, ambiente socio-económico, rácios entre pais com problemas psicológicos e outros factores mundanos/negligentes.
Logo..quem aqui se coloca no papel de capacidade em julgar/pronunciar-se sobre a adopção, como um problema para a criança, não percebo bem em que base prática é fundamentada a mesma!Mas claro, opiniões todos podemos ter...mas o nosso universo não é suficiente para conseguirmos reunir dados sobre questõe tão sensiveis.

Defendo que a decisão e legislação da adopção deve ser realizada por um conjunto de especialistas na area..não é matéria para referendo...como todas devem concordar!

A minha opinião pessoal seria algo como : Uma criança amada e que viva num ambiente estruturado e equilibrado é muito mais feliz do que encerrada numa instituição! O equilibrio e a estrutura não está relacionado com as opções sexuais de quem educa! Sorriso

BeatrizeMaria -
Offline
Desde 26 Mar 2010

Só posso aplaudir. Bem hajas!

04 de Dezembro de 2009/ 07:10 O dia em que a Maria nasceu é na realidade o dia do meu verdadeiro nascimento. Ela é a melhor parte de mim.

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

Olá!OBRIGADA!
Bom , é que realmente é um assunto melindroso para a maioria das pessoas menos informadas...especialmente porque quem normalmente faz julgamentos ou suposições, e em que os mesmos, muitas vezes , são baseados em preocupações individuais na forma de estar, que casa julga ser a correcta, não consigo deixar de interpreta-los como fruto de um imaginário hipotético!

Exemplo disso seria a utilização de uma argumento contra a adopção homosexual por falatórios, seja de adultos ou crianças..Bom..pode ser um receio elementar de uma mãe...mas nunca seria um critério de análise sobre o futuro de um ser humano, independentemente da sua orientação sexual.Como é que é possivel deixar de se proporcionar um bem estar e a oportunidade de perceber o que é a experiência e a estabilidade familiar a uma criança negligênciada pelos seus progenitores baseada no argumento que as outras crianças são crueis?
Parece-me que há, sem dúvida um desiquilibrio nos parametros. Agora pergunto eu: É melhor continuar encerrada na instituição?onde, claro , faz-se o melhor que se pode, mas não substitui a envolvente familiar?(leia-se, conjuntura equilibrada)
Outro exemplo colocado neste tópico foi a utilização da denominação pai e mãe, quando há dois pais ou duas mães envolvido(a)s no processo educacional, o que se chama a cada um deles? Bom, isto para dizer que o formato de familia vaio evoluindo...quando passou a ser socialmente aceite o formato monoparental, também era alvo de querelas da opinião social. Julgo que hoje em dia 80%(ainda é assustador o número, na verdade) do colectivo social já não segrega, ajudando, em vez disso, tentanto moralmente colmatar a falta do outro membro. E a opinião social de que mais vale educar só, que mal acompanhada(o), a provocar danos irreversíveis à criança, faz já parte das consciências do colectivo social.
Bom, vá que já foi retirado da constituição a figura paternal como "chefe de familia", o pai...e não foi assim hà tantos anos.30 ou por aí?
Bom, que o formato familia está alterado, é um facto. A denominação atribuida a quem educa (quer dizer, chamar pai , mãe, tio tia, o nome próprio, etc..)já não interessa muito. O bem estar da criança é a principal preocupação perante a lei e assim deveria ser por parte de todos nós.

Poderia ir de post a post e dissecar cada comentário com a finalidade de justificar a falta de fundamento de algumas afirmações que se fazem por aqui...mas não me parece apropriado!

A vida e o futuro de uma criança não pode estar sujeita às opiniões pessoais de pessoas que não contactam directamente com a realidade dura de se ser orfão, crescer sem uma estrutura equilibrada, onde são transmitidos os valores, a responsabilidade, a moral, etc...
Se um pai é alccolico, seja gay ou não, certamente não irá fornecer o ambiente apropriado para o normal desenvolvimento psico-motor da criança.

Opinião pessoal:considero a opinião de quem defende que uma criança está melhor numa instituição do que com um casal, seja ele homosexual ou não, mas com condições para educar mais que provadas pelos especialistas, que desconhece de todo a realidade que implica crescer, viver, e tudo o que está implicito à situação. Acho até muito negligente afirmar-se isso. Nesse caso convido a irem visitar as instituições e falarem com as crianças vítimas do colectivo social. E não se esqueçam...o processo de adopção pode levar anos...porque os casais querem esperar por bebés!e as crianças com 4 anos?a maioria, caucasiana ou não, está condenada a viver sem o conforto a que todas merecem.Isto por causa de falatórios?porque "o que se chama...pai e pai...ou mãe e mãe?Não me parece argumentos suficientes. Há uma percentagem muito baixa de candidatos à adopção de crianças com mais de 2 anos, se compararmos com a intenção de adopção de bebés.

Pronto...este assunto só lá vai com declarações...e já me alonguei! Sorriso
Conselho: mais bom senso e menos umbiguismo na análise de assunto que envolve vidas de milhares de crianças por todo o mundo!Trta-se de um flagelo da humanidade a forma banal com que se descartam muitos progenitores biológicos das suas responsabilidades como educadores.

BeatrizeMaria -
Offline
Desde 26 Mar 2010

Pouco a pouco as pessoas vão mudando a sua forma de ver o mundo. Principalmente quando lhes toca à porta uma situação destas. Será que aquelas senhoras que fizeram uma marcha contra o casamento gay estariam lá se algum dos filhos delas o fosse? Não, pois não? Pois não! Infelizmente as pessoas só se colocam no lugar dos outros quando estão na mesma situação, até lá o preconceito e a hipocrisia.

As crianças gozam com tudo, sejam os óculos, seja a gordura ou magreza...

Fico contente por cada vez mais haver mais compreensão e mais respeito pelo próximo.

bjnhs a todas

04 de Dezembro de 2009/ 07:10 O dia em que a Maria nasceu é na realidade o dia do meu verdadeiro nascimento. Ela é a melhor parte de mim.

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

A marcha foi contra o casamento homosexual ou a adopção de crianças por casais homo?
Se foi apenas pelo casamento..é que nem comento!O ser humano está cheio de falsos moralismos...e sente-se aliviado pela condenação alheia a tudo o que não encaixa na sua lógica individual.
Haja paciência!
se foi pela adopção, seria caso para perguntar a essas senhoras o que fazem pelas crianças com mais de 3 anos (ou mesmo o caso de crianças com deficiência, que esta não escolhe idades) que, reunindo condições para o processo de adopção, continuam em instituições por falta de candidaturas?
Se é o caso...vão mas é para casa limpar o pó à consciência!
Haja paciência!

Para quem tem dúvidas sobre o que se considera legalvemnte legível para a adopção :
"A candidatura de famílias em união de facto foi só permita a partir de 1999 com a Lei n.º 135/99 de 28 de Agosto, que regula a situação jurídica das pessoas de sexo diferente que são casadas ou vivem em união de facto há mais de quatro anos, permitindo-lhes “adoptar nos termos previstos para os cônjuges no artigo 1979.º do CC, …” (artigo 3.º)." - NÃO HÁ QUE MISTURAR CASAMENTO COM ADOPÇÃO.

O factor temporal como requisito necessário para tentar, com óbvias margens de erro, garantir que o casal vive em harmonia e é equilibrado:
"O tempo mínimo de 4 anos de casamento necessário para os candidatos à adopção é um requisito legal (Artº 1979.º do CC). "

como alguém já referiu...assunto com tela para muito rolo!
Viva o bom senso!

Baby2010 -
Offline
Desde 23 Abr 2009

Diz:"Bom, que o formato familia está alterado, é um facto. A denominação atribuida a quem educa (quer dizer, chamar pai , mãe, tio tia, o nome próprio, etc..)já não interessa muito. O bem estar da criança é a principal preocupação perante a lei e assim deveria ser por parte de todos nós.

Poderia ir de post a post e dissecar cada comentário com a finalidade de justificar a falta de fundamento de algumas afirmações que se fazem por aqui...mas não me parece apropriado!"

Boa Tarde!

Fui uma das pessoas que aqui comentou e que disse e reafirmo sou contra a adopção por casais homosexuais,entre várias duvidas que tenho quanto ao estado psicológico de uma criança ser ou não afectado por esta situação,referi o aspecto da familia que para mim consiste num pai(masculino) e numa mãe(feminino) e acho que faz falta a qualquer criança.É a minha opnião e tenho direito a te-la e a expo-la assim como qualquer uma que aqui comente.

Outro ponto nunca aqui referi nem vi ninguêm referir que como dizes:""considero a opinião de quem defende que uma criança está melhor numa instituição do que com um casal, seja ele homosexual ou não, mas com condições para educar mais que provadas pelos especialistas, que desconhece de todo a realidade que implica crescer, viver, e tudo o que está implicito à situação. Acho até muito negligente afirmar-se isso.""Pelo contrário referi que acho DECADENTE a nossa lei relativamente há adopção pois é INADMISIVEL o tempo que uma criança espera para ter um lar o lar que qualquer criança tem direito agora isto não quer dizer que tenha que concordar com a adopção entre casais homosexuais pois como já referi em cima não tenho certesas do bem estar psicológico da criança nessa situação.

Agora se achas falta de fundamento a minha opnião é contigo mas nunca se deve tomar por seguro e certo a nossa opnião quando dela depende o bem estar de terceiras pessoas.

Sobre Baby2010

20 De Julho 2011 conheci o meu bem mais precioso NASCEU o meu Rodrigo*
01 De Fevereiro 2014 conheci a princesa dos meus sonhos NASCEU a minha Diana*