Casamento | De Mãe para Mãe

Casamento

Responda
20 mensagens
Desde 19 Set 2017

Olá mamãs Sorriso Tenho um assunto que me intriga, nao me "tira o sono" mas meia volta penso nisso. E gostava de contar com a vossa opinião como mulheres. Eu e o meu namorado estamos juntos há dois anos e pouco, vivemos juntos, temos um filho em conjunto. E apesar dos pequenos conflitos do dia-a-dia considero que temos uma relação e uma família feliz. Eu sempre pensei para mim que quando formasse família viesse pela ordem de casamento-viver junto-ter filhos mas o destino trocou-me as voltas e aconteceu tudo ao contrário :p eu estou feliz nao me intrepretem mal mas às vezes sinto que falta alguma coisa. Visto que vivemos juntos e temos um filho acho que para me sentir realmente completa falta-nos casar. Seria um sonho para mim. Eu sempre achei que a maioria dos homens fica reticente em casar precisamente porque muitas vezes nao se sente preparado para partilhar casa e ter filhos mas visto que nao é o nosso caso nao compreendo Confuso eu vou dando o toque meia volta mas é quase um assunto tabu simplesmente nao se fala e eu sempre tive no meu imaginário ele a pedir-me em casamento e nao com uma conversa da minha parte alem do mais tenho receio de falar e ele me dizer que não Confuso O que acham que pode levar um homem ja com família constituida como ele tem a nao me pedir em casamento? Tenho receio que os anos passem ele se acomode e nunca o venha a fazer Triste

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Bom, pode não ser uma questão de "acomodar". Há pessoas que simplesmente nunca tiveram o sonho de casar pois essa cerimónia nada lhes diz. Eu por exemplo sempre quis muito casar, mas sempre disse que se engravidasse primeiro, já não me faria sentido casar depois de ter filhos, pelo que o casamento aconteceria antes ou já não aconteceria. O melhor seria conversar com o seu namorado para saber qual a opinião dele. Porque se casar para ele nunca tiver sido uma ideia, escusa você de ficar anos à espera de algo que não vai acontecer e ele também não adivinhará o seu desejo.
Não entendo porque é que é um assunto tabu. O que é que a impede de lhe perguntar se algum dia ele gostaria de casar? Expressar o seu desejo? A ele até pode ser indiferente mas vendo o quão importante é para si, pode decidir dar esse passo. E se lhe disser que gostaria de ter um pedido como deve ser quando ele achar melhor, não correrá o risco de casar como resultado de ter conversado sem ter havido pedido.
Sinceramente, este é daqueles assuntos que acho que dificilmente se resolve sem conversar. Para quê alimentar ideias quando nem sequer se sabe o que o outro pensa a esse respeito? E digo isto tanto para si como para ele.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Também acho que poderia falar abertamente sobre esse assunto com o seu namorado. Eu sempre sonhei em casar (pela igreja). O meu marido não. Para ele era uma cerimónia sem grande significado. Mas sempre soube que era muito importante para mim, precisamente porque nunca foi um assunto tabu entre nós. E lá porque já tínhamos falado do assunto, não significa que não tenha sido ele a fazer o pedido. E até o fez sem eu estar minimamente à espera.
Podem existir muitos motivos diferentes para o seu namorado nunca a ter pedido em casamento. Pode efectivamente não querer casar, pode não sentir falta disso mas não se importar de fazer se souber que isso a faz mais feliz ou até pode achar que o pedido não seria bem aceite da sua parte... Nada como terem uma conversa para que fique claro o que cada um dos dois pensa. Até lá, não vale a pena especular.

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

Concordo com o que foi dito até agora.

Esta é uma daquelas questões que nunca deve ser tabu numa relação e que deve ser conversada. É como a conversa dos filhos, queres? Quantos queres? Quais as tuas ideias em termos de educação? Etc! Esta questão também tem de ser conversada, queres casar? Pela igreja ou civil? Não acho que se tenha de sentir “intimidada” por iniciar esta conversa (que repito para mim é super natural). Aliás, até acho estranho que com algum tempo de relação, a viver juntos e com um filho, esse tópico nunca tenha vindo à baila para saber qual a ideia dele e ele a sua.

E ter esta conversa não vai tirar a magia ao momento do pedido. Não é como se lhe estivesse a fazer uma intimação ou a dizer como deve fazer. Esta conversa serve para ele saber o que você pensa e você saber o que ele pensa e depois quando ele entender estar preparado logo faz o pedido como deve ser. E se não fizer... olhe, faça como a minha mãe e faça você! A minha mãe foi ela que fez e ela e o meu pai têm um lindo e feliz casamento (de meter inveja a muitos) à 33 anos. E além disso têm uma história muito mais divertida!

Mia. -
Offline
Desde 12 Set 2013

Concordo com o que já foi dito! É um assunto que, tal como todos os outros, têm de ser falados. Se nunca lhe disseres que queres casar, de forma directa, ele não adivinha... Piscar o olho

Desde 19 Set 2017

Ele sabe que eu quero...pelas "bocas" que lhe vou mandando eu sei que ele as entende...uma vez eu disse que sonhei que nos estavamos a casar e ele nao descartou a ideia...eu acho na minha opinião que ele nao considera que seja uma coisa a realizar em breve nao sei mas ao que ja construimos nao acho que faltem mais etapas para dar finalmente esse passo...quando começamos a namorar tive de ser eu ao fim de meio ano a perguntar porque por ele ta sempre tudo bem para ele já era como se namorasse comigo mesmo sem o dizer...o meu medo é que se passe o mesmo em relaçao ao casamento que ele se acomode porque está bem assim...mas vou tentar falar com ele mais diretamente sobre o assunto...

Desde 19 Set 2017

Ps:Eu nao quero nem nunca quis casar pela festa até podiamos ser só os 3 na cerimônia, só quero sentir a validação do que construímos...sempre quis que o meu filho crescesse com os pais sendo marido e mulher e nao namorados. Faz-me muita confusão por exemplo irmos em família a qualquer lado e ser apresentada como namorada e não como esposa. Pode parecer estupidez mas realmente é uma coisa que me incomoda Confuso

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Terá mesmo de será mais directa, falarem sobre o assunto. O casamento é algo decidido pelos dois e com bocas e deixar coisas no ar nada se resolve. Porque ele até pode ter apanhado mas achar que casar daqui a 10 anos é uma boa ideia. Coisa que para você não será, obviamente. Por isso é que têm de falar, decidir se querem casar brevemente, em 2018 ou 2019, explicar que quer um pedido como deve ser e esperar que ele dê o passo.
Nós já falavamos em casamento, já poupávamos para o casamento por isso eu sabia que o pedido deveria ser feito naquele ano. O facto de falarmos disto claramente, pensarmos em casar no ano seguinte, etc, não retirou qualquer magia ou surpresa ao pedido que ele me fez pois eu não estava nada à contar que ele o fizesse naquele dia e da maneira que fez.
Dá para perceber que tem as coisas imaginadas, que queria um pedido em que pudesse dizer « Oh, meu Deus, não estava nada à espera, nem tínhamos falado em casar! Claro que aceito! «  mas acho que tem entender que ele não está na sua cabeça, que as ideias dele podem ser diferentes, e que efectivamente é um plano, um passo, que deve ser falado. Sorriso

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

ClaraMiguel escreveu:
Terá mesmo de será mais directa, falarem sobre o assunto. O casamento é algo decidido pelos dois e com bocas e deixar coisas no ar nada se resolve. Porque ele até pode ter apanhado mas achar que casar daqui a 10 anos é uma boa ideia. Coisa que para você não será, obviamente. Por isso é que têm de falar, decidir se querem casar brevemente, em 2018 ou 2019, explicar que quer um pedido como deve ser e esperar que ele dê o passo.
Nós já falavamos em casamento, já poupávamos para o casamento por isso eu sabia que o pedido deveria ser feito naquele ano. O facto de falarmos disto claramente, pensarmos em casar no ano seguinte, etc, não retirou qualquer magia ou surpresa ao pedido que ele me fez pois eu não estava nada à contar que ele o fizesse naquele dia e da maneira que fez.
Dá para perceber que tem as coisas imaginadas, que queria um pedido em que pudesse dizer « Oh, meu Deus, não estava nada à espera, nem tínhamos falado em casar! Claro que aceito! «  mas acho que tem entender que ele não está na sua cabeça, que as ideias dele podem ser diferentes, e que efectivamente é um plano, um passo, que deve ser falado.

Concordo plenamente com tudo!

Eu já morava com o meu marido e no entanto não foi por isso que o pedido teve menos significado ou foi menos especial.

E se há coisa que a experiência me diz é que homens não vão lá com “dicas”! Eles precisam que lhes digamos exactamente o que pretendemos. Cabeça de mulher pode viajar muito e ter muitas expectativas e eles estão nem aí!!! Fale com ele e diga-lhe claramente o que pretende.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Também concordo em que fale com ele abertamente sobre o assunto.
Não há mal nenhum nisso e como referiram caso ele não queira mesmo fica logo esclarecida sem estar à espera de algo que pode não acontecer.

No meu caso eu nunca quis casar.
Começámos a viver juntos e apenas casámos pelo civil porque mudámos de país e seria benéfico a nível de impostos, etc. Até mais para mim do que para ele.
E uma vez estávamos nós no carro na auto-estrada e ele pede-me em casamento!
Meeeesmo romântico!
É que se era para pedir, ao menos esperava que saíssemos do carro!
E ainda hoje ele goza comigo porque eu não respondi logo e devo ter gaguejado!
ahahaha
Não tenho dúvidas que quero ficar com ele o resto da minha vida, mas como tinhamos decidido não casar, fiquei mesmo surpresa!
Casámos apenas no civil.
Só por interesse! ehehehehe
Mas isso sou eu, que acho que é um desperdício de dinheiro o que se gasta numa festa de um dia apenas! Sorriso

su1989 -
Offline
Desde 31 Ago 2016

Cláudia Rodrigues1 escreveu:
Ps:Eu nao quero nem nunca quis casar pela festa até podiamos ser só os 3 na cerimônia, só quero sentir a validação do que construímos...sempre quis que o meu filho crescesse com os pais sendo marido e mulher e nao namorados. Faz-me muita confusão por exemplo irmos em família a qualquer lado e ser apresentada como namorada e não como esposa. Pode parecer estupidez mas realmente é uma coisa que me incomoda
no meu caso nunca tive idéia de casar, sempre foi mais um desejo dele,que acabou por ir esquecendo com o tempo. Mas sempre foi uma coisa que falamos,nunca foi tabu,nem acho que deva ser,é um assunto até muito corriqueiro entre casais.
eu e o meu "marido" estamos juntos à quase 7 anos e não somos casados. Mas em todo o lado que vamos ele refere-se a mim como mulher ou esposa,e eu virse versa. Quando falo nele é sempre o meu marido e não namorado.

Sobre su1989

a vida neste momento não podia fazer mais sentido

Yara Pinto -
Offline
Desde 25 Jun 2012

Cá por casa contamos com 7 anos entre namoro e vover juntos Sorriso temos um filhote com 4 anos . Já falamos em casamento , já fizemos planos (...) mas como estamos e temos familia emigrada fica difícil de juntar todo o mundo e este ano o meu cunhado mais novo teve um acidente grave e está em recuperação (longa) então já decidimos que se realmente é para acontecer será qnd fizermos os 10 anos de namoridos Apaixonado

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Concordo basicamente com tudo o que foi dito. Acho que é fundamental que essas coisas sejam faladas claramente e não acho que isso tire magia nenhuma ao momento, pelo contrário. A magia morre é com situações pouco claras e mal entendidos. Nós falávamos sobre o casamento, mas também era tudo muito vago e muito distante. Eu gostava de casar (mas não era uma coisa muito urgente), ele não tinha pressa nenhuma, porque tinha tido uma primeira experiência absolutamente traumatizante e não lhe apetecia propriamente repetir. Além disso, sabíamos que casar seria sempre uma coisa cara e como ele detesta gastar dinheiro no que considera "futilidades", era mais uma razão para deixar andar.

Fui eu que dei o passo definitivo, já o nosso primeiro filho tinha 2 anos. Falávamos em casar quando o batizássemos e eu disse-lhe que gostava de casar nesse ano, porque dois dos meus avós estavam com mais de 90 anos, um deles estava a ficar muito doente e eu sabia que seria uma enorme alegria para eles se casásssemos.

Esta conversa não foi o momento mais romântico da minha vida, mas ele disse logo que sim Sorriso e tivémos muitos momentos românticos a seguir, a propósito do casamento. Foi um dia lindo, inesquecível e acho que ainda não se arrependeu, porque me pergunta quase todos os dias se quero voltar a casar com ele Sorriso

Se me perguntarem se eu teria preferido que a iniciativa tivesse sido 100% dele: se calhar, uma parte de mim, sim. Há sempre aquela expectativa romântica na nossa cabeça. Mas isto é perfeitamente secundário. O importante, no nosso caso, é que fomos sinceros um com o outro e casámos quando isso se tornou importante para nós. Ainda bem que me adiantei, porque o meu avô faleceu menos de um ano depois e, se não tivesse sido quando foi, já não assistiria (e mesmo para a minha avó, indo sem ele, seria um dia muito mais triste).

Como bónus, devo informar-te que, depois de casar, o regime fiscal se tornou muito mais benéfico para ambos. Poupamos milhares de euros por ano. Dizemos constantemente um ao outro que, se soubéssemos, teríamos casado muito antes Sorriso

Boa sorte

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Comigo, também não foi o conto de fadas do pedido de casamento de joelho no chão. Ele não tinha pressa em casar e até dispensava, mas para mim casar era importante (mesmo não podendo ser na Igreja, como era o meu desejo), e para a minha família mais ainda. Não casei por eles, mas também pesou na decisão do quando e como. Portanto, conversámos sobre o assunto, marcámos uma data e tratámos do que havia em tratar em 2 ou 3 meses. Foi tudo muito simples, com cerca de 50 convidados.
Não foi um casamento de sonho, bastava o facto de, da família dele, só ter estado um irmão com a mulher (para além dos filhos dele) para tornar tudo mais cinzento. Mas foi importante para ambos e este ano comemoramos 20 anos.
Eu percebo que hoje em dia se desvalorize o casamento e não tenho ideias pré-concebidas sobre o assunto, mas quero alertar para um pormenor em que ninguém pensa, mesmo correndo o risco de parecer mórbida: se o companheiro morrer enquanto a mulher estiver grávida, a criança só poderá ser registada após correr um processo em tribunal de menores, em que basicamente a mulher terá de provar que vivia com aquele homem numa relação estável e que, portanto, será esse o pai do bebé. Aconteceu com uma amiga minha e acreditem que não é fácil, sobretudo porque naquele caso existia um outro filho e a ex-mulher apressou-se a reclamar a herança para o (legalmente) único herdeiro.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Não é o caso cá de casa, que foi tudo “by the book”, mas eu sei que há pessoas que não podem ouvir falar na palavra casamento que ficam logo assustadas! Dizem mesmo que acham que se tudo está bem sem serem casados, para quê casar? E que acham inclusive que as coisas mudam após o papel assinado pois as pessoas relaxam e acabam por pensar que já “têm” a outra pessoa.
Isto é aquilo que oiço de alguns conhecidos. Acha que é esse o caso do seu namorado? Por isso falou em assunto tabu?

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Nós não somos casados e nenhum de nós quer. Seria um grande frete para mim. Sempre falámos disso. Para certas pessoas o casamento é visto como algo supérfluo, se calhar ele pensa como eu.

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Tenho 33 anos e eu e meu namorado estamos juntos há 16 anos...e nunca casamos. Honestamente, não o fiz antes e agora acho que já não faz grande sentido. E não se fez porque ambos Sempre achamos ser uma experiência completamente secundária que não justifica o investimento.
Agora temos uma filhota e para mim ele é meu marido e eu sua esposa, é assim que somos apresentados e ponto final. Acho que devia existir o estado civil Namoridos lol acho que a expressão mais adequadas para nós e tantos outros casos iguais que talvez já merecesse ser averbada no nosso dicionário eheh.

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Tenho 33 anos e eu e meu namorado estamos juntos há 16 anos...e nunca casamos. Honestamente, não o fiz antes e agora acho que já não faz grande sentido. E não se fez porque ambos Sempre achamos ser uma experiência completamente secundária que não justifica o investimento.
Agora temos uma filhota e para mim ele é meu marido e eu sua esposa, é assim que somos apresentados e ponto final. Acho que devia existir o estado civil Namoridos lol acho que a expressão mais adequadas para nós e tantos outros casos iguais que talvez já merecesse ser averbada no nosso dicionário eheh.

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Tenho 33 anos e eu e meu namorado estamos juntos há 16 anos...e nunca casamos. Honestamente, não o fiz antes e agora acho que já não faz grande sentido. E não se fez porque ambos Sempre achamos ser uma experiência completamente secundária que não justifica o investimento.
Agora temos uma filhota e para mim ele é meu marido e eu sua esposa, é assim que somos apresentados e ponto final. Acho que devia existir o estado civil Namoridos lol acho que a expressão mais adequadas para nós e tantos outros casos iguais que talvez já merecesse ser averbada no nosso dicionário eheh.

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Tenho 33 anos e eu e meu namorado estamos juntos há 16 anos...e nunca casamos. Honestamente, não o fiz antes e agora acho que já não faz grande sentido. E não se fez porque ambos Sempre achamos ser uma experiência completamente secundária que não justifica o investimento.
Agora temos uma filhota e para mim ele é meu marido e eu sua esposa, é assim que somos apresentados e ponto final. Acho que devia existir o estado civil Namoridos lol acho que a expressão mais adequadas para nós e tantos outros casos iguais que talvez já merecesse ser averbada no nosso dicionário eheh.