Cartão de cidadão / Registo Nome | De Mãe para Mãe

Cartão de cidadão / Registo Nome

Responda
4 mensagens
Miriam55 -
Offline
Desde 28 Ago 2020

Ola boa tarde!! Tenho uma questão acerca do pedido de agendamento para o primeiro cartão de cidadão. O meu filho irá nascer, em princípio 😁, esta semana. Já li que o registo para o nome online é bastante fácil. No entanto, ando a tentar ligar para marcar o dia para fazer o cartão de cidadão mas ninguém atende e online não estou a conseguir dar seguimento. Hoje reparei que no site do registo do nome indica que seremos contatados assim que receberem o registo para agendar o dia do cartão de cidadão. Queria saber se convosco foi assim? Ligaram vos? Porque queria tratar de tudo na semana seguinte ao parto para ficar tudo despachado e já li que sem o NIF emitido, não dá para dar seguimento à licença de maternidade.

Obrigada!!

Desde 23 Ago 2020

Basta pedir o nif no seu portal das finanças com o registo , pode ser o registo provisório que recebe logo

Sof_e -
Offline
Desde 26 Fev 2015

Vê este site que explicam td direitinho. Eu quando descobri já tinha feito para a minha mas os passos são esses.
https://allaboardfamily.com/2020/06/30/documentos-em-tempo-de-covid/
Cartão de cidadão mesmo só 6 meses depois, foi quando consegui a marcação online. Mas já tinha os números todos.

Sobre Sof_e

Jan 2015 - G. Natural - Não evolutiva
1ª FIV Abril 2016 - Positivo - AR às 7 S
2ª FIV Julho 2016 - Neg
3ª FIV Nov 2016 - Cancelado. Ovulei msm c/ orgalutran.
4ª FIV Jan 2017 - Neg
Maio 2017 - doação. Out positivo

m_sophie -
Offline
Desde 17 Fev 2020

Nós fizemos o registo online... a mãe identifica o pai, que por sua vez recebe uma notificação e tem uns dias (não me recordo qtos) para aceitar ou refutar a paternidade. E teoricamente entrariam em contacto para agendar o cartão do cidadão...
Fizemos tudo como é indicado, e é simples o procesao se registo. O pai aceitou, mas por algum motivo deu erro... e só soubemos no fim do prazo estipulado indicando que onpai não tinha aceite em twmpo util.. resumindo.. tudo na estaca zero..
Agendámos o registo presencial no irn da fontes pereira de melo, e fomos fazer o cartão do cidadão à loja do cidadão das laranjeiras. Como é recém-nascido é considerado prioritário e não foi necessário agendamento. Foi só chegar, com a certidão de nascimento e identificação do pai ou mãe e fazer. Pode faze-lo com o bebé presente, e leva logo o NIF e o NISS, ou sem o bebé presente, levando a foto impressa ou em formato digital. Se o bebé não estiver presente, tem de aguardar cerca de 2 semanas, aquando o recebimento da carta para levantamento do cartão para ter os números de identificação fiscal e de seg social.
Para a licença de maternidade so precisa do papel que lhe irão dar no hospital que atesta o nascido bebé. É esse papel que irá igualmente levar se efetuar o registo presencial.
Espero ter ajudado. Votos que corra tudo bem.