CA 125, endometriose, adenomiose e outras dúvidas | De Mãe para Mãe

CA 125, endometriose, adenomiose e outras dúvidas

Responda
9 mensagens
Misstrix -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Olá!
Estou nesta jornada há pouco tempo, tenho 37 anos e sou acompanhada pelo Prof. Pedro Xavier que, por na ecografia ter suspeitado de endometriose e ter visto apenas 4 folículos antrais (embora a eco tenha sido feita na fase lútea) prescreveu-me alguns exames, cujos resultados já tenho.
Eu estava com medo de ter baixa reserva ovariana, mas penso que nesse aspecto as coisas não estão mal, a avaliar pelos valores de referência.

A maioria dos resultados deram normais, especifico estes que eram os que me preocupavam mais:
- Foliculoestimulina 6,9 (valor ref. 3º dia ciclo <10)
- Relação LH/FSH 1,1 (valor ref. <2,0)
- anti-mulleriana 0,86 (valor ref. 35 aos 39 0,16-7,34 e correlação entre folículos antrais e AMH 8 a 15 (média): 0,68-2,27)

Valores alterados:
- 17-beta-Estradiol - E2 25,7 (valor ref. 3º dia ciclo >30)
- CA 125 - 56 (valor ref. <35)

Alguém aqui teve estes valores alterados ou tem algumas dicas para me dar? O espermograma do marido deu Teratozoospermia com 3% espermatozóides normais (valor ref. >=4%).

Fiquei um pouco apreensiva com o valor CA 125 pois sei que é um marcador para cancro no ovário, mas como nas vários ecos nunca se detectou nada preocupante nos ovários e tenho fortes suspeitas de endometriose, penso que será disso.

Tenho histeroscopia marcada para dia 21.

Agradeço quaisquer dicas ou partilha de experiências Sorriso
Obrigada!

Sobre Misstrix

39, endometriose, hipotiroidismo, AMH 0,9, FSH 11

Mrs Anne -
Offline
Desde 04 Dez 2014

Olá Misstrix.

Sei que a CA125 está relacionada com o cancro de ovário mas também está relacionado com a endometriose e é provável que seja o que motivou essa alteração. Tive um endometrioma no ovário mas a Dra. teve o cuidado de me alertar para os valores de CA125 e não dar muita importância nem entrar em pânico. Vais ver que não passará disso!
Vais realizar onde a tua histeroscopia?
Beijinhos e boa sorte!

Misstrix -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Obrigada MrsAnne!
É o Prof. Pedro Xavier que vai fazer a histeroscopia. Mas esse exame não dá para analisar os ovários mas sim apenas o útero, certo?

Sobre Misstrix

39, endometriose, hipotiroidismo, AMH 0,9, FSH 11

Misstrix -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Mrs Anne, como trataste o teu endometrioma? Tinhas sintomas? Eu tenho dores constantes do lado direito, que se agravam na menstruação.

Sobre Misstrix

39, endometriose, hipotiroidismo, AMH 0,9, FSH 11

Mrs Anne -
Offline
Desde 04 Dez 2014

Olá Misstrix.
Tal como tu também sentia um desconforto e tinha dores fortíssimas e insuportáveis durante a menstruação. Fiz uma laparoscopia e removeram o quisto. Durante muito tempo fiquei aliviada de dores menstruais, ainda que as tivesse mas nada como antes - só quem tem endometriose compreende as minhas palavras.

Misstrix -
Offline
Desde 14 Nov 2016

É mesmo isso que sinto Mrs Anne, é uma dor bastante localizada que irradia e se torna muito mais forte durante a menstruação. A minha dúvida é se, sendo no ovário, se vê na histeroscopia. Nas ecografias que fiz não aparecia nada..

Relativamente às análises, alguém aqui conseguiu engravidar com valores semelhantes?

Sobre Misstrix

39, endometriose, hipotiroidismo, AMH 0,9, FSH 11

Mrs Anne -
Offline
Desde 04 Dez 2014

Olá Misstrix. Não creio que a histeroacopia permita visualizar o ovário. As eco's de que falas, são normais ou endovaginais? Porque comigo foi detectável o quisto através da eco normal mas apenas porque tinha uma dimensão significativa. Conclusões mesmo só através da endo. Quanto aos valores das análises não te consigo ajudar querida.
Desejo-te contudo muita sorte.

Misstrix -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Olá Mrs. Anne e todas!

Já fiz a histeroscopia e histerossonosalpinografia com o Prof Pedro Xavier (com sedação, não custou nadinha!), que revelaram trombas desobstruídas e nenhuma alteração morfológica mas confirmaram a endometriose e adenomiose.

Dado este diagnóstico e o valor de 0,86 de anti-mulleriana, o Prof. Pedro recomendou avançarmos para FIV na clínica Alberto Barros já em Setembro. Estou um pouco apreensiva, pois li que a adenomiose pode dificultar a implementação do embrião Confuso

O Prof. Pedro não recomenda a laparoscopia para retirar a endometriose, pois diz que está provado que pode enfraquecer os ovários e apenas recomenda fazer a mulheres que já não consigam suportar as dores.

Diz que com a FIV passo de uma percentagem de 4% ou 5% de hipóteses de engravidar naturalmente para cerca de 60% de taxa de fecundação. Mas não perguntei qual a probabilidade de implementação bem sucedida.

Alguém tem experiência de FIV num cenário parecido?

Obrigada a boa sorte a todas!

Sobre Misstrix

39, endometriose, hipotiroidismo, AMH 0,9, FSH 11

Misstrix -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Alguém conseguiu engravidar com um diagnóstico semelhante ao meu? Sorriso

Sobre Misstrix

39, endometriose, hipotiroidismo, AMH 0,9, FSH 11