Bomba de extração | De Mãe para Mãe

Bomba de extração

Responda
2 mensagens
Gabriela Couto -
Offline
Desde 18 Jun 2018

Olá mamãs, comecei a dar de mamar ha 2 semanas, o meu bebé adormece muito e com isso acorda muitas vezes para mamar e pega mal (mesmo com bicos de silicone), gretei muito e pouco dormia. Sugeriram me que usasse uma bomba de extração do leite. Assim consigo dormir um pouco mais , porque o meu marido dá o leite por mim no espaço das horas, e também "descanso" um pouco o peito e satisfaço logo o meu bebé.
Tenho vindo a usar, intercalo a bomba e dou peito. Mas disseram me que usar bomba seca o peito e diminui o leite materno, é verdade ou é mito? No início tirava sempre a mesma quantidade, 90ml, agora aumentei para 120/150ml, ainda assim fico com medo de usar, alguém consegue ajudar? Alguém com uma experiência parecida? 😔😔

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
Estou-me a rever no seu testemunho, mamã. Nem sei como sobrevivi à amamentação do mais velho.
Não é propriamente mito.
A bomba é menos eficaz a tirar o leite, dá mais trabalho, cansa mais, "engana" o organismo já que não tiramos apenas o que o bebé necessita, etc. E poderá gerar uma hiperestimulação (leite a mais), infetar e gerar mastites.
O mamilo de silicone também não é grande coisa, pois a estimulação é menor que o bebé a mamar.
Com o segundo já fui capaz de o ensinar a mamar e safamo-nos sem a bomba e sem bico de silicone. Mas também tive de usar a bomba nos primeiros dias porque ele não sabia mamar. E não me livrei das mastites, uma dela grave. Causa: excesso de leite.
Pela minha experiência, esqueça bomba (por agora), bico de silicone e concentre-se numa boa pega (boquinha do bebé bem aberta, não o deixe mamar só no bico!). Use um bom creme após a mamada, para prevenir as gretas. Peça ajuda no centro de saúde!!
Quando amamentar sente-se tranquila, olhe para o bebé, cheire o bebé, corrija e volte a corrigir a pega e aproveite. A parte hormonal é MUITO importante.
Ah... esqueça tudo o resto. Amamente sem pensar no amanhã.
Felicidades!!!
Qquer dúvida disponha, embora seja difícil ajudar à distância.