Boas noticias.Licença de maternidade alargada para 5 meses pagos a 100% | De Mãe para Mãe

Boas noticias.Licença de maternidade alargada para 5 meses pagos a 100%

Responda
17 mensagens
vimaria -
Offline
Desde 08 Out 2010

O Parlamento Europeu aprovou hoje a extensão do período de licença de maternidade na União Europeia das 14 para as 20 semanas, pagas a 100%, tal como tem defendido a eurodeputada Edite Estrela.

É também vontade dos eurodeputados que a licença de paternidade passe a ser de, pelo menos, duas semanas.

Segundo adianta o Jornal Económico, para Edite Estrela, as 20 semanas são um período de tempo adequado para ajudar as mulheres a recuperar do parto, encorajar a amamentação e permitir o estabelecimento de laços sólidos entre a mãe e a criança.

O Parlamento Europeu defende também que seja paga a integralidade do salário às trabalhadoras em licença de maternidade e que prestação seja 100% do último salário mensal ou do salário mensal médio, tal como defendia Edite Estrela, adianta ainda o mesmo jornal.

Sobre vimaria

13/11/1996 nasceu o meu João; 16/04/2004 nasceu o meu Diogo; 28/11/2010 nasceu a minha Bruna
Já tenho madrinhas a linda Isa.( a minha joaninha) e afilhadas Joana (a minha joaninha), a Laís da minha querida Miriamrodrigues, o Salvador da linda mijbp e a Kikara (que é muito querida)
-------------------------------------------------------------------
http://roupinhasdavimaria.blogspot.com/

teresa_1987 -
Offline
Desde 15 Ago 2010

Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Espertalhão :D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D q boa noticia...

0♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥(♥)40
DPP 10/01/2011 e foi mesmo este dia... ahahahhah certinho... AMO-TE MEU FILHO
Madrinha das borboletas da mama Anabebe, já nasceram =)
Madrinha da Mariana ainda dentro da barriguita da mama Iride

Zilda -
Offline
Desde 29 Jun 2007

Se assim for ainda bem! Já não se perde tudo...

Sobre Zilda

6 de Setembro de 2008 - o dia que jamais esquecerei
nova etapa: em 2010 quero um POSITIVO
10/10/10, já o tenho Sorriso DPP: 5/6/2011
♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥(♥)40
5 de Junho de 2011 - o momento mais bonito da minha vida aconteceu ♥

fenixlight -
Offline
Desde 12 Dez 2008

Mas que boas noticias!!!

Jinhos sonia

37+4 dias Nasceu o nosso Liam Filipe dia 23-12-2010 com 3860gr e 50,5cm parto natural
Thomas 16-10-2007 parto natural

silva75 -
Offline
Desde 04 Jun 2010

se for verdade deve ser so para as trabalhadoras e nao para as desempregadas

Sobre silva75

dpp:24/01/2011 mas ja nasceu o nosso Edgar no dia 11/01/2011 as 20:05 com 3,485gr e 49cm é um sonho de bebe e a alegria da nossa casa.. http://miminhosedgarcassandra.blogspot.com/ minhas madrinhas: ninadamama, anaestevao conceiçao,M_ariana a minhas afilhada:isabel1984, joanacostafreitas, Motherstar, M_ariana, amordemae2011, evy, cynthia_yara,
carla kuaresma, nita26, bárbara ferro

silva75 -
Offline
Desde 04 Jun 2010

se for verdade deve ser so para as trabalhadoras e nao para as desempregadas

Sobre silva75

dpp:24/01/2011 mas ja nasceu o nosso Edgar no dia 11/01/2011 as 20:05 com 3,485gr e 49cm é um sonho de bebe e a alegria da nossa casa.. http://miminhosedgarcassandra.blogspot.com/ minhas madrinhas: ninadamama, anaestevao conceiçao,M_ariana a minhas afilhada:isabel1984, joanacostafreitas, Motherstar, M_ariana, amordemae2011, evy, cynthia_yara,
carla kuaresma, nita26, bárbara ferro

silva75 -
Offline
Desde 04 Jun 2010

se for verdade deve ser so para as trabalhadoras e nao para as desempregadas

Sobre silva75

dpp:24/01/2011 mas ja nasceu o nosso Edgar no dia 11/01/2011 as 20:05 com 3,485gr e 49cm é um sonho de bebe e a alegria da nossa casa.. http://miminhosedgarcassandra.blogspot.com/ minhas madrinhas: ninadamama, anaestevao conceiçao,M_ariana a minhas afilhada:isabel1984, joanacostafreitas, Motherstar, M_ariana, amordemae2011, evy, cynthia_yara,
carla kuaresma, nita26, bárbara ferro

silva75 -
Offline
Desde 04 Jun 2010

se for verdade deve ser so para as trabalhadoras e nao para as desempregadas

Sobre silva75

dpp:24/01/2011 mas ja nasceu o nosso Edgar no dia 11/01/2011 as 20:05 com 3,485gr e 49cm é um sonho de bebe e a alegria da nossa casa.. http://miminhosedgarcassandra.blogspot.com/ minhas madrinhas: ninadamama, anaestevao conceiçao,M_ariana a minhas afilhada:isabel1984, joanacostafreitas, Motherstar, M_ariana, amordemae2011, evy, cynthia_yara,
carla kuaresma, nita26, bárbara ferro

lllinda -
Offline
Desde 12 Set 2007

São optimas noticias

Mas não esquecer que foi aprovado na comissão europeia, daí a ser legislado em Portugal e nos restantes países ainda deve demorar.... duvido que isso vá beneficiar quem se encontra gravida no momento, como é o meu caso.

É tudo a passo de caracol....

Mas nunca se sabe....

Lia_80 -
Offline
Desde 01 Out 2010

seria muito giro, mas não para quem está a recibos verdes, que não tem direito a nada....

Sobre Lia_80

Lia
DPP - 26 Abril 2011

lllinda -
Offline
Desde 12 Set 2007

Compreendo-te bem Lia. O meu marido trabalha a recibos verdes e já me disse que não vai poder tirar nem 1 dia e que nem sabe como fará quando eu tiver dores e tiver a trabalhar. Ainda por cima é daqueles sitios onde se faltas mal possam põe-te fora e ficas sem trabalho.

Os recibos verdes só deveriam existir para quem tem trabalgo e faz outras coisas por fora, extras.Quem passasse recibos verdes deveria ter um contrato de trabalho. E só os passaria num 2º emprego. Em todas as outras situações deveriam ser proibidos. Situação mais do que precária.

CFS -
Offline
Desde 10 Jul 2010

Olá olá!!!

Que boas noticias!
Será que nós vamos a tempo de usufruir desta tão boa noticia...

Eu adoraria ficar os 5 meses com a minha princesa mas só posso se for a ganhar os 100% porque caso contrário ficou-me mesmo pelos 4 meses. Isto anda complicado e agora com a princesa as despesas são muitas mais.

Beijinhos

Sobre CFS

Dpp 14/02/2010
Muitooooo Felizzzzz

adoro.labradores -
Offline
Desde 19 Mar 2010

Não estou a perceber mt bem esta situação.

Li uma noticia no Jornal de Noticias a dizer que esta situação já se encontrava a decorrer em Portugal.

A mãe escolhe 5 meses ( 4 para ela e 1 para o pai) e ganha a 100%.

Patricia

DPP - 14/11/2010 - CHBA Portimão

Menina - nome: Margarida Sorriso

Susana.f -
Offline
Desde 17 Out 2009

Quem está a recibos verdes tb tem direito aos 4 meses a 100% ou 5 meses a 80%. Eu desconto apenas o mínimo, ou seja, segundo o ordenado mínimo por isso é com base nesse desconto que eu vou recer, não vai ter nada a ver com o que recebo normalmente mas já é uma ajuda. O pai a recibos verdes tb tem direito a pelo menos 10 dias.

vimaria -
Offline
Desde 08 Out 2010

Pois na verdade tu podes tirar 4 meses e o pai mais um no final dos teus 4 e são pagos a cem por cento. Mas esta lei que irá entrar em vigor julgo eu de que é um acréscimo de tempo assim sendo poderá a mãe gozar de 5 meses e o pai mais um no final, ou seja 6 meses em vez de cinco.

Sobre vimaria

13/11/1996 nasceu o meu João; 16/04/2004 nasceu o meu Diogo; 28/11/2010 nasceu a minha Bruna
Já tenho madrinhas a linda Isa.( a minha joaninha) e afilhadas Joana (a minha joaninha), a Laís da minha querida Miriamrodrigues, o Salvador da linda mijbp e a Kikara (que é muito querida)
-------------------------------------------------------------------
http://roupinhasdavimaria.blogspot.com/

Cat martins -
Offline
Desde 11 Nov 2009

Sou só eu que não vejo a boa notícia nisso?
A notícia no Expresso e do Diário de Notícias diz que o que o parlamento europeu aprovou foi "O texto final adotado pelo hemiciclo de Estrasburgo prevê o pagamento quase integral da licença de maternidade alargada, com o pagamento de 100 por cento nas primeiras 16 semanas e de 75 por cento nas derradeiras quatro."
Ora, aprovaram 100% as primeiras 16 semanas, são 16x7=112 dias pagos a 100%, actualmente em Portugal temos 120 dias pagos a 100%.
A legislação europeia anterior definia 14 semanas a 100%, agora passou para 16, o único país Europeu onde vai haver alguma diferença é Malta que ainda tinha apenas 14 semanas a 100%.
O pai já é obrigado a gozar 10 dias úteis (=2 semanas) por isso também não vai haver alterações nessa área.

bruninhas -
Offline
Desde 24 Set 2008

Obrigada pela excelente notícia!!

Achas que ainda beneficia que vai ser mamã no próximo ano?