Bipolaridade? | De Mãe para Mãe

Bipolaridade?

Responda
15 mensagens
Diiirubiii -
Offline
Desde 21 Nov 2019

Boas, estes dias tenho andado preocupada. Tenho o meu filho com 4 anos na pré escolar. É todos os dias tenho tido queixas por parte das educadoras, ora porque o meu filho só quer chamar a atenção na sala, ora porque anda a bulha com outros meninos, ora porque não sabe fazer o seu nome e coisas assim do género. Só que na última reunião em que estive a falar com uma educadora ela disse me para levar o meu filho a um psicólogo. Só que quando ele tinha 3anos levei a um pedo-pediatra que na altura disse que não havia motivos para me preocupar que sim que era uma criança mexida mas que era saudável. Mesmo assim não fiquei descansada porque na escola estavam sempre a insistir e então falei com o pediatra do meu filho que também foi da mesma opinião. O meu filho também andou numa psicóloga na escola que também disse que não eram preciso mais sessões. Nisto tudo, volta me a professora a insistir que eu devia de procurar ajuda fora, nem que fosse de um psicólogo privado ou de um xarope para ele poder acalmar. Porque o caso do meu filho é grave e tem que ser trabalhado agora. Não deixar passar mais tempo. No entanto ao mesmo tempo diz me que ele já tem uma melhoria grande que não tem nada haver de quando entrou na escola. E eu fico dividida.
Quando cheguei a casa comentei com a minha sogra e ela disse me que falou com alguém que tem conhecimentos e que acha que o meu filho tem bipolaridade.. Eu disse que não concordava pois a pessoa em questão nunca interagiu com o meu filho.. E fiquei mesmo chateada como é que podem dizer isto, ele acabou de completar 4anos.
Agora surgem imensas dúvidas na minha cabeça. Serei eu que estou a falhar??

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Qual falhar, qual quê. Quem anda com os neurónios a falhar é a tua sogra e a outra senhora 🤪
Talvez quisesse dizer hiperatividade? 🤷🏻‍♀️
Coitada da criança. É uma criança! Há crianças mais mexidas que outras. Já tiveste a opinião de diversos profissionais que não acharam haver nada de preocupante com o teu filho. É apenas a maneira de ele ser.
Dá uma vista de olhos neste artigo, sobre a parte que fala de Inteligência Corporal-Cinestésica https://uptokids.pt/desenvolvimento/inteligencias-multiplas/

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Adoro os diagnósticos de terceiros.
2 psicólogos e um pediatra disseram que o seu filho não tem problemas, mas a educadora insiste. Como é ele em casa? Quanto muito, arriscaria dizer que se calhar passaria por mudar de escola ou de sala.
Quanto às sua sogra, acredito que não tivesse dito por mal.
Mas se realmente continua preocupada pode sempre pedir uma terceira opinião

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

As pessoas não têm mesmo noção… Dar um diagnóstico de bipolaridade de boca assim de qualquer maneira… Por favor.
Está visto que o seu filho não deve ser uma criança fácil, mas daí a ter problemas e quererem dar um xarope para acalmar, calma lá. Por descargo de consciência levaria novamente ao pedopsiquiatra, mas acredito que vai ser um terceiro diagnóstico igual aos outros, porque feitio não é defeito...

Desde 24 Maio 2017

Em Portugal parece moda dizer que as crianças mais irrequietas, mais activas e mais teimosas sofrem de hiperarividade e depois andam sedadas com medicação. Eu acho isto tão grave. Se o teu filho já teve diagnóstico de vários psicólogos e nenhum encontrou nenhum problema , esquece isso e procura arranjar formas de o entreter
Que tal desporto? É saudável, faz bem ao corpo e à mente e vai gastar energia...

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Eu sinceramente tenho pena das crianças hoje em dia, que pressão. Eu sei o que isso é, também me foi sugerido na altura da pré que consultasse um psicólogo, o que fiz. Depois de ter sido dito que não havia problema nenhum, parou por aí. Já consultou, já lhe disseram que não havia problema, não tem de fazer mais coisa nenhuma.
Felicidades

Mama_Xana -
Offline
Desde 15 Maio 2012

Já consultou 2 psicólogos, já falou com o pediatra assistente, todos lhe disseram que a criança não tem problema nenhum, portanto já fez o que lhe competia.
O diagnostico de bipolaridade sem ter sequer visto a criança, nem vou comentar, porque as pessoas faziam bastante melhor se estivessem caladinhas!
Existem crianças mais desafiantes, é competência da educadora ter estratégias para lidar com elas, esse comportamento irá passando com a idade e maturidade da criança, aliás conforme já foi referido pela educadora.
Sossegue o seu coração e depois da entrada no primeiro ciclo logo vê como a criança se comporta e adapta e se necessita de consultar outro especialista.
Felicidades.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Bipolaridade? Não há na sua descrição nada que sugira isso. Estaria a falar de hiperatividade? Infelizmente, já há muitos anos (mas cada vez mais) é moda diagnosticar todas as crianças mais irrequietas ou que façam mais asneiras como sendo hiperativas e, consequentemente, medicá-las para alterar à força o seu comportamento (será por preguiça dos adultos?). É assustador olhar para a diferença brutal que há entre o número de crianças consideradas hiperativas hoje em dia e há uns 15 anos atrás.
Se já vários profissionais de saúde lhe disseram que não há nada de errado com o seu filho, não dê ouvidos a diagnósticos feitos por quem não percebe do assunto. O que não invalida que não ouça atentamente as queixas da educadora, nomeadamente quando diz que bate nos outros meninos. Uma coisa é ter mais energia e dar cabo da paciência à educadora por ser irrequieto (isso é uma característica normal e faz parte do trabalho da educadora saber lidar com crianças assim), outra é bater de forma frequente nos colegas. Isso é um comportamento que tem de ser corrigido, não só pela educadora, mas também pelos pais. Agora, claro que não será à base de diagnósticos forçados e medicamentos.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Não conhecendo nada do historial é difícil dar uma opinião mais séria, mas...
Discordo da maior parte dos comentários, acho que deve procurar ajuda, não para o menino, mas para resolver a situação que se prolonga há bastante tempo. O que as pessoas dizem pode nunca estar certo, mas tem de servir para se analisar a situação, não pode ser "não dar ouvidos", porque há um menino e uma família que não estão satisfeitos, confortáveis, em paz.
Esqueça a bipolaridade e mesmo hiperactividade já lhe disseram que não era, é porque não é. Pense que aos 3 anos a hiperactividade tinha de ser algo mesmo muito grave, ninguém se iria enganar no diagnóstico.
Não escreve o nome com 4 anos? Faz ele muito bem. Não sei que coisas do género é que se queixa, mas às tantas o seu é que está bem.
Acho que deve procurar ajuda, para encontrar uma solução. Eu não consigo dizer muito, há um sem fim de hipóteses e de soluções, que só conhecendo o caso. Estar na turma certa para a idade, sono, alimentação (cuidado se não está a ingerir açúcar em demasia), falta de alguma atividade extra curricular, exigirem demais para o cérebro, rotina do pré escolar desadequada para ele, regras pouco claras ou mal definidas, atividades pouco ou muito estimulantes, excesso de ecrãs (luz azul: TV, tablet...) etc, etc.
Se não quer gastar mais dinheiro, fale pelo menos com o pediatra sobre uma solução para as queixas constantes que fazem, não vai andar mais anos nisto. Para já pode chegar a um acordo com a escola, conversam sobre o assunto uma vez por mês ou de 3 em 3 semanas, mas não andam em queixas diárias, a não ser que haja um assunto grave.

Ferreirinha22 -
Offline
Desde 19 Jul 2013

Se ele tivesse parado era sinal que estava doente... pode ter alguma hiperatividade o que é normal nestas idade... o que pode fazer é coloca-lo nalguma actividade extra... tipo natação, karaté, futebol, ténis... mas sinceramente aconselho o karaté... pois disciplina a criança e ajuda a andar mais calmo...
Tenho uma amiga minha que o rapaz dela também tinha hiperatividade e distraia-se muito facilmente... tinha na altura 3 anos e ela meteu-o no karaté... ficou outro menino...
Não precisa de psicólogo nenhum manhã... o seu menino precisa é de desgastar a energia que tem o que é normal...
Nos na nossa altura íamos brincar para a rua... eles agora ficam enfiados no apartamento a ver televisão ou em jogos... acabam por ficar irritadiços e hiperativos...

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Até me ri com essa da bipolaridade. A sua sogra claramente queria dizer hiperatividade. Claro que não se pode basear no que terceiros dizem, mas se na escola se estão sempre a queixar, eu levaria a outro profissional. Talvez a um neuropediatra. O meu filhote quando era mais novo tinha comportamentos muito atípicos, e não era ninguém que me chateava a cabeça, eu é que achava estranho e o pediatra regular dele foi desvalorizando, a médica de família também, levei-o a dois médicos do desenvolvimento e também desvalorizaram...eu não fiquei descansada porque as situações iam aumentando, então procurei procurei e levei-o a um neuropediatra e após a consulta ele foi reencaminhado para uma equipa multi-disciplinar, e os comportamentos mais atípicos que ele tinha foram trabalhados. Por vezes o rótulo é irrelevante, o que importa mesmo é trabalhar o que parece ser problemático (por acaso no caso do meu filho a escola também desvalorizava porque ele nunca foi minimamente agressivo e sempre se portou bem lá), até porque isso também os vai ajudar a socializar e a integrarem-se.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Diiirubiii -
Offline
Desde 21 Nov 2019

Quando a minha sogra me disse bipolaridade eu fiquei tão revoltada e ainda voltei a fazer a pergunta. Perguntei lhe que argumento é que essa pessoa tinha para afirmar tal coisa. Ela responde me: ele estudou psicologia.. E é padre.
Isso tirou me do sério. E eu já interagi com várias pessoas que teem bipolaridade no meu trabalho e nenhuma atitude se identifica com as do meu filho... E expliquei lhe que a bipolaridade é uma doença mental. E que não sabia se podia ser identificada naquela idade..
Mas estou um pouco em baixo. Porque como mães nos queremos sempre o melhor para os nossos filhos.

Diiirubiii -
Offline
Desde 21 Nov 2019

Peço desculpa não sei porque o meu comentário foi publicado três vezes.
Quero agradecer a todas as mamas que disponibilizaram um pouco do seu tempo para dar a sua opinião. A opinião de cada uma é muito importante e há coisas que vou já pôr em pratica.

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Ai desculpe mas mas não pude deixar de dar uma valente gargalhada com o "estufou psicologia e é padre"😂😂😂
Nota: sou católica praticante, estive toda a minha vida inserida em diversos grupos católicos e não pude deixar de imaginar um "xenhor padre" baseado na personagem Diácono Remédios.

Mais uma vez, ignore a sua sogra ou faça ainda melhor, diga-lhe que sim, que a pessoa em questão tem muita razão (remédio Santo para acabar com as conversas desagradáveis).

Agora voltando a falar seriamente, o seu menino também tem esses comportamentos em casa?

Diiirubiii -
Offline
Desde 21 Nov 2019

Se o deixar por um tempo sozinho ou para fazer o jantar ou até mesmo a lida de casa ele faz asneiras.. Mas se estiver a fazer uma atividade com ele, ele comporta se mesmo super bem. Ele gosta de pintar. Gosta de brincar. Mas tem que estar sempre lá alguém com ele.. Ele não gosta de brincar sozinho muitas vezes ele diz mãe podes brincar comigo. E eu digo claro.
Ele começou a comer o segundo prato a dois meses e foi um caso bem complicado porque ele já comia bolacha, pão, nozes e outros alimentos desde pequenino. Mas o segundo prato nunca foi fácil de inserir mas graças a Deus conseguimos.
Uma coisa que ele tanbem estava viciado era o telemóvel, agora depois de tanbem muito esforço da nossa parte agora ele nem pergunta pelo telemóvel. Mas isto tem algumas coisas para trás.. Nos moravamos na casa da minha sogra e em Setembro mudamo nos e ele tem tido imensas melhoras.
Mas eu tenho receio que seja tarde de mais para conseguir mudar certas atitudes dele Confuso