Bebés de Março /Abril de 2020 | Page 8 | De Mãe para Mãe

Bebés de Março /Abril de 2020

Responda
1042 mensagens
Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

FIL, que boas notícias 🙏 a ver se a febre não volta e o resto dos sintomas vão embora!
.
Ontem acabei or não responder a uma parte do teu comentário. Eu sei que já não é suposto fazer pesagens semanais com esta idade. Mas passei tão mal com a miúda, que ainda hoje tenho medo que se descubra algum problema no sistema digestivo! É ela a semana passada andou mesmo a comer mal, não sei se foi por ser a primeira semana que ficou com o pai sozinha. Enfim, a verdade é que a caminho dos 6 meses ainda não atingiu os 6kg, mesmo com sopa e papa. O único biberão de jeito que faz é o da madrugada, mas porque fica 8 ou 9 horas sem comer!
.
Acfv, não era por estes dias a troca do gesso? Desculpa, perdi-me nas datas!

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

acfv -
Offline
Desde 29 Ago 2018

Foi ontem e nem quero pensar mais nisso que foi um dia horrivel. Mas correu bem!
Isso é o que importa.
Tambem a pesamos sem gesso e saiu do percentil, estava no P3 desde 1mes.. fiquei tao triste..nem 5kg tem com quase 5 meses...
Vou começar com a sopa na 2a feira!
Fil ainda bem que conseguiste descansar!!!

Sobre acfv

Endometriose + Adenomiose Difusa
23/02/2018 - Laparoscopia
11/07/2018 - (+) (GN); 25/08/2018 AR às 8 semanas
25/10/2018 - (+) (GN) - Gravidez Quimica
11/03/2019 - Tiroidectomia total
15/07/19 Coito Programado (+)

_FIL -
Offline
Desde 15 Fev 2018

Pois Cris, eu percebo a preocupação porque passaram um mau bocado ao início com ela. Mas também poderá ser por ela ter estado na semana anterior mais doente, ou mesmo do organismo que não reteve tanto por algum motivo e vais ver que vai compensar esta semana.
.
acfv, pelo menos correu tudo bem com o gesso. Então pelos vistos não teve que ficar internada certo?
Em relação ao peso, ela até bebe bem o leitinho não é? Não poderá ser dela ser assim mais magrinha? O que disse o médico disso?

_FIL -
Offline
Desde 15 Fev 2018

Hoje a minha já esteve mais bem disposta e já interagiu mais durante o dia, não esteve tão sonolenta. A alimentação hoje voltou ao normal. Ainda não está a 100% da respiração mas para lá caminha e está ainda com um pouco de tosse. Ainda bem que parece que tudo não passou de um susto.

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Acfv, segue daqui um abracinho. Por tudo, pelo cansaço acumulado que tens, pelo sufoco que passaste com a mudança de gesso (e já passou!) e pela questão do peso. Sei bem a preocupação que é 😕 a minha só teve percentil, 3, aos 4 meses!!! Mas pronto, ela tinha a situação das cólicas. A tua mama bem, não mama? Se ela está bem, não será preocupante, mas convém vigiar. Pesaste-a depois também com o gesso para ires percebendo a evolução? Vai correr tudo bem, vais ver 🙏 Mas imagino que seja mais uma preocupação nessa cabeça já "cheia". Força, que não estás sozinha 💪

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

FIL, esta miúda é muito inconstante no que come. Esta noite, por exemplo, comeu a papa às 20h, mas só 100ml (costuma comer 150 a 180 ml, é a refeição favorita!) . Dei-lhe o meu leite antes de me deitar (perto da meia noite) 140ml porque achei que tinha comido piuco. Acordou às 4h, como habitual nos dias em que não dou leite antes de dormir, e mamou 150 ml de LA! Nos últimos dias, estava a fazer 8/9h à noite e bebia 180 ml de LA. Sabes, quando damos leite no biberão temos perceção do que bebem. Na mama não tens como saber e se estão bem é porque estão a mamar o suficiente. Tenho que relaxar com isto, eu sei, mas acho que estou traumatizada 😂 na consulta dos 6 meses vou falar bem com o pediatra, para ver se afsto fantasmas de uma vez por todas! Ah, e acho que está a preferir o LA ao meu leite 😭
.
Que bom que a tua pequenina continua a melhorar 🙏 o cansaço até se gere, agora eles doentes dá-nos cabo do miolo!!! A tua mais velha tem estado bem, ou também esteve doentinha?

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

Wind Of Hope -
Offline
Desde 24 Set 2018

Cris3010 escreveu:
Boa noite 😊
.
FIL, a minha menina já está bem, obrigada 😊 Às vezes tosse um pouquinho, mas pode ser dos animais (temos uma cadela e uma gata).
.
Quanto à amamentação, sou suspeita, mas 6 meses de LM exclusivo já é muito bom. Do meu ponto de vista, se lhe fizeres um biberão de Lá à noite depois dos 6 meses, não virá mal ao mundo e tu descansaram mais. A minha bebé LA à noite é de dia bebe o meu leite no biberão, para além de uma refeição de sopa e fruta e outra de papa. Tenho uma colega que estava só com LM e quando começou a trabalhar decidiu dar LA à noite para conseguir dormir mais. No caso dela funcionou, o bebé dormia mais horas seguidas. A parte má é que passados 2 meses rejeitou a mama! Também tens que equacionar essa possibilidade. O meu filho esteve a mama e LA até aos 7,5 meses. Depois disso rejeitou a mama, de um dia para o outro.
Relativamente às horas de sono, a minha tem-me surpreendido nos últimos dias. Tem feito 7 a 9h!!! Come a papa às 20h e tem acordado entre as 3h e as 5h. Seria muito bom, se não tivesse perdido peso está semana 😕 fiquei preocupada! Mas também foi a primeira semana que trabalhei inteira fora de casa e percebi que comeu menos durante o dia. Este fds comeu melhor. Como está semana estou em casa, vou avaliar.
.
Wind, que chatice isso da chucha. Já experimentaste diferentes? A minha dei-lhe logo chucha na maternidade para se acalmar na máquina da fototerapia. Ao início não ligava muito, mas com o tempo tornaram-se amigas. Uso nuk e suavinex.

Infelizmente já tentei várias e nada😔
O bébé até tinha pegado na chucha quando a levei para a maternidade mas a pediatra assustou-me dizendo que ele podia rejeitar a mama e que apenas devia oferecer chucha quando a amamentação estivesse bem estabelecida e olha, quando fui dar outra x umas semanas mais tarde já não queria😓
.
Vou continuar a insistir também _FIL_, pode ser que tenha a sorte de um dia acordar e gostar da chucha😅. Quando lhe coloco a chucha ele faz o movimento de extensão da língua e “empurra” a chucha para fora. Não consigo estimular o reflexo da sucção com a chucha na boca dele.
.
Obrigada pelas respostas meninas😊 Tem um grupo aqui com partilhas muito giras e úteis. Vou aprendendo para quando o piolho tiver a idade dos vossos😄

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Wind, é isso, vai tentando. Na volta andas com isso tudo e aos 2 anos andas aflita que ele não a quer deixar 😉
.
És muito bem-vinda neste cantinho de partilha 😊

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

_FIL -
Offline
Desde 15 Fev 2018

Pois wind percebo, a minha deitar para fora não deitava. Só não fazia nada com ela...eu confesso que só insisti com a chupeta por causa do dedo, porque agora o tempo foi passando e ela já não faz birras de sono tão agressivas. Não sei se é sempre assim ou não mas tive um caso próximo que demorou anos até desaparecer o vicio do dedo na boca e só passou porque o dentista colocou um aparelho próprio. Então fiquei meia traumatizada com isso e tenho receio porque ela já gosta bastante do dedo e é o que usa depois sempre que adormece. A chupeta dá para tirar da vista...o dedo não. E uma amiguinha da minha mais velha também tem o vicio do dedo e mesmo sem ser para dormir volta e meia quando está mais cansada põem o dedo na boca.
E sim claro que te podes juntar! Para já ainda se nota a diferença de desenvolvimento entre eles mas daqui a uns meses já nem se nota!
.
Cris, sim a mais velha está no infantário e por acaso até tenho sorte que para ela nunca foi infetário. Nunca teve que faltar por ficar doente lá, foi sempre de febre ou por causa dos dentes ou por causa das vacinas. Mas ela tem muitas vezes pingo no nariz, e ela ficou assim no fim de semana passado quando caíram muito as temperaturas. Ela para além do pingo não tem mais nada mas de certeza que foi ela que passou a bebé...
Mas com isto da doença também me parece que ando com menos leite. Eu acho que dois dias não deveria ser o suficiente para começar a produzir menos...ou então pode ser ela agora a compensar que tem mais fome...porque me parece que ela nunca fica bem satisfeita, mas depois acaba por aguentar o tempo esperado de 2/3h.
A minha se for biberão com o meu leite também não bebe. Já tentei várias vezes, até a semana passada que tive que ir dois dias trabalhar de manhã e ela não aceita. Quando não estou tem que ser LA. Agora também já não devo voltar a ir tão cedo mas se tiver que sair vai ser LA e vai ficar o congelado para as papas, que deve começar daqui a 2 ou 3 semanas. Até estou na dúvida se começo logo com glúten ou experimento primeiro uma sem glúten.

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

FIL, mas a minha já não vem à mamã desde pó s 3,5 meses... Enfim, manias. Acho que também tem a ver com a teme} ratura. Ela lá saberá do que gosta?
.
Vais introduzir primeiro a papa? Do meu filho introduzi a papa a uma semana de fazer 6 meses, se não estou em erro. Ainda lhe dei sem gluten. Aos 6,5 passei a dar com gluten, até porque li um artigo da sociedade portuguesa de Pediatria em que dizia que há uma janela de introdução do gluten entre os 6 e os 7 meses e se não houver introdução nessa altura aumenta a propensão para a doença celiaca. Entretanto, já há teorias que dá para introduzir antes dos 6 meses. Pelo sim, pelo não, a minha continua sem gluten. Só aos 6 passa para gluten, vejo com o pediatra na consulta, que será a 5 de Setembro. Este fds já vou triturar peru com os legumes, vamos ver como corre!
.
Continuação das melhoras da tua princesa 😊

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

_FIL -
Offline
Desde 15 Fev 2018

Sim, isso é. Eles lá sabem e as vezes não vale a pena contrariar.
Eu estava pensar introduzir aos 6 meses. Daí supostamente já dar para ser com glúten. Pensei em sem glúten primeiro, por ser o primeiro contacto com a papa, mas provavelmente as primeiras vezes que vai comer vai ser muito pouca quantidade por isso também não irá ingerir logo grande quantidade de glúten.
Ainda não sei bem pelo que vou começar! A indicação que eu tinha era a papa se fosse antes dos 6 meses por ter um sabor mais parecido com o leite e assim poderia aceitar melhor. Que foi o que fiz com a mais velha. Mas também ela tem consulta no dia 7, que é quando faz os 6 meses, e aí também vejo com a pediatra. Porque mesmo legumes já vai poder ter uma muito maior variedade.

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

_FIL escreveu:
Sim, isso é. Eles lá sabem e as vezes não vale a pena contrariar.
Eu estava pensar introduzir aos 6 meses. Daí supostamente já dar para ser com glúten. Pensei em sem glúten primeiro, por ser o primeiro contacto com a papa, mas provavelmente as primeiras vezes que vai comer vai ser muito pouca quantidade por isso também não irá ingerir logo grande quantidade de glúten.
Ainda não sei bem pelo que vou começar! A indicação que eu tinha era a papa se fosse antes dos 6 meses por ter um sabor mais parecido com o leite e assim poderia aceitar melhor. Que foi o que fiz com a mais velha. Mas também ela tem consulta no dia 7, que é quando faz os 6 meses, e aí também vejo com a pediatra. Porque mesmo legumes já vai poder ter uma muito maior variedade.

Sim, vês com o pediatra o que sugere. Olha, o meu queria que introduzir-se a papa para ela ganhar peso mais rápido, mas o meu instinto disse-me que ela podia aguentar mais um bocadinho e introduzi a sopa. Foi esquisita com o LA, não quis as variantes confiort e hipoalergenico porque são mais amargos. A sopa custou um bocadinho, mas também foi logo aos 4 meses, mas agora já come dentro dos padrões dela. A papinha, não gostou da de arroz e milho, mas gostou da de milho, arroz e maçã. Quando acabar as que tenho, já vou comprar com gluten.
.
A tua bebé está melhor?

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

acfv -
Offline
Desde 29 Ago 2018

Obrigada meninas pelo vosso apoio ❤
FIL, fico feliz pelas melhoras da tua menina, nestes tempos eles tossem e uma pessoa fica logo de coração nas maos..
Cris, nao a pesei ainda com o gesso novo.. mas vou faze-lo para ir controlando.
A minha bebé parece outra com este novo gesso mais leve, esta noite até dormiu 5h seguidas meninas!!!
E tem dois dentinhos a romper e nem chora! Minha rica filha estava desconfortável na sua carapaça:(
Cris, fiz o que disseste, acabou se a TV e realmente senti melhorias!! Obg!
Estou tao feliz!

Sobre acfv

Endometriose + Adenomiose Difusa
23/02/2018 - Laparoscopia
11/07/2018 - (+) (GN); 25/08/2018 AR às 8 semanas
25/10/2018 - (+) (GN) - Gravidez Quimica
11/03/2019 - Tiroidectomia total
15/07/19 Coito Programado (+)

acfv -
Offline
Desde 29 Ago 2018

Vamos começar nas sopas na 2a feira, dia em que faz 5 meses... estou nervosa e tb li a internet toda ahhaha
Sopa esta semana e papa para a semana e depois fruta.
Alguém dá ou deu a fruta crua triturada?

Sobre acfv

Endometriose + Adenomiose Difusa
23/02/2018 - Laparoscopia
11/07/2018 - (+) (GN); 25/08/2018 AR às 8 semanas
25/10/2018 - (+) (GN) - Gravidez Quimica
11/03/2019 - Tiroidectomia total
15/07/19 Coito Programado (+)

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Acfv, que bom sentir-te com mais energia 😊😊😊 e fico muito feliz por a tua menina estar mais confortavel com o novo gesso 🙏 num piscar de olhos já se livrará dessa chatice, começa logo a andar e tudo 😉 também fico feliz por estar a melhorar o soninho! E como é que é, a mais nova das 3 vai ter dientinhos primeiro??? 😉 O meu filho também não se queixou muito, quando dei conta, tinha desapontado. Descobri na mama 🤦🏻‍♀️
.
Quanto às papinhas, está fase é muito engraçada, mas também desgastante, dependendo da reação. Nas primeiras vezes, talvez durante uma semana, é possível que coma muito pouco, vai estar a habituar-se a tudo! Mas depois, com o tempo habitua-se 😊 olha, a única coisa que dou crua, por enquanto, é a banana. Mas já pensei dar pera ou maçã crua triturada, até porque a barriguinha dela continua a ser muito presa! Eu introduzi hoje a carne na sopa. Senti logo diferença à tarde, só conseguiu comer 4 horas depois, e a custo. A digestão deve ter sido mais lenta, o organismo a adaptar-se a um novo alimento!

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

_FIL -
Offline
Desde 15 Fev 2018

Ela já está melhor. Ainda tem tosse mas agora já nem estou a por soro porque já não lhe custa a respirar. Tem ainda qualquer coisa mas agora acho que vai lá com o tempo.
.
Acfv, parabéns pelo primeiro dentinho! Fica tão giro quando eles sorriem e se vê esses dois dentes! Ainda bem que não teve reação, também se já estão de fora já não deve ter. A minha para já ainda não vejo sinais. Se for como a irmã só aos 8 meses, mas essas coitada não tem dores mas fica sempre uma semana com febre relativamente alta. Nascem lhe sempre 4 de uma vez e depois fica muito tempo sem nascer nenhum. Neste momento ainda só tem 12 dentes, e só espero que quando lhe nascerem os próximos 4, que deve estar breve, não tenham a ideia de lhe fazer o teste covid por causa da febre.
Ainda bem que ela se estava dar melhor com este novo gesso. Deve estar a ser um alívio para ela. Mas este gesso é mais aberto ou mais leve?
Eu sempre dei fruta crua. Só a banana dava esmagada, que é fácil fazer puré, o resto era tudo passado com a varinha mágica porque ela não gostava de texturas. A maçã e a pêra para ser mais fácil passar cortava em pedaços pequenos, numa caneca, e juntava um pouco de água, basta só mesmo umas duas colheres. Dá para passar sem água, mas se tiver água é mais fácil e até fica um puré mais suave.
E é mesmo normal nas primeiras vezes até as vezes semanas comerem muito pouco. Eu pelo menos até ela ter uns 6/7 meses tinha que dar sempre leite no fim, que as vezes era mesmo só meia dúzia de colheres.
.
Cris, a minha de LA bebe do confort e tem se dado bem. Na altura comprei esse porque foi quando ainda estava com as cólicas e tenho mantido. Mas ela até não é presa.
Mas é isso mesmo, o pediatra é para aconselhar. Depois nós fazemos o que achamos melhor. Eu também não sigo tudo, vou lá oiço a opinião, mas depois quem conhece os nossos filhos somos nós e eles são todos diferentes.

acfv -
Offline
Desde 29 Ago 2018

FIL este gesso é se anca livre, ou seja, é das virilhas aos tornozelos pelo q ja mudo a fralda normalmente e ela pode sentar se! E posso dar beijinhos na barriga ! que saudadeda minha pancinha!
A fruta crua descascavas ou davas com a casca? obrigada pela dica da agua!

Sobre acfv

Endometriose + Adenomiose Difusa
23/02/2018 - Laparoscopia
11/07/2018 - (+) (GN); 25/08/2018 AR às 8 semanas
25/10/2018 - (+) (GN) - Gravidez Quimica
11/03/2019 - Tiroidectomia total
15/07/19 Coito Programado (+)

_FIL -
Offline
Desde 15 Fev 2018

Ah sim, então é normal que agora se sinta muito melhor! Que bom que agora já se mexe mais à vontade.
Por acaso com casca nunca experimentei. Se calhar só experimentando para ver como fica a consistência e também o sabor que pode as vezes ficar mais amargo, mas se gostarem não deve haver problema. Mas para esta vou descascar também.

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

FIL, sim, eu até gosto do pediatra, mas há coisas que discordamos e em última análise confio no meu instinto. Até agora não me tem deixado mal 🙏

Fruta com casca dei mais para frente ao meu filho. Ele comia bem e ajudava nos cocós porque tem fibra. A minha está a fazer reação à carne... Parece-me não estar confortável da barriguinha e eu nem pus as 20g que o pediatra disse. Pus só 10g!
.
Acfv, imagino a felicidade da pequena e a tua 😊 que amanhã corra bem a primeira experiência. Depois vem contar 😊

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

Margarida_2017 -
Offline
Desde 31 Jul 2019

Olá ..
Hoje estou naqueles dias em que me questiono de tudo , e já ponho em causa tudo .. por isso preciso da vossa ajuda ...
Alguém sabe depois de termos os nosso bebés quando devemos ir ao oftalmologista??
Alguém que vai levar os filhos para a creche só a beber leite da mãe ... será o mais acertado ??
Depois a introdução dos alimentos terá de ser a hora do jantar .. será o melhor ??
Como vão fazer por esses lados ??

Margarida_2017 -
Offline
Desde 31 Jul 2019

_fil_ não tenho comentado , mas fico muito feliz pela pequena já estar melhor ..
Nem quero imaginar como o teu coração deve de andar apertadinho ...
Pensamento positivo ajuda sempre 😁

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Olá Margarida 😊 olha, oftalmologista, se não houver suspeitas de nada, penso que se faz aos 3 anos.
Quanto ao ir para a creche só a leite materno, há duas coisas muito importantes: o bebé está habituado a beber no biberão? E na creche, se levares o leite eles dão e não fazem a refeição de sopa? Isto é muito importante, depende muito do local onde o bebé ficar. Eu, pessoalmente, acho mais prático os bebés já estarem habituados a uma refeição de sopa em casa, sobretudo com a idade do teu bebé, mas também acho legítimo que se o bebé está exclusivamente a leite materno e os pais assim pretenderem até aos 6 meses, devia ser respeitado. É uma logística difícil, mas faz-se se conseguires tirar leite e tiveres algum congelado.
Normalmente começa-se por trocar uma refeição de leite ao almoço. Por exemplo, a minha filha começou a sopa aos 4 meses, aos 4 meses e uma semana começou a fruta como sobremesa e 3 semanas depois começou a papa ao jantar.

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

Margarida_2017 -
Offline
Desde 31 Jul 2019

Cris3010 escreveu:
Olá Margarida 😊 olha, oftalmologista, se não houver suspeitas de nada, penso que se faz aos 3 anos.
Quanto ao ir para a creche só a leite materno, há duas coisas muito importantes: o bebé está habituado a beber no biberão? E na creche, se levares o leite eles dão e não fazem a refeição de sopa? Isto é muito importante, depende muito do local onde o bebé ficar. Eu, pessoalmente, acho mais prático os bebés já estarem habituados a uma refeição de sopa em casa, sobretudo com a idade do teu bebé, mas também acho legítimo que se o bebé está exclusivamente a leite materno e os pais assim pretenderem até aos 6 meses, devia ser respeitado. É uma logística difícil, mas faz-se se conseguires tirar leite e tiveres algum congelado.
Normalmente começa-se por trocar uma refeição de leite ao almoço. Por exemplo, a minha filha começou a sopa aos 4 meses, aos 4 meses e uma semana começou a fruta como sobremesa e 3 semanas depois começou a papa ao jantar.

Eu referia-me a mim , enquanto ao oftalmologista. Eu uso óculos e durante a gravidez o médica disse para não me preocupar se visse pior , porque era normal da gravidez . Agora não sei quando é que devo de voltar a marcar uma consulta para ver se está tudo ok .

Em relação ao biberão já o estou a habituar a ele , para não ser tudo estranho .. a minha grande dúvida é de introduzir a sopa a noite , em casa quero e vou ser eu em casa a fazer a intrintroduçao dos alimentos . Só que tenho receio que faça alguma reação aos alimentos e não me aperceba por ser de noite .. sei lá .. secalhar até respira ser paranóica , não sei .. por isso queria saber como estavam a fazer desse lado
Cris3010 obrigada pela tua partilha

_FIL -
Offline
Desde 15 Fev 2018

Obrigada Margarida Sorriso ela aos poucos está a voltar ao normal!
Em relação à alimentação a Cris já disse o mais importante. No infantário de certeza que aceitam que se leve só leite materno porque há bebés que vão logo com 4 meses e esses se comerem uma refeição sem ser leite já é muito, tem é que ver com eles a melhor forma de o acondicionar. Depois para a introdução alimentar não sei se é opção fazerem no infantário, ou se a quiserem fazer em casa, dependendo da hora a que chegarem a casa pode ser mais lanche que jantar. Quando foi da minha filha ela também não tinha horas certas, na altura comecei pelo almoço, mas tanto calhava as 11h como às 15h....dependia muito dos horários de sono dela, ela só foi para a creche com quase 11 meses por isso não houve a questão do leite. Mas para a bebé também vou ter que ver com o infantário como fazer com o leite, porque ela vai um pouco antes de fazer 7 meses e por isso vai ter várias refeições de leite, e preciso ver com eles como preferem que o leve (já vai ser LA, mas no fundo acaba por ir dar ao mesmo).
Em relação ao oftalmologista, não sei quando se considera que os efeitos da gravidez já passaram. O que eu faria era perguntar na consulta dos 6 meses do bebé ao médico. Se o médico não souber eu marcava se me sentisse desconfortável, caso contrário esperaria talvez até fazer 1 ano. No meu caso gostava de ir ao dentista para ver se estava tudo bem, mas com esta situação da pandemia acho que não vou marcar tão cedo, mas são assuntos diferentes porque eu não tenho nenhum desconforto.
.
Cris se calhar se ela fez essa reação à carne o que fazia era esperar mais 2 ou 3 dias e depois tentar outra vez, também para confirmar se terá mesmo sido da carne. E se voltar a fazer reação tentar dar na vez seguinte outro tipo de carne (não sei se foi perú ou frango). Mas também não aumentava a quantidade, nem insistia muito, até ela se sentir bem, pode às vezes o organismo dela ainda não estar preparado...

acfv -
Offline
Desde 29 Ago 2018

Eu uso oculos!! ehehehe
Tive de ir as urgencias de oftamologista na gravidez e o medico disse me para ir a uma consulta ajustar a graduação DEPOIS de amamentar. Sorriso
Tive de ir antes porque as minhas lentes riscaram e o oftamologista (outro) disse a mesma coisa.
Quanto à creche, vou dar sopa amanha exatamente porque dia 1 de Set vai para a creche, e eu não consigo tirar leite com a bomba. Então decidi comecar ja nos solidos.

Meninas por aqui a noite esta a ser das antigas.. so.dorme no meu colo.. mas culpo os dentes!

Sobre acfv

Endometriose + Adenomiose Difusa
23/02/2018 - Laparoscopia
11/07/2018 - (+) (GN); 25/08/2018 AR às 8 semanas
25/10/2018 - (+) (GN) - Gravidez Quimica
11/03/2019 - Tiroidectomia total
15/07/19 Coito Programado (+)

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Bom dia 😊

Margarida, desculpa, não percebi que o oftalmologista era para ti. Como não uso óculos não sei, mas pelos vistos até a amamentação influencia! Se estiveres aflita, também acho melhor ires, mesmo que tenhas que voltar a ajustar daqui a uns meses 🤷‍♀️ relativamente à sopa à noite, é isso mesmo, ela pode fazer reação e tu não notas. Vê com o médico, mas eu teria receio também.

FIL, nem sei que diga. Ela ontem esteve estranha. Está a comer mal (sobretudo o leite) e fez 3 sonos de meia hora durante o dia 🥴 já estava ko com os dois pequenos porque o pai ontem não esteve. Estive a ler e talvez seja coincidência a questão da carne na sopa. Acho que está num pico de crescimento, inquieta, a dormir mal e a comer mal. A próxima sopa vou fazer sem carne só para despistar. Isto com eles é tudo uma toda viva, nunca podemos dizer que está tudo tranquilo, que surge qualquer coisa 🤦🏻‍♀️ relativamente ao LA, eles não fazem na creche? Sempre ouvi dizer que quando se faz deve ser bebido logo. Na creche da minha fazem, mas é privada.

Acfv, parabéns à tua bebé 😍 espero que corra tudo bem hoje! Olha, a minha também só está a adormecer ao colo de dia e de noite 😬

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

Margarida_2017 -
Offline
Desde 31 Jul 2019

Então o melhor é mesmo esperar , não era nada urgente , mas sim uma consulta de rotina e ver uns óculos novos porque estes já precisam de reforma .. pode ser que o o pai natal depois me ponha uns no sapatinho 😅😅
O LA eu sei que na creche fazem na hora e não tenho que levar , a própria creche é que compra .. agora o LM vou ver como é ...
Vai ter mesmo de ser a noite a sopa pois vou trabalhar e não vou ter outra hipótese, mas vou tentar dar o mais cedo possível para ver se faz reações e estar atenta ..😔 devíamos ter mais tempo para estar em casa com os bebés assim é muito complicado gerir tudo .. aconselham LM esclusivo até aos 6 meses e depois temos de fazer introdução alimentar a noite .. 😓😓

_FIL -
Offline
Desde 15 Fev 2018

acfv, sim provavelmente pode ser dos dentes, porque acho que as dores ou comichão atacam mais de noite. Ou então pode ser mesmo uma fase, eles são tão sensíveis que qualquer coisa é motivo para lhes alterar logo o sono.
Cris, a minha durante o dia também só anda a fazer sestas de no máximo 30 minutos e às vezes é um castigo para adormecer. Depois ela já estava a ficar tão irritada por estar cheia de sono que acabei por ir com ela passear no carrinho, pelo menos 5 minutos depois já estava a dormir e fiz o passeio sempre com ela a dormir. Mesmo para o leite parece que fica muito mais irritada. Mas de comportamento continua sorridente e aparentemente sem dores.
Em relação ao leite na infantário a minha dúvida não era se levava o LA preparado, era só se tinha que levar o pó ou biberão. As refeições estão incluídas, portanto o leite também deverá estar (a não ser LM que teria que levar), mas já vi as senhoras lá a guardarem recipientes com pó, daí a minha dúvida. Isso pode ter muitas explicações, como um bebé precisar de leite especial, ou ser uma determinada papa, ou mesmo ter que ficar até mais tarde (porque para quem ficar até mais o reforço das 18h são os pais que levam). Por isso quero ver lá se é preciso ou não levar alguma coisa.
.
Agora a minha bebé acho que está a ficar com conjuntivite. Um dos olhos está muito mais lacrimejante e a ganhar aquelas secreções amareladas. Será possível estar relacionado com a constipação que teve por estar com as defesas mais em baixo? Eu para já estou a limpar com compressas embebidas em soro mas não sei se vai ser suficiente.

_FIL -
Offline
Desde 15 Fev 2018

Margarida, eu não sei se fará mal alterar um pouco as rotinas alimentares dos bebés, mas também após os 6 meses pouco tempo depois irá estar a fazer mais que uma refeição por dia e portanto vai comer a sua refeição de sopa e fruta ao almoço, e depois a papa de tarde e ao jantar outra sopa. O que faria era começar a introdução de novos alimentos ao sábado ao almoço, assim depois ainda tinham o domingo ao almoço e depois na segunda ao final da tarde, que como já era o 3º dia poderá ser mais improvável alguma intolerância. Isto se não trabalharem ao fim de semana, mas os novos alimentos também não se introduzem todos os dias, portanto optaria por a primeira vez ser a um almoço, se fosse dois dias seguidos ainda melhor!

Margarida_2017 -
Offline
Desde 31 Jul 2019

_fil_ obrigado pela dica , não me tinha lembrado dessa possibilidade ... obrigada é mesmo isso que vou fazer 🥰
As conjuntivites são muito frequentes nos bebés , não sei porque ..limpar muitas vezes ao dia ajuda se preferir pode fazer com água morna, e sempre de fora do olho para dentro .. esperemos que passe rápido . As melhoras