Bebé pouco apegado | De Mãe para Mãe

Bebé pouco apegado

Responda
10 mensagens
Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

Bom dia mamãs, já há algum tempo que tenho pensado em escrever sobre este assunto que me deixa um pouco apreensiva e que tenho tentado esquecer, mas nada como ouvir opiniões. Resumidamente é isto, o meu bebé de 15 meses aparenta ser muito desapegado a mim e ao pai. Nunca gostou de colo nem de grandes apertos, até aqui tudo bem, assumi que é independente, mas ando a pensar se será algo mais. Por exemplo, ao final do dia quando o vamos buscar ao colégio e ele nos vê, sorri e ás vezes até dá uns saltinhos, mas nunca corre para nós nem nos dá abraços. Nunca chorou por lá ficar (tirando uma vês que parecia não querer) nem nunca chorou por ser pegado por estranhos. Por exemplo, se uma amiga minha que ele nunca viu lhe pegar e eu sair da vista dele, ele não se chateia nada. Acham que este comportamento é estranho ou não tem nada demais?

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mamã essas coisas podem ser sinais de alerta como coisas perfeitamente naturais e apenas feitio! O melhor mesmo é ir transmitindo essas preocupações ao pediatra mas antes dos 2 anos não há grande coisa a avaliar, só mesmo estar atenta.

E o motivo para n se poder avaliar é porque poderíamos diagnosticar erradamente certas patologias que afinal não existem.

Sei que n é a resposta que queria mas é muito honesta!
A minha filha sempre estranhou pessoas que n conhece e o filho de uma amiga minha sempre foi um "vai com todos", andava de colo em colo, feliz da vida, tanto fazia! Quando fizeram dois anos a minha filha começou a ser mais sociável (apesar de fazer diferença entre quem conhece e n conhece) e o da minha amiga começou a ser super apegado aos pais, só queria estar no colo deles e mais ninguém, n deixava que outras crianças (como a minha filha) estivesse no colo dos pais dela, etc!

Ou seja, as crianças têm o seu feitio e às vezes modificam! Por isso esteja atenta mas n stresse demais! felicidades!

lune et étoile -
Offline
Desde 30 Jul 2008
I Love DMPM

Ola,

A minha filha nunca foi um bebé de colo, nunca gostou e hoje tem 5 anos e continua a não gostar, nem colo, nem apertos, mas é uma menina muita apegada aos pais, mas como o teu filho nunca chorou a ir para a escola nem no primeiro dia nem nada, mas quando a vamos buscar é uma festa, ela é muito apegada a mim, a educadora diz que esta sempre a falar na mamã, diz que a mamã é melhor amiga dela, ela comigo até da abraços, beijinhos, enfim tudo o que faz uma criança da idade dela.
ah e muito importante a minha filha não fala com estranhos, nem uma palavra diz!

Ja falou com o pediatra ou mesmo educadora do bebe?

Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

Lune, vejo pelo contador que a tua filha já tem 4 anos, como é que era quando tinha 15 meses quando a ia buscar á escola?

mysweet -
Offline
Desde 15 Abr 2015

Vanessa, posso dizer que revi-me por completo no teu testemunho.
O meu filho já tem quase 3 anos, mas desde que nasceu tinha um comportamento muito idêntico ao que descreveste. Durante o primeiro ano de vida e até um pouco depois, a situação perturbou-me imenso, pois a criança não demonstrava qualquer apego aos pais e olha que era eu que passava os dias inteiros com ele. Eu ficava com a impressão que estarmos nós ou um estranho era praticamente a mesma coisa para ele, chegando até ao ponto de mostrar mais afeição aos avós que via com muito pouca regularidade. Tentava pesquisar sobre o assunto para obter uma justificação pois sofria pela indiferença dele e pensava: o que estaremos nós a fazer de mal? Cada consulta que tinha no pediatra, já tinha vergonha mas lá expunha sempre esta minha questão existencial... A pediatra tentava-me sempre tranquilizar dizendo que cada criança tem o seu feitio, que era absolutamente normal os bebés poderem ter esta reacção, dizendo ainda que com o aproximar de 1 ano de idade provavelmente a criança começaria a mostrar mais preferência pelos pais e a tornar-se mais introvertida. Posso dizer que só após os 12 meses comecei a ver uma pequena alteração no comportamento dele, mas não muito... O que é facto é que hoje o meu filho é uma criança extrovertida, muito sociável e dou graças a Deus por isso! Acredita que sofria muito com esta situação, na presença de outras pessoas às vezes chegava até a sentir-me envergonhada por imaginar no que iriam as pessoas pensar... provavelmente que não dávamos atenção e afecto ao nosso filho, mas acredita que sempre fomos pais muitíssimo dedicados. Hoje, o meu filho é uma criança perfeitamente normal, gosta muito dos nossos miminhos, já demonstra alguma timidez em certos momentos, mas como disse acima, adora conviver com outras pessoas! Custou-me muito o primeiro ano de vida, mas posso dizer que a minha insegurança já se encontra ultrapassada. Tenta não pensar muito no assunto e aproveita todos os momentos que passas com o teu bebé!

Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

Mamã Mysweet o seu comentário deixou-me de certa forma aliviada.
Também noto diferenças ligeiras desde que ele fez um ano. Vou tentar não pensar muito nisso e aproveitar todos os momentos com ele.
Obrigada

Desde 17 Nov 2017

Como está o seu filho hoje? Estou aflita pois minha filha tbm é assim.

SweetBlonde -
Offline
Desde 02 Ago 2012

Isso é uma questão de feitio.

Umas vezes mais afectuosa outra menos, nunca foi de grandes beijos e abraços para connosco ou família próxima.

Até aos dois ia ao colo de toda a gente. Até na paragem do autocarro, se lhe estendessem os braços ia com facilidade para o colo de alguém e dizia-me adeus.

Após os 3 anos mudou radicalmente. Mais introvertida, menos sociável.

E até hoje se tem mantido assim e irá manter. Não +e defeito, é feitio.

Blonde

************************************

Madrinha e afilhada orgulhosa da Nelia02

Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

O meu filho tem agora 5 anos. quando o vou buscar à escola tem quase sempre a mesma reacção de não me ligar. Não querer vir embora. Mas agora já o conheço. Sorriso sabe que gostamos dele e nós sabemos que ele gosta de nós. é mesmo do feitio.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Olá,
acho que para já não precisa de se preocupar… A minha filha tem fases. Às vezes se lhe saio da vista chora, noutras não… Tanto vai ao colo de estranhos como não quer ir. Tanto me vê e fica eufórica como parece que nem liga… Acho que como já foi dito acima, até aos 2 anos não podemos valorizar demasiado porque estão a construir-se em termos de personalidade… Se dissesse que quando a vê NUNCA se manifesta, acharia estranho, mas às vezes dá saltinhos portanto não se preocupe se não dá abraços, os saltinhos são um modo mais efusivo de se expressar… Quanto ao colo, a minha também dantes parecia não gostar, agora lembrou-se de gostar… Enfim, eles estão em transformação constante.

Outros tópicos relacionados

Será? HELP!!!
olá a Todas, preciso de falar com alguém mesmo que seja alguem desconhecido. Vou contar a historia desde o inicio. Por motivos de saude, tomo a pilula seguida desde à uns 4 anos com apenas duas pausas anuais. Em Maio deixei de tomar a pilula, e o...
limas cartao
olá a todas, eu ando á procura de limas de cartão próprias para bebés mas não encontro em lado nenhum!!! será que alguma de vocês sabe onde encontrar? obrigada
Escova e Pente
Mamãs onde compraram a escova e pente para as vossas meninas? Ainda não encontrei nada que achasse fofinho para a minha Margarida. Ah, e as limas para as unhas são como as que usamos para nós ou compram-se em sitios especificos?
Opinião se faz favor ( de mamãs que já tiveram o bebé)
Boa noite. Acabei agora de terminar a mala de maternidade do bebé. Na lista do hospital está: 5 mudas de roupa interior 5 fatinhos 5 fraldas de pano 1 cobertor ou xaile fraldas descartáveis 2 toalhas de banho Vou acrescentar toalhitas e o kit com...
Duvida
Olá a tds necessitava de saber o q precisava de comprar, para a higiene do bebé. Sei que necessito de comprar: - Alcool mas n me lembro de qts graus - Comprensas esterelizadas - Lima, tesoura ou corta unhas Mas n me lembro de mais nada poderao me...
Kit e Medela
Olá mamas Alguém sabe onde posso comprar o kit com a tesoura, corta-unhas e lima de cartão? É que me ofereceram o pente e a escova em separado e eu só vejo as 5 coisas juntas. E os discos para o peito da Medela? Na maternidade mandaram levar...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?