Bebé não pega na mama | De Mãe para Mãe

Bebé não pega na mama

Responda
8 mensagens
NowAndForever -
Offline
Desde 09 Mar 2011

Olá mamãs!

O meu menino está com duas semaninhas e meia, e nunca pegou bem no peito. Na maternidade passava horas a tentar que ele mamasse, segui todos os conselhos das enfermeiras, mas nada resultou, porque ele dava uma ou duas chupadelas e adormecia. Resultado: perdeu 11% do peso e acabámos por ficar mais um dia internados, sendo que aí já lhe deram "suplemento" no copinho. No dia seguinte, quando tivemos alta, ele saiu de lá a chorar desesperado com fome, porque praticamente só tinha bebido aquela quantidade mínima de LA, e algum leite meu, que tinha tirado com a bomba.

Fui logo a correr à farmácia comprar uma bomba da Medela, um biberão e uma lata de LA. O plano era ir tentando dar a mama, e extrair o leite com a bomba para lhe dar, caso ele continuasse a não pegar. O LA seria para dar se achasse que ele continuava com fome, ou se tivesse pouco leite.

Entretanto comprei também uns mamilos de silicone, e ele mamou uma vez ou duas, mas também não se adapta muito bem: se tem muita fome, fica zangado e arranca-me os bicos (também não tenho a certeza se são do tamanho certo...), se tem pouca, adormece logo que se encosta a mim. Tenho, então, tirado leite com a bomba, mas só tiro duas ou três vezes por dia, porque a bomba é manual e já ando com dores e dormência nos dedos, e também porque tenho um certo receio de que faça mal estar sempre a puxar.

Resumindo: ele bebe LA na maioria das mamadas, e o LM acaba por ser o suplemento. Quando fomos ao centro de saúde para ele ser pesado, duas semanas depois do nascimento, ele já tinha recuperado o peso com que nasceu e ainda ganhou mais 100g.

Queria muito que ele mamasse o LM, fosse no peito ou no biberão, porque acredito que o natural é sempre melhor, mas já estou um bocado desmotivada...alguma mamã passou pelo mesmo e conseguiu estabelecer/manter a amamentação?

O homem da minha vida nasceu às 41 semanas, no dia 15/12/2015 às 23h07m.
A menina dos meus olhos chegou às 38semanas+3 dias, no dia 19/12/17 às 04h58m.
2022 o meu anjinho partiu às 14 semanas (aborto retido)
O meu pequeno milagre nasceu às 37 semanas+3 dias no dia 19/12/2023 às 03h29.

elsiinh@ -
Offline
Desde 19 Fev 2015

Olá mamã! Revi-me um pouco nas suas palavras. A minha princesa também tinha muitas dificuldades em pegar na mama e perdeu precisamente 11% do peso e tivemos qie ficar mais um dia. Para lhe dar de mamar nos primeiros 3 dias eu tinha que chamar sempre uma enfermeira. A Matilde nem sequer acordava para comer. Tinha que lhe tirar a roupinha toda e quando as enfermeiras vinham ajudar-me mexiam-lhe nos pezinhos para ela acordar. Quandp finalmente acordava, ela ficava desesperada com a fome e andava com a cabeça dum lado para o outro para tentar agarrar o bico. Demorava 1h para pegar. Chorei tanto! As enfermeiras aconselharam-me a comprar os bicos de silicone e nos primeiros dias usava ou sacarose que as enfermeiras traziam ou aerom para colocar no mamilo para ela pegar. Tomou complemento 2x no hospital. Como insisti muito ela agora pega muito bem na mama com mamilo de silicone.

Como já está a dar LA aconselhava a comprar uma bomba elétrica e tirar sempre o leite da mama. Também tenho uma bomba manual da Chicco e fui comprar a elétrica da medela, a swing. Acredito que assim consiga aumentar a produção do leite para suatentar o príncipe.

Quanto menos leite tirar a produção vai diminuir e daqui a pouco fica sem leite.

Espero ter ajudado. Boa sorte e muitas felicidades.

Sobre elsiinh@

Ultima pilula - 5 de outubro de 2014
Ovários Micropolicisticos - 16 de janeiro de 2015
Positivo a 19 de fevereiro de 2015
29/out/2015 - nasceu o meu Amor Maior <3. Indução às 41 semanas.

Sara.rs.90 -
Offline
Desde 21 Ago 2015

Olá mamã, a minha bebé na maternidade também mal pegava na mama adormecia logo, e nunca acordava com fome. Tal como a mamã Elsiinh@ as enfermeiras aconselharam-me a despi-la e deixa-la destapada a ver se despertava para lhe dar mama. Deram-me a indicação quando saímos da maternidade que teria que a acordar de 3em3horas para lhe dar mama, mas por iniciativa própria dava lhe mama de 2em2horas pois ela adormecia muito e mal se alimentava. Insisti muito, tive muita dificuldade por vezes que ela agarrasse na mama, cheguei a ter lutas com ela de mais de 1horas no agarra larga e muitas vezes dava por mim tão mas tão frustrada que sentia raiva de mim mesma por estar a falhar na coisa que mai queria que era dar maminha à minha bebé. Comecei a perceber que a muda da fralda a meio da mamada a despertava e acabava por mamar mais um bocadinho e comecei a alargar para 2.30h em 2.30h ou de 3 em 3h consoante o que mamava. Fiz um controlo quase obsessivo em relação à amamentação pois tinha muito medo de chegar à consulta com ela e orientarem-me para o L.A. coisa que para mim estava fora de questão ouvir da boca de quem quer que fosse. Na consulta ela já tinha recuperado o peso perdido e ganho mais 400gr. Actualmente ela já acorda sozinha para mamar, mas continuo a ter que fazer a muda da fralda a meio da mama para que ela mame mais um bocadinho pois continua a adormecer.
Mamã o que poderia lhe dizer era que não desistisse. Insistisse o que tivesse que insistir com todad as suas forças e as de que precisar. Eu nunca pus como solução dar lhe L.A. e isso para mim esteve e continua a estar fora de questão e mesmo com todas as dificuldades sempre lutei para conseguir. Por mim, que é uma realização pessoal, mad principalmente por ela. Um beijinho e muita força

Ps:existe uma linha de aconselhamento de amamentação em que estão disponíveis para a ajudar e segundo o que me informaram na maternidade há a possibilidade de ir alguém a casa. Se é algo que quet muito força mamã, lute por isso.

Paragem da pilula:fevereiro Concepção:março
Dpp:19 de Dezembro 2015
Primeira gravidez e é uma princesa linda.
Nasceu: 2:21h do dia 11/12/15 com 2.720gr e 46cm
Segunda gravidez é um principe guerreiro.
Dpp: 14 de Abril de 2018

aoliveira -
Offline
Desde 09 Set 2008

Olá

Eu tenho um bébé com 5meses e o inicio da amamentação também não foi nada fácil. Ele não me pegava na mama e dormia muito.

Saí da maternidade também com uma grande perda de peso e uma lata de LA. Quando cheguei a casa nem mama nem biberão :S. Tive de lhe dar LA com uma colher mas só uma refeição. Tive tanto medo que não lhe dei mais e ficou praticamente 1 dia sem comer! (E ainda bem porque o LA deixava-o tão enjoado que não tinha fome para me pegar na mama...)

O que eu aprendi:
1. os bicos de silicone só atrapalham por dois motivos: a estimulação na mama é menos eficiente e a textura do latex pode baralhar o bébé que depois estranha a textura da pele.
2. a produção de leite é muito maior de noite
3. bébés que perdem muito peso têm de ir à mama com menos intervalo de tempo do que nos dizem nas aulas
4. O meu só pegou na mama quando o leite desceu e porque lhe meti a mama na boca e esguichei leite lá para dentro. Como sentiu liquido engoliu e lá percebeu o que tinha a fazer.

Mas o mais importante nesta fase é de facto pedir ajuda a CAM (Conselheiras de aleitamento materno). Para ajudar tem um site SOS Amamentação
http://sosamamentacaopt.blogspot.pt/
No lado direito tem vários números de telefone que pode usar Piscar o olho

Boa sorte e MUITA insistencia
Alexandra

Mãe Hélia -
Offline
Desde 10 Ago 2014

Mamã, o que posso dizer é que nao desista da amamentação!

Do meu primeiro filho nao consegui que mamasse mais que dois meses... por vários factores, mas o principal era que os meus mamilos estavam rasos, e com o bico de silicone ele tinha que fazer muito mais força e dormia... Se dormia nao mamava. Se nao mamava eu nao produzia tanto... e mesmo com a bomba a estimular nao consegui.

Do segundo prometi a mim mesma que faria tudo para conseguir amamentar o máximo que conseguia (ele tem 8 meses e ainda mama!). Entao ainda na gravidez estimulei os mamilos para eles se formarem, o que consegui! Na maternidade ele pegou bem, teve que aprender é certo! Alias é uma aprendizagem a dois! Entretanto ele perdeu peso mais do que seria o ideal e acabei por lhe dar LA.. chorei chorei.... senti-me mal... eu tinha leite ele pegava no mamilo (apresar das dores horriveis). Respirei fundo e reagi.. tirava com a bomba e complementava com LA. Fiz isto durante 2 semanas talvez..... Insistia sempre com a mama, panos quentes tb ajuda a o leite fluir mais e melhor! DEscansar muito! beber muitos liquidos, eu bebo no minimo 2.5l por dia. Insistir e ter calma, qt mais calmas estamos melhor para a oxitocina! Conclusão, pus o LA de parte e consegui amamentar em exclusivo até aos 4 meses e umas semanas (quando introduzi a papa ao almoço e o resto das refeições era mama) Nunca pensei conseguir depois de nao conseguir no primeiro filhote, mas felizmente consegui (até stock de LM fiz para mandar para a creche). ISto para dizer que pode demorar um tempo, como disse os bebes e as mamas tem que aprender juntos, o meu bebecas demorava exactamente 10 minutos a pegar correctamente na mama, e eram dores horriveis mesmo.. precisei de purelan porque nao saravam as gretas.. MAs td passa e agora em 10 minutos esvazia as duas mamas de manhã e a noite!! Relaxe, beba liquidos e nao desista!!!

Di_ms -
Offline
Desde 14 Set 2016

Olá mamã!
Estou a passar pelo mesmo... a minha becas nasceu há quase 4 semanas e nunca consegui que pegasse na mama, o que me stressou bastante desde logo. Para alem de não pegar porque o mamilo não ajuda, tenho muito pouco leite... Triste
Na maternidade perdeu quase 10%, mas saímos, e na primeira semana em casa, perdeu mais 200g, o que fez 18%... isto porque eu queria e por isso insisti na mama... claro que apanheinum susto tremendo, e comecei em força no suplemento... toma de 3 em 3horas!
Só está semana é que ela recuperou o peso todo que perdeu!
Mas tenho tentado dar mama, ela não pega, e o pouco leite que tenho parece que está a diminuir...
Já consultei uma CAM, que me tem vindo ajudar, mas esta mto difícil, porque esta numa fase em que assim que lhe mostrou a mama começa a esbracejar, arranca o mamilo de silicone, não mama, e é um grande stress para as duas...
Mas não vou desistir para já... ainda não! Apesar de a vontade em insistir já nao ser muita...

Di✨✨ -
Offline
Desde 08 Set 2016

Olá mamã ligue para a SOS Amamentação. Na maternidade teve o apoio das enfermeiras mas agora que está em casa precisa de mais apoio. Elas ajudam imenso! Ligue.
Muita força!

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Boas mamã!
A minha história foi muito semelhante, o meu filho nasceu de cesariana e demorou muito tempo a "acordar" não pegava na mama e quando lá pegava adormecia logo asseguir, tentei de tudo para o acordar, incluindo mudar fraldas com água fria mas ele não acordava o suficiente.
A minha sorte foi que ainda no hospital, depois de lhe terem dado um copo de leite adaptado uma enfermeira perguntou-me se queria tentar extrair leite para lhe dar e foi o que nos safou a todos! No hospital emprestaram-me uma medela. Dava-lhe leite e extraía logo as seguir para a mamada seguinte. Chegou a um ponto que deixei de lhe tentar dar mama porque não tinha energia e quando fui para casa tinha uma bomba manual à minha espera mas pedi ao meu marido para comprar uma eléctrica e foi mesmo mesmo a nossa salvação durante as primeiras duas semanas de vida do meu pequeno. Como extraía o leite para lhe dar nunca precisei de suplemento e um dia com duas semanas/duas semanas e meia decidi tentar os bicos de silicone ver se ele pegava, funcionou duas vezes e à terceira dei-lhe a mama e desde então ele não quer outra coisa.
O mais importante é:
A mamã se mentalizar que o mais importante é que o/a bebé coma, não importa o como (se de um biberão ou copo) ou o quê (se formola ou leite) eles têm é que se alimentar e crescer saudáveis e a mamã não estar estressada com isso ajuda muito
2 - as bombas eléctricas são, na minha experiência, melhores que as manuais.
3- não parar de extrair leite para continuar a produção.