Bebê com 3 dias não pega na mama | De Mãe para Mãe

Bebê com 3 dias não pega na mama

Responda
10 mensagens
Desde 11 Dez 2016

Olá a todas.
Sinto-me a desesperar com toda esta situação. A minha menina nasceu na terça-feira ao início da tarde e desde aí que para pegar na mama era um tormento. Chegava a estar 1h e as vezes mais juntamente com a enfermeira para que ela pegasse no peito e mamasse mesmo assim ela mamavam durante uns 10min e as enfermeiras diziam que não era o suficiente.
Ontem viemos para casa e não conseguia fazer com que ela agarrasse a mama por nada deste mundo então, para evitar que estivesse muitas horas sem comer, optamos por comprar uma bomba é alimenta-la assim.
Tento sempre primeiro dar-lhe a mama mas ela agarra na mama, puxa 2/3 vezes e depois começa a chorar imenso, isto durante horas então acabo sempre por retirar leite com a bomba e dar-lhe.
Mas oiço dizer que retirar com a bomba vai fazer com que não consiga aumentar a produção do leite e fico sem saber o que fazer. Ontem conseguia tirar mais ao menos 25ml de cada mama, hoje já consegui tirar 40ml e hoje já noto que com o passar do tempo os peitos vão enchendo.
Será que ao retirar com a bomba estou a prejudicar todo o processo?

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Olá mamã,

Eu passei pelo mesmo com o meu filho e só consegui resolver com os mamilos de silicone. Ele mamou até aos 12 meses mas sempre com os mamilos.
Já experimentou?

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Boas,

Em primeiro lugar, deixe que lhe diga que tem que se habituar com o ouvir palpites de toda a gente. Todos acham que sabem, todos lhe vão dizer que assim ou assado é melhor ou que faz isto ou aquilo. O primeiro passo é deixar entrar a 100 e sair a 1000.
Quando o meu filho nasceu também não pegava e quando pegava adormecia antes de se alimentar. Durante as primeiras duas ou 3 semanas de vida dele tirei em exclusivo leite com a bomba para lhe dar. Uma ou duas vezes por dia ainda o punha à mama mas a frustração de ambos era tanta que normalmente eu nem tentava. Tirava com a bomba, guardava no frigorífico e ia lhe dando. Um dia li aqui no fórum que os bicos de silicone podiam ajudar então comprei. O tamanho era muito grande então comprei online o tamanho mais pequeno, nos dois ou 3 dias entre comprar os bicos e serem entregues o meu pequeno começou a mamar do peito sem choros sem stress e sem bicos, pele com pele e assim se manteve até hoje Sorriso já tem mais de um ano e continua a mamar tipo vício hehehe XD só a palavra "maminha" é o suficiente para o por a rir.
Eu acho que a bomba, se bem usada (e eléctrica sem duvida que ajuda muito) ajuda a estimular ou pelo menos a manter a produção de leite. Para nós foi o que realmente fez a diferença senão ele teria que comer LA, não tenho nada contra LA atenção, se não desse para dar peito o mais importante mesmo é ele estar alimentado.
Não estresse e faça as coisas como acha que devem ser feitas, dê o seu melhor e a menos que o bebe baixe de peso ou não aumente mesmo o suficiente (acho que são 20gr/dia ) então não tem mesmo com que se preocupar.
O meu chegou ao ponto de ganhar 60gr/dia porque nasceu muito pequeno e quando chegou ao percentil 50 parou e manteve se. Sorriso

geraldesfatima -
Offline
Desde 04 Maio 2017

olá
Eu com o meu filho passei exatamente pelo mesmo, cheguei a ir às urgências no dia após ter tido alta da maternidade, exatamente por durante a primeira noite em casa ele também não quis mamar. Foram horas difíceis comigo a entrar em pânico. Nas urgências a pediatra viu que estava tudo bem com o bebé e resolveu interna-lo uma noite comigo incluída, para nos ajudar a "aprender" a mamar. Durante essa noite, dependendo do jeito das enfermeiras e da disposição do pimpolho, tanto pegava no peito como não lhe ligava nenhuma. Até que uma bendita enfermeira, lá pela madrugada dentro, me apareceu com um bendito bico de silicone e foi milagre logo à primeira.
Mamã, aconselho vivamente a experimentar e desejo-lhe a sorte que eu tive, para mim foi mesmo remédio santo. A partir daí foi um descanso, mamou sempre até aos 12 meses sem problema nenhum.

beijinhos e muita calma, se tiver de o amamentar a biberon como seu leite também é uma solução válida. Tudo se resolve

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá mamã,
passei por isso duas vezes e consegui ultrapassar.
Do primeiro acreditei que tinha ficado sem leite e dei LA, mas consegui retomar a amamentação.
Com o segundo filhote, como já sabia, nem me chateei muito.
Na maternidade chegamos a medir a glicose ao bebé para saber se ele mamava. Podia mamar pouco, mas chegava, a glicose estava bem.
Em casa tirava com a bomba e dava com o biberão. 30 ml dava para 3 horas. Continuava a insistir na mama para ele aprender.
Quando passou a subida do leite e a mama ficou mais fácil de agarrar, deixei de usar a bomba.
Em poucos dias recuperou o peso inicial.
O segredo? Não desistir, não desesperar, confiar e pedir ajuda! Fale com as enfermeiras do centro de saúde.
Mamã, continue o bom trabalho! Está a fazer o correto.
Felicidades!!

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Boa tarde, passei pelo mesmo, no meu caso os mamilos não resultaram, para mim a solução foi tirar com a bomba e colocando-a sempre um bocadinho na mama antes de dar o biberão com LM. Depois de quase 1 mês mamou numa mama, depois dai a uns dias conseguiu mamar na outra e depois mamou em exclusivo nas duas até 5 meses. Por isso a bomba é útil e não diminiu a produção de leite. A frustração é muita por as coisas nao serem como nos contos de fadas, mas o que importa é o bebe estar alimentado e termos a certeza que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance.
Cabe-lhe a si encontrar a solução que melhor se adequa às vossas necessidades Sorriso

Happy_Mum -
Offline
Desde 12 Mar 2012

Olá... Do meu 1º filho até desesperei. Os mamilos a gretar, peitos cheios (e não me deixavam tirar com a bomba) e ele não fazia bem a pega. Passados 3 dias no hospital, uma santa enfermeira perguntou se já me tinham aconselhado os mamilos de silicone...isto porque eu tenho os mamilos rasos e dificulta a pega.
Dito e feito. O marido trouxe e ele mamou sempre assim durante o dia até aos 6 meses, tirando à noite em que tirava com a bomba para ele mamar bem à noite e dormir bem (sim, porque ele adormecia, não mamava quase nada por estar cansado e acordava pouco depois).
Do 2º filho, também usei mamilos de silicone e mamou apenas durante 1 mês e meio. Ele mamava dos 2 peitos e ainda chorava por mais. Introduzimos o LA e o meu leite aos poucos foi secando. Isto tudo à mistura do stress e cansaço.
Do 3º, por agora tem sido com os mamilos de silicone e já houve uns dias em que pensei que o leite tinha acabado. Ele mamava pouco mas muitas vezes, depois chorava, ... Estive quase para desistir, mas continuei. Percebi que o chorar eram cólicas e eu comecei a descansar, beber mais água e a fazer as refeições certinhas e agora vejo que tenho leite. Sorriso

Os comentários das pessoas vais sempre ouvir. De todas as gravidezes diziam que eu tinha de introduzir o LA porque o meu leite não sustentava (só porque estavam com os bebés 1h ou 2h e eles choravam nessas alturas...só dei razão do meu 2º filho mas porque ele era mesmo muito comilão).

Sobre Happy_Mum

Positivo:03/12/2012--05/03/2013-Duarte--03/07/2013 às 17h14,2.660Kg,47cm,com 34+3.
Positivo:04/06/2014--04/10/2014-Dinis--07/02/2015 às 22h21,3.630Kg,50cm,com 38+6.
Positivo:26/10/2016--30/01/2017-Mateus--27/06/2017 às 08h16,3.360Kg,48,5cm,com 39+0.

Desde 11 Dez 2016

O que me preocupou foi que ainda não tive a subida do leite, ainda sai apenas colostro e fico sempre com receio que essa evolução não aconteça ?
Mas a realidade é que dia após dia vou montando a diferença ao tirar leite. Hoje já consegui uma quantidade maior que ontem e agora, mais para o fim do dia, noto que já vai saindo mais rápido do que ontem.
Por acaso ainda não experimentei mamilos de silicone mas com toda a certeza vou experimentar.
Obrigada a todas pela partilha e pela ajuda.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Mama deixe esses pensamentos de lado e foque-se no seu bebé. Pode parecer pouco, mas chega. Lá virá o tempo em que irá ter mais leite.
O meu nasceu numa quarta e no teste do pezinho (na segunda) ainda andava às aranhas com o leite. Nunca precisou de beber mto leite, mas bebia mta vez.
Atenção à estimulação com a bomba, ainda estimula demais e tem uma mastite.

FilipaPBC -
Offline
Desde 17 Abr 2016

Seria bom consultar uma CAM. De qualquer forma pele com pele é sempre super importante no estabelecimento da amamentação. Pele com pele é mesmo bebé nú no tronco nú da mãe e depois envolver os dois numa manta ou assim, deixar correr o tempo. É óptimo para a produção de leite e estimula o bebé a mamar, pois sente o cheiro e o calor da mãe.