Bebe de 19 meses não fala nenhuma palavra | De Mãe para Mãe

Bebe de 19 meses não fala nenhuma palavra

Responda
20 mensagens
MariaLomba -
Offline
Desde 07 Ago 2018

Boa tarde mamas, o meu bebe de 19 meses não fala nenhuma palavra. Nem "mama" nem "papa", confesso que ando a stressar um pouco, na última consulta com a pediatra ela disse que realmente está atrasado na fala. Tenho algum receio que possa ser autista, mas a maioria das pessoas a quem falo sobre o assunto acha que é normal, que irá acabar por falar. Alguma mama passou por alguma situação parecida? Beijinhos e obrigado

Desde 23 Ago 2020

Não tem a haver com autismo só por não falar
Há crianças que demoram mais a falar, outras que demora mais a andar, outras que só com 1 ano é que rompem os dentes...... Eles têm o seu tempo, ajude-o estimulando a fala , mas não acho preocupante, um primo meu falou com 2 anos e pouco

MALT -
Offline
Desde 27 Jul 2019

Olá mamã!
Compreendo bem a sua preocupação, pois a minha filha está quase a fazer 2 anos e também não diz palavra nenhuma que se compreenda... Fala bastante, mas só linguagem de bebé...
Além disso também não aponta para nada, quando quer alguma coisa vem-me buscar e leva-me até ao que quer, mas não consegue alcançar. Quando chamo também não olha nem vem sempre ter comigo, são muito mais as vezes que não o faz.
Mas de resto é uma bebé bem disposta, que está sempre a pedir colo e miminho, adora abraços e estar ao pé dos papás. Com pessoas de fora não liga muito, mas sorri quando vê alguém, se começarem a brincar com ela entra na brincadeira. Dá-se bem com outras crianças, embora não lhes ligue muito.
Isto tudo para dizer que também ando com algum receio que a minha filha possa ter autismo, embora ela tenha muitas características que não se enquadram nos autismo. Mas para tirar as dúvidas e saber se está tudo bem, nomeadamente o possível motivo para ainda não falar, marquei consulta numa pediatra especialista em neuro-desenvolvimento.
O seu filho, como é a nível de comportamento? A única coisa que a preocupa é a fala?

MariaLomba -
Offline
Desde 07 Ago 2018

Ola MALT boa tarde, desde já obrigado por ter partilhado. O meu bebe tem quase os mesmos comportamentos que a sua bebe. Rara é a vez que faz caso quando chamamos por ele, não aponta para nada. Quando passa por pessoas tem tendência a meter as mãos nos olhos. Nunca pediu objetos ou coisas do gênero, a única coisa que da a entender que pede é colo. É um bebe muito mexido nunca está quieto, tudo serve para brincar. Demonstra afeto comigo e com o pai, gosta de dar abraços. Ele também sempre teve problemas com ganhar peso, e no crescimento.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

O meu tem 23 meses e diz umas 2 palavras muito esporadicamente. Está atrasado na fala, ando sempre a colocá-lo à prova a ver se ouve bem, vou dar mais 3 meses para o levar à terapia da fala, mas tenho muita dificuldade em associar o não falar a autismo.
O autismo é demasiado complexo para se restringir ao não falar.
Estou atenta, mas não é algo que me crie ansiedade.

MALT -
Offline
Desde 27 Jul 2019

O seu bebé ainda é novinho, acho que os comportamentos dele são normais para a idade. Até da minha filha eu penso que esteja tudo bem, pois também ainda é pequenina e cada bebé tem o seu próprio ritmo e desenvolvimento. Vou leva-la à consulta que referi mais por descargo de consciência. Sorriso E se fosse apenas pela questão de ainda não falar nada que se compreenda, para já ainda não ia.
Acalme o seu coração mamã, vai ver que está tudo bem. Sorriso

MariaLomba escreveu:
Ola MALT boa tarde, desde já obrigado por ter partilhado. O meu bebe tem quase os mesmos comportamentos que a sua bebe. Rara é a vez que faz caso quando chamamos por ele, não aponta para nada. Quando passa por pessoas tem tendência a meter as mãos nos olhos. Nunca pediu objetos ou coisas do gênero, a única coisa que da a entender que pede é colo. É um bebe muito mexido nunca está quieto, tudo serve para brincar. Demonstra afeto comigo e com o pai, gosta de dar abraços. Ele também sempre teve problemas com ganhar peso, e no crescimento.

Ki2017 -
Offline
Desde 01 Ago 2017

olá,

mãe de gemeos que fazem 2a nos segunda feira; só agora aos 23 meses é que começaram a falar mais. ele fala mais que ela. mas ela trauteia todas as musicas que ouve. nao fala perfeitamente mas entendemos o que esta a dizer.
ás mamas com meninos mais teimosos, quero só deixar o meu testemunho. tambem eu andei angustiada por causa da minha filha; começamos por notar que quando chamavamos ela nao olhava, contudo se eu dissesse xau matilde ou pusesse o panda a tocar ela olhava logo; o falar pouco, o nao apontar - mas lá está ela vai directamente buscar o que quer - estavam me a preocupar. na consulta dos dois anos falei com o pediatra. descansou-me , diz que ela é uma criança normal, olhou para ele reagiu mal ele se aproximou e viu-a brincar.
nem todos os bebes sao iguais, uns tem feitios mais especiais e so olham e falam quando querem, outros sao mais dados outros menos dados.
inicialmente despistamos a audição, fez exame para comprovar se ouvia bem e ouve.
falem com os vossos pediatras.
Tudo a correr bem! Sorriso

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

No caso de crianças autistas de facto costuma haver um atraso na fala, mas não necessariamente...se for um grau "leve" de autismo até podem ser precoces na fala...a minha esposa é autista nível 1 (antigo síndrome de asperger) e começou a falar muito cedo, mais do que o normal.
Eu gostaria também de desmistificar a ideia de que os autistas não são carinhosos e não dão abraços etc, porque isso pura e simplesmente não é verdade, o autismo existe num espectro e portanto há pessoas autistas que não gostam de contacto físico e há outras extremamente carinhosas que adoram abraços e beijinhos.
Não acho que um mero atraso na fala signifique autismo, nem acho que uma criança com menos de 2 anos possa ter um atraso da fala significativo, há crianças que falam mais tarde. No entanto vocês referem outras características que para mim são de valorizar mais. Uma criança com mais de 18 meses que não aponta é mais de valorizar do que o atraso da fala. O não responder ao nome também. E há a questão do contacto visual que também é importante (mas no caso das meninas, principalmente, pode ser perfeitamente típico). Gostava ainda de acrescentar que o espectro autista é identificado por um conjunto de sinais, não é por um ou dois isolados. E que autismo não é uma sentença, há imensas pessoas autistas com quem vocês convivem todos os dias e vocês nem sonham que são autistas. As pessoas têm aquela ideia do autista severo que não fala e fica a abanar-se o dia todo, mas esses são os casos mais extremos do espectro...a maioria dos casos de pessoas autistas não são assim, são casos leves (os antigos asperger).
Em casos de dúvidas ou inquietações podem consultar um neuropediatra (eu aconselho sempre o Dr.º Nuno Lobo Antunes) e fazer uma avaliação multidisciplinar.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Lilyblue -
Offline
Desde 24 Out 2011

O meu tem quase 20 meses e mal fala diz algumas coisas quando lhe apetece, aponta para o que quer, chama quando precisa de algo..mas de resto fala muito mas nada que se perceba..acho que cada um bebé tem o seu ritmo.
O meu mais velho começou a falar super cedo e falava em condições e comia sozinho com garfo..Já o mano está mais atrasado.

Sobre Lilyblue

2013/2017/2018 ->estrelinhas no céu∞ ❤ 💙Positivo a 28/02/2014-> Agarra-te bem ❣💙 25/12/2018-> Segunda viagem, aqui vamos nós!!! 💙*Afilhada da DMariazinha e Ysa84 Apaixonado Madrinha da Nanary Apaixonado Madrinha do principezinho Levi da mamã Lola The Bowla Apaixonado INSTABLOG @amiudamaisdois

MALT -
Offline
Desde 27 Jul 2019

A minha filha mantém contacto visual, gosta de brincar connosco, puxa-nos para brincar à apanhada, etc. Em relação ao responder quando chamamos, tenho notado que olha menos quando está entretida a fazer alguma coisa, por isso penso que possa olhar ou vir ter connosco quando chamamos apenas quando lhe interessa...Mas sim, o facto de atender poucas vezes ao nome é algo que me preocupa...
Em relação ao apontar, isso é inato nos bebés? É que eu muito raramente aponta para as coisas para a minha bebé olhar, só há pouco tempo é que comecei a fazê-lo e ela olha para onde eu aponto...

[quote=Vidianças autistas de facto costuma haver um atraso na fala, mas não necessariamente...se for um grau "leve" de autismo até podem ser precoces na fala...a minha esposa é autista nível 1 (antigo síndrome de asperger) e começou a falar muito cedo, mais do que o normal.
Eu gostaria também de desmistificar a ideia de que os autistas não são carinhosos e não dão abraços etc, porque isso pura e simplesmente não é verdade, o autismo existe num espectro e portanto há pessoas autistas que não gostam de contacto físico e há outras extremamente carinhosas que adoram abraços e beijinhos.
Não acho que um mero atraso na fala signifique autismo, nem acho que uma criança com menos de 2 anos possa ter um atraso da fala significativo, há crianças que falam mais tarde. No entanto vocês referem outras características que para mim são de valorizar mais. Uma criança com mais de 18 meses que não aponta é mais de valorizar do que o atraso da fala. O não responder ao nome também. E há a questão do contacto visual que também é importante (mas no caso das meninas, principalmente, pode ser perfeitamente típico). Gostava ainda de acrescentar que o espectro autista é identificado por um conjunto de sinais, não é por um ou dois isolados. E que autismo não é uma sentença, há imensas pessoas autistas com quem vocês convivem todos os dias e vocês nem sonham que são autistas. As pessoas têm aquela ideia do autista severo que não fala e fica a abanar-se o dia todo, mas esses são os casos mais extremos do espectro...a maioria dos casos de pessoas autistas não são assim, são casos leves (os antigos asperger).
Em casos de dúvidas ou inquietações podem consultar um neuropediatra (eu aconselho sempre o Dr.º Nuno Lobo Antunes) e fazer uma avaliação multidisciplinar.[/quote]

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Boa noite. A questão da fala é - me cara, e por isso não pude não abrir o tópico. Só para partilhar que as vezes há mesmo uma questão nos ouvidos e podemos não dar conta. O meu filho começou a dizer papá ao 7,5 meses e aos 12 dizia umas 4 palavras (mamã , papá, papa e gata), tudo tranquilo. O problema é que depois parece que estagnou! O pediatra dizia que era comum, para não me preocupar. Fazíamos testes para perceber se ouvia, o próprio pediatra também os fez, e aparentava ouvir bem. O tempo passa e por volta dos 2 anosve meio (em que já dizia mais coisas, mas pouca coisa que se entendesse) a educadora disse que o meu filho não vinha quando o chamava e as vezes parava no meio da sala e ficava a olhar para o vazio... Pânico!!! Insisti com o pediatra para fazer tímpanograma e ele lá cedeu... Conclusão, tinha otites serosas em ambos os ouvidos. Não provocam dor, não tiram (penso eu, pelo menos na maioria dos casos e se não avançar demasiado) a audição, mas deturpam-na, porque ouvem como se estivessem debaixo de água. Nem imaginam o que senti... Não sei quanto tempo ele andou assim e isso fez-me sentir mesmo mal e culpada 😕 fez tratamento e já repetiu audiograma duas vezes e estava tudo bem. A verdade é que houve uma fase importante na aquisição da fala, em que ele ouvia mal e isso teve um grande impacto... Não descurem esta possibilidade, porque de facto faz a diferença! Tudo a correr bem convosco e com os filhotes

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

Joaninhafilipa85 -
Offline
Desde 21 Set 2018

Olá. Tenho um menino que fez ontem 20 meses, diz poucas palavras e o que diz aparentemente não o diz com o sentido da palavra, ou seja, parece mais emitaçao.
Desde cedo achei que o meu filho estava atrasado no desenvolvimento, e sempre referi à pediatra e médico de família que a fala por si só não seria o problema, sendo que muitos começam a falar perto dos 3 anos e não têm qualquer problema.
Agora,o meu filho não aponta, não diz xau, não manda beijinho.
Não percebe ordens simples, brinca com os carros o único brinquedo que o fascina e deita se no chão com a cabeça de lado a fazer o carro andar.
Contudo sempre foram desvalorizadas as minhas queixas até me mexer e ir ao particular a especialista em autismo.
Então há a possibilidade de austimo leve, mas ainda não confirmado. Vai iniciar terapias. E fazer assim que possível os evocados auditivos.
O que aconselho sempre, sigam os corações e prefiram pecar pelo excesso.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Olá.
O meu filho, só muito depois dos 2 anos começou a dizer alguma coisa que se percebesse. E pequenas palavras.
Só depois dos 3 anos é que começou a construir pequenas frases.
Nao me lembro com que idade começou a dizer mamã ou papá, mas sempre foi tudo muito tarde com este rapaz.
Eu acho que se deve estar sempre atenta e alerta, mas avaliar bem se realmente há algum problema ou se é apenas o ritmo da criança.
É que digo-vos.... TUDO no meu filho aconteceu muito mais tarde que o "normal".
Mas eu nunca me preocupei porque nao havia nenhum problema.
Nós íamos analizando se havia algum ponto de alerta, apenas.
Partilhar com o médico,
E deixar ir com tranquilidade.
Avalie bem com o médico, e se a deixar mais descansada vá a um especialista.
Mas nao comece a stressar com isso.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Com o meu está a ser igual, tudo está a acontecer mais tarde e eu tenho a comparação da irmã em que tudo aconteceu muito cedo.
Ela andou aos 9 meses, ele aos 16.
Ela aos 24 meses já conversa e discutia assuntos da atualidade, ele diz mamá e papá quando se lembra.
Também não acho nada preocupante, vou vendo, vou falando com os médicos, mas parece-me uma criança normal, só não é precoce 😛

carlabrito escreveu:
Olá.
O meu filho, só muito depois dos 2 anos começou a dizer alguma coisa que se percebesse. E pequenas palavras.
Só depois dos 3 anos é que começou a construir pequenas frases.
Nao me lembro com que idade começou a dizer mamã ou papá, mas sempre foi tudo muito tarde com este rapaz.
Eu acho que se deve estar sempre atenta e alerta, mas avaliar bem se realmente há algum problema ou se é apenas o ritmo da criança.
É que digo-vos.... TUDO no meu filho aconteceu muito mais tarde que o "normal".
Mas eu nunca me preocupei porque nao havia nenhum problema.
Nós íamos analizando se havia algum ponto de alerta, apenas.
Partilhar com o médico,
E deixar ir com tranquilidade.
Avalie bem com o médico, e se a deixar mais descansada vá a um especialista.
Mas nao comece a stressar com isso.

MariaLomba -
Offline
Desde 07 Ago 2018

Boa tarde mamas, um muito obrigado pelas vossas respostas, e experiências. De momento vamos estar atentos, a próxima consulta que tem é aos 2 anos. Ele também é seguido por um gastroenterologista, tem alguma dificuldade em ganhar peso. E nessa parte também sempre andou bastante atrasado. Mas gostava de poder estimular um bocadinho mais a fala, alguma mama tem alguma sugestão? Ou alguma atividade que possamos fazer? De momento ele não vai a cresce, a pediatra dele também referiu que os bebes que nasceram pré pandemia estão atrasados na fala. Beijinhos

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Alguma razão para os pré pandemia estarem atrasados, disse? Nunca tinha ouvido.
Para estimular é falar muito com ele, ler livros, contar histórias e repetir-lhe sempre as palavras, mesmo que ele não as diga.
- queres água? Toma a água, água.

MariaLomba escreveu:
Boa tarde mamas, um muito obrigado pelas vossas respostas, e experiências. De momento vamos estar atentos, a próxima consulta que tem é aos 2 anos. Ele também é seguido por um gastroenterologista, tem alguma dificuldade em ganhar peso. E nessa parte também sempre andou bastante atrasado. Mas gostava de poder estimular um bocadinho mais a fala, alguma mama tem alguma sugestão? Ou alguma atividade que possamos fazer? De momento ele não vai a cresce, a pediatra dele também referiu que os bebes que nasceram pré pandemia estão atrasados na fala. Beijinhos

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Tenho uma amiga que tem um casal de gémeos que completam 4 anos em Maio. Fez exatamente o mesmo com os dois. Estimulou os dois da mesma forma. Nasceram os dois antes da pandemia. E no entanto o menino fala imenso e a menina está bem menos desenvolvida nesse ponto. Existem crianças que falam mais cedo e outras mais tarde. E há ainda as que não sentem necessidade de falar...

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Com os meus também. Eu fiz tudo igual para os dois e não há comparação possível no desenvolvimento.

Sansa escreveu:
Tenho uma amiga que tem um casal de gémeos que completam 4 anos em Maio. Fez exatamente o mesmo com os dois. Estimulou os dois da mesma forma. Nasceram os dois antes da pandemia. E no entanto o menino fala imenso e a menina está bem menos desenvolvida nesse ponto. Existem crianças que falam mais cedo e outras mais tarde. E há ainda as que não sentem necessidade de falar...

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

MisaL escreveu:
Com o meu está a ser igual, tudo está a acontecer mais tarde e eu tenho a comparação da irmã em que tudo aconteceu muito cedo.
Ela andou aos 9 meses, ele aos 16.
Ela aos 24 meses já conversa e discutia assuntos da atualidade, ele diz mamá e papá quando se lembra.
Também não acho nada preocupante, vou vendo, vou falando com os médicos, mas parece-me uma criança normal, só não é precoce 😛

carlabrito escreveu:Olá.
O meu filho, só muito depois dos 2 anos começou a dizer alguma coisa que se percebesse. E pequenas palavras.
Só depois dos 3 anos é que começou a construir pequenas frases.
Nao me lembro com que idade começou a dizer mamã ou papá, mas sempre foi tudo muito tarde com este rapaz.
Eu acho que se deve estar sempre atenta e alerta, mas avaliar bem se realmente há algum problema ou se é apenas o ritmo da criança.
É que digo-vos.... TUDO no meu filho aconteceu muito mais tarde que o "normal".
Mas eu nunca me preocupei porque nao havia nenhum problema.
Nós íamos analizando se havia algum ponto de alerta, apenas.
Partilhar com o médico,
E deixar ir com tranquilidade.
Avalie bem com o médico, e se a deixar mais descansada vá a um especialista.
Mas nao comece a stressar com isso.

Eu já noto uma difereça brutal na gabriela.
A gabriela antes de fazer 1 ano, já fazia legos! Legos! Pegar e juntar as peças para encaixar.
Ja aponta quando quer referir uma coisa especifica.
O andar, o henrique so largou a nossa mao aos 18 meses.
Esta já caminha agarrada so com uma mao.
É muito mais espevitada.
"Fala" pelos cotovelos (e grita cara&%$·*+!!!! Ja nao a posso ouvir!)
E chata! Muito chata benzáDeus!
O Santo que eu tive e tenho no Henrique, quer me parecer que vou pagar com esta peste!
Nao sei! Vamos ver. Ultimamente nao tem tido sorte a rapariga! Já tem os dentes quase todos e tem sofrido muito com isso nos ultimos dois meses! Até nos dentes é precoce!
Muito isso nao tem sido facil nem para ela nem para nós!

Boxexitas -
Offline
Desde 18 Fev 2012

É curioso... a minha tem 25 meses e só diz mamã, abrevia o pai para pa e oguigada (obrigada), olá e adeus.. na sala dela estão todos (à excepção de uma criança) atrasados na fala, até foi tema na reunião de encarregados de educação.. e pelo que a educadora disse até tem uma certa lógica, elas como estão sempre de máscara, e toda esta situação acontece num momento importante do desenvolvimento, pensa estar relacionado com este atraso.. em casa nós acabamos sempre por facilitar (por norma) e elas na escola tem dificuldade em treinar a fala com a máscara!
A pediatra não achou nada de alarmante (a minha é “lenta” em tudoooo, mas não lhe falta esperteza para o que quer), achei curiosa essa afirmação da pediatra..

MisaL escreveu:
Alguma razão para os pré pandemia estarem atrasados, disse? Nunca tinha ouvido.
Para estimular é falar muito com ele, ler livros, contar histórias e repetir-lhe sempre as palavras, mesmo que ele não as diga.
- queres água? Toma a água, água.

MariaLomba escreveu:Boa tarde mamas, um muito obrigado pelas vossas respostas, e experiências. De momento vamos estar atentos, a próxima consulta que tem é aos 2 anos. Ele também é seguido por um gastroenterologista, tem alguma dificuldade em ganhar peso. E nessa parte também sempre andou bastante atrasado. Mas gostava de poder estimular um bocadinho mais a fala, alguma mama tem alguma sugestão? Ou alguma atividade que possamos fazer? De momento ele não vai a cresce, a pediatra dele também referiu que os bebes que nasceram pré pandemia estão atrasados na fala. Beijinhos