Bebe 18 meses não fala, ajuda! | De Mãe para Mãe

Bebe 18 meses não fala, ajuda!

Responda
24 mensagens
patricia_quispe -
Offline
Desde 20 Jun 2008

Olá, venho por este médio para tentar esclarecer dúvidas com respeito ao desenvolvimento do meu filho de 18 meses.
Ele no desenvolvimento motor está óptimo, começou a andar aos 13 meses, os seus primeiros dentes foram aos 5,5 meses e agora só lhe faltam os molares.
Sempre foi um bebe grande, é alto e nasceu com muito cabelo, tanto assim que já foi para o corte pelo menos umas 6 vezes.
Em casa nós falamos português mas com os meus parentes sempre falo espanhol assim que o bebe esta sempre em contacto com esta outra língua, ouve-me a mim e a minha família.
Ele começou na cresce há 2 meses e só agora depois de ele fazer os 18 meses é que começaram as duvidas, nesta altura ele diz Pá e Má mas só quando lhe apetece, e Nhá quando não quer alguma coisa... com o meu marido estamos tranquilos até porque nós próprios somos de falar pouco, só falamos se estivermos mesmo à vontade...
Estou farta das comparações sobre todo quando comparam com miúdos que aos 18 meses dizem já contavam até em inglês!!!... rsrsrs, coisas assim deixam-me furiosa e eu sempre defendo que cada bebe têm o seu desenvolvimento, será que alguma de vocês já passou por situação parecida?, até quando posso esperar que ele solte a língua?.
Desculpem o desabafo e para já obrigada por terem lido a minha publicação.

Patricia Pinto.

Pattypar -
Offline
Desde 04 Nov 2010

Olha o meu filho aos 18 meses também não dizia quase nada tem calma ...cada bebe tem o seu ritmo... ele agora tem 8, detesta ler lol mas é um ás a matemática e fala pelos cotovelos Sorriso

teresa_santos -
Offline
Desde 03 Jul 2010

Ola. A minha tambem esta com 18 meses e também não diz grande coisa. Diz papa as vezes mama e "ja esta". Ela também esta muito desenvolvida, imita toda a gente, come quase sozinhas mas falar é que esta pior. A medica diz que esta em óptimo desenvolvimento. Tambem ja estranhei ela nao dizer quase nada, mas ja me disseram que sao fases, eles lembram se de repente e começam a falar... Vai contando as evoluções da tua. Beijinho

A minha pipoca nasceu a 12/10/2009, felicidade da minha vida...

sofia carvalho79 -
Offline
Desde 04 Fev 2011

Tem calma pois realmente, cada bebé tem o seu tempo...o meu começou a falar cedo, e com esse tempo realmente falava imenso, mas por outro lado só começou a andar aos 17 meses, bem mais tarde que o teu. E tenho um caso bem próximo que o menino até aos 2 anos não falava nada! A comparações acabam por ser quase inevitáveis, mas não dês muito valor... se ele está bem, é o que importa. Piscar o olho

09 de Maio de 2009 o dia em que a minha vida mudou, nasceu o meu grande amor :x Apaixonado :x Apaixonado

Madrinha e Afilhada da querida dudalaura Sorriso

FatimaCosta -
Offline
Desde 30 Nov 2009

Ao ler o teu tópico, tive uma sensação de deja vu!
O meu filho faz 18 meses dia 11, e falar tb não é com ele!
Como ele ouve bem, e percebe o que lhe dizemos, o pediatra diz para não nos preocuparmos, muito provavelmente é "mandrionisse". Disse ainda que todos os bebes têm desenvolvimentos diferentes, e que até aos 2 anos é normal...O que diz o vosso pediatra?
Tb estou farta das comparações que o "filho de fulano tal com a idade do meu já falava", bla,bla,bla wiskas saquetas. Costumo dizer sempre o mesmo: " quando começar a falar, ^começa a falar português, inglês, francês e alemão!!!"
É preciso ter calma e paciência para eles soltarem a lingua!

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Olha Patricia não stress é super normal.

Eu tb já escutei mamãs a dizerem que os filhotes com essa idade fazem, dizem, torna e acontece, e os nossos não, mas o certo é que eu não vi os outros meninos a fazerem isso que dizem que fazem...

Olha o Gabriel até 34 meses (qd foi para a escolinha) era um trapalhão a falar, cheguei a pensar se ele escutava bem , fizemos exames e tudo estava bem - agora passados 7 meses fala na perfeição e com muito vocabulário e palavras dificeis, só ainda não diz lá bem os "R".

Sabes, nós as mamã por vezes gostamos de valorizar demais os nossos filhos, caindo muitas vezes por dizer pequenas mentiras ridiculas, pq se uma criança com 18 meses conta em Inglês (sendo portuguesa) apenas papagueia pq ainda não tem maturiedade para saber o que está a dizer.

Enfim á muitos genios por ai, olha Graças a Deus Pai que o meu filho é um menino normal!

bjs

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

Ana Sara Correia -
Offline
Desde 27 Dez 2010

Olá amiga, olha a minha baixinha, tb não fala, tirando o mamá, papá, "válé", olha e olá, acho q é tudo Sorriso
Mas tem calma, pq a idade de referencia para a fala são os 2 anos.
Agora fiquei curiosa, por falares em espanhol?
O meu marido é espanhol, eu falo com ela em português e ele fala em espanhol, daí o "válé"
2º o Ped. ela vai falar correctamente os dois idiomas, até pq ela percebe tudo e faz recadinhos, seja eu a pedir ou o pai Sorriso
Tá 1 miminho Sorriso
1jinholinda!

realizada com 2 baixinhas traquinas Espertalhão

Litazinha -
Offline
Desde 19 Maio 2010

O meu bebecas tem 19 meses e também diz poucas coisas. Entende tudo o que lhe é dito e por isso estou descansada em relação a isso. Cada bebé tem o seu ritmo.
Agora, em relaçao filho é normal que uma criança que será bilingue desenvolva a fala mais tarde, e de acordo com o que tenho ouvido dizer de amigas que os filhos são bilingues só lá mais para os 2 anos e meio-3 anos é que começam mesmo a falar.

Beijinhos

Sobre Litazinha

Afilhada da anacch, da mli, da cris e zé for ever e da Jacinta Dias Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho
Madrinha da Jacinta Dias, da anacch e da mli Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

A minha menina tem 19 meses e já fala imenso: MAS SÓ EU É QUE A PERCEBO!!! Por isso não considero que fale e acredito que quando muitas mamãs dizem que os filhos falam pelos cotovelos, na maior parte dos casos é como a minha, só os pais os percebem.
Ainda há pouco tempo a minha filhota dizia perfeitamente mamã e papá, agora chama-me mãe (deve ser de me ouvir chamar mãe à minha mãe) e mamãe ao pai (essa não sei onde a foi buscar...)
Ela também está a aprender 2 línguas (eu só lhe falo francês e o pai só lhe fala português) e eu tenho consciencia que ela percebe perfeitamente as 2 línguas, farta-se de "falar chinês" por isso não estou minimamente preocupada, acredito que quando falar vai começar logo de forma correcta.
A semana passada fiquei impressionada com ela: fui a casa dos meus pais e à noite o pai perguntou-lhe se tinha visto o Titi (o gato dos meus pais) e ela respondeu : "titi .... miau" e se tinha visto o avó e ela: "Bó (depois algo que não se percebeu) ahah!" ou seja ela estava a explicar ao pai que o avó tinha feito fogueira (ela quando vê fogueira põe as mãos à frente e faz ahah). Ou seja ela já tinha a capacidade de lembrar e voltar a contar como tinha sido o dia dela... por isso nada de stress com a fala!

patricia_quispe -
Offline
Desde 20 Jun 2008

Muito Obrigada a todas pela resposta... pois sim, toca esperar até que o meu menino decida começar a falar, novamente obrigada e espero daqui à pouco publicar que ele já fala e diz conscientemente coisas, oxalá e seja em breve!.
Beijocas!

Patricia Pinto.

stardust -
Offline
Desde 26 Abr 2010

Olá Patrícia!

Linda, quem te pode aconselhar mais é o médico, mas posso falar-te um bocadinho da minha experiência pessoal: a minha filha mais velha começou a falar muito cedo, já a minha filhota mais novinha, para além de ter começado a andar com 19 meses, não dizia uma única palavra. Uma vez, com 24 meses, íamos na rua e passou um gatinho bebé à nossa frente...Ela, com todas as letras e sem hesitação: "Mamã, olha o gatinho." Eu fiquei em choque!
Ainda assim, só perto dos 4 anos começou a falar connosco e muito pouco.
Hoje, com 9 anos, fala com uma precisão, fluencia e correcção incríveis. Conclusão: ela não sentia necessidade de falar, hoje acho que se eu tivesse feito com que sentisse necessidade de de expressar, em vez de adivinhar as suas necessidades, ela teria começado a falar mais cedo...mas...tudo está bem quando acaba bem.

Tive uma colega de trabalho com um caso semelhante ao meu e olha, a filha dela agora até fala demais!

Comparações: NÃO AS OUÇAS!!!

Beijinhos

T zero -
Offline
Desde 17 Jul 2009

Se ele compreende o que lhe dizem e é capaz de obedecer a ordens simples, não tens com que te preocupar.
Um dia destes carrega no "Play" e vais começar a pensar em tampões para os ouvidos.
Olha, o meu também fala muito pouco (que seja entendível) e tem 20 meses. Mas teve um rápido desenvolvimento físico (começou a andar aos 11 meses, por exemplo), percebe tudo o que lhe dizem e faz-se compreender recorrendo a linguagem não verbal (qdo quer sopa, vai buscar a tigelinha e a colher, entre outros "desenrascanços")

Sobre T zero

Madrinha surpreendida e orgulhosa da Igraine e sua Fadinha Sorriso

Sain -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Olha não li os comentários todos, por isso não sei se me vou repetir...

Mas vou-te dizer, em relação à fala, assim como todos os outros aspectos da evolução dos bebés, cada um tem o seu timing e conforme o ambiente que o rodeia assim eles evoluem!!!

a princesa lá de casa só começou a falar já quase com 2 anos e foi porque a obrigamos!!!!

muitos miudos não falam porque não precisam!!!!

sim, se eles apontam e os pais dão, para quê estar-me a chatear a falar?

acho completamente estúpido a mania de compararem os miudos!!!

a princesa começou a andar sosinha aos 10 meses e eu nunca fiz disso uma grande coisa!!!!

ainda nem tem 3 anos e já come de faca e garfo!!!

no entanto na fala ainda se atrapalha, pq?

porque aqui os paisinhos têm a mania de simplicar e sua excelencia diz "gutes" e nós vamos a correr buscar iogurtes!!!!

por exemplo montes de gente já me diz que os filhos largaram as fraldas aos 18 meses.... a minha ainda usa fraldas!!!!!

não te preocupes!!!!

quando virem com isso diz que sim e desliga!!!! Piscar o olho

Sobre Sain

https://www.facebook.com/pages/Gente-Crescida/182021205178031 Todas as novidades das minhas coisinhas lindas!!!!
Piscar o olho
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/19568 A lojinha deste cantinho Espertalhão

mguedes1976 -
Offline
Desde 19 Out 2010

olha as pessoas tem a mania de comparar com os filhos que andam cedo ou ja falavam bem aos 19 meses que é a idade que tem o meu afonso mas não podemos ligar o pediatra diz que e normal e que so a partir dos 2 anos é que se deve avaliar se uma criança tem problemas de fala ou não.

Por exemplo o meu tem 19 meses esta bem desenvolvido em tudo menos na fala mas percebe td e quando quer as coisas pega na nossa mao e leva-nos a o que quer o médico diz que como esta com a avo não precisa de se esforçar pois nos percebemos o que ele quer enquanto que se estivesse na creche tinha tendência para falar mais por causa dos outros meninos mas não te preocupes é normalissimo

beijinhos

Mãe ao cubo -
Offline
Desde 22 Set 2010

As pessoas tem a mania das comparações. Se lhes deres ouvidos, além de enlouqueceres, tornas-te numa delas.
Tenho 4 meninas, todas diferentes. Podia fazer comparações por conta própria e encontrar milhares de diferenças.
Não stresses, principalmente com a questão do falar. Dentro de pouco tempo vais desejar que se cale um minuto Espertalhão
Se o teu filhote chegar aos 3 anos sem dizer nada... preocupa-te. Por enquanto goza da paz que é ele ainda não falar, porque essa paz acabará dentro de muito pouco tempo.
A minha filha de 4 anos também começou a falar tarde, só com 2 anos e meio é que começou a dizer alguma coisa de jeito e hoje fala perfeitamente em 3 línguas Espertalhão
Podes sempre responder a essas pessoas "O meu filho não fala, mas você que fala, só diz disparates. Antes calado que assim" Piscar o olho
Beijinhos

Madrinha da (ainda) treinante lucy79 Sorriso
Já nasceu a minha pipoca mais pequena Espertalhão tão linda como as manas Espertalhão

mãe carla -
Offline
Desde 29 Maio 2010

olá
nem ligues a nada disso. o meu filho tem 25 meses, e só agora é que começa a dizer algumas coisas com sentido!! a maior parte só eu percebo. de qualquer dos modos, dizem que os bilingues começam a falar um pouquito mais tarde, aparentemente porque estão a assimilar conhecimentos de 2 línguas e saber distingui-las. quando começar a falar, vai conseguir fazê-lo es duas línguas e vai saber distingui-las perfeitamente.
ele é tão pequenino!!!

camachinha -
Offline
Desde 07 Out 2009

ola,nao te preocupes eu tenho uma com 20 messes e tambem tenho o mesmo problema nao dis nada,so quando lhe apetece,tambem tenho familia espanhola e ai a tempos a minha pequena olhou para o cao da minha mae e dise perrito,ai ai agora ja dis cao,vais ver vamos ter bebes que falam duas linguas ,de resto ja sabe pedir apontando, da tempo ao tempo a mae natureza e um espetaculo, quado chegar a hora ninguem os cala beijos

camachinha

Morgana Junge -
Offline
Desde 24 Mar 2012

Meu bebe tem 18 meses e assustadoramente independente. Sai correndo ao andarmos, nao obedece ou atende aos comandos. Nao brinca com outras criancas. Fala silabas repetindo-as. Meu bebe nao tem aparentemente problemas de audicao, ou visao nem de afeto. E individualista, o que me assusta um pouco. Gosta adoooraaa fechar portas rss, subir escadas e mecher nos nossos lap tops. De um mes para ca, pegou a irritante mania de bater a cabeca ou a boca na minha perna, na porta quando algo lhe e negado. Ou quando um brinquedo nao funciona como ele quer, quando nao consegue abrir e fechar a porta. Nao tem paciencia com os brinquedos, desiste rapidamente na maioria das vezes. Adora livros, folhar apontar o dedo, rabiscar mas somente com caneta rss Nao gosta de giz especial para idade dele. Mudamo nos a 5 meses para os EUA e aqui, brinquedos sao muito acessiveis. Ele tem caixas deles de todos tipos vtch, fischer price os melhores! De sons, encaixes, didaticos etc. Mas insiste no laptop e portas. Aff

deinhac -
Offline
Desde 29 Set 2010

18 meses? Oh pah, ainda é um bebe! O meu filho mais velho até aos 3 anos era "Pa", "ta", "Co" e tudo o que dizia era assim... eu andava preocupada e ate o levei a terapeutas da fala e de desenvolvimento. POdes crer que é tudo uma questão de dar tempo ao bebe e o que se diz que cada um tem o seu ritmo é mesmo verdade!

Sobre deinhac

♥♥♥♥ dois lindos filhotes ♥♥♥♥

happymummy -
Offline
Desde 18 Maio 2012

Um aninho e pouco depois de ter sido criado este topico...como estao os meninos de poucas falas?? agora é a minha vez d andar preocupada Preocupado

patricia_quispe -
Offline
Desde 20 Jun 2008

Olá, volto aqui para por o meu testemunho depois um ano para contar a evolução do meu filho....

Em Julho do ano passado falei com as educadoras (elas estavam descansadas), mesmo assim decidi levar para um pediatra o qual também falou-me de que cada bebe tem o seu ritmo e que tinha de esperar e bla bla bla... mas eu não estava 100% tranquila, o meu filho tinha "manias": abrir e fechar portas, quando contente saltar em bicos de pé, sair correndo ao andar (por isso ia de carrinho para todo lado), não obedecia, parecia ser surdo, não apontar... enfim, muitas coisas que me faziam duvidar de outra coisa mas o meu marido não via as coisas como eu (pensava que estava a por problemas no miudo) assim que decidi eu propia começar a passar o tempo com ele a fim de o ajudar em alguma coisa na sua evolução.

Em Setembro do ano passado o levei para o meu país (o Perú) onde por questões culturais há festa por tudo e mais alguma coisa, assim que aproveitei para levar a toda festa com payasos, musica, muidos que sabia que existia nas redondeças... e ali por primeira vez assisti ao meu filho a dançar e saltar, a meter-se no meio do grupo e seguir aos payasos... ao fim de um mês lá o meu filho aprendeu as vogais, começou a expressar-se com olhares mas ainda notava-se que havia muita coisa para aprender.

Em Outubro do ano passado voltamos e ele voltou a frequentar a cresce, desta vez era uma cresce diferente devido a que nós mudamos entretanto... em Dezembro as educadoras pediram para falar connosco e em resumo elas notavam a diferença do meu pequeno e pediam a nossa autorização para contactar com o grupo de Interveção Precoce da zona... sinceramente quando elas nós dizeram isso para mim foi um grande alivio porque senti que finalmente alguém podia ajudar-nos... e assim foi entre testes, pediatras, otorrinos e terapeutas o meu pequeno acabou o ano letivo.

Só em Junho deste ano começou a apontar e a dizer "ta qui!", ainda não tem um discurso perceptivel mas criou palavras para cada coisa: "tata" é mota, "taiki" é carro, "kiki" é mickey, "hihi" é xixi e por ahi adiante, já não sai disparado a correr e pelo contrario espera por nós e quer dar a mão, continua a adorar abrir e fechar portas mas já obedece ordens e se le chamar a atenção deixa de fazer, canta a sua maneira, sabe muitas coreografias, cumprimenta de beijo e despede-se das pessoas... enfim a evolução é notoria.

Segundo os terapeutas o que ele agora precisa é de apoio na linguagem expressiva... segundo a pediatra ele ainda não pode ter uma avaliação conclusiva já que tem menos de 3 anos, por agora diz que pode ser "hiperatividade com maneirismos autistas"... segundo o otorrino, bem já passou consulta com ele e testes mas não deram resultado porque ele não dormiou, depois passou novamente testes e ahi sim dormiou e ao que parece "o ouvido esquerdo tem alguma coisa mas que não é grave" (segundo a tecnica) mas como o medico não estava e depois só ia de ferias a consulta ficou marcada para outubro!... rsrsrsrsrs, toca esperar.

Em resumo, nesta altura estou bastante mais descansada, sei que ainda há muita coisa a fazer, o meu coração de mãe espera que cada dia se atingam novos logros mas sei que é questão de paciencia, amor, animo e ensinar brincando. Sorriso

Patricia Pinto.

mguedes1976 -
Offline
Desde 19 Out 2010

ola o meu menino ja quer dizer mais algumas coisas mas aponta e percebe td e ouvir ouve mas faz que nao ouve ou seja nao obedece nada mas agora que te ouvi a falar começo a pensar que se calhar ele tem mesmo algum problema mas como vai entrar agora para a creche poder ser que melhore diz tres, ja diz muitos sons dos animais, dançar dança, e canta a maneira dele mas canta

Vamos ver como correm as coisas e se evouliu mais alguma coisa agora no verão

Beijnhos a todas

happymummy -
Offline
Desde 18 Maio 2012

Mãe nunca descansa!!! desejo mesmo que os vossos meninos evoluam e que estes pequenos "atrasos" na fala sejam apenas preguicite...

hj tivemos a consulta dos 2 anos no pediatra.. e tb estava preocupada pq a minha filha fala pouco...mas segundo o médico n fala assim tão pouco como eu achava... entende tudo, obedece a ordens, anda, corre, despe-se, descalça-se, aponta para mostrar interesse em algo, aponta para pedir, percebe tudo e faz tudo o que pedimos... segundo o pediatra, dizer algumas palavras e mini frases frequentemente (c 2 anos) é normal!!!

happymummy -
Offline
Desde 18 Maio 2012

patricia_quispe escreveu:
Olá, volto aqui para por o meu testemunho depois um ano para contar a evolução do meu filho....

Em Julho do ano passado falei com as educadoras (elas estavam descansadas), mesmo assim decidi levar para um pediatra o qual também falou-me de que cada bebe tem o seu ritmo e que tinha de esperar e bla bla bla... mas eu não estava 100% tranquila, o meu filho tinha "manias": abrir e fechar portas, quando contente saltar em bicos de pé, sair correndo ao andar (por isso ia de carrinho para todo lado), não obedecia, parecia ser surdo, não apontar... enfim, muitas coisas que me faziam duvidar de outra coisa mas o meu marido não via as coisas como eu (pensava que estava a por problemas no miudo) assim que decidi eu propia começar a passar o tempo com ele a fim de o ajudar em alguma coisa na sua evolução.

Em Setembro do ano passado o levei para o meu país (o Perú) onde por questões culturais há festa por tudo e mais alguma coisa, assim que aproveitei para levar a toda festa com payasos, musica, muidos que sabia que existia nas redondeças... e ali por primeira vez assisti ao meu filho a dançar e saltar, a meter-se no meio do grupo e seguir aos payasos... ao fim de um mês lá o meu filho aprendeu as vogais, começou a expressar-se com olhares mas ainda notava-se que havia muita coisa para aprender.

Em Outubro do ano passado voltamos e ele voltou a frequentar a cresce, desta vez era uma cresce diferente devido a que nós mudamos entretanto... em Dezembro as educadoras pediram para falar connosco e em resumo elas notavam a diferença do meu pequeno e pediam a nossa autorização para contactar com o grupo de Interveção Precoce da zona... sinceramente quando elas nós dizeram isso para mim foi um grande alivio porque senti que finalmente alguém podia ajudar-nos... e assim foi entre testes, pediatras, otorrinos e terapeutas o meu pequeno acabou o ano letivo.

Só em Junho deste ano começou a apontar e a dizer "ta qui!", ainda não tem um discurso perceptivel mas criou palavras para cada coisa: "tata" é mota, "taiki" é carro, "kiki" é mickey, "hihi" é xixi e por ahi adiante, já não sai disparado a correr e pelo contrario espera por nós e quer dar a mão, continua a adorar abrir e fechar portas mas já obedece ordens e se le chamar a atenção deixa de fazer, canta a sua maneira, sabe muitas coreografias, cumprimenta de beijo e despede-se das pessoas... enfim a evolução é notoria.

Segundo os terapeutas o que ele agora precisa é de apoio na linguagem expressiva... segundo a pediatra ele ainda não pode ter uma avaliação conclusiva já que tem menos de 3 anos, por agora diz que pode ser "hiperatividade com maneirismos autistas"... segundo o otorrino, bem já passou consulta com ele e testes mas não deram resultado porque ele não dormiou, depois passou novamente testes e ahi sim dormiou e ao que parece "o ouvido esquerdo tem alguma coisa mas que não é grave" (segundo a tecnica) mas como o medico não estava e depois só ia de ferias a consulta ficou marcada para outubro!... rsrsrsrsrs, toca esperar.

Em resumo, nesta altura estou bastante mais descansada, sei que ainda há muita coisa a fazer, o meu coração de mãe espera que cada dia se atingam novos logros mas sei que é questão de paciencia, amor, animo e ensinar brincando. Sorriso

desejo-te do fundo do coração que seja apenas qq coisa no ouvido..que dp d corrigido o teu menino fale sem parar Piscar o olho adorava chegar ao natal e ter uma tagarela em casa...pode ser q aconteça o mm c o teu Piscar o olho