Bebé de 1 mês com dificuldade para adormecer | De Mãe para Mãe

Bebé de 1 mês com dificuldade para adormecer

Responda
9 mensagens
CatFernandes -
Offline
Desde 30 Mar 2020

Olá mamãs. Sou uma recém mamã, pelo que tudo o que toca à maternidade é novidade para mim. Tenho uma bebé linda com apenas um mês. Temos tido alguns dias bons outros nem por isso, mas faz parte, não é?!
Nas últimas 2/3 semanas ela tem tido imensa dificuldade para adormecer, seja durante o dia ou durante a noite, e quando finalmente adormece, tem um sono super agitado e acorda ao fim de 20/30 minutos. Ela é alimentada com LA, fazendo as refeições mais ou menos de 3h em 3h. Logo que acaba de comer, coloco-a a arrotar, completamente bêbada com o sono, logo que arrota fica desperta, ao fim de alguns minutos começa a chorar imenso, como se alguém a estivesse a fazer mal, e não a consigo acalmar nem mesmo no meu colo. Se tento colocar a chucha ainda é pior, e se for preciso aguenta horas a chorar. Já falei com a pediatra e ela diz me que é tudo normal. Mas não acho normal uma bebé tão pequena ter tão poucas horas de sono e chorar tanto depois de comer.
Já pensei que fossem cólicas, fiz massagem, dou biogaia e infacalm mas não funciona, pelo que não sei se são mesmo cólicas. Enfim, nada que eu tente fazer, resulta. Às vezes questiono-me se estarei a desempenhar bem o meu papel de mãe. É tão difícil e desgastante a ver chorar e não saber o que fazer para que ela fique bem.
Alguém na mesma situação que eu?

Joana123 -
Offline
Desde 31 Maio 2016

Olá!

O meu primeiro filho sempre chorou para adormecer, desde bebé. Chorava imenso ao colo, durante quinze ou vinte minutos, e só por volta dos seis meses percebi que chorava muito menos se o deitasse logo na cama em vez de o ter ao colo (ou seja, precisava de adormecer sozinho). Ainda hoje é assim, detesta companhia para dormir.

Já a minha filhota foi trinta mil vezes pior Espertalhão Chorava horas e horas, ao colo, na cama, sem fome, com fome, era indiferente. Só acalmou aos três meses, e foi de um dia para o outro mesmo. Ela chorava imenso para adormecer, tal como o irmão. Era indiferente estar ao colo ou não, por isso nunca me senti 'menos mãe' com isso. Por outro lado, a dada altura senti necessidade de começar a deitá-la na cama comigo no quarto: chorar por chorar, pelo menos chorava mais longe dos meus ouvidos. Ainda hoje ela só adormece bem se a deitar sem qualquer sinal de sono e se não tiver passado mais de uma hora da última sesta: senão garanto que vai chorar. Pelo menos agora só chora uns dez minutos: com um mês chegava a chorar três horas! Não há muito a fazer, é só mesmo para dizer que tudo passa e para deixar um abracinho apertado Sorriso

MC- Açores 2 -
Offline
Desde 22 Ago 2019

Bem vinda ao clube!! Por aqui exatamente igual. Podia ser eu a amo screver este post..
Vai melhorar... É ter paciência!
🤗🤗

MC- Açores 2 -
Offline
Desde 22 Ago 2019

MC- Açores 2 escreveu:
Bem vinda ao clube!! Por aqui exatamente igual. Podia ser eu a amo screver este post..
Vai melhorar... É ter paciência!
🤗🤗
.

Corrijo

Podia ser eu a escrever este post.. lol

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Esses comportamentos estão provavelmente relacionados com o pico de crescimento do primeiro mês e com a fase de desenvolvimento mental- aka wonder weeks- que se dá por essa altura. Existe um intenso crescimento físico, neurológico e mental e é natural que o bebé chore mais, durante mais tempo, só queira colo. É uma fase caracterizada pelos 3 C’s: crying, clinginess and crankiness (choro, apego e rabugice).
Durante este período, o bebé passa a ter outra percepção do ambiente que o rodeia devido ao aperfeiçoamento dos diversos sentidos, o que por vezes pode-se tornar “overwhelming”. Estas novas experiências -a luz, os sons, o contacto da roupa, a mudança de perspectiva sempre que é transportada- vão ser assimiladas e o seu cérebro irá tentar acomodá-las e perceber como responder. A aquisição de novas habilidades é um processo extremamente cansativo para um bebé e têm um grande impacto no sono.
Também poderás notar que coincide com o início da “witching hour”.
Tenta colocar a bebé para dormir ao menor sinal de cansaço, de maneira a não entrares na espiral de cansaço-stress-cortisol, porque então é que será muito mais difícil acalmá-la e fazer com que adormeça.
É super difícil, sim! É super desgastante, sim! Eu sentia-me mentalmente drenada. Ajudou-me imenso saber quando calhavam as várias wonder weeks e assim já me sentia preparada, assim sabia a que se devia o choro e porque é que a minha filha estava inconsolável.
Vai passar, é uma fase (entre muitas outras). Muita força e muita paciência.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

O meu filho mais velho sempre chorou para dormir , ficava 1h30 a chorar antes de adormecer , desde recém nascido. Era horrível , e ainda hj não gosta de dormir e dorme pouco

CatFernandes -
Offline
Desde 30 Mar 2020

Muito obrigada pelas vossas respostas. É muito bom ler os vossos testemunhos, de certa forma ajuda a stressar menos com isto, afinal é só uma fase. Irá passar com certeza 😊

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Querida, isso é a parte que ninguém nos conta.. é desesperante a luta deles para adormecer...o meu não dormia nada e berrava berrava

Terezinha2 -
Offline
Desde 30 Ago 2018

Mama, estou na mesma guerra há quase 7 meses. 😭