Batizar fora da igreja | De Mãe para Mãe

Batizar fora da igreja

Responda
10 mensagens
Susanafag -
Offline
Desde 20 Maio 2018

Olá 😊 estou com uma dúvida. Alguma de vocês sabe se é possível fazer um batizado sem ser na igreja?
Obrigada a quem puder responder 🙂

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

O baptizado é a iniciação numa fé pelo que fora de uma igreja não faz sentido.
Se não é crente pode organizar uma festa, sem que haja um motivo para além do querer estar com as pessoas que convidar (não é necessário haver uma data especial para nos reunirmos com quem quisermos).

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu interpretei de outra forma, mas posso estar errada. Eu pensei que a autora se referia a baptizar catolicamente mas num espaço diferente (uma quinta, uma praia, etc), na presença do padre. De qualquer forma, se for isso, não penso que seja possível.
Se a Skillerific tiver interpretado bem, então de facto não existe "um baptismo civil" pois o baptismo é uma celebração da igreja. Pode é realmente fazer uma festa, onde a criança ganhará os seus padrinhos. Podem arranjar um ritual engraçado para este momento e juntar a família para comemorar.

aivs -
Offline
Desde 07 Fev 2011

Não pode. Nem seria um batismo se fosse possível.

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Interpretei como perguntando se a cerimónia pode ser oficiada por um padre mas em outro espaço que não a igreja e eu penso que pode, embora não seja nada comum e dependa da vontade do padre fazê-lo ou não. Mas a maioria dos sacramentos pode ser ministrada, pelo menos em casos extremos, em qualquer sítio e alguns até por outras pessoas que não ministros da igreja, por isso a possibilidade (pelo menos teórica) existe. Se tiver um padre amigo eu penso que facilita bastante. Bjs

Susanafag -
Offline
Desde 20 Maio 2018

Sim era essa a ideia. Fazer o batizado numa quinta, pois vamos casar na quinta porque sou divorciada e gostava de fazer tudo no mesmo espaço.

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Como eu disse, penso que seja teoricamente possivel, mas dificil de fazer na pratica e depende inclusivamente das orientacoes da diocese em causa. Eu, por exemplo, casei numa quinta que tem capela, mas nao pude batizar ai o meu filho porque a diocese so autorizava celebracoes para familiares dos donos da quinta, devido ao risco de exploracao comercial do espaco. No entanto, existem quintas perto, mas pertencentes a outra diocese, onde se celebram batismos sem ligacao familiar sem problemas nenhuns. Tudo depende da diocese e do padre em concreto

vaniadacostasilva -
Offline
Desde 28 Jan 2018

Sei que é possível porque já fui a um batizado numa quinta.. a quinta era da própria família. Só não sei em que condições é que é possível. Talvez dependa de padre para padre.

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

vaniadacostasilva escreveu:
Sei que é possível porque já fui a um batizado numa quinta.. a quinta era da própria família. Só não sei em que condições é que é possível. Talvez dependa de padre para padre.

Acho que deve depender das dioceses. Há cerca de 2 anos fiz algumas visitas a quintas em Lisboa e o que me disseram foi que deixou de ser possível fazer celebrações como casamentos e baptizados.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
Na minha paróquia só fazem batizados em duas igrejas. A matriz porque tem a pia batismal e a igreja mais antiga, porque era aí que se realizavam os batizados antes de existir a igreja matriz. Na igreja mais recente não realizam pois não tem a pia batismal.
Além disso têm dias específicos para os batizados (contornável). Outro "problemita" é com os padrinhos, que têm de ser crismados e não podem viver em comunhão de facto. Mais uma vez contornável...
Penso que com jeitinho também se arranjaria um batizado noutro local.
Só falando com o padre.
Seja simpática, sem exigir nada, exponha as razões de como é muito importante para si. Vai ver que tem sorte. Se for fazer exigências e de forma arrogante...
Felicidades!!