Batizado da minha bebé - Como organizar? | De Mãe para Mãe

Batizado da minha bebé - Como organizar?

Responda
8 mensagens
MaedeMVC -
Offline
Desde 22 Ago 2014

Olá a todas as mamãs,

Gostaria que me pudessem ajudar em como organizar um batizado. Quais são as primeiras coisas que se devem de verificar? Com quanto tempo de antecedência se deve organizar um batizado? Relativamente ao padre, como faço para ir falar com ele? Tenho de ir à igreja num dia e hora especifico?
Desculpem as minhas perguntas, mas como nunca organizei assim um evento desta dimensão sinto-me um pouco perdida Nervoso
Contem-me como fizeram tudo, obrigada ! Sorriso

Sobre MaedeMVC

Princesa M com 2770 gr 46 cm
Princesa C com 3360 gr e 47 cm

guialmi -
Online
Desde 13 Jul 2013

Se o batizado é só um evento,aconselho-a a fazer uma festa sem batizado.
Se o sacramento do batizado é importante para os pais, se são católicos e querem uma educação católica para a vossa filha, comece por escolher uma igreja, vá falar com o padre (existem horas de cartório previamente definidas) e escolha os padrinhos com tranquilidade.
A festa depende muito do que quer fazer, entre uma comemoração familiar ou um mini-casamento existem muitas variantes.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Vou aproveitar para colocar uma dúvida: o baptizado não tem de ser obrigatoriamente na paróquia dos pais, pois não? No casamento, sei que deve ser na paróquia de um dos noivos, mas no baptizado não faço ideia. E não sendo na paróquia dos pais, sabem se é preciso pedir algum papel a está paróquia?

guialmi -
Online
Desde 13 Jul 2013

Nem o casamento nem o batizado têm de ser na paróquia de residência.
No caso do casamento não sei bem como se processa, mas tenho a certeza que pode ser noutra paróquia porque o meu irmão e a minha cunhada fizeram isso. Penso que o processo terá de ser aberto no cartório de residência dos noivos e depois devem mandar para a paróquia onde vai ser o casamento.
No batizado, leva-se um papel do cartório de residência dos pais. Eu quis batizar as minhas filhas numa paróquia da mesma cidade, mas noutra zona e fui à minha paróquia pedir qualquer coisa que já não lembro o que era (foi há 13 anos...). Não deve ser nada de complicado porque nós não somos casados pela igreja e não houve nenhum problema.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

No casamento, sei que ser numa das paróquias agiliza o processo e que muitos padres nem sequer aceitam noivos de outras paróquias.Daí tentar ver se com o baptizado haveria esse risco. Sorriso
Obrigada pela resposta. Sorriso Para mim, o casamento e o baptizado deveriam ser burocraticamente simples mas com o casamento houve algum stress e estou sem vontade de passar pelo mesmo com o baptizado. Sorriso

MaedeMVC -
Offline
Desde 22 Ago 2014

E a nivel de preços? Tem de se pagar alguma coisa ao padre?

Sobre MaedeMVC

Princesa M com 2770 gr 46 cm
Princesa C com 3360 gr e 47 cm

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Imagino que isso seja conforme o padre como no casamento. Há padres que pedem, no meu caso (casamento) paguei ao cartório pois foi ele que tratou da papelada toda com as respectivas paróquias dos noivos. O padre não pediu nada aos noivos mas deu a entender que os padrinhos poderiam oferecer qualquer coisa à igreja.

bruninha29 -
Offline
Desde 08 Ago 2012

o batizado do meu menino será noutra paróquia. tive de pedir ao pároco da minha freguesia uma autorizacao para batizar fora de paróquia. ele pediu atestados de idoneidade dos padrinhos, fez o papel do pedido e depois enviamos para o bispo..o bispo assinou e autorizou e mandou novamente por carta para a igreja de minha freguesia. paguei 16€

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?