Baixa por gravidez de risco | De Mãe para Mãe

Baixa por gravidez de risco

Responda
18 mensagens
MartaF5 -
Offline
Desde 19 Set 2019

Olá mamãs. Na semana passada foi-me passada baixa de gravidez de risco. A minha dúvida é a seguinte... basta entregar a declaração no trabalho e fica tudo automático ou é necessário fazer mais alguma coisa?
Espero que me ajudem! Obrigada mamãs Sorriso

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Quem passou a baixa? Não sei se já a tem ou se tem só declaração.
Entregar no trabalho só serve para justificar as faltas.

Daniela_nun -
Offline
Desde 27 Jan 2020

Sim só deve entregar a baixa no emprego e eles tratam do processo todo.
Estou a passar por isso no momento, e foi o que fiz.
Está tudo certo.

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Daniela_nun escreveu:
Sim só deve entregar a baixa no emprego e eles tratam do processo todo.
Estou a passar por isso no momento, e foi o que fiz.
Está tudo certo.

Olhe que não é bem assim..
A baixa tem que ser entregue pelo médico de família ele é que tem que dar entrada da baixa em sistema para que depois receba. Ou então fazer o pedido diretamente na segurança social.
Entregar no emprego é só para justificar as faltas basicamente

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Marta, não percebi se tem a declaração com a justificação para a baixa de risco passada pelo obstetra ou se é mesmo já passada pelo médico de família.
Se tiver a declaração do obstetra tem que ir com a declaração ao médico de família para ele lhe passar a baixa e ele ao dar entrada no sistema não precisa de fazer mais nada
Tem que entregar no trabalho para justificar as faltas apenas.

MartaF5 -
Offline
Desde 19 Set 2019

Leticia _29 escreveu:

Daniela_nun escreveu:Sim só deve entregar a baixa no emprego e eles tratam do processo todo.
Estou a passar por isso no momento, e foi o que fiz.
Está tudo certo.

Olhe que não é bem assim..
A baixa tem que ser entregue pelo médico de família ele é que tem que dar entrada da baixa em sistema para que depois receba. Ou então fazer o pedido diretamente na segurança social.
Entregar no emprego é só para justificar as faltas basicamente

Meninas, foi já no médico de família. O que ela me passou chama-se certificado de incapacidade temporária. Um era para entregar no trabalho e outro ficou para mim. Esá tudo certo?

MartaF5 -
Offline
Desde 19 Set 2019

MisaL escreveu:
Quem passou a baixa? Não sei se já a tem ou se tem só declaração.
Entregar no trabalho só serve para justificar as faltas.

Meninas, foi já no médico de família. O que ela me passou chama-se certificado de incapacidade temporária. Um era para entregar no trabalho e outro ficou para mim. Esá tudo certo?

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

MartaF5 escreveu:

Leticia _29 escreveu:
Daniela_nun escreveu:Sim só deve entregar a baixa no emprego e eles tratam do processo todo.
Estou a passar por isso no momento, e foi o que fiz.
Está tudo certo.

Olhe que não é bem assim..
A baixa tem que ser entregue pelo médico de família ele é que tem que dar entrada da baixa em sistema para que depois receba. Ou então fazer o pedido diretamente na segurança social.
Entregar no emprego é só para justificar as faltas basicamente

Meninas, foi já no médico de família. O que ela me passou chama-se certificado de incapacidade temporária. Um era para entregar no trabalho e outro ficou para mim. Esá tudo certo?

Continuo sem perceber.. Falou em baixa por gravidez de risco agora diz que tem um certificado de incapacidade temporária?!

saisa -
Offline
Desde 26 Nov 2019

Marta,
Posso estar errada mas penso que o que o médico te passou é uma baixa normal que nada tem a ver com a gravidez. Nesse caso, o medicou enviou os dados para a SS e tu realmente só tens de entregar a declaração no trabalho e ficar com a outra para ti.
Na parte inferior/central da folha deve dizer-te até quando estás de baixa.

MartaF5 -
Offline
Desde 19 Set 2019

Leticia _29 escreveu:

MartaF5 escreveu:
Leticia _29 escreveu:
Daniela_nun escreveu:Sim só deve entregar a baixa no emprego e eles tratam do processo todo.
Estou a passar por isso no momento, e foi o que fiz.
Está tudo certo.

Olhe que não é bem assim..
A baixa tem que ser entregue pelo médico de família ele é que tem que dar entrada da baixa em sistema para que depois receba. Ou então fazer o pedido diretamente na segurança social.
Entregar no emprego é só para justificar as faltas basicamente

Meninas, foi já no médico de família. O que ela me passou chama-se certificado de incapacidade temporária. Um era para entregar no trabalho e outro ficou para mim. Esá tudo certo?

Continuo sem perceber.. Falou em baixa por gravidez de risco agora diz que tem um certificado de incapacidade temporária?!

Opa tou toda barahada já... porque aquilo diz lá que é baixa por gravidez de risco clínico mas em cima diz incapacidade temporária...

MartaF5 -
Offline
Desde 19 Set 2019

saisa escreveu:
Marta,
Posso estar errada mas penso que o que o médico te passou é uma baixa normal que nada tem a ver com a gravidez. Nesse caso, o medicou enviou os dados para a SS e tu realmente só tens de entregar a declaração no trabalho e ficar com a outra para ti.
Na parte inferior/central da folha deve dizer-te até quando estás de baixa.

Opa tou toda barahada já... porque aquilo diz lá que é baixa por gravidez de risco clínico mas em cima diz incapacidade temporária..

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Sim, é isso. Está tudo tratado.

MartaF5 escreveu:

MisaL escreveu:Quem passou a baixa? Não sei se já a tem ou se tem só declaração.
Entregar no trabalho só serve para justificar as faltas.

Meninas, foi já no médico de família. O que ela me passou chama-se certificado de incapacidade temporária. Um era para entregar no trabalho e outro ficou para mim. Esá tudo certo?

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Todas as baixas são CIT, porque não é permanente. Depois tem de ter uma cruz no risco clínico, se tiver, está certo.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

E é temporária, não é permanente.

Leticia _29 escreveu:

MartaF5 escreveu:
Leticia _29 escreveu:
Daniela_nun escreveu:Sim só deve entregar a baixa no emprego e eles tratam do processo todo.
Estou a passar por isso no momento, e foi o que fiz.
Está tudo certo.

Olhe que não é bem assim..
A baixa tem que ser entregue pelo médico de família ele é que tem que dar entrada da baixa em sistema para que depois receba. Ou então fazer o pedido diretamente na segurança social.
Entregar no emprego é só para justificar as faltas basicamente

Meninas, foi já no médico de família. O que ela me passou chama-se certificado de incapacidade temporária. Um era para entregar no trabalho e outro ficou para mim. Esá tudo certo?

Continuo sem perceber.. Falou em baixa por gravidez de risco agora diz que tem um certificado de incapacidade temporária?!

saisa -
Offline
Desde 26 Nov 2019

MisaL escreveu:
Todas as baixas são CIT, porque não é permanente. Depois tem de ter uma cruz no risco clínico, se tiver, está certo.

Desconhecia 😳 ..obrigado pela partilha de conhecimento.

Rita Fernandes94 -
Offline
Desde 01 Ago 2019

Que grande confusão 😂 sim, está tudo certo não se preocupe. Mas vá à segurança social direta daqui a uns dias para ver se entrou. Vai a subsídio parental. Não é no abono pré natal. Vai à subsídio parental -consultar e vai aparecer gravidez de risco clínico e parece os valores que vai receber etc... eu também estou e é assim.
Como é o médico de família não precisa de ir à segurança social , é só entregar no trabalho a sua cópia que mesmo no fundo da folha em baixo diz algo como cópia para entidade patronal. Beijinho tudo a correr bem.

MartaF5 -
Offline
Desde 19 Set 2019

Rita Fernandes94 escreveu:
Que grande confusão 😂 sim, está tudo certo não se preocupe. Mas vá à segurança social direta daqui a uns dias para ver se entrou. Vai a subsídio parental. Não é no abono pré natal. Vai à subsídio parental -consultar e vai aparecer gravidez de risco clínico e parece os valores que vai receber etc... eu também estou e é assim.
Como é o médico de família não precisa de ir à segurança social , é só entregar no trabalho a sua cópia que mesmo no fundo da folha em baixo diz algo como cópia para entidade patronal. Beijinho tudo a correr bem.

Obrigada! É mesmo isso, fui à segurança social direta e já apareceu nesse mesmo sitio que me explicou! Obrigada, andava um pouco preocupada, assim sinto-me mais descansada. Obrigada do fundo do coração e tudo a correr bem e uma hora pequenina Sorriso

marlene1987 -
Offline
Desde 13 Out 2019

Rita Fernandes94 escreveu:
Que grande confusão 😂 sim, está tudo certo não se preocupe. Mas vá à segurança social direta daqui a uns dias para ver se entrou. Vai a subsídio parental. Não é no abono pré natal. Vai à subsídio parental -consultar e vai aparecer gravidez de risco clínico e parece os valores que vai receber etc... eu também estou e é assim.
Como é o médico de família não precisa de ir à segurança social , é só entregar no trabalho a sua cópia que mesmo no fundo da folha em baixo diz algo como cópia para entidade patronal. Beijinho tudo a correr bem.

também estou na mesma situação. A baixa já foi deferida.. Mas mais ou menos em que dia do mês a ss faz o pagamento? Obrigada