De baixa, na gravidez | De Mãe para Mãe

De baixa, na gravidez

Responda
28 mensagens
kikas2009 -
Offline
Desde 18 Abr 2009

Olá a todas!

Gostaria de vos perguntar se há alguma menina de baixa? E se sabem se os médicos costumam passar baixa pelos menos uns dias antes de nascer o bebé a aquelas grávidas que não tiveram qualquer problema, ou essas têm que trabalhar até "rebentarem as águas"?

Beijos

Kikas 2009

catisa -
Offline
Desde 08 Set 2009

ola kikas Sorriso

tou c 22 semanas e ja tou d baixa a um mes !!

tem a ver com estado k te sentes, s te sentires bem podes trb ate a ult hora !!

eu tou d baixa pk d x kd perco sangue e pk tou 8 hrs em pe !!

sou esteticista,massagista e cm passo mts horas a fazer esforço em pe perco sangue!!! por isso medico me passou baixa!

Sobre catisa

http://beatrizbebecas.blogspot.com

<3 Beatriz <3 29.01.2010

ny_ -
Offline
Desde 16 Fev 2009

Olá Kikas!

Eu estou com 37 semanas e tou de baixa à uma semana. Precisava de descansar pois já não estou a dormir bem. O meu medico de familia passou-me baixa sem problemas.... Descansa muito nas ultimas semanitas, é o que aconselho.

Bjinhos

carla reis -
Offline
Desde 26 Maio 2009

Olá.
Eu não fiquei de baixa, mas gozei férias 15 dias antes da bebe nascer.
Se não me engano, qualquer médico te passa baixa pelo menos ás 38 semanas. E se for um médico porreiro, até te passa uma baixa de gravidez de risco. :o)

cuca79 -
Offline
Desde 20 Mar 2009

ola eu estou nas 33 semanas e estou de baixa de risco desde as 26...
não tive problema nenhum levei so o atestado da GO á medica de familia e ela passou sem problemas..
bjs

Sobre cuca79

docinhos e salgados [email protected]

seahorsea -
Offline
Desde 14 Mar 2009

Olá...

Queria tirar umas duvidas convosco acerca da baixa...A minha médica passou-me a minha 1ª baixa "normal" ás 36 semanas de gestação, eu entreguei na segurança social e outra no meu trabalho, passados 12 dias ela passou-me mais uma de 30 dias que disse agora já dar até o bebe nascer, mas qual não é o meu espanto agora receber uma carta para me apresentar numa junta médica a fim de provar a minha incapacidade???? Não percebo o porquê desta carta!!!...Ainda por cima a data para me apresentar é dia 17 deste mês, uma data em que o bebe pode ter nascido a poucos dias ou eu ainda tar no hospital...Nem sei o que pensar...Podem-me ajudar?

Obrigado e beijinhos

39 semaninhas com o meu pilinhas mais pequenino Apaixonado

Sobre seahorsea

Desde que nasceste o mundo ganhou mais cor🌈
Em Fevereiro juntamos o rosa ao nosso arco-íris 🎀
http://demaeparamae.pt/bebes/ian-remedios-goncalves-2009-11-14

amarisa -
Offline
Desde 24 Mar 2007

mas a médica passou-te mesmo baixa normal? não explicou a parte da gravidez?

relacionada com a gravidez, pelo que tenho ouvido falar, há dois tipos de baixa:
baixa por risco clínico e por riscos específicos.
a 1ª é paga a 100% e é atribuída a gravidezes de risco e a 2ª é paga a 65% e é atribuída quando o posto de trabalho da grávida envolve riscos que ponham em causa ou possam eventualmente prejudicar a gravidez.

os médicos passam baixa normal em caso de gravidez? se assim for, é normal que te chamem à junta médica quando a baixa ultrapassa os 30 dias... já agora gostaria de saber como funciona esta coisa das baixas porque embora eu vá tentar trabalhar até o máximo que conseguir, acho que não vou aguentar até ao fim do tempo, e ainda tenho a desvantagem de ser trabalhadora independente...

zuzkinha -
Offline
Desde 08 Nov 2007

Ola meninas! kikas tb tenho essa dúvida pois ñ te posso ajudar:( tb estou na 38smn e domingo entro na 39ª e tb ainda estou a trabalhar mas axo k já é tempo de ir parando apesar de ainda me sentir bem ;( tb ñ sei c/ funciona isso das baixas para gravidas....alguem na mmm situação????

peluxinha -
Offline
Desde 24 Out 2009

Eu estou de 33 semanas e ja estou de baixa.... dia 9 tenho k ir a medica de familia para renovar a baixa... sou empregada de limpeza e as vezes trabalho mais k 8 horas, para alem de estar todo dia em pe, pegar em pesos e esforçar-me muito. Comecei a sentir dores na barriga e um peso em baixo, entao ela deu me baixa

seahorsea -
Offline
Desde 14 Mar 2009

Sim eu digo baixa normal porque não era baixa por gravidez em risco, ou seja, ela achou que eu andava ja muito cançada pois tenho muito stress no trabalho e quis que eu viesse para casa para passar estes ultimos dias em casa a descancar...
Quanto ao pagamento da mesma eu sei que esta baixa é so paga a 65% pois também perguntei na segurança social e la disseram-me que só as baixas de gravidez de risco é que são a 100%, e estas têm que ir acompanhadas por uma carta do médico que diz quais os riscos. O que eu achei estranho é que tenha que ir a uma junta médica, não sei o que va la fazer. Pergunto-me se vou la para provar a minha gravidez???...pois é o que eles dão a entender na carta que me enviaram... Eu conheço uma rapariga que teve a gravidez toda de baixa e trabalhava a mesma e nunca foi chamada para nada, eu a unica vez que tenho uma baixa na vida pedem-me logo para ir a uma junta... Que raivaaa!!!

Beijinhos a todas Beijinho

39 semaninhas com o meu pilinhas mais pequenino Apaixonado

Sobre seahorsea

Desde que nasceste o mundo ganhou mais cor🌈
Em Fevereiro juntamos o rosa ao nosso arco-íris 🎀
http://demaeparamae.pt/bebes/ian-remedios-goncalves-2009-11-14

amarisa -
Offline
Desde 24 Mar 2007

já agora, se não for pedir muito, depois vem aqui contar como foi, ok?

isto se conseguires ir à junta, né? porque pelos vistos está quase quase... uma hora pequenina para ti, ok? bjos!

seahorsea -
Offline
Desde 14 Mar 2009

Ok, eu realmente estou quase a ter o meu baby, depois conto então como correu esta história toda da baixa e junta médica... Estou na recta final e a data prevista de parto é ja este domingo(40 semanas), vamos la ver se este baby quer nascer ja ou se espera mais um pouquinho...De qualquer forma não passa muito mais que o dia 15, pois se até la não nasscer eles provocam o parto...A ver vamos,lol...

Obrigado e beijinhos

39 semaninhas com o meu pilinhas mais pequenino, Apaixonado

Sobre seahorsea

Desde que nasceste o mundo ganhou mais cor🌈
Em Fevereiro juntamos o rosa ao nosso arco-íris 🎀
http://demaeparamae.pt/bebes/ian-remedios-goncalves-2009-11-14

catisa -
Offline
Desde 08 Set 2009

amarisa
ola...
tambem sou trabalhadora independente e tou de baixa á 3 meses!!!!

Sobre catisa

http://beatrizbebecas.blogspot.com

<3 Beatriz <3 29.01.2010

FANGUEIRO -
Offline
Desde 18 Mar 2010

Ola mamas, Tive a ler a vossas duvidas e nisto tudo fiquei com uma duvida ainda maior sobre a baixa. Eu trabalho na zara e como passo mt tempo em pé ás 32 semanas antecipei as minhas ferias e dps pedi baixa médica. Já nao conseguia it trabalhar, ainda por cima num shopping... Passaram me 8 dias e dps 30. A minha duvida esta no novo metodo das baixas. Sao feitas no computador. Saiem 2 folhas impressas, uma para mim outra para o trabalho e agora ja nao tenho de enviar nada para a seg social pk é tudo via informatizado. Axo k sao os proprios medicos k fazem isso. A minha duvida é esta: Como é que a segurança social vais nos pagar? se nao dei nib de conta nem nada. ?????? Como é que vou receber o dinheiro da baixa?

Sobre FANGUEIRO

Sofia Fangueiro

amarisa -
Offline
Desde 24 Mar 2007

comigo foi exactamente igual, entrei de baixa às 30 semanas, a médica de família deu-me duas cópias (fiquei com as duas, porque sou trabalhadora independente) e não tive que entregar nada na segurança social. inicialmente pagaram-me por cheque (enviavam para casa por correio), mas depois eu acedi à minha conta no site da segurança social directa e coloquei lá no NIB e passei a receber por transferência directa, que é mais rápido.
ah, e prepara-te porque há grande probabilidade de seres chamada a junta médica, eles agora costumam chamar sempre que há mais que 30 dias de baixa. mas não te preocupes, porque assim que virem a tua barriga mandam-te embora (pelo menos comigo foi assim).

FANGUEIRO -
Offline
Desde 18 Mar 2010

Ola. tentei me registar no site e nao consigo. Abre uma pag a dizer server is too busy.É normal? Como te registaste? bjs

Sobre FANGUEIRO

Sofia Fangueiro

amarisa -
Offline
Desde 24 Mar 2007

já tens a password?
se ainda não tens, tens que a pedir primeiro. registas-te no site em https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/registo.aspx e eles enviam-te a password para casa.
se já tens a password, é só entrar com o teu niss em:
https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/

Wrestler -
Offline
Desde 21 Nov 2008

Bom tarde meninas,
estou registada ha muito no site mas nunca me tinha prenunciado,sou mamã de 1ª viagem e estou agora com 24 semanas e ja estou a sentir bastante dificuldade pois o meu emprego é mito exigente,mas agora surgiu-.me uma duvida dentro deste tema, ouvi dizer que demora cerca de 2 meses a pagar, é verdade?

É que se assim for terei de me sujeitar a mais uns tempos de pura tortura.

Quanto à junta médica se esta for pedida...não terei muita sorte, pois ninguém acredita que estou de 6 meses :s

Muito Obrigado
Angela

A S P A -
Offline
Desde 28 Jul 2010

Eu fiquei de baixa às 32 semanas, no início do mês de Março, mas precisamente no dia 2. Recebi logo no dia 17 de Março o valor respeitante aos 12 dias. Agora também não sei se me vão pagar a prorrogação da baixa tão cedo. O que me explicaram é que a demora tem a ver com a data de entrada do processo.
Por acaso, hoje tive que me apresentar a uma junta médica e não puseram qualquer problema. Primeiro perguntaram-me porque é que eu estava de baixa e eu disse que estava grávida. Eles responderam que gravidez não era doença e eu acrescentei que tinha dores e contrações e viram uma carta que a médica mandou a dizer que corria risco de parto prematuro. Também me perguntaram a minha profissão. Tudo isto no espaço de 2 minutos!

Wrestler -
Offline
Desde 21 Nov 2008

A S P A escreveu:
Eu fiquei de baixa às 32 semanas, no início do mês de Março, mas precisamente no dia 2. Recebi logo no dia 17 de Março o valor respeitante aos 12 dias. Agora também não sei se me vão pagar a prorrogação da baixa tão cedo. O que me explicaram é que a demora tem a ver com a data de entrada do processo.
Por acaso, hoje tive que me apresentar a uma junta médica e não puseram qualquer problema. Primeiro perguntaram-me porque é que eu estava de baixa e eu disse que estava grávida. Eles responderam que gravidez não era doença e eu acrescentei que tinha dores e contrações e viram uma carta que a médica mandou a dizer que corria risco de parto prematuro. Também me perguntaram a minha profissão. Tudo isto no espaço de 2 minutos!

Obrigado Sorriso
Mas realmente da-me medo pois estou numa situação financeira muito má neste momento e com contas para pagar...é difícil..mas realmente está a tornar-se uma tortura, chego ao fim do turno de 9 horas(sempre em pé!) já com dores, e depois ainda tenho de me sujeitar a carregar pesos absurdos,sem qq ajuda, tenho de me submeter a temperaturas altas q me fazem transpirar e logo em seguida tenho de entrar numa câmara frigorifica, isto várias vezes durante o turno...como se não bastasse ainda tenho de dar a cara a situações extremamente stressantes, só tenho 30 mnts para refeição, no fim disto tudo como se n bastasse..tenho de apanhar 3 transportes para chegar a casa, uns dias levanto-me ás 5 da manha para entrar ás 7 e sair ás 15.30 para só chegar ás 17 a casa...dp folgo um dia e dou por mim a entrar ás 15.30 e a sair às 00.30...
não está mm nada fácil Triste

A S P A -
Offline
Desde 28 Jul 2010

Também não sei se te deves basear numa ou outra situação. Não sei se os pagamentos são processados centralmente, mas penso que devam ser na repartição da seg. social da tua zona. E aqui também não sei se todas funcionam da mesma forma....

Liaaaaa -
Offline
Desde 24 Nov 2013

Boa tarde !

Estou grávida de 24 semanitas, e ontem comecei a sentir a barriga dura e umas dores que supostamente seriam contrações.
Fui a uma urgência à maternidade e a médica que me viu apenas me disse para tomar ben u ron, sem sequer me ver Preocupado apenas viu se o coração do bebe batia, foi um péssimo atendimento.
A verdade é que faço 10/11 horas por dia em pé numa clinica, apanho radiações, chego a casa muitas vezes à 1:30h da manhã e a verdade é que já me estou a sentir cansada, tenho de estar muitas horas em pé e sinto inclusive uma dor que vai das costas até aos membros inferiores das pernas, que me prende um pouco a movimentação das pernas.
Será que tenho dores pelo cansaço ? Ela não me falou em nada de baixa, embora as minhas colegas achem que já estou a precisar repousar. A minha mãe teve me aos 7 meses, e a minha irmã aos 8, tenho um pouco medo de isso acontecer a mim. Tive um aborto antes de engravidar e agora às 11 semanas de gravidez foi visto que tenho a placeta fechada, sendo que no inicio também tive um descolamento com perda de sangue, tudo agora dá medo não é Preocupado

Será que devo falar com o meu médico de família ? Mas ele talvez não me passe baixa visto não ter nenhum papel GO.

Abraço.

Liliana

am-rodrigues@po... -
Offline
Desde 07 Nov 2013

ola meninas, eu estou de 15 semanas e as coisas já estão complicadas, a minha medica deu me 12 dias para descansar (contrações e perdas de sangue)e trabalho mais de 8h e em pé com alguns esforço pelo caminho. so vou a ginecologista na próxima 2ª ai vamos ver como corre...por isso foi a medica de família que me passou a bx, ela não precisa de ninguém para passar bx, a não ser que seja gravidez de risco, mas isso a tua go tem que te fazer uma carta e tens que entregar na ssocial, mas a bx é sempre a tua medica de família que te a vai passar...

Amrodrigues

mikasbento -
Offline
Desde 27 Mar 2012

Olá a todas, precisava de ajuda para esclarecer uma duvida, eu ando numa genecologista obstreta e engravidei estou de dois meses e dois dias ela posme de baixa por 8 dias passou uma declaração de gravidez de risco mas passados 8 dias se eu não aguentar o meu servido que é na elis uma lavandaria só poderei estar de baixa passando quanto tempo ? Para não deixar de receber enquanto estou de baixa.
Ela pome VDE baixa para poder descansar porque tive cólicas e desde o dia em que eu disse no meu trabalho que estava gravida eles agiram pior comigo mandam-me fazer trabalhos estressantes e colocam-me em horários ate de madrugada querem que faça horas e ainda retiram dias de folga ando estoirada.... Alguém me pode esclarecer a minha duvida? Obrigada

Micaela Bento

Anfilipamosi -
Offline
Desde 30 Jun 2014

Eu estou de baixa até sexta-feira. A médica disse-me se não me senti-se melhor para ir ao centro de saúde pedir para prolongarem a baixa mas eu vou tentar ir trabalhar pois só estou de 20 semanas e receber baixa a 65‰ acho muito pouco tendo em conta as despesas mensais....Vou tentar fazer este esforço pois tenho dores terríveis ao longo das costas, apanha-me a perna e fico mesmo sem me conseguir mexer por vezes...
Tenho uma hérnia discal que não está a dar tréguas...

Caihta Machado -
Offline
Desde 23 Abr 2014

Eu estou de onze semanas e o meu trabalho é super exigente. Termino os dias com dores de costas e à uma semana que tenho dores na perna direita. Para não falar do stress do trabalho e da ma circulação de ar.... onde se fuma.

Sinto me super cansada.

Acham que me passarão baixa!?

Mafalda Almeida1 -
Offline
Desde 22 Out 2016

Olá olá
Estou de 32 semanas e trabalho como empregada de mesa. durante o verão tive muitas quebras de tensão e estive sempre a trabalhar, porém agora já acuso o cansaço. Quero parar... Trabalho 12 a 14 horas por dia, com turismo que nunca mais acaba, faço cerca de 300 a 400 refeições por dia. Entro as 10 da manhã e saio a meia noite ou a uma da manhã, depende do movimento.
Acham que já devo ir para casa ou aguentar me mais um bocado?

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

eu estou de 31 semanas, estou a ser seguida no centro de saúde E no hospital, e tenho estado tudo normal na gravidez, ufa! Sorriso

Nenhum médico, de todas as consultas que tive, me perguntou qual era o meu trabalho, o que fazia, quais as condições...portanto assumo que seja para trabalhar até ao fim.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?