Baixa e direito dos subsidios de Ferias e Natal | De Mãe para Mãe

Baixa e direito dos subsidios de Ferias e Natal

Responda
12 mensagens
mlg -
Offline
Desde 16 Ago 2013

Mamãs preciso que alguem me ajude , eu estou confusa, então é assim eu estou de baixa desde Março 2013 tive gravidez de risco e agora ja estou com licença de maternidade, não me pagaram os subsidios de 2013 porque eu liguei para a contabilidade e disseram-me que só tinha direito a receber quando voltasse ao trabalho , agora a minha duvida eu não acho que isto esteja correto pois o subsidio de ferias é referente ao ano de 2012 do qual trabalhei o ano todo, alguêm me pode ajudar? tou a pensar que será melhor me informar no tribunal de trabalho. Preocupado

Jocana -
Offline
Desde 03 Mar 2009

O subsidio de ferias eles devia de ter pago como sempre te pagaram. Nao sei se tinhas um dia especifico, mas deviam ter pago nem que fosse no fecho de contas deste ano. Recebes por transferencia bancaria?
Em relacao ao de Natal, so depois do comprovativo do que a empresa te pagou no ano passado, ou seja, tens direito a receber 2 dias por Janeiro e Fevereiro de 2013 e levas à ssocial para eles te pagarem o restante. Eles deviam ter feiro essas contas todas ate ao final de 2013, pois como dizes e com razão, as ferias sao referentes ao ano de 2012, nada tem a ver com o ano que estives te de baixa!

Sobre Jocana

margarida
Positivo a 4/04/2013 ---- aborto espontâneo 16/04/2013
Novo positivo a 5/07/2013 dpp-17/03/2014, nasceu 02/03/2014
Positivo 02/03/2017 - agarra-te bem mano!

mlg -
Offline
Desde 16 Ago 2013

Obrigado pela ajuda mas há uma coisa que eu esqueçi de referir eu recebi metade dos subsidios em duodecimos e so me falta metade ,na contabilidade disseram-me que o restante é que seria pago quando entrasse ao serviço ,na verdade nem sabia que a segurança social me paga o o restante de Natal , ainda irei a tempo de a segurança social me pagar o restante ? Não acho normal realmente isto porque o meu subsidio de férias é de 2012 obrigado pela dicas , mas achei logo que isto de só ter direito ao subsidio quando fôr trabalhar é dose!

paty1975 -
Offline
Desde 07 Mar 2013

O subsidio, tanto de ferias como de natal tem k ser pago pela empresa e na altura certa, não é quando for trabalhar a segurança social so paga o k tem de direito por mês, uma percentagem do seu ordenado dependendo dos meses que escolheu para ficar com o bebe.

Sobre paty1975

Patricia cabral

Popixi3 -
Offline
Desde 21 Fev 2011

Boa noite mamas,

Vou falar por experiência própria, eu estive de baixa de set a dez de 2012 e quando recebi o meu subsidio de férias em agosto 2013, não me pagaram esses meses que estive de baixa, sendo que já me informei e tive que preencher um formulário da SS - Prestações compensatórias, para que a SS me pague.Entretanto, entrei de licença de maternidade em fevereiro 13 e agora quando recebi o subsídio de natal tbm tinha levado o corte dos 5 meses que gozei de licença.

Estas alterações são novas, desde julho 2012, data em que entrou em vigor a nova lei da maternidade.

O formulário é colocado de 1 janeiro até 30 junho do ano seguinte a que dizem respeito os subsídios.

Qualquer duvida, estou disponível.

Obrigada

sandraxo_pedrocas -
Offline
Desde 14 Jul 2013

Ola meninas boa noite . . eu tive de licença de maternidade ate setembro deste ano, e o subsidio de ferias foi-me pago na totalidade pela minha empresa ainda eu estava em casa. Já o subsídio de férias o empregado e escritório disse-me que só teria direito a receber dois dias e meio por cada mes trabalhado . . portanto tive meio ano de baixa apenas recebi metade. Agora na segunda feira vou a segurança social para poder me informar de como posso receber a outra metade, ou uma percentagem do que falta. beijinhos

SofRodrigo -
Offline
Desde 14 Maio 2013

Boa noite, peço desculpa por me estar a pôr, mas e o seguinte acerca de 1 mes criei um tópico aqui no fórum com as mesmas duvidas e o que me foi respondido foi que a empresa tinha que pagar ambos os subsídios na totalidade... por favor esclarecam-me pois amanha já marquei reunião com o meu patrão e preciso ter a certeza para argumentar. Vou explicar a minha situação para alguém me esclarecer correctamente. Eu entrei de baixa de gravidez em março de 2013 a setembro. Estou desde setembro a final de janeiro de licença de maternidade. A minha entidade patronal só me pagou os 3 primeiros meses referentes ao subsídio de natal. Vou gozar as minhas ferias todas agora quando acabar a licença. Quando criei o tópico disseram-me que a entidade patronal tinha que pagar na totalidade ambos os subsídios. Alguém me esclareça por favor, peço desculpa pelo texto mas e para perceberem a situação.
Beijinhos e obrigado pela atenção. Sorriso

Jocana -
Offline
Desde 03 Mar 2009

Quando à a transação de um ano adquires sempre no dia 1 de janeiro 22 dias de ferias e tens direito a receber um subsidio de ferias por inteiro que é a empresa que paga. O subsidio de Natal ja é diferente, recebes 2 dias por cada mes que trabalhes nesse ano.
Dou te o meu exemplo. Despedi me da Sonae e entreguei a carta com 60 dias (12-02-2011) entao tinha que trabalhar ate dia 08-04-2011, deram me os 22 dias de ferias e pagaram me o subsidio de ferias por inteiro. Ja o subsidio de Natal pagaram 6 dias, 2 por cada mes completo desse ano (Janeiro, Fevereiro e Março). Ou seja a empresa paga o subsidio equivalente aos meses completos que trabalhas te, e a seg social paga uma percentagem como disseram. Na minha empresa por acaso pagam tudo, pois tive uma funcionaria que teve de baixa e licenca ate Julho e recebeu sempre por duodécimos e em Julho e em Novembro pagaram os outros 50% dos subsídios. Mas isso varia de empresa para empresa.

Sobre Jocana

margarida
Positivo a 4/04/2013 ---- aborto espontâneo 16/04/2013
Novo positivo a 5/07/2013 dpp-17/03/2014, nasceu 02/03/2014
Positivo 02/03/2017 - agarra-te bem mano!

mlg -
Offline
Desde 16 Ago 2013

Boa noite mamãs então é assim já fui ao tribunal de trabalho e para meu espanto só tenho direito a receber o subsidio de férias quando voltar ao trabalho e após gozar as férias referentes a 2013 , e informaram tb que realmente a segurança social paga o que estiver em falta com a prova do que a Entidade Patronal pagou, e pronto vou ter que aguardar , muito obrigada a todas que me ajudaram .

SofRodrigo -
Offline
Desde 14 Maio 2013

Ola a todas, também me fui informar e e como a mama MLG diz enfim e o nosso estado.

Beijinhos

mlg -
Offline
Desde 16 Ago 2013

Hoje liguei para esclarecimentos para a contabilidade no trabalho e disseram-me que me pagam os subsídios por inteiro, porque estou de baixa de maternidade.No meu caso não se aplica pedir o restante a segurança social Sorriso

SofRodrigo -
Offline
Desde 14 Maio 2013

Ola mamas, isto varia de empresas para empresas. Elas não são obrigadas a pagar o subsidio de natal mas sim o de ferias, logo a empresas que para não pagarem deixam para a segurança social pagar.... enfim tristezas.

Bis para todas