Olá a todas!
Gostaria de obter opiniões sobre o assunto.
Tenho uma filha de seis meses. Desde cedo que reparo em algumas atitudes das avós, sobretudo da minha sogra, que me parecem pouco habituais.
Por exemplo,
- Quando a minha filha tinha pouco mais de uma semana levámo-la a conhecer o bisavô (avô do pai), após a médica nos ter dito que ela poderia sair de casa um pouco. No carro foram também a minha sogra e a irmã dela. A minha sogra fartou-se de insistir comigo para eu ir à frente, no banco do pendura, porque estaria mais confortável por causa dos pontos. Agradeci a preocupação, mas disse que estava bem no lugar de trás (ao lado do ovinho onde ia a minha filha). Ela não parava de insistir e, no final, ao ver que eu não saía dali disse-me "A gente não rouba a menina!". (Percebi que a preocupação dela não era comigo, mas queria ir ao lado da neta e parecia que me queria afastar);
- Quando a minha sogra vem a nossa casa visitar-nos (semanalmente) está-me sempre a dizer "Vá lá fazer o que tem a fazer, eu fico com ela" (Parece que quer que eu me afaste);
- Quando a minha filha começa a chorar ao colo da avó ela foge para uma outra divisão, para que eu não esteja presente. E é capaz de estar com a criança a chorar e a enfurecer-se durante mais de 10 minutos sem me passar para o colo. Eu deixo passar algum tempo para que a minha filha aprenda a acalmar-se no colinho da avó, mas a verdade é que não se acalma e fica cada vez mais irritada. Acabo por ter de ir ao encontro da minha sogra e pedir-lhe que me dê a minha filha. Quando ela passa para o meu colo cala-se logo e a minha sogra fica muito ofendida. E até já disse à neta "Um dia ainda hás-de chorar para vir para o colo da avó!"
Pergunto: mas porque é que a criança tem de chorar para ir para o colo das avós? É assim tão pouco normal que um bebé queira o colinho dos pais?
Quando isto sucede com a minha mãe, ela não insiste ter tanto tempo a criança a chorar e vendo que não a consegue acalmar, trá-la até mim ou até ao pai. Mas a minha sogra parece querer provar que consegue calar a neta, mesmo que a miúda fique vermelha de tanto chorar. E depois pensa que ao fugir para outra divisão que eu não ouço os berros da minha filha.
- O facto de ela chorar ao colo dela também serve de desculpa para me afastar nos outros momentos, dizendo para eu me ir embora porque se não a menina começa a chorar ao ver a mãe;
- Durante alguns dias, deixo a minha filha com a minha sogra (cá em casa), para eu sair para o trabalho. Gosto sempre de pegar na minha filha e dar-lhe um beijinho de despedida quando está a acordada. A minha sogra parece que me quer despachar. Uma vez disse "Ai, a mãe tem que se ir embora!". No outro dia, quando acabei de pegar na minha filha disse "Pronto, anda cá à avó porque já passaram os minutos da mãe!". Achei muito feio estar a contabilizar o tempo em que uma mãe está com uma filha e ainda a querer encurtar esse tempo. É claro que só larguei a minha filha quando eu quis, para que ela não percebesse que controla o tempo em que os pais estão com a neta.
- Quando o filho dela chega a casa, ela faz uma festa enorme para a neta. Quando chego eu, parece que a alegria não é a mesma...
Será que a avó da minha neta tem ciúmes de mim enquanto mãe?
Também passam pela mesma experiência?
Obrigada.
Beijinhos.
Adriana







(Parabéns pela Inês!!!)








































