Atraso no desenvolvimento?! | De Mãe para Mãe

Atraso no desenvolvimento?!

Responda
8 mensagens
Zpinny -
Offline
Desde 22 Out 2019

Mamas, ando preocupada com o meu pequenino que faz 10 meses dia 26. É que ele não reage a imitações nenhumas, não faz qualquer tipo de gesto e estímulo o bastante desde pequeno com pequenas coisas, Tchau, palminhas, mandar beijo. A fala igual, não imita e "só " diz mamamamama. E tem outra coisa, dificilmente responde ao nome. É seguido no pediatra mas a reposta é que cada um tem o seu desenvolvimento e respeito isso. Mas coração de mãe fica sempre apertado . Alguém para partilhar a sua experiência? Beijinho

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

E o que tem de näo imitar palmas ou beijos? Se o pediatra näo valorizou, ä partida está tudo bem.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Para 10 meses acho normal, não vejo nada que possa ser preocupante.

Natyli -
Offline
Desde 18 Dez 2016

Acaba de descrever uma criança perfeitamente comum com 10 meses.
Para a sossegar a crianças com 18 meses que nem beijinhos mandam, cada criança tem o seu ritmo e a sua personalidade.

Por exemplo a maioria das crianças com 20 meses é capaz de dizer “mamã” o meu diz muita coisa mas não diz mamã o mais parecido com isso é quando quer mamar e diz “mama papa”

Acalme o coração, muitos desafios ainda vão aparecer, de tempo ao seu bebé, já basta a creche a exigir demais deles 😉😉😉

Sobre Natyli

Dezembro 2016 — Ginemed
Setembro 2018 - CEIE 10/10 1.ª IIU beta 26/10(-) 06/12 2ª IIU 17/12(+) nasceu a 11/08/2019
Fevereiro 2021- CEIE 15/03 3ºIIU exame 30/03 (-) 12/04 4.ª IIU exame 26/04 (-) 02/06 5.a IIU exame a 16/06 (+) gravidez bq 1/12 6ª IIU exame 15/12 (-) 7ª IIU 24/01 (+) gravidez bq

Mimamae27 -
Offline
Desde 13 Ago 2017

O meu era igual na mesma altura, e confesso que preocupei me também, demorou, na minha opinião, a atingir alguns Marcos, mas sei que eu que andava a preocupar me em excesso, e ao final hoje tem 3 anos e sem atraso algum.

Sobre Mimamae27

Mimamae27

Gabri -
Offline
Desde 24 Abr 2010

Pelo que descreve é uma criança de 10 meses (que ainda nem fez) normal... a minha disse mamã pela primeira vez com 10 meses e agora raramente diz. É para onde estiver virada... Adeus com a mão e atirar beijinhos devia ter uns 13/14 meses.
Não se guie pelo que os outros fazem porque os bebés não se desenvolvem todos da mesma maneira. Se o pediatra não valoriza, não valorize também. Já basta tanta estupidez que lhe vão dizer que o seu bebé devia ou não devia fazer como se os bebé fossem robot programados para fazerem isto ou aquilo, nesta e naquela altura.
Ainda esta semana na consulta dos 18 meses da minha filha a enfermeira disse que a miúda devia dizer 6/26 palavras diferentes, disse que 6 deveria dizer mais do que isso achava que não e que deveria construir frases mais elaboradas do que “dá cá”, “anda cá”, “já está” e que também devia pedir para ir ao bacio (ainda agora a comecei a “treinar” já me sinto com sorte que ela entenda quando faz alguma coisa no bacio é bom é que bata palminhas de contente).
Sabe o que fiz, acenei com a cabeça (Boa tarde e obrigado!😒)

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Wow! São só 8 meses! Se o pediatra do menino diz que está tudo bem deve confiar. Nessas idades às vezes é de repente.
Não ande com macaquinhos.
Eu andei em stress por volta dessa idade sem necessidade e a pediatra nunca ligou também.
Aos 8 meses dizia adeus mas por exemplo não se sentava sem apoio, falou ao 10 meses e só depois começou a gatinhar. Ora, eu via crianças da idade dela já de pé agarradas às coisas e ouvia muitas comparações (cheguei a criar um tópico que acabou em paródia). Depois também só tinha um dente, mais tarde era a romper aos 2 e 3 🤭
Moral da história quando se começou a mexer foi rápido e em sequência. Tenho um vídeo do primeiro aniversário em pé tipo bêbada e a bater palmas. Stress sem necessidade, portanto.

Zpinny -
Offline
Desde 22 Out 2019

Muito obrigada mamas pelas palavras de "abre olhos". Estava mesmo a precisar, porque é como dizem, as pessoas em volta tendem a fazer comentários e a fazer me acreditar que algo não está bem. Obrigada , ajudaram a sossegar o meu coração.