Astigmatismo - óculos com 3 anos | De Mãe para Mãe

Astigmatismo - óculos com 3 anos

Responda
11 mensagens
Katii -
Offline
Desde 17 Ago 2009

Olá queridas,

Fui hoje com a minha pequenina de 3 anos ao oftalmologista, como rotina normal a ver se estava tudo bem.. e sou surpreendida com o facto dela ter astigmatismo, já 3dioptrias em cada olho. Nunca tinha desconfiado sequer que ela poderia não ver bem..

Viemos com receita de óculos.. mas confesso-me triste, sei que todos os problemas fossem este... mas eu usei óculos desde miúda e sei bem o calvário que foi para mim, o melhor dia da minha vida foi quando os meus pais me deixaram começar a usar lentes de contacto aos 15 anos. Não estou a ver ela aceitar bem os óculos.. e pelo que a médica disse tem que usar mesmo a tempo inteiro.

Alguem que tenha crianças com esta idade com óculos? Dicas, os óculos todos maleáveis e/ou inquebráveis e etc isso vale a pena?

Obrigada!!

Gabri -
Offline
Desde 24 Abr 2010

Eu não tenho mas uma amiga tem. Parecem-me bons, são em silicone.
https://www.fabricadeoculosonline.pt/pt/produto/9107-joey-tamanho-43-3-4...

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

A minha mais velha também começou a usar aos 3 anos. O oftalmologista recomendou esses óculos de silicone. Eu achava que ela não iria aceitar os óculos mas a diferença na visão era tanta que nunca os tirou.
Recomendo mesmo essas armações, são super leves, não magoam mesmo que adormeçam com elas, como têm elástico por trás as crianças não as tiram facilmente e não as perdem, e não nada caras (50, 60€).

Gabri -
Offline
Desde 24 Abr 2010

Gabri escreveu:
Eu não tenho mas uma amiga tem. Parecem-me bons, são em silicone.https://www.fabricadeoculosonline.pt/pt/produto/9107-joey-tamanho-43-3-4...

Veja também na wells, eles têm um preço mais baixo dependendo da armação que escolher e ainda costumam fazer promoção em cartão continente. Mas não conheço as armações que tem para crianças.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

o melhor é ter uma atitude absolutamente normal com a sua filha relativamente a esse assunto.
Por nos ter custado a nós, nao quer dizer que custe a ela.
e por custar a ela também, mostre compreensao mas também motivacao.
Um outro conselho para as outras mamãs... nao esperem por nada para irem ao oftalmologista.
Mal o Henrique completou 2 anos, foi a primeira vez.
Desde cedo se descartam problemas.
Tem que ser um oftalmologista especialista em crianças muito pequenas que têm máquinas especiais com bonecos e sons.
Quanto aos óculos, eu nao tenho experiencia nenhuma.
mas tenho uma amiga que tb anda aqui pelo forum, que sem esperar a menina precisou de oculos a tempo inteiro e foi uma excelente adaptacao.
Vai correr bem!

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

O meu filho do meio usa óculos desde os 3 anos,7.5 dioptrias 😥 dado ao feitiozinho do moço achei que fosse ser o caos,mas não,aceitou super bem os óculos,nunca os tentou tirar e de manhã a primeira coisa que faz é por os óculos.
Compro sempre na Wells,da marca Nano(como já foi dito a cima) e ficam por 245€(com as dioptrias da sua filha ficam mais baratos) já com afinamento da lente porque ele tem muita graduação e ficam 10% no cartão continente.
A marca Nano é muito boa,o meu filho é muito ativo e joga futebol e nunca partiu nenhuns óculos apesar de sofrerem algumas quedas.

soniamst -
Offline
Desde 22 Dez 2016

Por aqui sobrinha a usar oculos (estrabismo e outros) desde os 20 meses nunca os tirou.
Ontem fiquei a saber que o neto de uma amiga de 15 meses (nasceu permaturo) também já usa óculos com bastante graduação.
Um primo de um colega de trabalho, começou a usar aos 3 anos e uma das primeiras reacções da criança ao ver TV foi "sabia que o Nody era bonito mas não pensava que era tanto"
As crianças adaptam-se bem e sendo a graduação alta irão notar uma melhoria imensa na sua visão, pelo que como já alguém disse a primeira coisa que fazem de manhã é colocar os óculos e nunca os irão tirar.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

A minha tinha 4 anos, mas soube no rastreio dos 2 anos que ia usar, na altura tinha 2 dioptrias e reduziu. Talvez porque nunca usei, não sei o transtorno que seja, para mim foi normal, não fazia a menor ideia que precisava, mas foi muito normal. Se tem astigmatismo era muito provável que ele também tivesse.
Acho que foi dos melhores dias para ela, adora os óculos, nunca os tirou desde o 1º dia. Nota imenso a diferença do que vê com e sem eles.
Se lhe ajudar, digo o que me disse o médico: nos primeiros dias deixe-o tirar os óculos sempre que quiser, vá insistindo, mas deixe tirar. Quando se der conta que conta eles está muito melhor, não os tirar mais.
A minha filha tirou uma ou duas vezes no 1º dia, a partir daí é adormecer com eles e quando acorda já sai da cama de óculos.
Reaja com naturalidade que será o melhor para ele.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Veja no oculista os óculos para a idade. Eu não comprei os nano (acho que visualmente são mais pesados), a minha tem uns normais mas modelo infantil. Tinha acabado de fazer os 4 anos, mas é um terror, está sempre a cair, anda de bicicleta, de patins, vai para a ppraia de óculos...nunca aconteceu nada.
Fiz seguro para os óculos, mas está a fazer agora 2 anos que os tem e não aconteceu nada.

XanaCD -
Offline
Desde 13 Jan 2013

O meu filho começou a usar óculos tb por causa do astigmatismo antes dos 3 anos.
Aceitou super bem. E porquê? Porque vê melhor com óculos claro. Não se preocupe. Com uma graduação dessas vai aceitar bem os óculos.

Andreissse -
Offline
Desde 13 Nov 2015

A minha filha nem a um mês também começou a usar óculos pelo mesmo motivos.. Percebo o que sente pois senti exatamente o mesmo e a minha menina (4 anos) surpreendeu muito que os aceitou muito bem. Eu aconselho vivamente os óculos da nano, são super maleaveis e confortáveis. Eu apostava seriamente no conforto e nessa armação para que a criança se sinta mais confortavel e a rejeição diminua.