Assustada e triste | De Mãe para Mãe

Assustada e triste

Responda
19 mensagens
Aninhas1977 -
Offline
Desde 05 Dez 2011

Olá a todas!

O meu filho mais novo tem quase 4 anos e não fala quase nada. Aliás, segundo a educadora, ele está com um desenvolvimento global um bocado aquém do esperado para uma criança da faixa etária dele.
Ele sempre foi um miúdo que "arrancou" mais tarde: sentou-se tarde, andou tarde...mas depois do "salto" nunca mais parou. Agora está a ser difícil com a fala.
Ele é seguido pela Intervenção Precoce desde os 11 meses, e cada vez que há reunião, lá vêm os julgamentos, a pressão para que o Bruno seja igual aos colegas de sala...É desgastante, e embora possa ser para o bem do miúdo, a verdade é que é mais as vezes que nos entristecemos e stressamos com esta "ajuda" que outra coisa, pois sabem que trabalhamos 8h/dia, que temos de fazer tudo em casa e ainda nos culpam "subtilmente" por acharem que não o estimulamos o suficiente.
Como faço para ajudar o meu menino a falar?
Mais alguém neste barco?

06-09-2003 - Nasce a Sara às 39 semanas e 2 dias, com 3195grs e 48.5 cms

22-05-2009 - Nasce o David às 39 semanas e 2 dias, com 2450grs e 47 cms

23-08-2014 - Nasce o Bruno, às 38 semanas e 6 dias, com 2690grs e 48 cms

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Mas ninguém lhe dá orientações de como estimular em casa. Culpar de nada serve se não ajudarem. E não há nenhuma causa médica? Já confirmaram se ele ouve bem? Diz que ele sempre fez tudo mais tarde, com que idade começou a andar?

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

A primeira frase era uma pergunta. Faltou-me ali um ponto de interrogação.

jkel -
Offline
Desde 29 Abr 2012

Mais do que apontar o dedo, é preciso procurar a origem dos problemas para se encontrarem soluções. No sei no que consiste a tal Intervenção Precoce mas acredito que o objectivo seja encontrar ferramentas que ajudem a criança e os pais.
Claro que os pais também têm que ter uma maior dedicação, o que por vezes se pode tornar exaustivo mas é para um bem maior.
Não sei o que já fizeram com o menino até agora, porque não foi muito clara no seu post, mas há uma serie de terapias que ajudam as crianças, como é o caso da terapia da fala. Já experimentou?

Que_qué -
Offline
Desde 26 Jul 2017

Aninhas, embora trabalhe com miúdos mais crescidos ( sou professora) posso dizer-lhe que cada criança tem o seu ritmo e há mts que fazem tudo mais tarde/mais devagar mas com uma qualidade irrepreensível...acrescento k o meu marido nada tem de problemas de desenvolvimento e a minha sogra diz que ele só começou a falar aos 4 anos, mas falou de forma exemplar. Ja eu comecei a dizer as primeiras palavras com 9/10 meses. No seu lugar pedia opinião ao médico/ pediatra que acompanha o menino, mas não se pressione tanto, nem pressionem a criança que é pior. Veja o k lhe diz o médico e se necessário ele que vos encaminhe para uma ajuda mais especializada. Bjnhs e td a correr bem

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Já despistaram problemas de audição? Muitas vezes é a causa para os miúdos falarem mais tarde do que o esperado.
Não sei bem em que consiste o acompanhamento de Intervenção Precoce, mas certamente que, se existisse algum problema real já teria sido detetado. O facto de falar pouco com 4 anos não significa que daqui a 1 mês ou 2 não comece a falar e melhor até do que os colegas. A criança pode simplesmente não sentir necessidade de se expressar verbalmente se conseguir fazer-se entender de outra forma (gestos, apontando para objetos, etc).
De qualquer forma, o melhor é pedir a avaliação do pediatra e, se necessário, ir a uma consulta de terapia da fala. Quanto à educadora, não me parece que esteja a ter uma posição muito pedagógica, mas enfim... É sorrir e acenar!

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

Aninhas1977 -
Offline
Desde 05 Dez 2011

Meninas, obrigada pelas respostas. Elas dão indicações, e nós tentamos cumprir com essas mesmas indicações: lemos histórias em voz alta, fazêmo-lo identificar o que apontamos para ele recontar a história, deixamos que ele se expresse a pintar, desenhar, etc. Mas como não vêem os resultados que querem e dentro dos prazos que estipulam, é logo porque a família não estimula, não se dedica, etc. A médica que o segue é a médica de família e está feita com a equipa de Intervenção Precoce. Portanto, não tenho muita alternativa.
Relativamente à terapia da fala, outro filme: o meu filho do meio tem terapia da fala anos - sim, leram bem! ANOS - depois de lhe terem diagnosticado problemas na articulação de fonemas (ele e o irmão têm essa dificuldade em comum). Andavam constantemente a enrolar e a dizer que os pais tinham de se mexer para procurar apoios, sem nunca mencionarem que basta uma credencial passada pela médica de família para ele usufruir da terapia gratuitamente. Fui eu, assim que soube que uma clínica tinha terapia da fala nestas condições, que lhes pedi credenciais (tanto para o meu filho do meio, como para o meu filho mais novo). E mesmo assim ainda duvidaram que pudesse ser assim!

06-09-2003 - Nasce a Sara às 39 semanas e 2 dias, com 3195grs e 48.5 cms

22-05-2009 - Nasce o David às 39 semanas e 2 dias, com 2450grs e 47 cms

23-08-2014 - Nasce o Bruno, às 38 semanas e 6 dias, com 2690grs e 48 cms

Aninhas1977 -
Offline
Desde 05 Dez 2011

ClaraMiguel escreveu:
Mas ninguém lhe dá orientações de como estimular em casa. Culpar de nada serve se não ajudarem. E não há nenhuma causa médica? Já confirmaram se ele ouve bem? Diz que ele sempre fez tudo mais tarde, com que idade começou a andar?

Ele começou a andar aos 20 meses. Mas não foi andar: foi correr! lol Por isso é que eu digo que quando ele dá o salto...
A médica que o segue ainda não confirmou se ele ouve bem ou não. Mas já chamei a atenção para isso, porque o irmão do meio também teve os mesmos problemas e ele teve de colocar uns tubinhos nos ouvidos.
Mas parece que não nos ouvem...

06-09-2003 - Nasce a Sara às 39 semanas e 2 dias, com 3195grs e 48.5 cms

22-05-2009 - Nasce o David às 39 semanas e 2 dias, com 2450grs e 47 cms

23-08-2014 - Nasce o Bruno, às 38 semanas e 6 dias, com 2690grs e 48 cms

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Mamã, calma, eu sei que é angustiante! Insista com um timpanograma e audiograma. O meu filho fala menos que os coleguinhas e foi-lhe detetada uma otite cerosa. Fez tratamento e vamos agora repetir exames. Mas a educadora diz que está outra vez muito disperso, pelo que possivelmente está a ouvir menos bem novamente. De resto, há crianças que não gostam de se expor, têm medo de falar mal e só o começam a fazer quando se sentem mais seguras. Da sua parte, garanta que está atenta e faz tudo o que pode, não se deixando influenciar por quem está de fora. Como disse, eu faria sem duvida um despiste auditivo!

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Percebo a sua frustração e o único conselho que lhe posso dar é: não se cale, refile, peça, reclame. Se não a ouvirem, insista.
Posso perguntar porque é que começou com a intervenção precoce aos 11 meses? Que sinais de alerta existiam?
É estranho que seja seguido apenas pela médica de família e não haja uma avaliação por especialistas (geralmente uma equipa multidisciplinar) se há suspeitas de um atraso de desenvolvimento. É só na fala que ele está aquém do esperado para a idade?
Por fim, se tiver uma margem no orçamento, sugeria levar a um pediatra do desenvolvimento. Tirava as teimas e pode conseguir um encaminhamento mais eficaz, mesmo em termos do SNS.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Mas com 4 anos e sem falar bem e ninguem quer testar se ele ouve bem? E depois deitam as culpas a familia em vez de analisar o problema pelo principio? Eu andava com a sensacao que a minha filha ouvia mal, fomos ao otorrino e verificou-se que tinha liquido nos ouvidos. Com ela acontece com alguma frequencia. A mae de um coleguinha da minha filha ouviu a historia e como estava com a mesma duvida foi ao otorrino e o diagonostico e solucao foram os mesmos (gotas para o nariz). Nesta idade e bastante comum ter os ouvidos "entupidos". Insista para fazerem um teste antes de se porem a inventar outras solucoes...

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

O que é a Intervenção Precose?
E porque segue o bebé desde os 11 meses?

Assim de repente eu mudava de médicos!
Todos.
Nao sei qual é a facilidade/dificuldade porque sei que em Portugal o SNS não é propriamente um exemplo.
E também nao percebo porque é que no desenvolvimento de um bebe/crianca tem que haver prazos estipulados!
Isso é completamente estupido! Era o que mais faltava!

Primeiro, nao se culpe de nada.
Respire fundo e faça frente!
Depois, siga o conselho que ja deram... exame completo à audicao!
E por fim, eu tentava mudava de medicos e essa associacao!

Aninhas1977 -
Offline
Desde 05 Dez 2011

Minhas queridas: a Intervenção Prccoce é um programa que tem como objectivo acompanhar mais de perto crianças que estejam sinalizadas por alguma suspeita de atraso no seu desenvolvimento normal. No caso do Bruno, ele foi sinalizado aos 11 meses porque, nessa altura, ele ainda não se sentava. Foi, inclusivamente, enviado a uma consulta no Amadora-Sintra ao neuropediatra Dr Nuno Lobo Antunes que arrumou logo com as suspeitas e disse que, apesar de ainda não se sentar com 11 meses, o Bruno não tinha NADA a nível motor. E realmente veio a comprovar-se isso mesmo: assim que ele começou a andar, ninguém o pára! Essa é outra grande queixa da educadora: ele ser um miúdo que, como diz o meu pai, "dá um coice numa estrela" e está constantemente a testar as regras e a desafiar os adultos. Com a agravante de levar todos os outros atrás dele e perturbar a sala e as actividades. Ou seja: para além de não falar, o Bruno está aquém do seu desenvolvimento porque ainda não sabe desenhar a figura humana, porque não concentra muito tempo, porque não está com atenção, etc. O David, o meu filho do meio, e que tem 9 anos, também não fala bem - e também se queixavam que ele não tinha um desenvolvimento normal - e só agora é que conseguimos terapia da fala para ele, e depois de ter sido operado aos ouvidos porque não ouvia como deve ser. Também anda a ser seguido na consulta de desenvolvimento no Hospital Amadora - Sintra e na pedopsiquiatria do Dona Estefânia (o David é tímido e tem dificuldades de relacionamento). Do meu David etiquetaram-no logo como "suspeito de ter autismo". Depois de testes, consultas para todo o lado e mais algum, faltas à escola e ao trabalho, conclui-se que o David não tem nada de patológico, mas à conta destas experiências e suspeitas já o miúdo se começou a perguntar se há alguma coisa errada com ele!
Portanto, estas nossas andanças pela maluqueira "das novas doenças" já vem de trás. O Bruno leva por tabela pela condição do irmão. E mesmo assim, a médica não se resolve a enviá-lo para uma consulta de otorrino!
Desculpem o testamento e o desabafo, mas isto é desesperante! Mais é porque não temos condições financeiras para recorrer ao privado, senão já tinha mandado tudo isto às urtigas!!!

06-09-2003 - Nasce a Sara às 39 semanas e 2 dias, com 3195grs e 48.5 cms

22-05-2009 - Nasce o David às 39 semanas e 2 dias, com 2450grs e 47 cms

23-08-2014 - Nasce o Bruno, às 38 semanas e 6 dias, com 2690grs e 48 cms

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Mãe, o meu filho foi a consulta com o Dr. Nuno Lobo Antunes e só aí foi corretamente encaminhado. Mas se eu fosse a esperar pelo SNS ainda nem tinha feito nada, fiz tudo pelo privado. Foi um sacrifício mas teve de ser. Ele é seguido no PIN (há em Lisboa, Porto e penso que em Coimbra também) e tem feito progressos incríveis ao ponto de neste momento não estar atrasado a praticamente nenhuma área e até estar avançado em algumas. Só continua com um atraso a nível da motricidade fina, mas pronto nisso suspeito que saia a mim Careta se não tiver condições para pagar terapias sugeridas pelo PIN, pode candidatar-se à bolsa CAPITI. Vou deixar os links em baixo. Ah, pode pedir também na segurança social um acréscimo ao abono dos seus dois filhos, no PIN também lhe explicam isso (por eles precisarem de terapias).

site do PIN: http://pin.com.pt/

CAPITI: http://capiti.pt/

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Aninhas1977 -
Offline
Desde 05 Dez 2011

Videl86 escreveu:
Mãe, o meu filho foi a consulta com o Dr. Nuno Lobo Antunes e só aí foi corretamente encaminhado. Mas se eu fosse a esperar pelo SNS ainda nem tinha feito nada, fiz tudo pelo privado. Foi um sacrifício mas teve de ser. Ele é seguido no PIN (há em Lisboa, Porto e penso que em Coimbra também) e tem feito progressos incríveis ao ponto de neste momento não estar atrasado a praticamente nenhuma área e até estar avançado em algumas. Só continua com um atraso a nível da motricidade fina, mas pronto nisso suspeito que saia a mim se não tiver condições para pagar terapias sugeridas pelo PIN, pode candidatar-se à bolsa CAPITI. Vou deixar os links em baixo. Ah, pode pedir também na segurança social um acréscimo ao abono dos seus dois filhos, no PIN também lhe explicam isso (por eles precisarem de terapias).
site do PIN: http://pin.com.pt/
CAPITI: http://capiti.pt/

Muito obrigada pela sugestão do PIN. Já me pus em contacto com eles via mail. Acho que até têm qualquer coisa perto de mim, no TagusPark.

Obrigada a todas. E desculpem, mais uma vez, pelo desabafo.

06-09-2003 - Nasce a Sara às 39 semanas e 2 dias, com 3195grs e 48.5 cms

22-05-2009 - Nasce o David às 39 semanas e 2 dias, com 2450grs e 47 cms

23-08-2014 - Nasce o Bruno, às 38 semanas e 6 dias, com 2690grs e 48 cms

surceror -
Offline
Desde 10 Ago 2016

Videl86 escreveu:
Mãe, o meu filho foi a consulta com o Dr. Nuno Lobo Antunes e só aí foi corretamente encaminhado. Mas se eu fosse a esperar pelo SNS ainda nem tinha feito nada, fiz tudo pelo privado. Foi um sacrifício mas teve de ser. Ele é seguido no PIN (há em Lisboa, Porto e penso que em Coimbra também) e tem feito progressos incríveis ao ponto de neste momento não estar atrasado a praticamente nenhuma área e até estar avançado em algumas. Só continua com um atraso a nível da motricidade fina, mas pronto nisso suspeito que saia a mim se não tiver condições para pagar terapias sugeridas pelo PIN, pode candidatar-se à bolsa CAPITI. Vou deixar os links em baixo. Ah, pode pedir também na segurança social um acréscimo ao abono dos seus dois filhos, no PIN também lhe explicam isso (por eles precisarem de terapias).
site do PIN: http://pin.com.pt/
CAPITI: http://capiti.pt/

Boa noite,
Videl86 o diagnostico foi rápido? Estou a pensar ir la ao dr. com o meu pequeno porque acho que ele talvez precise de ajudas na relações com os pares e em ficar focado coisa que não acontece e Dizeram me que ele era muito bom e dava logo uma opinião do que poderia ser..é assim?

Obrigada

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

surceror escreveu:

Videl86 escreveu:Mãe, o meu filho foi a consulta com o Dr. Nuno Lobo Antunes e só aí foi corretamente encaminhado. Mas se eu fosse a esperar pelo SNS ainda nem tinha feito nada, fiz tudo pelo privado. Foi um sacrifício mas teve de ser. Ele é seguido no PIN (há em Lisboa, Porto e penso que em Coimbra também) e tem feito progressos incríveis ao ponto de neste momento não estar atrasado a praticamente nenhuma área e até estar avançado em algumas. Só continua com um atraso a nível da motricidade fina, mas pronto nisso suspeito que saia a mim se não tiver condições para pagar terapias sugeridas pelo PIN, pode candidatar-se à bolsa CAPITI. Vou deixar os links em baixo. Ah, pode pedir também na segurança social um acréscimo ao abono dos seus dois filhos, no PIN também lhe explicam isso (por eles precisarem de terapias).
site do PIN: http://pin.com.pt/
CAPITI: http://capiti.pt/

Boa noite,
Videl86 o diagnostico foi rápido? Estou a pensar ir la ao dr. com o meu pequeno porque acho que ele talvez precise de ajudas na relações com os pares e em ficar focado coisa que não acontece e Dizeram me que ele era muito bom e dava logo uma opinião do que poderia ser..é assim?
Obrigada


Sim, o Dr. Nuno Lobo Antunes disse-me logo na primeira consulta o que achava, mas também disse que tudo teria de ser confirmado com vários exames e avaliações por equipa multidisciplinar, e assim foi.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

surceror -
Offline
Desde 10 Ago 2016

Videl86 escreveu:

surceror escreveu:
Videl86 escreveu:Mãe, o meu filho foi a consulta com o Dr. Nuno Lobo Antunes e só aí foi corretamente encaminhado. Mas se eu fosse a esperar pelo SNS ainda nem tinha feito nada, fiz tudo pelo privado. Foi um sacrifício mas teve de ser. Ele é seguido no PIN (há em Lisboa, Porto e penso que em Coimbra também) e tem feito progressos incríveis ao ponto de neste momento não estar atrasado a praticamente nenhuma área e até estar avançado em algumas. Só continua com um atraso a nível da motricidade fina, mas pronto nisso suspeito que saia a mim se não tiver condições para pagar terapias sugeridas pelo PIN, pode candidatar-se à bolsa CAPITI. Vou deixar os links em baixo. Ah, pode pedir também na segurança social um acréscimo ao abono dos seus dois filhos, no PIN também lhe explicam isso (por eles precisarem de terapias).
site do PIN: http://pin.com.pt/
CAPITI: http://capiti.pt/

Boa noite,
Videl86 o diagnostico foi rápido? Estou a pensar ir la ao dr. com o meu pequeno porque acho que ele talvez precise de ajudas na relações com os pares e em ficar focado coisa que não acontece e Dizeram me que ele era muito bom e dava logo uma opinião do que poderia ser..é assim?
Obrigada

Sim, o Dr. Nuno Lobo Antunes disse-me logo na primeira consulta o que achava, mas também disse que tudo teria de ser confirmado com vários exames e avaliações por equipa multidisciplinar, e assim foi.


E que idade tinha o seu menino na altura?
Eu explico o meu tem 3 anos e meio e eu acho que ele tem uma perturbação..fizemos o teste ados que o colocou ha cerca de um ano dentro do espectro ligeiro do autismo mas sem ser diagnostico fechado pela idade dele..ha coisas que entretanto melhoraram mas outras que ou se mantém ou pioraram..eu não consigo leva lo a um café ou ir comer fora com ele..ele não para fica muito excitado e faz muitas birras..na escola n consegue brincar com os outros de igual forma e acaba por ser agressivo com eles e vice versa..ele não faz brincadeiras tipicas de grupo..chegou a um ponto em Que este ano o vamos mudar de escola por ele ja ser posto de lado e não desejado lá..na intervenção precoce só nos deram a psicologa que eu adoro mas que não parece suficiente..o medico do publico todos as consultas nos diz uma coisa diferente..primeiro era qq coisa..depois possívelmente hiperactividade com défice de atenção e agora parece apenas perturbação motricidade fina..ando perdida.nisto.
Por isso peco desculpa pela intromissão e pelas questões..

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

surceror escreveu:

Videl86 escreveu:
surceror escreveu:
Videl86 escreveu:Mãe, o meu filho foi a consulta com o Dr. Nuno Lobo Antunes e só aí foi corretamente encaminhado. Mas se eu fosse a esperar pelo SNS ainda nem tinha feito nada, fiz tudo pelo privado. Foi um sacrifício mas teve de ser. Ele é seguido no PIN (há em Lisboa, Porto e penso que em Coimbra também) e tem feito progressos incríveis ao ponto de neste momento não estar atrasado a praticamente nenhuma área e até estar avançado em algumas. Só continua com um atraso a nível da motricidade fina, mas pronto nisso suspeito que saia a mim se não tiver condições para pagar terapias sugeridas pelo PIN, pode candidatar-se à bolsa CAPITI. Vou deixar os links em baixo. Ah, pode pedir também na segurança social um acréscimo ao abono dos seus dois filhos, no PIN também lhe explicam isso (por eles precisarem de terapias).
site do PIN: http://pin.com.pt/
CAPITI: http://capiti.pt/

Boa noite,
Videl86 o diagnostico foi rápido? Estou a pensar ir la ao dr. com o meu pequeno porque acho que ele talvez precise de ajudas na relações com os pares e em ficar focado coisa que não acontece e Dizeram me que ele era muito bom e dava logo uma opinião do que poderia ser..é assim?
Obrigada

Sim, o Dr. Nuno Lobo Antunes disse-me logo na primeira consulta o que achava, mas também disse que tudo teria de ser confirmado com vários exames e avaliações por equipa multidisciplinar, e assim foi.

E que idade tinha o seu menino na altura?
Eu explico o meu tem 3 anos e meio e eu acho que ele tem uma perturbação..fizemos o teste ados que o colocou ha cerca de um ano dentro do espectro ligeiro do autismo mas sem ser diagnostico fechado pela idade dele..ha coisas que entretanto melhoraram mas outras que ou se mantém ou pioraram..eu não consigo leva lo a um café ou ir comer fora com ele..ele não para fica muito excitado e faz muitas birras..na escola n consegue brincar com os outros de igual forma e acaba por ser agressivo com eles e vice versa..ele não faz brincadeiras tipicas de grupo..chegou a um ponto em Que este ano o vamos mudar de escola por ele ja ser posto de lado e não desejado lá..na intervenção precoce só nos deram a psicologa que eu adoro mas que não parece suficiente..o medico do publico todos as consultas nos diz uma coisa diferente..primeiro era qq coisa..depois possívelmente hiperactividade com défice de atenção e agora parece apenas perturbação motricidade fina..ando perdida.nisto.
Por isso peco desculpa pela intromissão e pelas questões..

Eu mando-lhe mp.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3