Assistir ao parto | De Mãe para Mãe

Assistir ao parto

Responda
21 mensagens
andreiwita_87 -
Offline
Desde 01 Fev 2020

Olá mamas, o meu marido diz que não vai ter coragem para assistir ao parto porque tem medo de se sentir mal e desmaiar,as está a colocar me numa posição muito complicada porque eu que tanto a minha mãe como a minha sogra vão ser ambas avós e que não lhe parece justo ir assistir a minha mãe pois assim a minha sogra vai ficar triste por também quer assistir, então sugeriu que fosse a minha cunhada. Já lhe disse que não me vou sentir a vontade de for a minha sogra ou a minha cunhada, prefiro que vá a minha mãe ou a minha avó pois sem dúvida que com elas estou completamente a vontade.. espero com isto não estar a criar um mau ambiente na família, mas têm de respeitar e entender a minha decisão, afinal a mãe sou eu e tenho a última palavra. No outro dia disse ao meu marido que ou ele vinha assistir e assim evitava mal entendidos ou então que ia escolher ir sozinha para o parto, vamos lá ver no que isto vai dar, faltam 3 meses certinhos para a DPP

JoanaSsV -
Offline
Desde 31 Maio 2015

Olá linda, você tem tem que ir com quem se sente bem, e ninguém tem que ficar triste mãe é sempre mãe, vá com a sua ❤️

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Primeiro de tudo tente compreender aquilo que ele tem medo. É que ele pode não estar a ver as coisas como elas são... Muitos homens têm medo da expulsão, mas não têm problemas nenhuns com a dilatação (onde a meu ver, faz mais falta a companhia). Ou então pensam não ser capaz de ver o bebé a nascer e nem se apercebem que não precisam de ver nada só precisam de estar lá para lhe dar a mão. Coisas assim. Se mesmo depois disso tudo ele continuar a não querer acompanhar, então tem de se fazer acompanhar por alguém que tenha confiança e se sinta á vontade para a ver nos seus piores momentos (porque provavelmente não vai ser bonito não). Você e a sua cunhada têm esse a vontade? Ou a sua sogra? A sua mãe era capaz? (A minha avisou logo que nunca iria pois não era capaz de ver a filha em sofrimento). Com quem é que se imagina passar horas intermináveis com contrações dolorosas? Quem lhe vai dar a mão para apertar quando estiver a fazer força para expulsar? Pense nessas questões e análise melhor o que fazer

ritinhamag -
Offline
Desde 03 Fev 2010

Boa noite.
Cá por casa era só o que me faltava, nem se punha em questão. O meu marido quis assistir, caso contrário seria a minha mãe. É um momento muito íntimo, delicado, de ansiedade e nervosismo onde precisamos de alguém da nossa inteira confiança, que nos transmita aquilo que precisamos no momento. Jamais iria permitir que fosse o meu marido a sugerir quem devia ou não devia estar em vez dele. Se ele que devia ir, não quer, tens que ser tu a escolher. Pra mim estava completamente fora de questão ir a minha sogra, nem tão pouco me sentiria à vontade com tal coisa. E a sua sogra só tem que perceber. O corpo é seu, o nosso útero não é nenhuma associação por cotas, só pq lá temos o bebé que não é só nosso!
Fazia ecografia de 3 em 3s, por duas vezes o meu marido não conseguiu ir cmg, nem nesse caso permiti que fosse a minha sogra, nessas duas foi a minha mãe! Certamente a minha sogra tb queria ir, mas temos pena, não me ia sentir à vontade.

Melinha -
Offline
Desde 16 Fev 2010

Há pessoas para tudo, não me choca que um homem não consiga assumir esse papel, no entanto tenho sempre aquela "esperança" que como pai tenham a vontade, curiosidade, força para ultrapassarem o medo, mas nem toda a gente é assim.
Vocês têm de comunicar e pôr todas as cartas na mesa e respeitarem as posições de cada um.
Se ele não quer não pode esperar que vá alguém com quem não se sinta confortável, pelo menos é o que eu penso.
Agora é algo que pode causar alguma entropia e resistências no meio familiar!! É apelar ao bom senso também.

Gabri -
Offline
Desde 24 Abr 2010

Nos meus dois partos tive sempre o meu marido a assistir mas sou da mesma opinião que as outras mamãs. Se ele não quer ir por medo ou outro motivo qualquer era o que faltava decidir quem é que deve ir na vez dele. O parto é um momento vosso, neste caso seu, e íntimo tem que ter ao seu lado alguém que lhe dê força e confiança e com que se sinta perfeitamente à vontade. Se essa pessoa é a sua mãe e não a sua sogra o seu marido só tem que entender. Por muito que goste da sua sogra e se dê bem com ela, mãe é mãe.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

A vagina é tua. Tu é que mandas. Isso nem devia estar aberto a opiniões. Só informas.

Tita_andrade -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Querida, quem decide quem te acompanha és tu!
Os acompanhantes estão lá para dar apoio à mãe, só faz sentido que seja uma pessoa que te sintas completamente à vontade.
Que sentido é que faz ires sozinha para evitar desentendimentos?! É um momento super importante e não tens de estar a lidar com as inseguranças dos outros.
Força 🍀

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Esta é daquelas coisas que acho que não dá lugar a grandes dúvidas.
Se o pai não se sente à vontade, paciência. De facto, não é bonito e nem toda a gente tem estômago.
A escolha de outro acompanhante cabe apenas e só à mãe e ninguém tem de ficar melindrado com isso. Já basta tudo o resto. Deixem-nos esse momento para ser "egoístas".
Parece-me evidente que, regra geral, a mãe ou uma irmã são mais próximas e melhores candidatas que a sogra ou cunhada.
Eu nunca, jamais, levaria a minha sogra ou uma das cunhadas. Antes sozinha. Mas também não queria minha mãe... que entra em pânico se uma das filhas diz ai!

Eloise18 -
Offline
Desde 06 Dez 2019

Vai com quem te sentes mais à vontade. Se é a tua mãe, força... O momento do parto é algo muito íntimo, não faz sentido levar uma pessoa se não estás 100% á vontade com ela. E isso não é ser egoísta pois o corpo é teu portanto faz todo o sentido e é um direito que decidas quem vai contigo ou não. Se a família se chateia... olha, paciência. Tens que dar a entender que este assunto não está aberto a discussão, é uma decisão unicamente tua. Boa sorte. Piscar o olho

andreiwita_87 -
Offline
Desde 01 Fev 2020

Obrigada pelas vossas opiniões... já tive uma conversa séria com o meu marido e ele entendeu a minha decisão, por isso se não for ele assistir ao parto vai a minha mãe ou então a minha avó, ele finalmente entendeu que é um momento em que tenho de me sentir a vontade, e estar com uma pessoa que me faca sentir calma. Ele já percebeu que a minha sogra não é a pessoa indicada porque é um bocado instável e nós vivemos com ela e ainda no fim de semana passado armou uma discussão connosco por eu ter uma proximidade grande com a minha família, porque a família do meu marido é grande mas são todos desligados uns dos outros, então a minha sogra acha que por a família dela ser assim a minha também deveria ser porque na opinião dela a minha família não é normal por estarmos muitas vezes em contacto..

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Tu foge dessa casa, vai ser um inferno quando o bebé nascer

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Tu foge dessa casa, vai ser um inferno quando o bebé nascer

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Como ainda falta algum tempo, va lhe falando no assunto e em como é importante para si que ele participe e a apoia.
Até la ainda se pode mentalizar disso.
O meu tb me disse 1 ou 2 vezes que nao sabia, mas depois nao so foi como viu tudo, ainda tentou dar-me pormenores mas eu mandei-o calar porque eu nunca quero ver nada, e ele ainda cortou o cordao umbilical.
No nosso caso eu nao tenho mesmo mais ninguem, pelo que se ele nao fosse eu iria sozinha.
De qq modo eu tenho outra opiniao tb, porque para fazer os filhos e treinar eles sao uns garanhoes, mas depois para apoiar a mulher, sao uns bananas.
Os filhos nao se fazem com apenas uma pessoa, desde o momento do pinanço.
Por isso ha que se fazerem à vida, e ajudar a mulher que para alem de 9 meses a carregar o bebe na barriga, ainda tem que passar pelo parto e pelo pos-parto!

Elisabete_Silva -
Offline
Desde 16 Jan 2020

O meu marido também não queria assistir porque tinha medo do que podia ver e eu sempre disse que se ele não fosse, não queria lá mais ninguém, mas não era para o assustar, era mesmo verdade. Até que numa consulta com a obstetra falei-lhe nisso e ela convenceu-o de que não via nada, bastava não espreitar para onde a coisa estava a acontecer.
É perfeitamente compreensível o medo que eles têm, mas eles basicamente só precisam de lá estar para lhe esmagarmos a mão quando chegar o momento de puxar. Vai falando com ele com calma, mas se tiveres que escolher entre outra pessoa, não hesites em escolher a tua mãe.

mariasilva1994 -
Offline
Desde 07 Set 2016

Por aqui, o meu marido, que só por tirar sangue, quase desmaia, ou então mal se senta na cadeira da dentista, fica igual, sempre me disse que iria assistir ao parto! Mas, não se responsabilizava caso se sentisse mal. Infelizmente, na altura da expulsão, ele tinha se ausentado para ir comer, ou seja, estive a fazer força sozinha- o bebé nasceu num ápice!
Ele voltou e quando abriu a porta, estava eu escarrapachada, cheia de sangue, pois a bebé tinha nascido à 2/3 minutos! Resumo: ele viu o que viu e não se sentiu mal. Por vezes o homem não quer ver a mulher sofrer!! Para este parto, ele não fala muito, mas já me disse que vai assistir! Acho até que está mais ansioso que eu!

Andreia, se não te sentes bem, não tens que levar, seja com a prima, a tia, a sogra....
Só tu tens a decisão de quem queres que esteja ao teu lado. Independentemente de tudo, naquele momento tens que estar confortável.

Como aqui já disseram, vai falando com ele. Mostra o quão importante é aquele momento para ambos e que ficará para sempre nas vossas memórias.

Desliga te dos comentários "tristes" que fazem. Se poderes arranjar um cantinho para ti e para o marido, era bem pensado. Se é addim enquanto estás grávida, quando nascer o bebé...

Sê muito feliz. Boa sorte

Elisabete_Silva -
Offline
Desde 16 Jan 2020

Não tinha lido os comentários todos e não tinha percebido que viviam com a tua sogra. Isso não altera nada do que eu disse, só me faz acrescentar uma coisa, eu sou da opinião de que cada um deve ter o seu cantinho e vocês deviam pensar seriamente nisso. Não conheço a tua sogra e não quero ofender, mas ela deve ser assim um bocado metediça e se for vai querer intrometer-se na educação do teu filho e vai ter frases do género "olha eu eduquei os meus filhos assim e estão cá todos saudáveis" ou "no meu tempo não havia nada dessas manias" e tantos outros exemplos....
Não vai ser nada saudável para ninguém.

Margarida_2017 -
Offline
Desde 31 Jul 2019

Olá ...
Acho que isso é uma decisão só vossa e ninguém tem que ficar chateado ou com ciúmes...
mas o pai pode estar sempre ao teu lado a apoiar-te é mesmo nos últimos minutos sair.
Não somos todos iguais e cada um tem de respeitar as decisões do que lhe faz sentir melhor...

MariaRNeves -
Offline
Desde 11 Mar 2019

Tudo bem que a tua sogra também é avó mas quem vai ter o filho és tu , se fosse eu na tua posição levaria a minha mãe sem dívidas, nunca me sentiria a vontade com a minha sogra numa posição dessas, é tudo muito íntimo , muito pessoal .No meu parto eu tinha um pano nas pernas e o meu marido esteve sempre ao meu lado nunca viu nada. Sei que há médicos que não metem panos mas podes sempre colocar essa questão .

andreiwita_87 -
Offline
Desde 01 Fev 2020

MariaRNeves escreveu:
Tudo bem que a tua sogra também é avó mas quem vai ter o filho és tu , se fosse eu na tua posição levaria a minha mãe sem dívidas, nunca me sentiria a vontade com a minha sogra numa posição dessas, é tudo muito íntimo , muito pessoal .No meu parto eu tinha um pano nas pernas e o meu marido esteve sempre ao meu lado nunca viu nada. Sei que há médicos que não metem panos mas podes sempre colocar essa questão .

Sim eu vou a medica na próxima semana e vou colocar essa questão, mas já está mais que decidido, se não for o meu marido quem vai é a minha mãe 🙂

andreiwita_87 -
Offline
Desde 01 Fev 2020

ritinhamag escreveu:
Boa noite.
Cá por casa era só o que me faltava, nem se punha em questão. O meu marido quis assistir, caso contrário seria a minha mãe. É um momento muito íntimo, delicado, de ansiedade e nervosismo onde precisamos de alguém da nossa inteira confiança, que nos transmita aquilo que precisamos no momento. Jamais iria permitir que fosse o meu marido a sugerir quem devia ou não devia estar em vez dele. Se ele que devia ir, não quer, tens que ser tu a escolher. Pra mim estava completamente fora de questão ir a minha sogra, nem tão pouco me sentiria à vontade com tal coisa. E a sua sogra só tem que perceber. O corpo é seu, o nosso útero não é nenhuma associação por cotas, só pq lá temos o bebé que não é só nosso!
Fazia ecografia de 3 em 3s, por duas vezes o meu marido não conseguiu ir cmg, nem nesse caso permiti que fosse a minha sogra, nessas duas foi a minha mãe! Certamente a minha sogra tb queria ir, mas temos pena, não me ia sentir à vontade.

Eu também quando o meu marido não consegue vir comigo às consultas quem vem é sempre a minha avó.. mas nós já conversamos os dois e já decidimos se ele não for assistir ao parto quem vai é a minha mãe..