Aprendendo a falar | De Mãe para Mãe

Aprendendo a falar

Responda
15 mensagens
Tay02 -
Offline
Desde 18 Maio 2016

Boa noite mamães, hoje estou em pouco amargurada, passo a explicar: minha bebe vai fazer 2 anos daqui a alguns dias, e como já era de se esperar já fala algumas quantas coisas, sou brasileira e ela tem estado comigo em casa, visto que desde outubro do ano passado, não consigo colocá-la na creche, e não confio em amas. Bem, como ela está comigo o tempo todo, fala muitas palavras em brasileiro, mas a culpa não é dela e sim minha, que sem querer, estou a ensiná-la assim. Não sei como reagir, eu até tento mas quando vejo já saiu tudo em brasileiro. Como que me comporto? Será que ela ao ir para a creche muda? Sei que não é motivo para desespero, mas já começo a ser cobrada de forma indireta. E

Isabelamartinho -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Boa noite, não se preocupe eu sou filha de brasileiros, nasci e cresci em portugal e por cá continuo, sempre falei o português de portugal com expressões brasileiras e nunca vi isso como problema, a minha mãe esta cá há 24 anos continua a falar brasileiro, o meu filho convive com ela e não tenho qualquer problema em ele apanhar as expressões é normal. Não se sinta culpada, por ela falar brasileiro, ela vai ter uma educação brasileira pois é a mãe que está mais tempo em casa, vai ter os costumes, até alimentação mais vale relaxar mesmo, na creche vai apanhar os costumes portugueses, até a fala mas em casa mistura como eu

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

não estou a entender porque se sente assim..se fosse russa, falava russo com o seu filho, se fosse francesa falava francesa...é igual! a criança bilingue fala uma língua em casa e outra na escola, no seu caso é a mesma língua mas com variedades diferentes, é natural...eu já tive alunas que falam português de Portugal comigo, e quando as oiço falar com as mães, falam português de Brasil , é muito engraçado .
Não ligue a comentários.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Mas qual é o problema da menina falar brasileiro? Quem é que a anda a chatear a si com isso?

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

O meu filho tem a mim que falo Português de Portugal e a outra mãe (tem duas mães) que fala Português brasileiro e ele fala as duas variantes. É muito engraçado que quando está a falar com a minha companheira ou com a família dela, ele imediatamente troca para PT-BR. E ele é capaz na mesma frase de nos dizer "Mamã, o que é que tu estás a fazer? E você mamãe, que é que você está fazendo?". É uma mais-valia, aumenta a elasticidade deles no que diz respeito a estruturas linguísticas. Claro que por vezes ele mistura um pouco e diz "eu estou a comendo isso" lol mas é normal, ele tem 4 anos, quando for mais velho não irá misturar. Só para ter uma ideia, quando ele fala com os avós pais da minha companheira (pelo messenger), no final das conversas ele "pede benção" Piscar o olho

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Videl86 escreveu:
O meu filho tem a mim que falo Português de Portugal e a outra mãe (tem duas mães) que fala Português brasileiro e ele fala as duas variantes. É muito engraçado que quando está a falar com a minha companheira ou com a família dela, ele imediatamente troca para PT-BR. E ele é capaz na mesma frase de nos dizer "Mamã, o que é que tu estás a fazer? E você mamãe, que é que você está fazendo?". É uma mais-valia, aumenta a elasticidade deles no que diz respeito a estruturas linguísticas. Claro que por vezes ele mistura um pouco e diz "eu estou a comendo isso" lol mas é normal, ele tem 4 anos, quando for mais velho não irá misturar. Só para ter uma ideia, quando ele fala com os avós pais da minha companheira (pelo messenger), no final das conversas ele "pede benção"

☺️

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Qual é o problema? Nao vejo problema nenhum isso.
E porque nao confia em amas?
eu adoro a ama do meu filho. e eme tb.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Também não consigo ver problema algum nisso. As pessoas adoram opinar, não se apoquente com isso.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Tanto o brasileiro como o português são na verdade português (de Portugal e do Brasil), logo o conteúdo é o mesmo, muda só o sotaque. Não se preocupe com isso, se só a mãe fala brasileiro e as restantes pessoas (família, escola, amigos…) fala português ela inevitavelmente vai acabar por falar o português daqui…

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Não tinha reparado no pormenor das amas. As coisas más tanto podem acontecer numa ama como num infantário, a minha filha saiu do infantário para a ama. As amas convém serem pessoas de confiança e que tenham referências para dar.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu também acho que deve falar a sua língua e nao se importar com o que os outros dizem. Nao vai passar a vida a falar com o seu filho a fazer um esforco para falar de outra maneira. Eu falo portugues com a minha num país onde se fala alemao. Alemao ela aprende fora de casa. Eu falo a minha língua, que é o portugues. A Tay02 também deve falar da maneira que é normal para si, ele tem o resto da vida para aprender a língua do país onde vive (que é a mesma só de maneira diferente...)

Tay02 -
Offline
Desde 18 Maio 2016

carlabrito escreveu:
Qual é o problema? Nao vejo problema nenhum isso.
E porque nao confia em amas?
eu adoro a ama do meu filho. e eme tb.

Por aqui não oiço bons comentários a cerca, relatos de pessoas que têm os filhos no mesmo lugar. A única senhora em que confiava já não fica mais com crianças.

Tay02 -
Offline
Desde 18 Maio 2016

Obrigada mamães, por um momento pensei assim, mas já passou. É o meu jeito de ser, e não faço de propósito. Obrigada mesmo pelo apoio de vocês, as palavras de conforto ajudam imenso.

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Também não vejo porque há de forçar o sotaque português nem qual a razão para críticas. Fale com o seu filho como lhe for natural. Quando for para um infantário, acabará por adotar os dois sotaques naturalmente.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Tay02 escreveu:

carlabrito escreveu:Qual é o problema? Nao vejo problema nenhum isso.
E porque nao confia em amas?
eu adoro a ama do meu filho. e eme tb.

Por aqui não oiço bons comentários a cerca, relatos de pessoas que têm os filhos no mesmo lugar. A única senhora em que confiava já não fica mais com crianças.

Nesse caso, se ha de facto experiencias e relatos concretos com uma ou outra ama, eu tb nao arriscaria em colocar la o meu filho.
Mas nao podemos generalizar.
Tanto as amas como as creches têm vantagens e desvantagens.
E podem acontecer problemas em ambas as situacoes.