Anunciar a gravidez à família | De Mãe para Mãe

Anunciar a gravidez à família

Responda
19 mensagens
Ana_Morango -
Offline
Desde 08 Jul 2010

Estou de 9 semaninhas e com uma barrinha jeitosa. Já só tenho um par de calças, as camisas ou já não servem no peito ou ficam super justas.
Já não consigo disfarçar a barriga, mas o que é certo é que só eu e o pai é que sabemos.
Esta semana falamos, e face a esta evolução que não dá para negar, vamos contar à familia mais próxima (pais e irmãos), pedindo segredo até às 12 semanas, altura que contaremos aó resto da familia e amigos (após os exames).
Apesar de querer muito contar, fico nervosa - eu sei que é parvoíce pois se algo correr mal vou querer o colo da minha mãe, mas sei lá.
Acho que subconscientemente é assumir que há "gente" e tenho receio que algo corra mal.
Até ao momento tudo corre muito bem, às 7 semanas o coração já batia, estou melhor dos enjoos e de dia para dia a barrinha é maior.

Tenho tanto medo que algo corra mal e tenha uma desilusão 😭

Sou muito negativa desculpem. Parece que nem vivo a gravidez com os meus medos.

E vocês quando anunciaram?

Início da viagem: Janeiro 2019 - Vamos lá!!!
Problema hormonal: Progesterona - Maio 2019;
Positivo 😍 - 13 de Maio de 2019 - Agarra-te a mim, meu amor 💕

Kathy86 -
Offline
Desde 19 Mar 2019

Ana se vais contar só a família especialmente a mais próxima, eu acho que seram pessoas que querem o teu bem e que vão ficar felizes e desejar para ti e para a tua gravidez as melhores coisas.. Acho que não deves ter esse receio, é a tua família! É como disseste já quase não consegues esconder.. Olha eu pensei em só contar aos 3meses mas foi impossível esconder porque passei um 1 trimestre de rastos a vomitar e super mal então para não pensarem que eu estava doente contei a família chegada somente. O resto da família contei quando estava de 3 para 4meses quando comecei a sentir algumas melhoras.. Mas o concelho que te dou é seres mais positiva e viveres a tua gravidez tranquila 😉

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Eu conto assim que vejo o coração bater, entre as 5 e as 6 semanas, à minha melhor amiga conta assim que faço o teste, não me aguento Sorriso Não sou negativa e acho que se tiver que acontecer alguma coisa, vai acontecer, quer conte, quer não e não quero perder nada da minha gravidez, quero sempre vivê-la em pleno, ser feliz e deixar os meus felizes. Acho que prefiro sempre contar que ele deixou de estar comigo e ter o apoio deles a não viver a minha gravidez durante 3 meses.
Claro que não espalho pela sociedade, aos que quero contar conto logo os outros vão ver quando tiver barriga. Não faço grupos de pessoas a quem digo num altura ou noutra.
Na segunda gravidez tive só algum cuidado com a minha filha mais velha. Não quis mesmo que ela soubesse antes das 13 semanas, queria saber o resultado dos rastreio e de saber o sexo do bebé para contar-lhe. Não foi por mim, mas para poupá-la se algo não corresse bem.
Eu acredito que não podemos fazer muito, mas ser feliz é um bom princípio. Descontraia, viva a gravidez, deixe-se ser feliz é o melhor que pode fazer pelo seu bebé.
Parabéns pela gravidez

Lee_hyun_sun -
Offline
Desde 13 Fev 2019

Eu e o meu namorado só contamos a minha melhor amiga e ao meu melhor amigos (q só os padrinhos da minha bebé) e só depois da eco das 12 semanas é que contei a minha família (mas no trabalho tive de contar antes por causa dos enjoos) a minha família ficou toda feliz, a minha mãe chorou até, já dá parte do meu namorado toda a gente ficoi feliz tirando o padrasto dele

Positivo a 29 de Janeiro de 2019 💕
Uma gravidez não planeada mas desejada 🥰
Ameaça de parto prematuro as 28 semanas
A minha bebé nasceu em Setembro às 37 + 3 semanas 💕🥰
2 positivo a 02 de Março 2023 🥰
Gravidez planeada 🙏🏻 bebé nasceu a 01/11/2023, 38 + 5 semanas 🥰💗

Badabex -
Offline
Desde 17 Nov 2017

É um medo super normal, eu também contei á familia assim que descobri e aos amigos só após as 12 semanas Sorriso e olha que tal como tu já não conseguia esconder *.*)

Sobre Badabex

Dez/2016 - Inicio dos treinos ♥️
Out/2018 - Primeira consulta de Infertilidade
Março/2019 - Bemfola+Ovitrel - Positivo ♥️

Mãe 2019 -
Offline
Desde 29 Mar 2019

Eu não me aguentei, com o teste da farmácia contei aos avós, tios e amigos chegados (estava de 6 semanas), as 7 semanas tive a 1 consulta ouvimos o coração a bater contamos aos que faltavam... Felizmente tudo correu bem mas na altura nem sequer poderíamos a hipótese de correr mal...

Sobre Mãe 2019

Mãe 2019

FranciscaS -
Offline
Desde 13 Jan 2008

Na minha primeira gravidez contamos à nossa família e a uns amigos logo no dia em q tive o positivo.
Sou daquelas pessoas q precisa de alguém para desabafar caso algo corra mal e conheço pessoas q perderam os bebés já num estado mt avançado da gravidez, pelo q acho q as coisas podem acontecer a qq altura é q é bom termos alguém a quem recorrer nesses momentos.
Na segunda gravidez foi igual, com a diferença q só contamos aos amigos depois das 6s pq fomos de férias e só voltamos nessa altura.

14/07/2016: POSITIVO!!! Sorriso DPP: 19/03/2017
29/07/2016: Vi o teu coração pela primeira vez.<3
02/11/2016: 20+1s - Vem aí um menino! Espertalhão
29/03/2017: o Duarte nasceu às 09:06 e o meu coração quase explodiu de felicidade! 💙
***
16/03/2019: Supresa! Vem aí mais um bebé! DPP 19/11/2019

Ana.LCS.1991 -
Offline
Desde 17 Jul 2017

Nós contámos por volta das 7 semanas aos meus pais e à mana do namorado (ele infelizmente já não tem os pais), depois de ouvirmos o coração a bater.
Por mim só contava depois da ecografia das 12 semanas, mas o meu namorado disse, e com razão, que se algo corresse mal eu ia querer o apoio da família mais próxima!! Sorriso mas são as únicas pessoas que sabem até agora.

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Olá! Confesso que não entendo muito bem a lógica de esperar até às 12 semanas, a minha mãe também tinha essa ideia e acabei por lhe fazer a vontade mas a a verdade é que não faz sentido nenhum.
Antes de ter a minha filha engravidei e perdi com 10 semanas, só poucas pessoas sabiam mas acabei por contar que tinha perdido o bebé a muito mais gente... porque quis contar, porque me fez sentido e não contei mais mas deveria ter contado porque tinha me ajudado... principalmente às pessoas a entenderem o meu contexto e a minha situação na gravidez seguinte...
Por isso para mim assim que se confirma uma gravidez (ecografia e ouvir o coração) é altura de contar a quem quisermos...
Superstições não acredito, não acho que façam sentido nenhum e não entendo porque se acha que não contando até às semanas vai correr tudo bem.
Mas lá está... cada um faz como achar melhor, se querem esperar até às 12 semanas é esperar e dizer que estás somente a engordar Sorriso

CPeCX -
Offline
Desde 04 Maio 2015

Eu da minha primeira gravidez so contei depois de saber que estava tudo bem, por volta das 12 semanas, porque como estava longe dava para nao contar. agora desta 2a gravidez contei aos meus sogros e irmaos do meu marido por volta das 7 semanas porque iamos de ferias e certas coisas nao podia comer, entao desconfiavam logo. e agora aqui estou com o meu principe e ja vamos nas 17s4d

Sobre CPeCX

29.01.2016 (positivo) DPP 9.10.2016
05.10.216 - nasceu a nossa princesa
21.01.2019 (positivo) - GQuimica
22.03.2019 (Positivo) - DPP 02.12.2019
30.11.2019 - nasceu o nosso príncipe

Pipia84 -
Offline
Desde 27 Abr 2018

Olá,

Acho que deves contar a quem te sentes bem contar. Eu estou de 17 semanas e ainda só uma meia duzia de pessoas sabem, nem toda a familia já sabe... não sei... não somos o género de anunciar, se perguntarem não minto, mas se não perguntarem não sinto que queira partilhar.
Faz o que te fizer sentir melhor, afinal de contas pensa como é melhor para ti... às vezes é melhor ninguem saber, outras vezes poder falar e ouvir outras experiencias é tambem bom... depende de cada um. Faz o que for melhor para ti acima de tudo.

Beijinhos

Sobre Pipia84

6s aborto 1/2017; 9s aborto retido 04/2017; 5s aborto 08/2017; aborto 04/2018

Rachelferreira -
Offline
Desde 17 Maio 2019

Olá! Desculpe a minha ignorância, mas as como é q às 7 semanas ouviu o coração do seu baby? Está a ser seguida no privado? As ecos supostamente não são feitas as 12 semanas? Estou de 6 semanas e como é a primeira vez estou confusa! Vou a minha primeira consulta na 4a feira mas é no centro de saúde... 🤔 A criadora deste tópico também ouviu o coração as 7 semanas..
Obrigada e boa sorte.

Ana_Morango -
Offline
Desde 08 Jul 2010

Rachelferreira escreveu:
Olá! Desculpe a minha ignorância, mas as como é q às 7 semanas ouviu o coração do seu baby? Está a ser seguida no privado? As ecos supostamente não são feitas as 12 semanas? Estou de 6 semanas e como é a primeira vez estou confusa! Vou a minha primeira consulta na 4a feira mas é no centro de saúde... 🤔 A criadora deste tópico também ouviu o coração as 7 semanas..
Obrigada e boa sorte.

Estou a ser seguida no publico e no privado. Às 6 semanas fui à consulta no privado e não se via o embrião apenas uma sombra, no entanto, já se via uma sombra a pulsa - normal para o tempo de gravidez.
Às 7 semanas tive de ir à urgência devido a um sangramento e já se via perfeitamente o embrião e o seu coração a pulsar (Aliás a médica explicou o que era, mas não era necessário tal a nitidez). No meu caso, a médica não avaliou os batimentos mas considerou que o embrião já tinha batimentos cardiacos.
No público, a primeira eco é às 12 (salvo casos de urgência, como o meu, no privado fazer sempre eco (de acordo com a minha experiência).
Geralmente no publico evitam fazeras ecos muito cedo, pois podem levar a falsas conclusões (por exemplo, pensar que está de 6semanas e pode estar de 5 ou menos - corre o risco de não ver nada, e andar a stressar por uma possível gravidez sem embrião).
Qualquer coisa mp.
Beijinhos e boa sorte 💕

Início da viagem: Janeiro 2019 - Vamos lá!!!
Problema hormonal: Progesterona - Maio 2019;
Positivo 😍 - 13 de Maio de 2019 - Agarra-te a mim, meu amor 💕

Ana_Morango -
Offline
Desde 08 Jul 2010

Obrigada a todas pelos vossos comentários, é bom sentir o vosso apoio.
Tenho que meterna cabeça que está tudo nas mãos de Deus, e não são os meus medos que vão mudar seja o que for 🙄
Beijinhos a todas 💕

Início da viagem: Janeiro 2019 - Vamos lá!!!
Problema hormonal: Progesterona - Maio 2019;
Positivo 😍 - 13 de Maio de 2019 - Agarra-te a mim, meu amor 💕

ju_ju_ju -
Offline
Desde 09 Jul 2010

Olá Sorriso
Eu contei sempre depois da primeira eco em que se via batimentos cardíacos...como engravidei por tratamentos fazia eco sempre as 6 e depois as 8 semanas...mas fui tendo varias perdas...então desta última vez só contamos mesmo depois das 12 semanas a toda a gente...não por superstição mas para poupar as pessoas mais chegadas que também sofreram muito com as perdas como a minha irmã e a minha mãe...sei que iriam passar essas semanas angústiadas como eu...mesmo agora de 19 semanas o medo continua pois tenho risco de parto prematuro pois já perdi gêmeos as 23 semanas e 6 dias...mas é diferente, estou de repouso absoluto e a ajuda delas tem sido preciosa! Mas lá está depende muito de pessoa para pessoa...

Sobre ju_ju_ju

Desde 2009...2 FIVS negativas/Tec +...aborto 7 semanas Triste 3° Fiv Julho: + são gémeos <3
Parto prematuro Triste os meus anjinhos foram para o céu
Gravidez Março 2018...Aborto as 9 semanas Triste
2 GQ...síndrome de ashermen...positivo Março 2019 <3

Ana_Morango -
Offline
Desde 08 Jul 2010

ju_ju_ju escreveu:
Olá
Eu contei sempre depois da primeira eco em que se via batimentos cardíacos...como engravidei por tratamentos fazia eco sempre as 6 e depois as 8 semanas...mas fui tendo varias perdas...então desta última vez só contamos mesmo depois das 12 semanas a toda a gente...não por superstição mas para poupar as pessoas mais chegadas que também sofreram muito com as perdas como a minha irmã e a minha mãe...sei que iriam passar essas semanas angústiadas como eu...mesmo agora de 19 semanas o medo continua pois tenho risco de parto prematuro pois já perdi gêmeos as 23 semanas e 6 dias...mas é diferente, estou de repouso absoluto e a ajuda delas tem sido preciosa! Mas lá está depende muito de pessoa para pessoa...

Vai tudo correr bem linda, muita fé 💕

Início da viagem: Janeiro 2019 - Vamos lá!!!
Problema hormonal: Progesterona - Maio 2019;
Positivo 😍 - 13 de Maio de 2019 - Agarra-te a mim, meu amor 💕

Di_cris -
Offline
Desde 28 Abr 2016

Do primeiro contei cedo, pelas 10 semanas, à família mais próxima.
Deste ainda não contei, apesar de estar a fazer uma barriga maior, e está a saber-me muito bem viver estes primeiros tempos com tranquilidade sem ter de lidar com as pessoas...
No entanto, isto depende da forma de estar de cada uma e da relação com a família :).

CPeCX -
Offline
Desde 04 Maio 2015

Rachelferreira escreveu:
Olá! Desculpe a minha ignorância, mas as como é q às 7 semanas ouviu o coração do seu baby? Está a ser seguida no privado? As ecos supostamente não são feitas as 12 semanas? Estou de 6 semanas e como é a primeira vez estou confusa! Vou a minha primeira consulta na 4a feira mas é no centro de saúde... 🤔 A criadora deste tópico também ouviu o coração as 7 semanas..
Obrigada e boa sorte.

Eu tambem ouvi o coracao do meu bebe na consulta das 7 semanas, estou a ser seguida no privado, e a gineco faz uma eco todos os meses, e oiço sempre o coracao do meu bebe Piscar o olho

Sobre CPeCX

29.01.2016 (positivo) DPP 9.10.2016
05.10.216 - nasceu a nossa princesa
21.01.2019 (positivo) - GQuimica
22.03.2019 (Positivo) - DPP 02.12.2019
30.11.2019 - nasceu o nosso príncipe

Kathy86 -
Offline
Desde 19 Mar 2019

Rachelferreira escreveu:
Olá! Desculpe a minha ignorância, mas as como é q às 7 semanas ouviu o coração do seu baby? Está a ser seguida no privado? As ecos supostamente não são feitas as 12 semanas? Estou de 6 semanas e como é a primeira vez estou confusa! Vou a minha primeira consulta na 4a feira mas é no centro de saúde... 🤔 A criadora deste tópico também ouviu o coração as 7 semanas..
Obrigada e boa sorte.

Rachel depende de centro de saúde para centro de saúde.. E de médico para médico.. Eu fiz a 1eco justamente as 6 semanas para confirmar gestão e tempo de gestação e depois fiz então outra eco habitual das 12 semanas e isto pelo serviço público mas já ouvi que nem sempre é assim..