Ansiedade | De Mãe para Mãe

Ansiedade

Responda
16 mensagens
patty777777 -
Offline
Desde 08 Set 2020

Olá meninas!
Tenho 44 anos e estou a tentar engravidar. Sei que a probabilidade de conseguir é pouca devido à minha idade mas tenho alguma esperança. Acontece que tenho sentido muita ansiedade e algumas crises de pânico também. A minha médica mandou-me fazer sertralina 50 mg e victan em sos. Já estou a fazer a sertralina há 3 semanas mas ainda me sinto ansiosa e tenho tido insónias. Fiz muita resistência à toma da medicação porque queria engravidar mas não me restou alternativa pois sentia-me cada dia mas ansiosa. A médica disse-me que podia engravidar com esta medicação mas claro que o ideal era não tomar nada. Gostaria que me indicassem uma boa psicologa pois acho que precisava para me acalmar e atenuar esta tristeza que sinto. Muito obrigada desde já a quem me puder ajudar.

patty777777 -
Offline
Desde 08 Set 2020

E também agradecia se alguém que já passou pelo mesmo se poderia dar o seu testemunho. Obrigada.

Salomé dos Santos -
Offline
Desde 29 Ago 2020

De onde és Patty? Tenho uma boa psicóloga em Setúbal.

05/20 Início dos treinos
07/20 Positivo - AE 5 semanas
02/21 Positivo

Joana Almeida6 -
Offline
Desde 22 Set 2020

Conheço quem tenha engravidado com 43 anos e tido uma bebé saudável. Quanto às insónias, tenho grande empatia, em tempos o mais eficiente para mim eram ansiolíticos (tipo xanax), quando engravidei deixei de tomar, mas tenho conhecimento de que há uma série de medicação compatível com a gravidez, e que é preferível tomá-la a fim de levar uma gravidez serena, saudável e confiante. A minha psicóloga trabalha apenas num contexto universitário, pelo que não posso partilhar o contacto, mas devo dizer-lhe que a terapia ajuda. Indubitavelmente, para as insónias e ansiedade, também confio muito no poder do exercício físico, desde umas boas caminhadas, a pilates e yoga até outro tipo de exercícios mais exigentes (depois da gravidez, só sob orientação do médico). Desejo muita serenidade Sorriso *

Lurdinhas31 -
Offline
Desde 18 Out 2016

Ola olha ja li alguns topicos aqui no forum de muitas mulheres gravidas que tomam sertalina pelo que sei nao interfere em nada a gravidez e e bem melhor do que andar nesse estado de ansiedade.o marido toma sertalina algum tempo e levou algum tempo a fazer efeito por isso e normal ainda nao sentir o efeito desejado.quanto a psicologo nao lhe posso ajudar mas espero que encontre alguem que a ajude a superar essa fase menos boa.bjinhoooo

A procura do meu milagre desde agosto de 2015
03/02/2020 IIU (-)02/08/2020 Fiv lusiadas
10/2020 TEC lusidas (+)
Apos 6 abortos a luta continua
Fiv IVI 02/09/2021..4 blastocitos.TEC(+)

patty777777 -
Offline
Desde 08 Set 2020

Salomé dos Santos escreveu:
De onde és Patty? Tenho uma boa psicóloga em Setúbal.
Sou do Porto. Mas agora há muitas consultas que podem ser feitas à distância, por isso penso que poderia ser qualquer zona. Obrigada.

patty777777 -
Offline
Desde 08 Set 2020

Joana Almeida6 escreveu:
Conheço quem tenha engravidado com 43 anos e tido uma bebé saudável. Quanto às insónias, tenho grande empatia, em tempos o mais eficiente para mim eram ansiolíticos (tipo xanax), quando engravidei deixei de tomar, mas tenho conhecimento de que há uma série de medicação compatível com a gravidez, e que é preferível tomá-la a fim de levar uma gravidez serena, saudável e confiante. A minha psicóloga trabalha apenas num contexto universitário, pelo que não posso partilhar o contacto, mas devo dizer-lhe que a terapia ajuda. Indubitavelmente, para as insónias e ansiedade, também confio muito no poder do exercício físico, desde umas boas caminhadas, a pilates e yoga até outro tipo de exercícios mais exigentes (depois da gravidez, só sob orientação do médico). Desejo muita serenidade *

Muito obrigada pelos conselhos!

patty777777 -
Offline
Desde 08 Set 2020

Lurdinhas31 escreveu:
Ola olha ja li alguns topicos aqui no forum de muitas mulheres gravidas que tomam sertalina pelo que sei nao interfere em nada a gravidez e e bem melhor do que andar nesse estado de ansiedade.o marido toma sertalina algum tempo e levou algum tempo a fazer efeito por isso e normal ainda nao sentir o efeito desejado.quanto a psicologo nao lhe posso ajudar mas espero que encontre alguem que a ajude a superar essa fase menos boa.bjinhoooo

Muito obrigada. Esta partilha também ajuda de certa forma.

patty777777 -
Offline
Desde 08 Set 2020

patty777777 escreveu:

Joana Almeida6 escreveu:Conheço quem tenha engravidado com 43 anos e tido uma bebé saudável. Quanto às insónias, tenho grande empatia, em tempos o mais eficiente para mim eram ansiolíticos (tipo xanax), quando engravidei deixei de tomar, mas tenho conhecimento de que há uma série de medicação compatível com a gravidez, e que é preferível tomá-la a fim de levar uma gravidez serena, saudável e confiante. A minha psicóloga trabalha apenas num contexto universitário, pelo que não posso partilhar o contacto, mas devo dizer-lhe que a terapia ajuda. Indubitavelmente, para as insónias e ansiedade, também confio muito no poder do exercício físico, desde umas boas caminhadas, a pilates e yoga até outro tipo de exercícios mais exigentes (depois da gravidez, só sob orientação do médico). Desejo muita serenidade *

Muito obrigada pelos conselhos!


Deixou de tomar o xanax e conseguia estar calma durante a gravidez? Ou fez outra medicação? Eu já fiz em tempos psicoterapia mas não senti que resultasse muito. Mas gostava de tentar com outra psicóloga. Mais uma vez, obrigada pela sua mensagem que também me deu alguma esperança.

Joana Almeida6 -
Offline
Desde 22 Set 2020

patty777777, tomava em SOS. a partir da 7ª semana de gravidez, fui inundada por uma serenidade muito grande (talvez hormonal!), de resto tenho os meus momentos - estou com 23 semanas. A terapia é útil, mas é fundamental sentirmo-nos bem e confiarmos no psicólogo. Pode sempre tentar procurar outro profissional, quando encaixamos ajuda e muito. Se tiver que, no futuro, manter a medicação, desde que seja compatível com a gravidez (só os médicos lhe dirão), pense que está a fazer o melhor para si e para um futuro bebé, que é cuidar de si própria. Força.

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Olá Paty

Eu ultimamente também me tenho sentido mais ansiosa e tenho tido insónias. Há um ano, mais ou menos, que ando assim. O que tomo para me acalmar é chá de valeriana. É completamente seguro se está a tentantar engravidar, eu também estou e confirmei com a minha GO, que acrescentou que posso beber o chá depois de engravidar. É seguro.
Se nunca experimentou, experimente. Tem um mau sabor, mas faz milagres. Se quiser depois partilho a quantidade que faço/bebo.

patty777777 -
Offline
Desde 08 Set 2020

Joana Almeida6 escreveu:
patty777777, tomava em SOS. a partir da 7ª semana de gravidez, fui inundada por uma serenidade muito grande (talvez hormonal!), de resto tenho os meus momentos - estou com 23 semanas. A terapia é útil, mas é fundamental sentirmo-nos bem e confiarmos no psicólogo. Pode sempre tentar procurar outro profissional, quando encaixamos ajuda e muito. Se tiver que, no futuro, manter a medicação, desde que seja compatível com a gravidez (só os médicos lhe dirão), pense que está a fazer o melhor para si e para um futuro bebé, que é cuidar de si própria. Força.

Muito obrigada, Joana!

patty777777 -
Offline
Desde 08 Set 2020

Anotski85 escreveu:
Olá Paty
Eu ultimamente também me tenho sentido mais ansiosa e tenho tido insónias. Há um ano, mais ou menos, que ando assim. O que tomo para me acalmar é chá de valeriana. É completamente seguro se está a tentantar engravidar, eu também estou e confirmei com a minha GO, que acrescentou que posso beber o chá depois de engravidar. É seguro.
Se nunca experimentou, experimente. Tem um mau sabor, mas faz milagres. Se quiser depois partilho a quantidade que faço/bebo.

Obrigada. Sim, se puder partilhar, agradeço.

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Então, eu compro a raiz de valeriana no celeiro. Faço duas colheres de chá de produto para meio litro de água (é menos do que é aconselhado pelo celeiro). Coloco a valeriana num jarro e depois viro a água a ferver. Deixo repousar uns 5 a 15 minutos para a infusão ficar mais forte, e depois mexo e vou coando diretamente para o copo quando bebo. Normalmente bebo um copo antes de deitar. Se estiver muito ansiosa durante o dia, vou bebendo ao longo do dia, mas tenho o cuidado de diluir (meio copo de água em meio de chá) para não me dar sono.
Como disse, o cheiro não é nada agradável, mas eu acho mesmo que vale a pena tentar. Não é como os chás de camomila ou cidreira, que não acalmam nada. A valeriana tem mesmo efeito sedativo e ajuda muito a regular o sono e a controlar a ansiedade.

patty777777 -
Offline
Desde 08 Set 2020

Anotski85 escreveu:
Então, eu compro a raiz de valeriana no celeiro. Faço duas colheres de chá de produto para meio litro de água (é menos do que é aconselhado pelo celeiro). Coloco a valeriana num jarro e depois viro a água a ferver. Deixo repousar uns 5 a 15 minutos para a infusão ficar mais forte, e depois mexo e vou coando diretamente para o copo quando bebo. Normalmente bebo um copo antes de deitar. Se estiver muito ansiosa durante o dia, vou bebendo ao longo do dia, mas tenho o cuidado de diluir (meio copo de água em meio de chá) para não me dar sono.
Obrigada!
Como disse, o cheiro não é nada agradável, mas eu acho mesmo que vale a pena tentar. Não é como os chás de camomila ou cidreira, que não acalmam nada. A valeriana tem mesmo efeito sedativo e ajuda muito a regular o sono e a controlar a ansiedade.

patty777777 -
Offline
Desde 08 Set 2020

Obrigada!