Animais de estimação - que limites impor? | De Mãe para Mãe

Animais de estimação - que limites impor?

Responda
20 mensagens
vaniadacostasilva -
Offline
Desde 28 Jan 2018

Sei que não é o assunto mais relacionado com o fórum, mas pode ser que me consigam ajudar com as vossas opiniões. Bem, há pouco mais de um mês veio cá para casa o cachorrinho que já estava prometido à Mariana há algum tempo. Tem corrido bem, com alguns incidentes pelo meio mas que fazem parte. Acontece que a Mariana agora deu-lhe para querer o cãozinho na cama com ela, o que me tira do sério porque não acho nada higiénico e depois ainda há a questão das refeições com o nosso cão sempre à volta - anda sempre atrás da Mariana - que também me deixa de pé atrás ou as lambidelas na cara da miúda, mas o meu marido não vê mal nenhum em nada disto. Gostava de impor alguns limites. Que limites estabeleceram nas vossas casas? Acham que estou a ser exagerada? Adoro ver a forma como a minha princesa se relaciona com o novo melhor amigo, só me preocupa aquilo que possa prejudicar a nossa saúde e em particular a dela..

Beatriz08 -
Offline
Desde 02 Jan 2019

Olá. Não tenho filhos. Mas tenho um cão e um gato. O meu cão tem limites e regras. Ah mesa não pode pedir. É tem que ficar sentado. Se isso não acontecer pedimos para sentar e só quando ele obedecer é que continuamos a jantar. Persistência e a palavra mais importante. Ele também não entra pela porta mesmo aberta sem eu dar autorização. Pequenas regras como se tar e esperar são fuuundaaamentaiiis. Mas é percissoo muiiiita pacieeennnciiia no começo e é muito importante não desistir. Somos nós que mandamos e não eles. Em relação ao dormir. Os meus dormem com nósco apesar do meu cão durmir na cama dele. Não tenho nenhum problema em ele vir para a nossa. Temos demasiado cuidado com as crianças hoje em dia. Antigamente até terra comiam e não é por isso que ficavam doentes. Pelo contrário adquiriram mais imunidade a certas coisas do que nós hoje em dia pois fomos demasiado protegidos. Se tiver cuidado com a higiene do cachorro não vejo mal nenhum. É acho que só vai trazer coisas positivas

Catioushca -
Offline
Desde 10 Jun 2009

Olá ,
Eu tenho uma cadela de 10 anos, por isso quando a minha filha nasceu ela já andava por casa. Então é assim a minha cadela anda sempre a nossa volta para lhe darmos comer, mas so lhe damos se nós queremos. Por vezes senta-se e espera e se nada comer vai para a cama dela ou fica ali a espera deitada.
No que toca a dormir com nós. Ela gosta de ir para a nossas camas e nós gostamos de a ter com nós, mas a noite ela pode dormir no nosso quarto mas na cama dela, isso porque eu gosto de dormir a vontade e se ela está la nao durmo como quero. Por isso a noite la vai ela Sorriso no que toca a limpeza, eu limpo-a sempre que volta da rua de fazer as necessidades dela, as patas e o corpo. Como a mama disse em cima, antigamente até terra as crianças comiam e estão bem hoje protejamos a muito. Se o cao tiver todas as vacinas em dia, e voces o limparem eu até acho bem ele dormir com a vossa filhota Sorriso assim é uma proteçao para ambos e se calhar ela até dormira melhor Piscar o olho no que toca as lambidelas para nós é normal ela lamber-nos é uma maneira que ela tem de nos dizer que gosta de nós Sorriso nós adoramos Sorriso Mas claro que sim tem de meter e impor regras logo desde o inicio e sempre as cumprir Sorriso
Bom ano e que sejam todos muito felizes neste novo ano novo Sorriso 2019

->06-09-2013 Positivo Sorriso 09-09-2013 Gravidez ectopica as 7sem+ Triste
-> Teste positivo 26-03-2014 Nova esperança Piscar o olho
-> <3 Dia 27-11-2014 - Nasceu a Erika a menina de uns pais babados com 3250kg e 47cm Sorriso <3

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

Ola. Se o caozinho estiver vacinado sao poucas as doencas q podera passar a qq um de vocês. Na minha casa a minha cadela dorme onde quer... tanto na nossa como na dos miudos. É para onde se vira. A minha cadela nem cama tem. Lol dou lhe banho 2 vezes por mês e escovo a com po talco pa tar sempre cheirosa. As lambidelas faz parte. Tb nao me faz confusão. Qd eles nasceram ela ja tava connosco e adoptou as criancas de imediato. Sempre andou perto deles e sempre a vigia los. Adoram se mm. Por isso o Conselho é relaxe e aproveitem o cachorro.

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

Isabelamartinho -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Ola eu tive um pastor alemão que sempre viveu conosco, morreu a uns 4 meses, mas durante os 4 meses que esteve com o meu filho dormia com ele nos pes da cama, honestamente achei o meu filho mais confortavel, mais quentinho, e mais aconchegado, agora que ele ja não esta entre nos o nosso filho mal dorme...se tiver vacinas em dias, e estiver desparasitado interno e externo não vejo problemas eu estendia um lençol na cama para ele devido ao pelo e todas as manhãs sacudia e trocava 3 vezes por semana, e ele usava umas meias proprias para ele quando ia a rua protegia do frio e calor por isso não havia problemas chegava da rua e tirava as meias.. ele ficava sentado ao nosso lado na mesa a espera

Múrias -
Offline
Desde 22 Set 2017

Alô
Olha eu tenho uma pastora alemã de 3anos. Sempre teve regras e foi ensinada pelo meu marido. Antes de o bebé nascer dormia conos

Múrias -
Offline
Desde 22 Set 2017

Olha eu tenho uma pastora alemã de 3anos. Sempre teve regras e foi ensinada pelo meu marido. Antes de o bebé nascer dormia conosco e quanto àcomida sempre que fica parada olhar pra nos enquanto comemos leva um chega pra lá e passa lhe. Quando o bebé veio fizemos uma apresentação gradual e desde cedo ela demonstrou cuidado com o bebé. Hoje dá lhe imensas lambidas e brincam ligeiramente. Por enquanto ainda não dorme com ele mas quando a altura chegar vamos autorizar. Quanto a higiene se permitas que ele ande no chão, coma terra e etc etc etc só lhe vai fazer bem o contacto com o animal. E a b

Múrias -
Offline
Desde 22 Set 2017

[quote=Múrias]Olha eu tenho uma pastora alemã de 3anos. Sempre teve regras e foi ensinada pelo meu marido. Antes de o bebé nascer dormia conosco e quanto àcomida sempre que fica parada olhar pra nos enquanto comemos leva um chega pra lá e passa lhe. Quando o bebé veio fizemos uma apresentação gradual e desde cedo ela demonstrou cuidado com o bebé. Hoje dá lhe imensas lambidas e brincam ligeiramente. Por enquanto ainda não dorme com ele mas quando a altura chegar vamos autorizar. Quanto a higiene se permitas que ele ande no chão, coma terra e etc etc etc só lhe vai fazer bem o contacto com o animal. E a língua/saliva dos cães tem propriedades antisepticas portanto só lhe pode fazer bem. Mas depende do tipo de educação que pretendes para a menina.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Essas regras dependem do "gosto" de cada um. Cá em casa o cao nao entra nos quartos e subir para camas ou sofá é impensável. Se entrar no quarto é logo corrido. Pedinchar á mesa depende, tem alturas que lhe dou algum resto, tem alturas que ignoro, e se comecar a ficar chato ou se a minha filha nao pára de lhe dar atencao mando-o embora. Se ele está tao interessado na sua filha é porque ela lhe dá alguma coisa? Lambidelas na cara nao gosto, mas já aconteceu e, apesar de nao me parecer higiénico (afinal o cao anda com o nariz em toda a porcaria na rua), também nao é grave. Mas desencorajo.
Acho que a regra mais importante é mesmo ela saber respeitar os limites do cao. Os caes nao tem paciencia eterna. Uns tem mais que outros, mas há criancas que tendem a ser muito chatas e há aquele momento em que eles perdem a paciencia e a coisa pode correr mal. Aqui a regra é respeitar o espaco do cao, nao sentar na cama dele, nao abracar nem agarrar, nao por a cara perto da cara do cao, nao dar beliscoes nem essas maldades... A minha filha de vez em quando dá-lhe para a parvoice ou para excesso de amor e tenho de a lembrar para largar o cao. Há tempos a regra era "apenas dar de comer, escovar, dar festas no lombo e levar á rua, e nada mais" - que ela já andava a abusar da paciencia do cao.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Ao contrário dos testemunhos anteriores, a nossa cadela não tem permissão para ir para o piso dos quartos, exceto em situações muito especiais (trovoadas, por exemplo, porque tem medo). É uma decisão vossa, se não quiserem que tenha acesso aos quartos, simplesmente imponham essa regra.
Quanto às lambidelas, pessoalmente não gosto, mas não me importo que as filhas tenham um contacto físico mais próximo com a cadela.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Ao contrário dos testemunhos anteriores, a nossa cadela não tem permissão para ir para o piso dos quartos, exceto em situações muito especiais (trovoadas, por exemplo, porque tem medo). É uma decisão vossa, se não quiserem que tenha acesso aos quartos, simplesmente imponham essa regra.
Quanto às lambidelas, pessoalmente não gosto, mas não me importo que as filhas tenham um contacto físico mais próximo com a cadela.

lilifaria -
Offline
Desde 28 Jan 2018

Eu não acho nada de mal em deixares a menina dormir com o cachorrinho e cá em casa acontece muito mas deves por os limites que te fizerem sentir mais descansada. Só digo que se for para ensinar a não dormir na cama ou lamber é melhor começares já para não se habituar assim.

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

no meu caso tb ajuda a minha cadela ser mt pequena... é uma yorkie... se fosse um cao de raca grande talvez nao fosse tao viavel. mas tb tive sorte pq nao deita pelo, se calhar por isso é que não impus esses limites. Esqueci me foi de dizer em relação á comida... a minha cadela so come racao, logo nao nos pede comida quando estamos a comer. só na casa da minha sogra é que a estragam com mimos e de vez em qd la lhe dao frango (estilo avó a estragar netos) mas na minha casa ela ja sabe que nao tem hipotese por isso nem pede.

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

AneteS -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olá!
Acho que é uma questão muito pessoal. Também acho que depende muito da casa que temos e do tamanho/comportamento do animal de estimação.
Acho que regras têm sempre que existir, assim como limites, isso aplica-se a todos em casa acho eu, logo também é extensível aos animais.
Na minha casa os animais de estimação têm limites por uma questão de ordem e organização, cada um tem o seu espaço mas isso não implica que tenham permissão para usar camas, sofás, etc...
A questão da higiene é algo que não me assiste? Higiene é dar muito banho ao cão, vacinar, desparasitar, etc... porquê é que o cão haverá de ser mais sujo ou ter mais doenças que os humanos? nunca entendi essa lógica? Muitas vezes os animais apanham doenças que nós humanos trazemos da rua, não são eles gerados de bactérias e germes.
Na minha família as crianças coabitam com animais, dão beijos, abraços, deixo as lambidelas, tudo... mas temos muito cuidado com a higiene dos animais e desparasitação e isso é responsabilidade nossa.
Os limites existem para todos, por exemplo, cão não sobe nos sofás assim como ninguém se põe de sapatos em cima do sofá, são pequenas regras, para todos! Sorriso

Sobre AneteS

Anete

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Eu nao tenho animais pq o meu marido nao deixa, mas nao vejo mal nenhum caso o animal tenha vacinas em dia e o minimo de limpeza e higiene.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Cá em casa, o nosso cão não tem autorização para subir para o piso dos quartos ou estar nas zonas de refeição. Sempre dormiu na sua caminha noutro piso da casa e, para nós, tê-lo a dormir na nossa cama ou nas dos miúdos seria impensável. Também não gosto nada de lambidelas, principalmente na cara, pelo que tivemos o cuidado de desincentivar esse comportamento, embora esporadicamente continue a escapar uma lambidela. De resto, anda à vontade pela casa e não larga os miúdos (e eles a ele). Tem de decidir que regras quer realmente estabelecer e se o habituar desde já a elas, vai ver que rapidamente estão interiorizadas.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

A mim sempre me fez muita impressão os cães dormirem nas camas dos donos (só de pensar nos pêlos, que horror!) .... E depois fui namorar com um que dormia com o cão, um pinscher.

E aqui vi que parte desta discussão está também relacionada com a raça do cão. É completamente diferente ter um pinscher do que um labrador ou um rafeiro alentejano (os cães que a minha mãe teve). Já me habituei ao rato dormir aos nossos pés, mas isso era coisa impensável para os cães grandes da minha casa. Até porque eles passavam a maior parte do tempo no quintal e ao ar livre, logo vinham mesmo muito sujos. O pinscher não, coitado. Estava sempre em casa.

As lambidelas já me fazer mais impressão. Por muito limpos que eles estejam, a boca é um sítio muito sujo e os cães têm bactérias diferentes das nossas claro.... É daquelas coisas que me fazem impressão. E depois, estou habituada a cães que deixam grandes rastos de baba... Blergh

Sobre CatiaS_S

Agosto 2016: Vamos tentar ter um filhote!
Set-Out 2016: Consultas, exames, análises; Folicil e Yodafar
Novembro 2016: Começam os treinos
10 Maio 2017: Positivo ao 5º ciclo Espertalhão
DPP: 11 Janeiro.....e se não quiser nascer, indução marcada para dia 17...
http://outroblogsobrematernidade.blogspot.pt/

MartaSofia83 -
Offline
Desde 11 Set 2017

Ainda não tenho um cãozinho mas estamos a pensar comprar no próximo ano. Dormir na cama não acho bem e lamber também não porque por muitos cuidados de higiene que se tenha com eles claro que não estão tão limpinhos como nós porque não andam vestidos, põem as patas sentam e rebolam em qualquer sitio e lambem qualquer porcaria que encontrem no chão. Estar junto a vocês à mesa não vejo mal.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

MartaSofia83 escreveu:
Ainda não tenho um cãozinho mas estamos a pensar comprar no próximo ano. Dormir na cama não acho bem e lamber também não porque por muitos cuidados de higiene que se tenha com eles claro que não estão tão limpinhos como nós porque não andam vestidos, põem as patas sentam e rebolam em qualquer sitio e lambem qualquer porcaria que encontrem no chão. Estar junto a vocês à mesa não vejo mal.

Uma sugestão :não compre, adote. Existem imensos cães à espera de um lar, inclusive das mais variadas raças, para quem faz questão de ter um cão de marca. Existem inúmeras associações que proporcionam adopções responsáveis e seguras.

micaela lourenco -
Offline
Desde 31 Dez 2015

MartaSofia83 escreveu:
Ainda não tenho um cãozinho mas estamos a pensar comprar no próximo ano. Dormir na cama não acho bem e lamber também não porque por muitos cuidados de higiene que se tenha com eles claro que não estão tão limpinhos como nós porque não andam vestidos, põem as patas sentam e rebolam em qualquer sitio e lambem qualquer porcaria que encontrem no chão. Estar junto a vocês à mesa não vejo mal.

Olá
Não compre.. Adote.. Há muitos cães de raça para adopção..
Tudo a correr bem

1°iiu 8/3/2017
20/3/2017 POSITIVO
1º eco+consulta 13 Abril
próxima eco 19/8/2017

Outros tópicos relacionados

fraldas do Jumbo, o que acham mães?
Olá mamãs. O que acham da marca Jumbo? Usam quais? Gostam? N ha fugas? Adorava as Pingo Doce mas ultimamente os cócós saiem todos pa fora, pelas costas. Uso ja o T4 q ja é grandito mas o ideal acho! T5 seria enorme. Gostava de saber o q acham das...
Fraldas, Toalhitas, Dodot, Moltex...
Olá meninas, A questão é a seguinte.. que marca comprar? quais as melhores? Eu ando a tentar ver o que anda a bons preços, mas não quero comprar qualquer coisa sem saber se é bom para o bebé, se pode fazer alergias, se tem boa qualidade, enfim....
top fraldas
Experimentei várias marcas, incluindo brancas, e cá vai o meu top: 1º Nunex - amei, muita qualidade e sem vestígios de cheiros químicos; é caso para dizer que o que é nacional é excelente; 2º Dodot Extra-Seco - gostei muito, têm bastante qualidade,...
Fraldas marca branca
Olá mamãs Venho pedir "ajuda" / opinião às mamãs com experiência. Cada vez fico mais confusa com que fraldas usar, tava a pensar em usar a marca Libero no primeiro mês da minha princesa, e depois começar a usar marca branca, pois é muito mais em...
Fraldas nunex
Boa tarde meninas... alguem me pode postar uma foto destas fraldas frente e tras?? E ja agora podem dar a vossa opiniao?... E k eu ja experimentei varias marcas entre elas dodot etapas,activity e basico mas as marcas k mais me agradaram foram as...
Ajuda - fraldas - fugas
Ola mamãs tenho um bebe de 13 meses que pesa quase 12 kg. Ja tentamos varias fraldas do mercado e quase todas as noites vaza fora. Fica todo molhado de um lado. Usamos Líbero tamanho 5, dodot activity extra 4+, nunex tamanho 4. Nao sei mais o que...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?