Andarilhos para bebés com regras apertadas | De Mãe para Mãe

Andarilhos para bebés com regras apertadas

Responda
1 post /
anapaula_silva -
Offline
Desde 20 Dez 2006

Vi esta noticia e quero partilhar com voces

A Comissão Europeia adoptou esta terça-feira uma norma que estabelece requisitos mínimos de segurança e exige testes de estabilidade aos andarilhos para bebés, um dos principais causadores de acidentes com crianças.

A concepção e fabrico de andarilhos para bebés, também conhecidos por voadores, vai passar a reger-se por normas mais apertadas. Para cumprir as novas orientações comunitárias, os fabricantes deste tipo de equipamentos infantis vão ter de efectuar testes de estabilidade ao brinquedo e a sua concepção vai ter de seguir critérios de redução de riscos.

"Esta norma contribuirá para a segurança dos cidadãos mais jovens e mais vulneráveis da União Europeia (UE)", disse Maglena Kuneva, comissária responsável pelas questões dos consumidores. Salientando a "importância crucial" de adoptar precauções de segurança ao mais alto nível para produtos destinados às crianças, a comissária não deixou também de referir que "a vigilância, por parte dos pais ou de um adulto, constitui a suprema protecção de uma criança".

É por este motivo que a norma também exige que os andarilhos sejam acompanhados de instruções e advertências para os adultos, já que, em última instância, é a eles que compete zelar pela segurança dos bebés. Entre as recomendações podem-se encontrar quais as áreas adequadas para as crianças se deslocarem e quais os pesos e idades recomendados, advertindo ainda para as consequências de uma má utilização dos brinquedos.

A norma, elaborada pelo Comité Europeu de Normalização, constitui-se ainda como uma referência a seguir por todas as autoridades económicas de vigilância de mercados europeias e nacionais ao definir as exigências de segurança aplicáveis ao fabrico, importação e controlo dos andarilhos para bebés.

Para se ter uma ideia da sua perigosidade, em Portugal, no ano de 2006, 850 crianças entre os sete e os quinze meses de vida acorreram às urgências em virtude de lesões causadas por andarilhos. Sendo que metade destes casos foram provocados por quedas em escadas e mais de 60% das lesões foram na cabeça. Refira-se ainda que investigações na Austrália concluíram que uma em cada três crianças vai sofrer um acidente motivado por um andarilho.

Andarilhos e voadores

São equipamentos com rodas que ajudam os bebés a deslocarem-se sozinhos graças ao impulso dos seus pés.

Idade e Peso

São indicados para crianças entre seis e os 15 meses ou até atingirem um certo peso. Não são aconselhados para aprender a andar, podendo mesmo ser contraproducente o seu uso prolongado.

Capotamento e Escadas

Os acidentes mais graves ocorrem por causa de capotamentos ou quedas em escadas que podem provocar graves lesões na cabeça. Graças ao voador, o bebé tem ainda acesso a objectos perigosos. É, por isso, fundamental vigiar a criança e definir a área em que se move.

Milhares todos os anos

Vários estudos afirmam que os andarilhos são um dos principais causadores de acidentes e que provocam mais ferimentos do que qualquer outro artigo de puericultura.

bjs