Amniocentese. | De Mãe para Mãe

Amniocentese.

Responda
11 mensagens
LudmilaPin -
Offline
Desde 24 Mar 2019

Boa noite aos todas mamas!
Eu tenho 41ano, e devido da idade a médica diz- me/ aconselhou fazer amniocentese. Ja estudei esse procedimento, ja vi muitos videos e fez pesquisa para souber mais informaçao. Mas tenho um reseio devido das complicaçoes apos o procedimento. Eu ando mais tranquila, do que a minha médica. Eu aceitei para realizaçao desde procedimento no ultimo momento. Mas estou ainda a pensar. Se vale a pena fazer? Eu nao nao vou fazer interrupçao da gravidez, porque conheço casos, onde disseram abortar - e a amiga da minha comadre nao abortou e nasceu uma menina saudavel. Existem infelizmente erros.
Se tem mamas, quem ja fez esse procedimento e nao se importa partilhar a sua expriencia, fico grata.

nina75 -
Offline
Desde 17 Dez 2015

Se não quer fazer a interrupção da gravidez seja qual for o resultado então não faça a amniocentese. Eu não fiz a amnio mas fiz a biópsia das vilosidades coriónicas que é quase o mesmo. O procedimento até correu bem mas tive alguns sustos depois disso, andei 3 semanas com perdas, entre sangue vivo e sangue velho. Se for feita por um bom profissional, os riscos são minímos. Os resultados vieram todos normais. Isto foi em Novembro passado, tinha eu 42 anos.

Sobre nina75

Janeiro de 2016 - Início dos treinos
17 Junho 2016 - Gravidez química
Agosto 2017 a Novembro 2017 - Infertilidade MAC entre 0% e 1% formas normais / 0,33 AMH
26 Dez - Gravidez natural 13 Fev 2018 - Aborto retido às 10 semanas
31 Agosto 2018 - Gravidez natural

Sandra C Aleixo -
Offline
Desde 25 Mar 2019

Olá eu tenho 46 anos, 2 filhos e estou grávida, sendo o risco alto de 1:63 na Tri21 e de 1:97 para a Tri18. Fiz aminiocentese na MAC dia 11/3, que não custou muito, a picada são segundos tal como tirar sangue e não tive nenhuma perda nas 48 horas seguintes tendo ficado bem quietinha entre cama e sofá e já recebi primeiros resultados das Trissomias no dia 20/3. Vou ter uma menina mas devido à minha idade, conhecendo eu riscos, diagnosticaram Trissomia 47 XXX. Já fui consulta com Geneticista que nos apaziguou pois esta patologia não é tão grave quanto as mais conhecidas. Agora ainda aguardo os restantes resultados que levam 4/5 semanas. Apontam para 17 Abril.

Desde 13 Set 2012

Olá!

eu fiquei grávida do meu 2º filho aos 40 anos. Nem quis fazer rastreio bioquímico porque eu queria algo que me desse certeza, pelo menos a possível. ao contrário de si, eu iria interromper se por acaso estivesse a gerar um filho com qualquer anomalia genética. Portanto, se não vai interromper seja qual for o resultado, não vejo nenhuma necessidade de se submeter ao procedimento. A única vantagem que consigo visualizar é o facto de passar a ter conhecimento antecipado do que vos espera. Mesmo assim, não considero que ter conhecimento antecipado justifique o procedimento.

Eu fiz a amniosentese numa 4ª-feira num hospital privado em lisboa; não me doeu rigorosamente nada, a médica era bem experiente, ainda nos divertimos um bocado com os movimentos do pequeno in útero. Descansei nos dias seguintes e na segunda-feira voltei ao trabalho. nada de perdas nem nenhum tipo de susto. tudo ok.

Por mais que leia testemunhos, a decisão é sua, por isso, espero que decida pelo melhor.

felicidades

SMSantos

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
a minha mãe fez aos 44 anos e foi pacifico. Só teve de fazer repouso.
Eu, apesar de eu ser mais nova, tive a oportunidade de fazer na segunda gravidez e recusei.
Tinha baixo risco (pelo rastreio das 12 semanas), apenas uns mm a mais numa medição na eco das 22 semanas. Achei que o risco de fazer a amniocentese às 23 semanas não compensava o beneficio. Já tinha imensas contrações de treino, o miúdo mexia-se imenso e não sei se seria capaz de interromper a gravidez.
Não fiz e, felizmente, tenho um menino super saudável.
Foi uma decisão bastante complicada, mesmo para mim, que era a favor da amniocentese (qdo nos toca a nós é diferente). Pesou muito já o sentir e as contrações.
Quanto aos erros, na amniocentese analizam o ADN do bebé. Ou é ou não é, não há margem para erros. Os rastreios é que dão probabilidades.
Mas, é óbvio, é um exame invasivo, há riscos.
Felicidades!

Tânia Rosário -
Offline
Desde 02 Nov 2014

Com o rastreio combinado, o que se faz às 12 semanas é que há erros. Com a amniocentese é analisado o sangue do bebé, por isso não há erros. Se não quer interromper a gravidez independentemente do resultado se calhar não vale a pena fazer. Há outros tipos de exame que não são invasivos e (penso) que têm a mesma fiabilidade da amniocentese mas são caros, serviria apenas para no caso do bebé ter algum problema ter tempo de se preparar para a situação. Se me pedissem a amniocentese, provavelmente não faria pelos riscos associados, preferia pagar e fazer um dos testes não invasivos.

LudmilaPin -
Offline
Desde 24 Mar 2019

Boa tarde. Espero com todas as mamas tudo bem))
Queria agradecer pela a vossa disponibilidade e partilha das expriencias. Fico grata.

LudmilaPin -
Offline
Desde 24 Mar 2019

Boa tarde. Espero com todas as mamas tudo bem))
Queria agradecer pela a vossa disponibilidade e partilha das expriencias. Fico grata.

LudmilaPin -
Offline
Desde 24 Mar 2019

Boa tarde. Espero com todas as mamas tudo bem))
Queria agradecer pela a vossa disponibilidade e partilha das expriencias. Fico grata.

LudmilaPin -
Offline
Desde 24 Mar 2019

Boa tarde. Espero com todas as mamas tudo bem))
Queria agradecer pela a vossa disponibilidade e partilha das expriencias. Fico grata.

kikinhas88 -
Offline
Desde 07 Mar 2019

Boa noite.
Eu fiz a amniocentese , não pela idade até porque tinha 28 anos mas porque deu risco de trissomia.no meu bebe..
Veio-se a confirmar um problema, tinha síndrome de turner, era uma menina.
Procedi a um aborto devido aos problemas cardíacos que a bebé tinha e saber que não iria aguentar a gestação toda por ter o coraçãozinho mal formado.
A biopsia confirmou o sindrome de turner e as más formações que tinha devido ao mesmo.

É uma decisão que tem de ser tomada apenas por si e sei que fará o melhor.