AMH 0.87 | De Mãe para Mãe

AMH 0.87

Responda
13 mensagens
Mappi -
Desde 15 Set 2022

Olá meninas,

Tentante com 38 anos. Engravidei do meu primeiro filho naturalmente após 6 meses... que nasceu em 2023 (cesariana). Dps do OK da obstetra deixei de tomar a pílula de amamentação em Setembro de 2024. No entanto continuei a amamentar até Maio de 2025 (o meu filho tinha 2 anos e 2 meses quando deixou). Temos tentado bastante ver se fazemos o mano mas até agora nada. A médica desvalorizou e diz que não posso contar como tentativas os meses em que amamentei porque os níveis de prolactina estariam elevados e a impedir a gravidez... e para contar a partir do mês seguinte... ou seja Junho 2025 (mas enfim quantas e quantas histórias se ouve de mulheres a engravidar enquanto amamentam...)

Fiz o mês passado consulta de fertilidade nos Lusíadas e recebi já o resultado das minhas análises. Tudo óptimo excepto a Anti-Mulleriana que está a 0.87. O meu marido já tem o espermograma agendadi também.

E bem... pelas contas da médica vamos "apenas" no 5° ciclo de tentativas, ela não está preocupada.... Mas eu estou e começo a ficar impaciente e triste cada vez que a menstruação chega... com receio de não conseguir fazê-lo naturalmente desta vez.

Alguém aqui com experiências para partilhar com reserva ovárica baixa como a minha? Devo continuar a tentar mais algum tempo ou acham que devemos avançar para tratamento? Tenho consulta no próximo mês com a médica aí já terei mais dados.

Mappi -
Desde 15 Set 2022

Queria só acrescentar que uso a app da Premom e uso os testes de ovulação da Easyhome... Comecei o mês passado a tomar Dikirogen D plus.

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

Foi a médica que disse que estava baixa a reserva? Parece-me um valor razoável para a idade, não é brutal, não é ótima, mas perfeitamente dentro das margens expectáveis.
Acho que faz bem estar atenta, fazer exames e ir acompanhando. Eu (como perguntou) acho precipitado avançar para tratamentos ao fim de 5 ciclos. A ciência está aí ao nosso dispor, estará sempre disponível para a ajudar, tem sempre essa segurança, mas ainda tem uma margem e acho que a vida vale a pena ser vivida sem a ânsia de a controlarmos a cada passo. Nós tentamos controlar tudo e hoje temos uma segurança incrível de termos ajuda para sermos mães.
Os tratamentos são duríssimos física e psicologicamente, a nível familiar, tem outra criança em casa...tem de estar bem preparada.
Peça outra opinião se sentir necessidade, mas dê algum tempo, gerar uma vida não é uma magia, é gerar um ser humano.

LGFSilva -
Desde 25 Nov 2022

Concordo com a modal, não seja precipitada mas também não se descorem , fique atenção a ovulação, basta um. A reserva é adequada a idade, a qualidade apartir dos 35 é que até é mais relevante que a quantidade, só siginifica que tem menos óvulos mas mesmo assim consegue libertar um por ciclo há quem engravidou com AHM mais baixas, de forma natural. Os tratamentos são duros nível psicológico, físico e monetario, e para ter noção no seu caso, como o estava ver com baixa AHM nem seria o ideal pois na fiv querem uma boa reserva para gerar muitos e bons embriões para terem sucesso , em casos de AHM baixo os médicos até estão mais confortáveis e sugerem logo ovo doação

Sobre LGFSilva

2020 Inicio dos treinos
2021 Diagnostico SOP e 𝐨𝐥𝐢𝐠𝐨𝐳𝐨𝐨𝐬𝐩𝐞𝐫𝐦𝐢𝐚
2023 1º Consulta e inscrição FIV, hipoteriodismo subclinico e diagnostico de adenomiose difusa, trombofilias
2024 FIV| Julho TEC (-)| Outubro TEC(+)

Mappi -
Desde 15 Set 2022

Obrigada,

Eu não me quero precipitar para nada.. Idealmente preferia evitar... Só se o espermograma do homem não estiver favorável é que possivelmente pensaremos seguir por outra via... Vamos recolher mais dados e continuar a tentar.

Foi por isso mesmo vim pedir testemunhos e agradeço as vossas respostas. A vontade de mais um bebé é muito grande. Mas há que ter paciência como tudo nesta vida. As vezes deixo-me dominar pelas dúvidas e pelos medos e deixo que me afete... Mas ler as vossas respostas deixam-me um pouco mais calma. Obrigada.

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

É exatamente pela vontade ser muito grande que temos de ter paciência, confiança e dar tempo à vida.
Não se pode deixar andar, é preciso estar atenta, marcar os exames e fazer o acompanhamento necessário, se for necessário é avançar para tratamentos, mas não se pode querer um bebé para ontem. É uma vida, tem o seu tempo, não é superior ao quanto queremos, nem se queremos os irmãos com x diferença de idade ou se queremos até ao ano tal... é pensar que é um bebé que vai ser gerado.

Mappi escreveu:
Obrigada,
Eu não me quero precipitar para nada.. Idealmente preferia evitar... Só se o espermograma do homem não estiver favorável é que possivelmente pensaremos seguir por outra via... Vamos recolher mais dados e continuar a tentar.
Foi por isso mesmo vim pedir testemunhos e agradeço as vossas respostas. A vontade de mais um bebé é muito grande. Mas há que ter paciência como tudo nesta vida. As vezes deixo-me dominar pelas dúvidas e pelos medos e deixo que me afete... Mas ler as vossas respostas deixam-me um pouco mais calma. Obrigada.

CatarinaDN -
Desde 26 Fev 2021

Olá!
Não sei se esse valor de reserva é alto, baixo ou normal para a idade... As mães que comentaram antes parecem estar mais dentro do assunto e, assim sendo, concordo com o que foi dito: é preciso dar tempo. Eu estava nessa ânsia com a minha primeira filha e só me prejudicou.
Ainda assim, se a deixar mais descansada, partilho uma história de uma amiga. Ela estava decidida em fazer doação de ovócitos aos 33 anos e, no decorrer dos exames necessários, avisaram-na de que estava com uma reserva baixíssima para a idade e que, se queria ter filhos, o tempo estava a correr contra ela e o marido bastante rápido. Ela suspendeu o processo e decidiu tentar engravidar, mas mentalizando-se de que iria partir para FIV em janeiro do ano seguinte (isto passou-se algures em agosto/setembro). A verdade é que conseguiram engravidar naturalmente e hoje têm um bebé super saudável de dois aninhos.
Por isso, deixe andar mais uns tempos, divirtam-se nos treinos, mantenham-se atentos, mas sem por a carroça à frente dos bois.
Estou certa de que o positivo virá. Boa sorte!

zaq -
Desde 31 Maio 2023

A amamentação pode afetar a ovulação (mais nos primeiros meses), por isso é que a médica diz que essa fase não conta.
A partir daí há quem recomende tentar 6 meses (a partir dos 35 anos) e aí sim, pedir ajuda.
Basta UM óvulo para engravidar.
Tenho 42 anos mas não faço a mínima ideia qual a minha reserva ovárica.
O ano passado, já com 2 filhos e 41 anos, decidimos que era altura de tentar a menina (ou mais um menino). Tinha em mente que, caso não engravidasse, não queria tratamentos, a não ser que fosse algo muito simples.
Nao me posso queixar pq engravidei relativamente rápido (4 ciclos) mas foi o suficiente para pensar que já era tarde e que os meus óvulos já não prestavam (o problema é que deixei de sentir a ovulação). Qdo eu disse que era o último ciclo de tentativas antes de ir novamente ao médico engravidei. 😅 Não relaxei, nem fui de férias, aconteceu (ajudou ter os miúdos de férias com os avós nessa semana).
Se pudesse voltar atrás dava um sermão a mim própria e dizia para ter paciência. Tudo tem o seu tempo.
Ah... E tive uma menina. 😊
Esqueça a análise e a consulta (no dia logo se vê) e vá namorando. Acredite que vai acontecer.
Tudo de bom!

A Duarte -
Desde 27 Abr 2022

Na altura com quase 42 anos tinha 0.52ng/ml e hoje tenho o meu menino nos braços

Joana987 -
Desde 12 Fev 2024

A minha história é muito parecida so que no meu caso era o primeiro filho. 38 anos, a tomar dikirogen, 5 ciclos e nada, ahm a 0,92. O que resultou comigo foi verificar a ovulação e ter relações certinhas a cada 48:00 nos dias críticos. Engravidei no 6o ciclo.

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

Normalmente funciona, tem muito bons resultados, e é o processo mais levezinho, mas mesmo assim já acho duro. Os dias, as horas marcadas, às vezes até as posições, já acho duro, corajoso, sentir que a liberdade está condicionada, que o dia a dia tem esse único pensamento.
Engravidei 2 vezes por acidente e demorei 8 ciclos quando quis muito. Acho muitas vezes que não tem nada a ver com a minha/nossa fertilidade é a cabeça. Vivo o dia a dia muito despreocupada, muito livre no que faço, no que penso, no que sinto e depois entrego à vida o que é vida. Quando quero controlar, ela tira-me o tapete e quando estou livre ela manda-me os meus presentes.
A vida deu-me e tirou-me um desses presentes, mas é a vida. Temos todas de passar pelas nossas dores, umas vão sofrer mais para engravidar, outras vão ter uns bebés mais difíceis...

Joana987 escreveu:
A minha história é muito parecida so que no meu caso era o primeiro filho. 38 anos, a tomar dikirogen, 5 ciclos e nada, ahm a 0,92. O que resultou comigo foi verificar a ovulação e ter relações certinhas a cada 48:00 nos dias críticos. Engravidei no 6o ciclo.

Mappi -
Desde 15 Set 2022

As vossas histórias dão-me esperança. Obrigada.

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

Mappi escreveu:
As vossas histórias dão-me esperança. Obrigada.

Que o mal dos outros não nos sirva de consolo, mas pelo menos que tenha a função de nos trazer à terra, à realidade.
Ninguém é melhor ou pior, a vida está cá para todos e dá varias voltas.
Engravidei 2 vezes num descuido (numa única relação, sei o dia) tive a minha filha mais velha internada 1 mês à nascença e operada com 26 idas e outra bebé com trissomia 21 e fiz uma IMG. É a minha vida, é a minha história, são as circunstâncias da minha existência. Não a trocava por outra, mas também acho que ninguém deva trocar a sua.
Ainda está dentro do tempo útil, dê uma oportunidade e se não estiver a resultar, sabe que tem a ciência aí à mão para dar o seu contributo.

Outros tópicos relacionados

Positivos do Verão 2012
Ola meninas, decidi criar este topico, para que todas como eu descobriram a estrelinha este verao, possamos partilhar, momentos duvidas etc desta nova e unica aventura das nossas vidas. Descobri a minha estrelinha no dia 28 de Julho, supostamente se...
Quem não espera o red este mês?
Olá meninas... pois bem, planeei começar os treinos só em meados de Julho, mas não consegui aguentar a ansiedade e como já estou à mais de dois meses a tomar o ácido fólico decidimos começar os treinos Sou mt regular e treinamos sem stresses no...
Treinantes para a segunda estrelinha! 35 mamãs, 8 graviduxas
Olá Gostaria de criar aqui um cantinho para quem já tem um filhote e está em treinos para o segundo! Um pouco de mim: tenho 30 anos e tenho um menino com 16 meses. Queremos um segundo filho para breve pois gostavamos muito que tivessem idades...
Mamãs Primavera /Março 2013
Bom Dia. Tendo em conta que começamos a ser muitas mamãs com positivos do outro lado (treinantes),decidi criar este tópico, assim continuamos juntas... Mãmãs Primavera 2013, para incuir todas ok. Desde já Parabéns a todas... Que sejam 9 meses de...
TREINANTES de 1ª VIAGEM. Em 2011 queremos a n/ESTRELINHA! Somos 20 gravidinhas!
Olá, sou uma mamã de 1ª viagem, já sofri um aborto no ano passado, em Outubro com 8 semanas de gestação, parei os treinos durante um tempo e retomei-o em Fevereiro deste ano e espero que a qualquer momento a minha estrelinha volte a brilhar. (Já...
Cibex pallas 2 fix
Gostaria de saber a opiniao sobre esta cadeira! E facil a adaptacao? Nao e muito quente no verao mesmo com a forra de verao? As criancas nao sentem as pernas muito apertadas com a almofada? OBRIGADA.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?