Amamentar | De Mãe para Mãe

Amamentar

Responda
3 mensagens
Debi Tavares -
Offline
Desde 11 Mar 2018

Olá tenho um bebé de 10 dias, nasceu no dia da criança, e gostaria de fazer umas perguntas.
Por vezes ele rejeita a mama, agora tem sido com mais frequência, ele quer e tem fome, mas talvez por acordar chateado, porque ele dorme que nem uma pedra e se não o acordar ele não acorda, ele não pega na mama, mas passado algum tempo de insistência ele lá pega e começa a mamar.
Aumentou bem de peso, mas também porque eu produzia imenso, agora estou a produzir menos pois já passaram aqueles dias em que o leite era tanto que até doía tocar no peito.
O meu filho mais velho só mamou até aos 4 meses.
A minha questão era para quantos dias dá o promil, e como saber se estou a alimentar o meu filhote o suficiente antes de tomar alguma coisa.
Alguém me sabe dizer algum chá que ajude na produção de leite? tomado á noite?
Tenho bastante medo de não produzir o suficiente para ele. Enfim, mãe de segunda viagem e com dúvidas, peço desculpa Preocupado já lá vão quase 10 anos.

Debi

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Não sou grande especialista, mas posso falar na minha experiência, com um rapaz muito preguiçoso a mamar. A mamada demorava entre 45 min a uma hora. Tinha se o acordar a meio da noite para mamar, e mesmo assim dava duas ou três sugadelas e adormecia. Tínhamos de lhe mudar a fralda antes, para ver se despertava bem, e tinha de lhe estar sempre a mexer. Mamava das duas mamas, e às vezes corria-as duas vezes (tipo esquerda - direita - esquerda - direita). O enfermeiro disse para eu nunca fazer isso, para quando ele largasse a mama, pôr a arrotar e oferecer a mesma, para ir ao leite gordo. Só depois ir á outra. Quase com um mês numa consulta constatamos que tinha perdido peso, mesmo com todas estas técnicas e lá fomos para o suplemento. Sempre a começar primeiro pela mama e suplemento só se ele quisesse. Acabou por ser praticamente só ao final do dia e antes de dormir. Aos três meses, mudou completamente. Passou a saber mamar. 10 min, uma boa sucção, só uma mama e a não precisar de suplemento.
Mais coisas... Promil acho que dá para 20 dias. Não consegui tomar, odiei o sabor. Tomei chá de funcho. Não notei grandes diferenças, mas ao menos era saboroso xD e quentinho (era janeiro/ fevereiro). Mas dizem que o que é preciso é beber muitos líquidos, durante todo o dia.

Ah, e é normal não sentir o peito tão cheio agora, pode querer dizer que já normalizou a produção... Não quer dizer necessariamente que esteja diminuída (antes é que estava a produzir demais). No entanto não esquecer, quanto mais peito oferecer (ou retirar com bomba) mais o corpo vai produzir.

Bbianca -
Offline
Desde 24 Jan 2018

Olá 🙂

Sou mãe de primeira viagem e ao início tive algumas dificuldades com a amamentação porque o meu bebé adora maminha mas fazia muita ronha e acabava por mamar pouquinho. Para ter uma noção era capaz de estar 2 horas agarrado à maminha e a maior parte do tempo era a dormitar... Ganhava pouco peso de cada vez e chegou a perder um bocadinho numa semana. Aí procurei uma CAM (conselheira de aleitamento materno) e foi o melhor que fiz. Ela explicou que a maminha é o porto seguro deles e que não serve só para alimento, serve também de conforto, o meu tem muitas cólicas e estar na maminha ajuda. Este tempo em que eles estão na maminha sem mamar chama-se sucção não nutritiva e ajuda imenso com a produção de leite. Ela também me disse que não há provas que hajam suplementos ou chás que funcionem para aumentar a produção de leite e cuidado com o chá de funcho porque o funcho é neurotoxico portanto não faz muito bem. Conclusão: não há nada que ajude mais com a produção de leite do que o bebé a mamar! Ofereça maminha por tudo e por nada (se ele não quiser não force, se ele estiver nervoso acalme-o primeiro) eu fiz isso e o meu bebé começou a ganhar muito mais peso 🙂 É cansativo mas agora com 3 meses já tem outros interesses e não quer passar tanto tempo na maminha, por isso são fases! Aconselho-a a juntar-se ao grupo de facebook dá-me maminha - rede amamenta e se necessário consultar uma CAM, tem lá uma lista com contactos, elas melhor que ninguém sabem ajudá-la se continuar com dúvidas!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?