Amamentação, será que consigo? | De Mãe para Mãe

Amamentação, será que consigo?

Responda
8 mensagens
ARCCP -
Offline
Desde 17 Fev 2016

Olá mamãs,

Esta é a minha 2ª gravidez, na 1ª quis imenso amamentar mas não consegui, simplesmente porque o meu bebé não pegava no peito. Tentei de tudo e nada. Acho que era apenas preguiçoso. Como tal tirava o meu leite com a bomba, dava-lhe e depois complementava com suplemento.
Aconteceu com alguém?
Estou um bocadinho ansiosa porque desta vez queria mesmo,mesmo amamentar. Alguma sugestão ou conselho?

CSNCosta1 -
Offline
Desde 03 Nov 2016

Olá ARCCP. Do meu primeiro só amamentei perto de 5 meses, saiu da maternidade com LA e poucos foram os dias em que ficou só com LM. Com este bebé também quero muito amamentar só com o meu leite até aos 6 meses e depois até ele querer e ando ansiosa com isso mas também penso que vou fazer tudo o que poder mas se não correr como espero não me vou recriminar muito por isso, não é por não ter amamentado em exclusivo o meu primeiro que ele não é um menino saudável e feliz. Espero que tudo corra bem.

Lili san -
Offline
Desde 01 Fev 2016

Olá meninas,
Tb estou grávida do segundo a ainda amamento o primeiro. Quero só dizer-vos que se querem muito vão conseguir! Sorriso
O que vos posso aconselhar é que recorram à rede amamenta. Foi o blog da amamenta Porto que me ajudou imenso nos primeiros tempos de amamentação que não foram nada fáceis. Como tenho noção que podia ter corrido mal por estava sozinha desta vez estou a pensar pedir o acompanhamento de uma CAM logo após o nascimento para ajudar com pegas e afins. Tenho consciência que só porque correu bem com o primeiro não quer dizer que corra bem com o segundo. Mas digo-vos, acho que o mais importante é a força de vontade da mãe e a resiliência e isso acho que vocês já têm. O resto vem naturalmente porque o nosso corpo é sábio e amamentar as nossas crias está na nossa programação genética. Sorriso
Beijinhos!

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olá! É perfeitamente normal que tenham esses receios. Eu tb amamentei o primeiro até aos 14 meses e de vez em qd pensava se tb iria correr bem com este segundo bébé
Desta segunda vez tb não tinha bico ( tive q ter paciência) e a subida foi mais dolorosa, mas lá consegui.
Enquanto estiverem grávidas, lá mais para o fim, podem ir massajando o mamilo com um óleo (Rosa musqueta por exemplo) para ir formando o mamilo. Ajudou-me bastante .
Boa sorte a ambas Piscar o olho

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Olá,
É claro que vão conseguir, com a vossa força de vontade é meio caminho andado para correr bem. Apesar da amamentação ter corrido bem comigo sei que há mães que se debatem com dificuldades e que para elas não foi assim tão simples. O conselho que vos posso deixar é que confiem em vocês e no vosso instinto, foquem-se no bebé e procurem ajuda especializada em caso de dificuldade (nada de dar ouvidos a comentários derrotistas) boa sorte a todas a felicidades.

ARCCP -
Offline
Desde 17 Fev 2016

A questão é que ele não mamava mesmo,não pegava de forma nenhuma no peito.
Recorri à SOS amamentação e nem assim.
Ou seja,o meu 1° filho não mandou nada,sempre biberon. Eu não estou a dizer que quero que ele faça amamentação exclusiva até aos 6meses. O que gostaria desta vez era de amamentar.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Quando engravidei juntei-me aqui no fórum a um grupo de mamãe de janeiro, no qual haviam várias que iam para o segundo filho. Três não tinham conseguido amamentar o primeiro e queriam muito que as coisas corressem de forma diferente.

Pois bem, uma amamentou em exclusivo até aos 6 meses mas depois lá para os 7/8 fez o desmame (por outras razões), e outra ainda amamenta. A terceira, a coisa voltou a não correr tão bem e acho lá para o segundo mês passou a LA.

O que tinham em comum? Muita informação, o á vontade de quem vai para o segundo e já não é tudo novo (e pode se focar mais no que as preocupam) e o saber que se não corresse bem, olha, LA também cria filhos felizes.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

O único conselho válido para todas as mulheres é descomplicar.
Aprende como hás de colocar a mama na boquita do bebé e como corrigir a pega (fazer um “C” com a mão ao agarrar o seio, certificares-te que está a agarrar na auréola, lábios para fora, queixo contra a mama, etc... estes pequenos detalhes).
É extremamente importante massajar a mama enquanto o bebé mama (aprende no YouTube como o fazer).
A minha filha, assim que nasceu, pegou imediatamente bem na mama e esteve um bom período de tempo a mamar (deixaram-na ficar em cima de mim, na mama, mais de uma hora). Mamou muito bem o resto da noite e dia seguinte, e para mim, a posição em que lhe dava de mamar (semi-reclinada) era perfeita para as duas.
Tive uma enfermeira em casa durante 6 dias para ajudar, um amor de senhora, uma ajuda preciosíssima, mas complicou demasiado a amamentação. Tinha que me sentar assim, assado, costas direitas, bla bla bla... ela queria que eu estivesse sentada com as costas totalmente direitas, mas eu não conseguia, e em tanto insistir, e tentar, acabei por forçar os pontos e fiquei sem conseguir andar durante 4 dias (tais eram as dores quando pousava o pé esquerdo no chão). Passei a amamentar deitada de lado, porque para além de não conseguir andar, também me doía estar sentada.
Quando as dores diminuíram e consegui me sentar, passei a a dar a mama da forma que tinha feito inicialmente e instintivamente e naturalmente - posição semi-reclinada. Vim a tomar conhecimento que essa posição era chamada de “biological nurturing”. É uma forma natural e totalmente descomplicada de amamentar.
Recomendo a leitura deste artigo https://midwiferytoday.com/mt-articles/biological-nurturing/ para quem quiser saber um pouco mais.
Portanto, segue o teu instinto, relaxa e deixa as coisas fluírem naturalmente. Assim que o bebé nascer coloca-o imediatamente em cima de ti e deixa-o procurar a mama.
“Nursing in a laid-back position opens the mother’s body, which promotes neonatal locomotion by releasing up to 20 primitive neonatal reflexes which act as breastfeeding stimulants (Colson et al. 2008).”