Amamentação - redução de horário | De Mãe para Mãe

Amamentação - redução de horário

Responda
6 mensagens
Flor de cerejeira -
Offline
Desde 20 Abr 2020

Boa tarde a todas. O meu filho tem 20 meses, eu ainda o andamento e estou a usufruir da redução horária para amamentação. Acontece que já há bastante tempo volta e meia tenho "conflitos" com a entidade patronal devido a esta redução e alguns colegas também têm vindo a implicar com a situação. Mamãs que amamentaram até mais tarde usufruíram da redução de horário ou por esta idade dos vossos filhos já trabalham o horário normal?

Desde 23 Ago 2020

É assim, se amamenta tem direito portanto se entrega à entidade papel em como amamenta ainda não há nada que lhe possam dizer

Alice Lourenço -
Offline
Desde 21 Jun 2022

Olá!
Se ainda amamenta está no seu direito..: o patrão e os colegas podem reclamar o o quiserem que isso é problema deles.
Em relação a manter ou não a redução de horário depende sempre de si: eu tive colegas k mantiveram outras k n mantiveram, tinha tido a ver com a organização da sua vida pessoal…
Eu pessoalmente se ainda amamentar até lá pretendo manter a redução, a não ser k surgia algo a nível familiar k me faça mudar de ideias.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Segundo o pediatra do meu filho a partir dos 24 meses a entidade patronal pode recusar a redução alegando que não consegue aguentar mais tempo essa a pessoa fora do serviço. A ideia é que se perde o apoio da OMS aos 24 meses e seria viável amamentar menos ou até deixar.
Não sei bem como se processa isso, a única pessoa que vi a recusarem as horas, o miúdo tinha 5 anos.
Eu acho sempre que se deve usufruir, é um ínfima parte da nossa vida profissional que temos essa reduação, porque razão alguém tem de se sentir culpada?! No entanto, também entendo que não seja uma situação confortável em muitos empregos...

Gabri -
Offline
Desde 24 Abr 2010

Artigo 47.º - Dispensa para amamentação ou aleitação
1 - A mãe que amamenta o filho tem direito a dispensa de trabalho para o efeito, durante o tempo que durar a amamentação.
É um direito seu, se ainda amamenta tem direito a usufruir da redução de horário não tem de se sentir culpada de nada.
Eu não amamentei até tarde, infelizmente mas até aos 2/3 anos considero absolutamente normal usufruir do horário de amamentação, o que for para além disso acho que já é um abuso.

Flor de cerejeira -
Offline
Desde 20 Abr 2020

Eu sei que tenho direito a esta redução de horário e todos os meses entrego no trabalho a declaração em como estou a amamentar, não pretendo deixar de ter a redução para já mas por vezes fico cansada da insistência por parte da entidade patronal para que eu faça o horário normal. A colega que mais tempo usufruiu da redução foi até aos 18 meses do filho e o patrão também estava constantemente a insistir com ela para que assim fosse.
Antigamente eu estava sempre disponível para fazer qualquer horário mesmo sendo avisada em cima da hora de alguma alteração, nunca dizia que não a nada, mas a vida muda e embora precise de trabalhar a minha prioridade agora é o meu filho.