Amamentação - a ficar desesperada! | De Mãe para Mãe

Amamentação - a ficar desesperada!

Responda
7 mensagens
CS33 -
Online
Desde 13 Out 2015

Olá a todas,

Antes de mais, não posso deixar de agradecer o toda a ajuda que este fórum me tem dado, tanto ao nível da minha gravidez, como no acompanha mento da minha pequena mais velha...

Explicando um bocadinho a minha situação atual:
Fui mãe de um segundo bebé, no passado dia 01/06. Desde que ele nasceu até ao dia em que supostamente iríamos ter alta (03/06), amamentei em exclusivo. Após várias tentativas, de diversas enfermeiras especializadas, o meu bebé não conseguia pegar na mama, pelo que tive que recorrer a mamilos de silicone.
Contudo, no dia da alta como ele estava com a ureia e o sódio um pouco alterado, tivemos que ficar mais um dia.
Mandaram-me dar de mamar de duas em duas horas, sendo que o meu bebé passava uma hora a mamar de cada vez... No dia seguinte, estava a pedir mama de 30 em 30minutos.Adicionalmente, apesar de ele fazer xixi e coco, perdeu mais de 10% do peso (passou de 3,220kg para 2,890kg, em 3 dias). Como tal, a pediatra pediu para se introduzir o suplemento artificial.
Fiquei muito triste e cheia de inseguranças, porque eu tinha muito leite... Até pingava da concha de protecção.
Com o suplemento, ele engordou novamente para os 3,005kg, num dia. Assim, viemos para casa.
Desde aí, o "pesadelo" começou. Não conseguimos que ele pegue na mama direito, farta-se de chorar e resiste á mama... Tenho tentado constantemente que ele pegue na mama sem o mamilo de silicone, mas não consigo. Então tenho continuado a utilizar o mamilo de silicone.
Tentámos introduzir a chupeta, porque no hospital disseram que no caso dele iria ajudar no fortalecimento dos músculos da boca e na sucção. Mas como fomos pesar novamente, e ele tinha perdido novamente peso (passou para os 2,930kg), continuamos com o suplemento artificial e estamos a tirar algum leite com a bomba (cerca de 30ml).

Ou seja, estamos a colocar na mama durante 30/40min, depois damos os 30ml de leite materno extraído e por.fim, os 30ml de leite artificial.

O problema, é que nos começámos aperceber que o ele, tanto na chucha, como no biberão e na mama, cola a língua ao céu da boca. Ou seja, não conseguimos que ele desça a língua para alojar o mamilo. No biberão, com alguma luta conseguimos contrariar...
Mas na maminha, não estamos a conseguir....
Estamos a ficar preocupados e não sabemos mais o que fazer. Não queria desistir de amamentar, mas não estamos definitivamente a conseguir corrigir esta pega.
Para ajudar a isto, o meu bebé não tem o reflexo de abrir a boca, quando o.labio é estimulado. Então torna-se muito difícil inserir o mamilo na boquinha dele.

Acham que nos conseguem ajudar? Estamos a ficar desesperados. Alguém passou pelo mesmo?

Peço desculpa pelo testamento, mas tentei explicar toda a nossa história.

Muito obrigada!

Sobre CS33

Início dos treinos: 28/08/2015
Positivo a 10/11/2015
11/01/2016: 1° ecografia - Parece que vem aí uma Inês!! Sorriso

Começa a jornada Gargalhadas

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Contacta uma CAM. Há CAM’s que se deslocam a casa.
http://www.vamosdardemamar.org/index.php?option=com_content&view=article...
Vê este link.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

São situações complicadas, também me aconteceu, tinha o mamilo raso, tinha que usar bicos e o bebé não se adaptava, optei por tirar com a bomba… Mas como o meu leite demorou 4 dias, já tinha iniciado o suplemento, então intercalei sempre o meu e o artificial… No início fiquei triste porque a ideia era amamentar em exclusivo até aos 6 meses… Mas depois encarei bem e tirei o que o suplemento tem de melhor, por exemplo, à noite dava o suplemento e conseguia assim que dormíssemos os 2 mais horas… E o bebé tinha na mesma acesso ao meu leite a a tudo o que o leite materno tem de melhor… No fundo tirei o melhor dos 2 mundos. Mas alimentar só com leite materno à bomba não aconselho porque é mesmo muito desgastante, perdemos muito tempo na extração e limpeza.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Sim, pede ajuda especializada o mais rapido possivel.
Irao ajudar a contornar a situacao.
Boa sorte e força!

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Procure uma CAM, às vezes também há nos hospitais onde se tem o bebé e é gratuito. Onde tive o meu havia e com 5 dias de vida eu já estava a fazer gretas nos mamilos, antes que fosse tarde e a dor ficasse insuportável fui lá pedir ajuda e foi a melhor decisão.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu também concordo que deve procurar uma CAM. Ou algum centro de saúde que tenha ajuda especializada. Se está a pingar leite nao haveria motivo para introduzirem leite artificial, o que é preciso é alguém que perceba do assunto ver o que está a correr mal e ajudá-la.
Eu também usei os mamilos de silicone no início (foram-me impingidos no hospital) e detestava-os. A miúda com a irritacao da fome só pegava no silicone, mas assim que comecava a ficar mais saciada já pegava na mama. Ao fim de uns 10 dias consegui que pegasse pela primeira vez na mama logo de início e nunca mais usei o silicone. Também me impingiram o leite artificial, mas eu só dava 30ml no final da mamada e só durante o dia, pelo que a bebé nao tinha outro remédio senao mamar na mama. Ao fim dos tais 10 dias também deixamos o leite artificial. Às vezes as coisas correm mal mas com ajuda da pessoa certa comeca a funcionar.
A minha também perdeu mais de 10% do peso, demorou 3 semanas a recuperá-lo, e foi amamentada em exclusivo até aos 6 meses.

Deia21 -
Offline
Desde 27 Ago 2016

Procure ajuda num centro de saúde. Quando sai da maternidade também ja tinham inserido leite artificial ao meu bebé e disseram que tinha que dar sempre depois de amamentar, porque o meu leite nao chegava para ele, a parte da pega foi super difícil e no hospital também nao tiveram muita paciência para me ajudar então foi uma grande luta. Eu queria amamentar em exclusivo, e nao estava a ser fácil. Pega errada, depois tive a subida de leite fiquei com o peito encarocado, ductos entupidos, rachaduras.nos mamilos, os peitos latejavam, sempre que era altura do bebe vir mamar eu chorava de pensar na dor e na dificuldade que iria ser. Não tinha ninguém para me ajudar e pensei em ir ao centro. La ajudaram me como fazer a pega da forma correta, depois ia praticando em casa, o leite artificial em casa do bebeu 3x nos primeiros 2 dias em casa. Foi complicado, desesperante mas consegui. Esta a leite materno exclusivo e vai continuar ate aos 6 meses. Se eu consegui a mamã cs33 também vai conseguir. Somos todas umas guerreiras, beijinhos e nao desista por mais.luta que a situação dê.

Outros tópicos relacionados

Passar a ferro
Mamãs estava a pensar em passar a ferro para fora.. Mas tenho algumas duvidas, se houver alguma mamã que o faça ou quem dê a roupa a pessoas de fora pra passar pf ajudem me. Pagam à peça ou à hora? Já agora quanto pagam? É a pessoa que leva a roupa...
Roupa de bebe - Duvida
Ola mamas.. Tenho uma duvida em relaçao a roupa da minha filhota.. Quando a minha princesa nasceu e mesmo antes quando estava gravida sempre me disseram para nao deixar a roupinha dela a secar na corda durante a noite (nao percebo bem pk mas sempre...
Musicas para aniversario
Ola mamas, no proximo sabado faço 23 anos e vou fazer uma pequena festa em casa, gostava de por uma musiquinha mas nao tenho ideias.. Se tiverem algumas ideias pf digam me.. Eu pessoalmente gosto mais de musica brasileira, mas que musicas devo por?
Imprimir fotos
Olá mamas sabem me dizer onde posso imprimir fotos baratas.. Costumo imprimir a 0.50cent mas como desta vez sao imensas (1º aniversário/batizado) ia gastar muitos €€ e nesta altura nao me dava mt jeito.. Desde já obrigada pela ajuda
Talao 50% fraldas
Mamas tenho uma duvida, espero que me possam ajudar.. Tenho um talao de desconto de 50% nas fraldas de pacote azul, que sao as 3D, certo? A minha duvida é sera que tambem da para o pack do mes(3D)?
Tenis com sola "mole"
Mamas sabem onde posso encontrar tenis que nao tenha sola dura para a minha princesa? Ela ja anda desde os 10 meses e quando fui a consulta dos 12meses perguntei ao medico se ela tinha pe chato, ele disse que ainda nao da para ver, mas para nao lhe...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?