Amamentação - a ficar desesperada! | De Mãe para Mãe

Amamentação - a ficar desesperada!

Responda
7 mensagens
CS33 -
Offline
Desde 13 Out 2015

Olá a todas,

Antes de mais, não posso deixar de agradecer o toda a ajuda que este fórum me tem dado, tanto ao nível da minha gravidez, como no acompanha mento da minha pequena mais velha...

Explicando um bocadinho a minha situação atual:
Fui mãe de um segundo bebé, no passado dia 01/06. Desde que ele nasceu até ao dia em que supostamente iríamos ter alta (03/06), amamentei em exclusivo. Após várias tentativas, de diversas enfermeiras especializadas, o meu bebé não conseguia pegar na mama, pelo que tive que recorrer a mamilos de silicone.
Contudo, no dia da alta como ele estava com a ureia e o sódio um pouco alterado, tivemos que ficar mais um dia.
Mandaram-me dar de mamar de duas em duas horas, sendo que o meu bebé passava uma hora a mamar de cada vez... No dia seguinte, estava a pedir mama de 30 em 30minutos.Adicionalmente, apesar de ele fazer xixi e coco, perdeu mais de 10% do peso (passou de 3,220kg para 2,890kg, em 3 dias). Como tal, a pediatra pediu para se introduzir o suplemento artificial.
Fiquei muito triste e cheia de inseguranças, porque eu tinha muito leite... Até pingava da concha de protecção.
Com o suplemento, ele engordou novamente para os 3,005kg, num dia. Assim, viemos para casa.
Desde aí, o "pesadelo" começou. Não conseguimos que ele pegue na mama direito, farta-se de chorar e resiste á mama... Tenho tentado constantemente que ele pegue na mama sem o mamilo de silicone, mas não consigo. Então tenho continuado a utilizar o mamilo de silicone.
Tentámos introduzir a chupeta, porque no hospital disseram que no caso dele iria ajudar no fortalecimento dos músculos da boca e na sucção. Mas como fomos pesar novamente, e ele tinha perdido novamente peso (passou para os 2,930kg), continuamos com o suplemento artificial e estamos a tirar algum leite com a bomba (cerca de 30ml).

Ou seja, estamos a colocar na mama durante 30/40min, depois damos os 30ml de leite materno extraído e por.fim, os 30ml de leite artificial.

O problema, é que nos começámos aperceber que o ele, tanto na chucha, como no biberão e na mama, cola a língua ao céu da boca. Ou seja, não conseguimos que ele desça a língua para alojar o mamilo. No biberão, com alguma luta conseguimos contrariar...
Mas na maminha, não estamos a conseguir....
Estamos a ficar preocupados e não sabemos mais o que fazer. Não queria desistir de amamentar, mas não estamos definitivamente a conseguir corrigir esta pega.
Para ajudar a isto, o meu bebé não tem o reflexo de abrir a boca, quando o.labio é estimulado. Então torna-se muito difícil inserir o mamilo na boquinha dele.

Acham que nos conseguem ajudar? Estamos a ficar desesperados. Alguém passou pelo mesmo?

Peço desculpa pelo testamento, mas tentei explicar toda a nossa história.

Muito obrigada!

Sobre CS33

Início dos treinos: 28/08/2015
Positivo a 10/11/2015
11/01/2016: 1° ecografia - Parece que vem aí uma Inês!! Sorriso

Começa a jornada Gargalhadas

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Contacta uma CAM. Há CAM’s que se deslocam a casa.
http://www.vamosdardemamar.org/index.php?option=com_content&view=article...
Vê este link.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

São situações complicadas, também me aconteceu, tinha o mamilo raso, tinha que usar bicos e o bebé não se adaptava, optei por tirar com a bomba… Mas como o meu leite demorou 4 dias, já tinha iniciado o suplemento, então intercalei sempre o meu e o artificial… No início fiquei triste porque a ideia era amamentar em exclusivo até aos 6 meses… Mas depois encarei bem e tirei o que o suplemento tem de melhor, por exemplo, à noite dava o suplemento e conseguia assim que dormíssemos os 2 mais horas… E o bebé tinha na mesma acesso ao meu leite a a tudo o que o leite materno tem de melhor… No fundo tirei o melhor dos 2 mundos. Mas alimentar só com leite materno à bomba não aconselho porque é mesmo muito desgastante, perdemos muito tempo na extração e limpeza.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Sim, pede ajuda especializada o mais rapido possivel.
Irao ajudar a contornar a situacao.
Boa sorte e força!

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Procure uma CAM, às vezes também há nos hospitais onde se tem o bebé e é gratuito. Onde tive o meu havia e com 5 dias de vida eu já estava a fazer gretas nos mamilos, antes que fosse tarde e a dor ficasse insuportável fui lá pedir ajuda e foi a melhor decisão.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu também concordo que deve procurar uma CAM. Ou algum centro de saúde que tenha ajuda especializada. Se está a pingar leite nao haveria motivo para introduzirem leite artificial, o que é preciso é alguém que perceba do assunto ver o que está a correr mal e ajudá-la.
Eu também usei os mamilos de silicone no início (foram-me impingidos no hospital) e detestava-os. A miúda com a irritacao da fome só pegava no silicone, mas assim que comecava a ficar mais saciada já pegava na mama. Ao fim de uns 10 dias consegui que pegasse pela primeira vez na mama logo de início e nunca mais usei o silicone. Também me impingiram o leite artificial, mas eu só dava 30ml no final da mamada e só durante o dia, pelo que a bebé nao tinha outro remédio senao mamar na mama. Ao fim dos tais 10 dias também deixamos o leite artificial. Às vezes as coisas correm mal mas com ajuda da pessoa certa comeca a funcionar.
A minha também perdeu mais de 10% do peso, demorou 3 semanas a recuperá-lo, e foi amamentada em exclusivo até aos 6 meses.

Deia21 -
Offline
Desde 27 Ago 2016

Procure ajuda num centro de saúde. Quando sai da maternidade também ja tinham inserido leite artificial ao meu bebé e disseram que tinha que dar sempre depois de amamentar, porque o meu leite nao chegava para ele, a parte da pega foi super difícil e no hospital também nao tiveram muita paciência para me ajudar então foi uma grande luta. Eu queria amamentar em exclusivo, e nao estava a ser fácil. Pega errada, depois tive a subida de leite fiquei com o peito encarocado, ductos entupidos, rachaduras.nos mamilos, os peitos latejavam, sempre que era altura do bebe vir mamar eu chorava de pensar na dor e na dificuldade que iria ser. Não tinha ninguém para me ajudar e pensei em ir ao centro. La ajudaram me como fazer a pega da forma correta, depois ia praticando em casa, o leite artificial em casa do bebeu 3x nos primeiros 2 dias em casa. Foi complicado, desesperante mas consegui. Esta a leite materno exclusivo e vai continuar ate aos 6 meses. Se eu consegui a mamã cs33 também vai conseguir. Somos todas umas guerreiras, beijinhos e nao desista por mais.luta que a situação dê.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?