Amamentacao e febre | De Mãe para Mãe

Amamentacao e febre

Responda
8 mensagens
lunna_sky -
Offline
Desde 25 Nov 2008

Ola a todas, desde de ontem k n me tenho sentido nada bem,dores no corpo todo,dores de cabeca e dor no meu peito eskerdo, a dor e' tanta k cada vez k o meu filho mama,qnd o leite desce doi-me bastante, meu deus,ate me veem as lagrimas aos olhos.. Chorão

Esta madrugada acordei com febre, 38,5 graus, mas agora ja me sinto um pouco melhor.. ao menos ja n tenho febre.

A minha duvida e', posso amamentar estando eu com febre??

Infelizmente sem saber se fiz bem ou nao,amamentei o meu menino,pois ele n se calava com fome.. mas fikei super preocupada,pois tenho imenso medo de ter feito mal.

O k axam?

Beijokas e obrigada

Sobre lunna_sky

________________________________________________________________
*RAPHAEL* O MEU MAIOR TESOURO NASCEU DIA 22.06.2009
AMO-TE MT FILHO. YOU ARE MY ONLY TRUE LOVE.
*A MAE CADA VEZ TE AMA MAIS * ES A LUZINHA DA MINHA VIDA *

Nandisa -
Offline
Desde 30 Out 2006

Lindas, quando amamentei, apanhei uma mastite acompanhada de temperatura, Liguei ao meu GO e ele proibiu-me de dar leite com febre...

Beijinhos

Sobre Nandisa

MAdrinha Babadissima do Rafael da mama SCoelho...:D
Eduardar afilhada vais conseguir estou contigo linda +++++++++++++...CLAUDY estou a torcer +++++++++++++++++++++++++++ Madrinha de gravidez da Vanessandreia, a Maria Inês JÀ NASCEU...

Priya -
Offline
Desde 04 Set 2008

Lunna, na primeira semana de vida da minha filhota apanhei uma virose (azar) e tambem fui proibida de amamentar quando tivesse febre.
Acho que seria melhor procurar um médico se tens dores ao amamentar, pois é mais facil tratar essas complicações da amamentação quanto estão no início, para alem de que a amamentação deve ser um momento de prazer para a mae e o bebé, não de dor e sacrifício.
Ja tentaste uma compressa ou duche bem quentinho nas maminhas??? alivia bastante
boa sorte,as melhoras

Sobre Priya

***Mamã babadíssima da Bárbara***
Amo-te filha, pra sempre

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

Não deves parar a amamentação...
Manda mensagem para
[email protected]
Poderás estar a fazer uma mastite...são duas conselheiras em amamentação e podem ajudar-te.
Repito de novo, não pares de amamentar!
Mesmo com uma mastite, o melhor que se deve fazer é continuar a amamentar.

beantunes -
Offline
Desde 27 Jan 2007
I Love DMPM

Olá,

Quando o meu bebé tinha 15 dias, também fiquei com muita febre, cheguei aos 40.
Liguei para a saude 24 e disseram-me que se tivesse mais de 38,5 para não dar peito, como tinha as mamas a ficar muito cheias, recomendaram que eu tirasse o leite, deitasse fora.

Mas como eu sou teimosa Espertalhão e não queria deitar o meu leitinho fora que fazia muito bem ao meu bebé, então, calculava assim, mais ou menos, meia hora antes da mamada tomava um benuron 1000, e quase na hora da mamada tomava um banho, a febre baixava e o meu bebé mamava todo satisfeito...felizmente correu tudo bem.

As melhoras
Apaixonado

anamacas -
Offline
Desde 23 Set 2007

http://mamaraopeito.blogspot.com/search/label/Dificuldades%20na%20Amamen...

"Mamã doente pode amamentar?
A doença é sempre uma fase que debilita a mãe, e que exige sempre cuidados redobrados, quer esta amamente ou não...

Durante muito tempo pensou-se que, para uma mulher que amamentasse, estar doente era quase sempre sinónimo de desmame. As razões normalmente apresentadas eram essencialmente duas:

- A mãe transmitia a doença através do seu leite e/ou
- Os medicamentos que a mãe tomava para tratar a doença, transmitidos pelo leite, eram extremamente prejudiciais ao bebé.

Mas felizmente, a ciência foi avançando e paralelamente a isso, as entidades promotoras do Aleitamento Materno, foram percebendo, através de estudos feitos, que nem sempre é necessário deixar de amamentar...Concluíram que nem todas as doenças se transmitem através do leite materno e que, no seu tratamento, nem todos os medicamentos são incompatíveis com a amamentação. Assim, exceptuando alguns casos concretos, a mãe pode e deve dar de mamar ao seu filho.
Quando a lactante está doente, o seu organismo “organiza-se” para combater a doença através da produção de anti-corpos específicos. Essas mesmas estruturas imunológicas passam através do leite, e fornecem defesas ao bebé... Este recebe assim, através do leite materno, para além de todos os benefícios associados, uma vacina natural que o protege contra essa doença!

Mas como pode a mãe saber se deve ou não continuar a amamentar o seu bebé?
É importante, antes de mais, que a mãe perceba de que doença é portadora, e qual o tratamento associado a esta. Percebendo a doença, é possível determinar os riscos que existem... Se a doença é transmitida pelo leite e se a impede de amamentar... ou não! Sabendo qual o tratamento associado, é possível não só perceber se este é contra-indicado na amamentação, como podemos encontrar, caso o medicamento habitualmente prescrito seja incompatível, uma alternativa que permita à mãe continuar a amamentar, reduzindo o risco de transmissão da doença...
Falando nas doenças mais comuns, considera-se oportuno neste artigo desfazer alguns mitos, que possam ajudar as mães a perceber que, em caso de doença, excepto raras situações, existem mais vantagens em continuar a amamentar do que desvantagens.

Doenças Infecciosas:
Em geral, as doenças infecciosas não afectam o leite, nem na sua composição nem na sua quantidade. As mães não só não devem deixar de amamentar, como é efectivamente recomendado fazê-lo, pela produção dos anticorpos que protegem o bebé de um possível contágio por outras vias.

Depressões:
Normalmente a razão apresentada para um desmame quando a mãe apresenta um quadro de depressão, consiste no facto do tratamento ser prejudicial ao bebé. No entanto, os tratamentos disponíveis no mercado, são mais compatíveis do que se pensava. Alguns estudos apontam até que um desmame pode ser mesmo prejudicial também para a mãe, que muitas vezes não está preparada para tal situação, podendo agravar assim o seu estado depressivo. Amamentar, aumenta os níveis de oxitocina que é também conhecida como a hormona do amor, e é responsável pelo relaxamento da mãe, diminuindo assim os níveis de stress e funcionando como um calmante natural, produzido pelo próprio organismo.
Anemia:
Apesar do leite materno exigir o seu teor de ferro ao organismo da mãe, esta não fica prejudicada, pois a amamentação, diminui (ou chega mesmo a inibir) o fluxo menstrual, e neste caso a mulher ao ter menos perda de sangue, compensa a perda de ferro na produção de leite.

Tuberculose:
A transmissão da tuberculose não é feita através do leite materno (excepto em caso de mastite tuberculosa, que felizmente é raríssima), é feita através das vias aéreas. Por isso o risco de contágio é igual, quer o bebé mame ou beba pelo biberão. Assim, a dúvida não será se a mãe pode amamentar, mas se o bebé pode ou não estar em contacto com a progenitora.
Não deveria haver casos em que a mamã deve amamentar com as vias respiratórias protegidas com máscara?
Se a mãe tiver que andar sempre de máscara, também deverá amamentar de máscara... No entanto nenhuma mãe deve colocar apenas a máscara para amamentar... O risco de contágio não acontece só quando a mãe amamenta, mas em todas as situações...
Esta questão é habitualmente colocada pela mãe, quando falamos nas doenças infecciosas (Gripe, constipação, etc) mas normalmente não aconselhamos o uso da máscara essencialmente por 2 razões:
1 - O uso da máscara durante a amamentação não impede o contagio durante o restante dia em que a mãe está com o bebé (ambos respiram o mesmo ar em casa, possivelmente os restantes familiares que habitam a mesma casa, também estarão já infectados, por isso não faz sentido isolar a criança)
2 - Quando dizemos a uma mãe para usar máscara quando esta está com uma constipação ou mesmo gripe, a mãe entende isso como se tivesse algo grave e levando por vezes a mãe a considerar um desmame (por vezes precoce e desnecessário) por ter receio de passar alguma coisa ao filho... (esquecendo-se que é ela que continua a mudar as fraldas ao bebé, continua a dar miminhos, etc...)
Mais uma vez, a questão é: Se a mãe tem de andar de máscara, a dúvida não é se deve amamentar com a máscara, mas se pode estar com o filho.
Conclusão: Mais importante que fazer uma lista exaustiva de doenças compatíveis e incompatíveis com a amamentação, é sensibilizar a lactante que, na grande maioria dos casos, é possível e recomendado continuar a amamentar. É importante que se entenda a relação risco versus beneficio na amamentação com a mãe doente, e que de acordo com a orientação médica, se encontre a melhor forma de tratar a mãe, sem prejudicar o bebé, evitando um desmame precoce e desnecessário.

Bárbara Correia
Conselheira em Aleitamento Materno (OMS/UNICEF)

Fontes:

Manual Prático do Aleitamento Materno, Dr. Carlos Gonzalez

www.e-lactancia.org"

APPM -
Offline
Desde 06 Abr 2009

Não faz qualquer sentido parar a amamentação por causa da febre, pois esta é um sintoma, e não uma doença. Consoante a doença é que se deve avaliar os casos em que não se pode amamentar, mas tal como podem ver no texto aqui colocado pela anamacas, são raros os casos em que a amamentação está proibida!

Penso que no teu caso poderá ser mesmo devido a uma mastite, pelos sintomas que descreves... O melhor será dares mama mais vezes, tomar benuron para baixar a febre, colocar panos quentes no peito antes da mamada, e frio após a mamada. Um duche com água quente no peito ajuda sempre a soltar o leite, e assim será mais fácil retirá-lo!
Evita usar a bomba pois além de magoar o peito (que neste momento está mais sensível) aumenta mais a produção, deves tirar leite apenas para te sentires confortável, pois se tirares em demasia, o teu corpo vai continuar a produzir em demasia!

Se os sintomas se mantiverem por mais de 24h e sem sinais de melhoria, o melhor é seres vistar por um médico! Mas cuidado com as recomendação dos médicos, pois a maioria não tem qualquer formação sobre aleitamento materno e podem recomendar-te secar o leite ou parar de amamentar sem que haja motivo para isso, confirma o que deves fazer com alguém formado em amamentação, tens contactos em www.mamaraopeito.blogspot.com e também www.sosamamentacao.org.pt

Jocas e as melhoras rápidas!

Sobre APPM

Educadora Perinatal
Conselheira em Aleitamento Materno
Professora de Ginástica para Bebés

http://blogamigodosbebes.blogspot.com/

Clara pinho -
Offline
Desde 30 Out 2007

Olá mama,
Eu tive já duas vezes febre e bem altas sempre com 39,5 e 40º fui, da 1ª vez passou com benuron mas da 2ª vez tive mesmo que ir ao hospital e tiveram que me dar um antibiotico e mesmo assim amamentei os médicos disseram que não fazia mal e como o pediatra estava de férias tive de seguir os conselhos dos outros médicos e sempre amamentei e nada aconteceu ao meu menino graças a deus.

Nasceu o meu docinho 28/05/2009
Madrinha de gravidez: Ptxone a minha querida Flora!!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?