Amamentação falhada | De Mãe para Mãe

Amamentação falhada

Responda
11 mensagens
MFNG -
Offline
Desde 01 Fev 2010

Olá meninas!
Desde que a minha bebé nasceu (16 dias) e ainda na maternidade, que ela pegava na maminha mas estava ali a fazer ronha, ou seja, fazia duas ou três sucções e parava. Era preciso sempre estimulá-la e com a perda de peso passaram a fazer a técnica da relactação, mamilos de silicone e por fim suplemento através do copinho. Depois de ter alta, dois dias depois teve icterícia e ficou internada, isto sempre acompanhada pela perda de peso. Eu sei que os bebés perdem peso no início mas esta perdeu uma percentagem superior ao que era suposto. Enquanto, esteve internada achei que era melhor ela ser alimentada por suplemento através de biberão pois assim via o que realmente ela bebia. Não sei se há mais mães por aqui que tenham tido o mesmo problema, mas eu sinto-me culpada, falhada, diminuída, sinto que não cumpri o meu dever, que não criei uma ligação com a minha filha. Tinha um plano de amamentação que falhou porque estava pressionada na maternidade devido à perda de peso dela. Tenho tirado o meu leite com a bomba (estou a pensar comprar uma mais moderna, sem fios, para facilitar) mas ontem, não tirei leite porque todo este processo de adaptação às novas rotinas e sendo uma bebé que à noite não é fácil com as dormidas (já me disseram que pode ser por não beber o meu leite) , deixam-me exausta. Poderia consultar uma consultora de amamentação mas tenho a consciência que não quero ir por esse caminho pois o processo de amamentação já é por si exigente e mais estando ela já habituada a um biberão mais exigente seria e psicologicamente agora não me sinto capaz de entrar neste processo de re-educála para a mama. Mais alguém que queira deixar aqui o seu testemunho, por favor? Obrigada e bom domingo.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu tive gémeas (há 18 anos) e também não consegui amamentar. Tinha muito pouco colostro e o spray de ocitocina que me deram na maternidade não ajudou. Não cheguei a ter subida de leite, apesar de ter as bebés alternadamente na mama e estimular o mais que podia, inclusive com bomba (nao saía nada). Ao 10' dia desisti, era um esforço brutal, dar suplemento e mama x2, uma grande frustração e só me estava a fazer mal. Não tive de fazer nada porque efetivamente não produzia leite, foi parar e pronto.
Compreendo que se sinta desiludida porque era algo que desejava viva essa tristeza o tempo que necessitar mas não se culpe nem se fixe na questão. Há tanta coisa na maternidade que nos obriga a refazer os planos... As minhas filhas cresceram bem, devagar mas bem (o biberão tb deu luta) e absolutamente saudáveis, sem uma única doença até aos 2 anos.. A vinculação não depende da fonte do leite. Viva o seu bebé em pleno, sem culpas. Felicidades!

Daniela Mendes ... -
Offline
Desde 26 Abr 2021

Bom dia mamã... Não se sinta assim, eu tenho dois meninos e também não Consegui amamentar, o primeiro não pegava no peito tentei com bicos de silicone mas mesmo assim não consegui, tentei tirar com a bomba e dar mas acabou por secar, no segundo tentei de novo mas também sem sucesso, também sempre quiz amamentar mas não Consegui, tirava leite e dava no biberão mas ao Fim de 1 mês comecei a não ter leite então passou a LA.. Não Me senti diminuída nem culpada mamã, fiz o que consegui enquanto consegui... Não somos menos mães por isso, tentamos fazer o melhor para eles... Força mamã e não se sinta assim, somos Mães como todas aquelas que conseguem amamentar... Um beijinho grande

soso silva -
Offline
Desde 12 Maio 2013

Não se sinta culpada. Nem tudo que planeamos corre como queremos. Eu tb sempre disse que ia amamentar enquanto podesse mesmo que ela já fosse grande. Mas a verdade é que nem duas semanas amamentei. Ela perdia peso a cada dia. Fazia boa pega mas não estava a ser alimentada. Entre os meus planos ou a minha filha ter fome por eu insistir em algo que eu queria escolhi alimentar a minha bebé. Tem 3 anos e meio e nunca ficou doente. Nunca houve um antibiótico. Por isso não foi por não amamentar que ela ficou menos saudável. Acima de tudo não se massacre

Anotski85 -
Online
Desde 09 Jun 2020

Reitero o que disseram: não se sinta culpada. Mesmo que esteja triste por não estar a amamentar como planeava, o que importa é que a sua bebé esteja bem alimentada e saudável. Esse deve ser o seu foco.
.
Acrescento só uma coisa que acho que ainda não lhe disseram: a mama não é só alimento, é conforto e aconchego. Não deixe de pôr a sua bebé na mama, nem que seja só para fazer de chucha, ou só para nela se encostar ao adormecer. Não tenha receio disso. Pelo contrário, se sente que a mama é importante, dê. Mesmo que ela não mame para se alimentar (pode dar até só depois do biberão para ter a certeza que ela não se cansa a mamar sem que se alimente), mama para estar confortável junto da mãe. E isso é tão ou mais bonito quanto dar maminha para alimentar.
Seja muito feliz com a sua bebé ☺️

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Quando a amamentação exige um esforço físico e emocional demasiado grande, então deixa de ser benéfica.
O puerpério é um momento em que a mulher se sente extremamente frágil e vulnerável. Forçar um processo que por si só já é altamente desgastante poderá trazer consequências negativas para saúde mental da mulher.
Existem diversas formas de construir um vínculo com o bebé. Os dias quentes já permitem o uso de pouca roupa, portanto aproveite para praticar contacto pele-com-pele. Enquanto dá o biberão, segure o bebé contra o seu peito de forma a que ele ouça o bater do coração da mãe.

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Tenho 4 filhos,e experiências muito diferentes na amamentação,a minha filha amamentei 4 anos e 2 meses e o mais velho 24 dias,o vínculo que tenho com eles é exactamente igual,o meu filho apesar de já ser um adolescente ainda é super apegado a mim, desabafa,brinca. O amor e o vínculo não são dependentes da forma que a criança é alimentada,o importante é que se alimente.
O 2o e o 4o amamentei 6 meses.

Compreendo que se sinta triste, é um desejo que tinha,(ao contrário de si a amamentação nunca foi uma coisa que fizesse muita questão) mas aproveite a sua bebé

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Mais sincera não podia ser: a questão da amamentação é sobrevalorizada. O vínculo com a criança é feito ao longo do tempo, com o carinho, o cuidado, o colo... O que sente é fruto da pressão social de amamentar acima da todas as coisas. O papel de mãe está tão além disso. Eu não consegui amamentar exclusivamente e também acabei por ter de tirar à bomba e dar no biberão, e cá estou com uma filha que até para a casa de banho me segue.
Acredite mais em si, tenho a certeza que o seu melhor é o suficiente e com o passar do tempo vai dar-me razão.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

O grande problema, é nós próprias criarmos expectativas demasiado altas, querermos ser perfeitas e definirmos planos.
Quando é assim, tudo acaba por correr de maneira completamente diferente.
A sua filha acabou de nascer, porque é que o vínculo que vocês vão ter para toda a vida, seria definido pela amamentaçao? A sua bebé nao se importa de comer na mama ou no biberao. O importante é ser alimentada.
Nao se deixe levar pela tristeza.
Nao está a fazer nada de errado. Está a fazer o melhor pela sua filha.

Steppy88 -
Offline
Desde 22 Set 2016

Olá , eu nunca consegui amamentar a mais velha pois ela não pegava no peito e mamava na língua, retirei algum leite com a bomba e dei LM no biberão sensivelmente durante... uma semana. Já ele pegava bem no peito mas tinha sempre fome. Só parava de resmungar depois de beber um pouquinho de suplemento. Dei de mamar não em exclusivo durante 1 mês. Depous nao aguentei ve lo com fome e passou a LA em exclusivo. Não pense nisso que não vale a pena.

Sobre Steppy88

Positivo a 22/9/2016 - DPP: 23/5/2017
Nasceu a AL a 26/5/2017 com 48 cm e 3170 g
Positivo a 15/11/2020 - DPP: 24/7/2021
Nasceu o EF a 6/7/2021 com 49 cm e 3080g

Ana Catarina Lopes -
Offline
Desde 28 Fev 2011

Olá meninas!
Que contente fico por perceber que cada vez estamos mais solidárias e não críticas umas com as outras. A sociedade coloca sim um peso muitíssimo grande sobre o papel da mãe e a amamentação, e muitas vezes são outras mães a colocar-nos esse peso...Eu própria sofri com isso da minha filha mais velha, o que acabou por ter consequências mais tarde...ainda bem que cada vez mais começamos verdadeiramente a ser umas para as outras e a apoiarmo-nos sem críticas nem julgamentos. O que interessa no meio de toda esta aventura que é a Maternidade é os nossos bebés estarem felizes e saudáveis e nós também. Que orgulho tenho em pertencer a este Fórum!!!
Beijinhos a todas Sorriso
Parabéns a nós que somos umas guerreiras

12-06 - a maior surpresa da nossa vida...POSITIVO Sorriso
19-06 - os papás ouviram o teu coraçãozinho pela 1ª vez <3 Sorriso
16-09...a 2ª e maior surpresa das nossas vidas Choque! Choque! :O...é uma Princesa...o nosso mundo ficou cor de rosa <3 Sorriso Sorriso Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?